Colocado por: nunobarOlá a todos,
Acerca da subida da Euribor, gostaria de colocar a seguinte questão: quanto maior for a subida, mais difícil será contrair crédito, correto? Isto porque à medida que a Euribor sobe, maior é a taxa de esforço para muita gente que, infelizmente, tem fracos salários em Portugal.
Estou enganado?
Colocado por: nunobarOlá a todos,
Acerca da subida da Euribor, gostaria de colocar a seguinte questão: quanto maior for a subida, mais difícil será contrair crédito, correto? Isto porque à medida que a Euribor sobe, maior é a taxa de esforço para muita gente que, infelizmente, tem fracos salários em Portugal.
Estou enganado?
Colocado por: AMG1É certo que continua a existir a proibicao constitucional do despedimento individual sem justa causa, mas este conceito esta de tal forma adulterado que ja vi lá caber tudo. O limite é a imaginação de cada empregador e do seu advogado.
Colocado por: Bragas VO prazo máximo dos créditos está limitado pelo Banco de Portugal.
Colocado por: lardocelar
Casos como esses há por aí aos magotes.
As pessoas não se questionam sobre o valor das coisas.
Há coisa de um ano fui ver umas moradias que estavam mesmo a acabar a sua construção.
A imobiliária informou que o negócio se podia fazer 100k abaixo do valor anunciado e mesmo com esse valor de “desconto” achei caro levando em conta a localização, materiais e qualidade de construção.
Disse à imobiliária que era simplesmente vergonhoso um imóvel estar a ser vendido naquelas condições e que nem por menos 100k o venderiam. Escusado será dizer que ficaram “ofendidos” com o que eu disse…
Passou um ano… estão todas por vender :)
Colocado por: ferreiraj125
Os bancos não ganham com a euribor, a euribor é aquilo que o dinheiro CUSTA aos bancos.
Os bancos ganham pela diferença entre a euribor e aquilo que cobram aos clientes, o chamado spread.
Mesmo com a euribor negativa os bancos tinham lucros, porque sempre cobraram spread.
Da mesma forma, também não vão ganhar mais só porque a euribor sobe, porque o lucro deles é o spread.
Colocado por: luisvvFoi por isso que durante anos os bancos subiram as comissões de tudo e mais alguma coisa.
Colocado por: AMVPclaro que vão.
Será que agora as vão descer?
Nota: estou a brincar, pois não acredito.
Colocado por: MS_11O problema da Euribor não é necessáriamente até quanto sobe, e quanto tempo lá se mantém.
Colocado por: macinblackImagino quem tem créditos acima de 100k.Sobe mais de 90 euros. Ha muita gente que ainda este ano já vai ter aumentos de 150 euros.
Colocado por: buraburamonoá os contratos com indexante a três e 12 meses representavam 32,1% e 24,5%, respetivamente do universo total de créditos a habitação contratualizados com taxa variável, em Portugal.Que curiosamente são os feitos nos últimos anos, onde o valor de venda das habitações disparou.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Sim, do seu ponto 1, eu apenas me referia a esta situação. Por vezes, vejo patrões que assumem uma carga de trabalhos muito acima das capacidades/recursos que têm, quando confrontados com: "e porque não emprega mais gente?", a resposta vem quase sempre no sentido do "E quando isto descer como é que é? Que faço com os trabalhadores?" Não se trata de despedir por justa causa mas sim quando o trabalhador não tem culpa alguma. O que vejo é que a gestão é sobretudo tipo: "ora, se tenho mais trabalho, simplesmente demoro mais a entregá-lo" em vez de pôr como primeira opção a contratação de mais gente, o crescimento da empresa e aumento da produção.
Pelo menos na construção sinto muito isso, atrasos e mais atrasos, e a velha desculpa é a do "não há mão de obra" por vezes só para disfarçar.
Acho que aqui está um dos maiores tendões de Aquiles da nossa pouca produtividade, associado à instabilidade do nosso mercado (difícil de fazer investimentos a longo prazo, frota, instalações, recursos humanos). Embora pareça "mau negócio" para o trabalhador à primeira vista, o certo é que muitos poderiam estar a produzir quando há trabalho em vez de estar nas filas do IEFP.
Em contrapartida, quando o mercado baixa, a empresa pode e deve fazer aquilo que bem descreveu dos USA, em que muitas empresas tentam acomodar o recurso humano que estão a despedir.
Tenho a mesma impressão em relação aos aumentos de salários, acho que certas ideias como parte do salário estar indexado ao lucro que a empresa faz é um factor motivador e que se autorregula com a ondulação do mercado (ou remuneração com ações da empresa, etc). Uma vez mais, sinto em Portugal que os patrões estão muito céticos: "Ora aumento agora que temos trabalho, para ano deixa de haver, e como é?"
Pelo menos é a perceção que tenho no sector da construção na minha zona. Quando além de verem as potencialidades que representa o aumento da equipa, têm que pesar também o que aconteceria em maré baixa... preferindo por vezes desistir de contratar para simplesmente adiar a entrega do serviço.
Não duvido que na Dinamarca resulte o método que mencionou.
Em Portugal, mesmo com a instabilidade que temos, talvez resulte também, quem sabe...
O resto do seu ponto 1, tal como bem disse, não merece discussão. Idem para o 2º.
Totalmente de acordo com o principio da coisa (embora o ache algo desajustado em alguns casos), mas não ponho em causa a sua mais valia. Idem para a Educação ou Saúde tendencialmente gratuita. Não se trata de estar aqui a apontar à Esquerda ou à Direita, mas de ver situações concretas que noutras realidades pareceram funcionar melhor, para aumentar ora a produtividade, ora a justiça social, oportunidades, etc... Pode-se perfeitamente conciliar medidas. Não precisa de ser Branco ou Preto.
Colocado por: AMG1o que nos levaria ao tema da geração mais qualificadal
Colocado por: AMVPQual é a geração mais qualificada?
Colocado por: MS_11MAs se queremos redistribuir sem ter só o conseguimos fazer captando cada vez maior % á economia real, atrofiando a capacidade de investimento e desenvolvimente.
Colocado por: b3dukes
Em TikTok, e tudo o que seja social... redes e apoios.
Colocado por: b3dukes
Em TikTok, e tudo o que seja social... redes e apoios.