Iniciar sessão ou registar-se
    • *cc
    • 21 setembro 2022

# 701

Colocado por: Crizao

A Euribor foi criada a pouco mais de 20 anos, a inflação que temos a viver não tem equivalente nos últimos 20/30 anos...

Também sou dessa opinião, o que vamos viver não vivemos desde que a Euribor existe. Creio que iremos viver como no tempo em que tínhamos como taxa variável a Lisbor (se não estou em erro era esse o nome), em que tínhamos taxas superior a 5% e uma inflação também alta.

Creio que os tempos que virão (em termos de taxas) serão mais parecido ao que tínhamos nos anos 80/90, do que propriamente o que passamos em 2008/2010. Uma inflação alta com uma taxa variável alta....

Sobrevivemos na altura, também haveremos de sobreviver, embora creio que o estilo de vida que os Portugueses tinham nessa altura nada tem a ver com o que vivemos atualmente. Mas vamos ter que nos adaptar e consumir menos, porque apesar de toda a nossa evolução que sofremos continuamos a ser um dos países pobres da UE e a fazer vida de "ricos"
  1.  # 702

Colocado por: Ruipsm
    Quem é o iluminado que conseguiu prever isto e não consegue prever o números ddo Euro milhões??
    Alguém que diga que previu o que estamos a viver só pode ser daqueles lunáticos que estão sempre a dizer que para o ano é que é, se disserem isso todos os anos um ano claro que acertam em alguma coisa.

Quando ainda renegociamos o CH no início do ano, ao falar com gestor, falei dos créditos com taxa fixa (perguntei pois era algo que se falava muito neste fórum) e ele disse, não se meta nisso. Isto pode subir um pouco mas não vai passar a justificar a taxa fixa. Ninguém previa isto. Uma guerra, problemas com energia e com cadeias de distribuição com ruptura de muitas matérias primas, alta taxa de inflação... Quem previu isto então que consiga também prever a chave do euro milhões na próxima sexta feira sff
    Concordam com este comentário:CL1990

Pior é quando quase se riem de quem tem CH com taxa variável e até torcem para que a Euribor suba para dizer "bem feito".
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Ecrecila Seguro
  2.  # 703

Colocado por: CL1990

Não percebi bem o que quis dizer com isso.

Contraiu um empréstimo de valor baixo? Que bom, fez um ótimo negócio. Sorte sua.

Não dei o passo maior que a perna, o negócio foi o melhor possível considerando as incertezas do futuro. Entre pagar rendas de 800€ por um T2 manhoso e pagar uma prestação confortável nem pensei duas vezes. Mas a questão nem é essa, a questão é de viver a vida dentro das possibilidades sem estar muito preocupado com o rumo que as coisas levam.
  3.  # 704

Colocado por: Vítor Magalhães
    Não dei o passo maior que a perna, o negócio foi o melhor possível considerando as incertezas do futuro. Entre pagar rendas de 800€ por um T2 manhoso e pagar uma prestação confortável nem pensei duas vezes. Mas a questão nem é essa, a questão é de viver a vida dentro das possibilidades sem estar muito preocupado com o rumo que as coisas levam.

Não dar um passo maior que a perna era mais fácil há 6/10 anos atrás. O mercado imobiliário mudou muito e nem toda a gente que possa entrar em dificuldades agora, deu um passo maior que a perna. Deu o passo mínimo possível, dentro das condições do mercado. As casas duplicaram de valor nos últimos anos. E as pessoas precisavam de casa para viver. Não me refiro a quem comprou imoveis de 400k porque o dinheiro era barato, mas a quem comprou a 150k porque precisava de um teto.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro, Ecrecila Seguro
    • AMVP
    • 21 setembro 2022

# 705

Colocado por: RuipsmQuando ainda renegociamos o CH no início do ano, ao falar com gestor, falei dos créditos com taxa fixa (perguntei pois era algo que se falava muito neste fórum) e ele disse, não se meta nisso. Isto pode subir um pouco mas não vai passar a justificar a taxa fixa.

E quem lhe disse que o gestor sabe mais do que você.
    O meu tb me disse o mesmo mas eu avancei para taxa fixa, pelos vistos estava mais certa do que ele, podia ter sido o contrário tb.
    Concordam com este comentário: *cc
    • AMVP
    • 21 setembro 2022

# 706

Não dar um passo maior que a perna era mais fácil há 6/10 anos atrás. O mercado imobiliário mudou muito e nem toda a gente que possa entrar em dificuldades agora, deu um passo maior que a perna. Deu o passo mínimo possível, dentro das condições do mercado. As casas duplicaram de valor nos últimos anos. E as pessoas precisavam de casa para viver. Não me refiro a quem comprou imoveis de 400k porque o dinheiro era barato, mas a quem comprou a 150k porque precisava de um teto.

Nisso tb tem razão.
  4.  # 707

Colocado por: *ccTambém sou dessa opinião, o que vamos viver não vivemos desde que a Euribor existe. Creio que iremos viver como no tempo em que tínhamos como taxa variável a Lisbor (se não estou em erro era esse o nome), em que tínhamos taxas superior a 5% e uma inflação também alta.
    Ah, mas então é preciso que os salários cresçam como nesses tempos também..

Se as politicas económicas adotadas rebentarem com as famílias, elas ficam sem nada a perder...Começamos a ver fenómenos de extrema direita por todo o lado.

Diria que talvez fosse bom, os nossos burocratas terem um plano B que não seja simplesmente implodir com a economia.
    Concordam com este comentário: Ruipsm, Ecrecila Seguro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiana
  5.  # 708

Colocado por: CL1990Pior é quando quase se riem de quem tem CH com taxa variável e até torcem para que a Euribor suba para dizer "bem feito".
    É normal, há um ano atrás quem tinha variavel ria-se de quem tinha a fixa. Temos de ter calma e tentar aguentar o embate.

Tb tenho variàvel, e espero que a coisa não chegue a ser tão negra como parece. Caso contrário prevejo muita contestação social.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  6.  # 709

Parece fácil julgar os outros, como se quem começasse hoje a ter dificuldades foi porque quis uma casa de luxo.

Essa não é a realidade, principalmente de pessoas que contraíram CHs nos últimos 5 anos.
    Concordam com este comentário: Ecrecila Seguro
    • AMVP
    • 21 setembro 2022

# 710

Colocado por: HAL_9000Se as politicas económicas adotadas rebentarem com as famílias, elas ficam sem nada a perder...

Algumas vão rebentar, tal como algumas empresas e estados.

Colocado por: HAL_9000Começamos a ver fenómenos de extrema direita por todo o lado.

Fala de problema esconómicas e está preocupado com a extrema direita, ainda não caiu na real pois não? Já foi ler história económica e tomar conhecimento do que aconteceu no último choque petrolífero?
    E olhe, o Putin anunciou mais tropas para a Ucrânia hoje de manhã, como ainda não ouvi que o USA estejam fartos da guerra, deduzo que a festa vá continuar.
  7.  # 711

Colocado por: HAL_9000É normal, há um ano atrás quem tinha variavel ria-se de quem tinha a fixa. Temos de ter calma e tentar aguentar o embate.

Tb tenho variàvel, e espero que a coisa não chegue a ser tão negra como parece. Caso contrário prevejo muita contestação social.

A 12 meses está quase nos 2.5 %. Tem subido imenso todos os dias. A continuar neste ritmo, em Janeiro já estará nos 5%.
    • AMVP
    • 21 setembro 2022

# 712

Colocado por: HAL_9000Tb tenho variàvel, e espero que a coisa não chegue a ser tão negra como parece. Caso contrário prevejo muita contestação social.

Há duas semanas atrás vi uma notícia de que a comida está a ser racionada nas escolas no Brasil, viu? E olhe que lá tb há contestação social.
  8.  # 713

A 12 meses está quase nos 2.5 %. Tem subido imenso todos os dias. A continuar neste ritmo, em Janeiro já estará nos 5%.

Também tenho acompanhado diariamente e não percebo quando se fala em 3% no final do ano... 3% tá mais pra daqui a 1 mês se continua assim.
  9.  # 714

Colocado por: AMVP
    Fala de problema esconómicas e está preocupado com a extrema direita, ainda não caiu na real pois não?
    Eu caí. Sabe como é que o Hitler chegou ao poder não sabe?

Eu prefiro viver num país governado pelo PS do que pela extrema direita, e olhe que nunca na vida votaria em algum deles.

Colocado por: AMVPJá foi ler história económica e tomar conhecimento do que aconteceu no último choque petrolífero?
    EU li a titulo de curiosidade, mas quem toma decisões em política macroeconómica, e devia ter lido para aprender alguma coisa, aparentemente não o fez.
    • jpcc
    • 21 setembro 2022

# 715

Um bocado offtopic, mas consideram, de forma geral, que quem comprou casa (e não me refiro a quem intervém aqui no tópico, mas no geral da população), teve muito mais preponderância no valor mensal a pagar e não se a casa valia X ou Y? Um exemplo mal comparado são os carros usados ali no stand. Não há um que indique o preço, a placa só indica quanto se paga por mês. É uma triste realidade a nossa, onde me incluo porque também queria comprar uma coisa minha em vez de arrendar, mas pronto, valha-nos o teletrabalho que também veio lixar um bocado as coisas.
    Concordam com este comentário: AMVP
    • AMVP
    • 21 setembro 2022

# 716

Colocado por: jpccmas consideram, de forma geral, que quem comprou casa (e não me refiro a quem intervém aqui no tópico, mas no geral da população), teve muito mais preponderância no valor mensal a pagar

Claro que sim, mas depois são enganados por todos, bancos, imobiliárias, etc, etc
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, jpcc
  10.  # 717

Colocado por: AMVP
    Há duas semanas atrás vi uma notícia de que a comida está a ser racionada nas escolas no Brasil, viu?
    A Europa é o Brasil? Não me diga que o sonho de todos os europeus é ir viver para o Brasil.

Se é para comparar a Beira da estrada com a estrada da beira, podemos ir buscar situações mais dramáticas ainda.
    Concordam com este comentário: Ecrecila Seguro
    • AMVP
    • 21 setembro 2022

# 718

Colocado por: HAL_9000Eu caí. Sabe como é que o Hitler chegou ao poder não sabe?

Sei, mas olhe que tb sei como os lideres atuais lá chegaram.

Colocado por: HAL_9000Eu prefiro viver num país governado pelo PS do que pela extrema direita, e olhe que nunca na vida votaria em algum deles.

Mas olhe que esse risco, parece-me a mim, vem muito mais de problemas que não são resolvidos do que de problemas económicos, os portugueses já estão habituados a andar de crise em crise. Essa forma de visão é mais para outros países europeus.

Colocado por: HAL_9000EU li a titulo de curiosidade, mas quem toma decisões em política macroeconómica, e devia ter lido para aprender alguma coisa, aparentemente não o fez.

Então deveria ler, talvez fica-se mais consciente do impacto de uma crise energética e que não adianta andar a pedir a intervenção do estado para isto ou para aquilo, pois o estado está no mesmo barco, não há dinheiro.

Olhe, hoje algumas empresas francesas fecharam as portas, para fazer pressão no governo para assumir os custos do aumento da energia. Vamos ver até quando a coisa dá. Desta vez a alemanha não tem dinheiro para andar a distribuir.
    • AMVP
    • 21 setembro 2022

# 719

Colocado por: HAL_9000A Europa é o Brasil? Não me diga que o sonho de todos os europeus é ir viver para o Brasil.

Se é para comparar a Beira da estrada com a estrada da beira, podemos ir buscar situações mais dramáticas ainda.

Não, não. São é pessoas iguais a nós, simples. Se acha que não lhe pode chegar à porta, está muito enganado. Mas só uma achega, a quando da intervenção da Troika uma das ordens milagrosas foi "fechem as cantinas das escolas e dos hospitais", só não ocorreu pq a administração pública se recusou a cumprir! Como vê, a realidade dos outros às vezes está mais próxima do que imaginamos, temos a mania de dar tudo por adquirido mas não é.
    • *cc
    • 21 setembro 2022

# 720

Quando ainda renegociamos o CH no início do ano, ao falar com gestor, falei dos créditos com taxa fixa (perguntei pois era algo que se falava muito neste fórum) e ele disse, não se meta nisso. Isto pode subir um pouco mas não vai passar a justificar a taxa fixa. Ninguém previa isto. Uma guerra, problemas com energia e com cadeias de distribuição com ruptura de muitas matérias primas, alta taxa de inflação... Quem previu isto então que consiga também prever a chave do euro milhões na próxima sexta feira sff
    Concordam com este comentário:CL1990

Claro que ninguém previa a guerra, mas relembro que a inflação começou a subir antes da Guerra.
    Olha eu sou sincero, eu nunca previa que a taxa variável estivesse tanto anos negativo. o que a manteve mais um pouco negativa foi o pandemia. Se não fosse a pandemia creio que já teria iniciado a subida a mais tempo.

Não sei como podiam achar que se iria manter baixo mais 8 anos! isso era insustentável para a economia. O normal é ela estar a 2/3%... e como não aproveitaram taxas fixas de 30 anos a 1,5/1,6%.... Porque mesmo pela teoria do seu Gestor Bancário ela iria subir um pouco, logo 1,6% fixo justificava.... nunca entendi essa questão dos empregados bancários dizerem que não vai subir, etc...

sei que há muita gente que aproveitou as taxas fixas baixas, outros não aproveitaram porque foram na conversa dos empregados de balcão bancário... e outros mais ambiciosos e calculistas andaram a amealhar para agora em alta indo amortizando ou investir quando houver quebra do mercado.

Agora essas noticias do início do ano que iria se manter negativo até 2030 era mesmo previsível que não era nada certo.... Já se andava a sentir a subida da inflação
    Concordam com este comentário: AMVP

0.2107 seg. NEW