Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Bragas V

Entretanto no resto do mundo….
    Concordam com este comentário:eu

Entretanto no resto do mundo há quem se esteja a mexer da forma correcta
    • eu
    • 28 outubro 2022
    Colocado por: taunusEntretanto no resto do mundo há quem se esteja a mexer da forma correcta

2. Colocado por: eu

Não estou a falar das taxas... estou a falar de medidas concretas de ajuda às famílias
  3. Colocado por: eu
    Continuo sem perceber qual é essa alternativa diferente.

Nota 1: a inflação também gera miséria. A pergunta essencial é: o que é pior? Taxas de juro altas ou inflação alta?

Nota 2: queixam-se da taxa diretora, mas um valor de 2%, 3% ou até 4% não é particularmente elevado. Ter uma taxa diretora abaixo de zero é que é algo extraordinário.
    Concordam com este comentário:ferreiraj125

Outra forma de ver o problema da inflação: basta pensarem que as subidas do salario minimo dos ultimos anos vão ser totalmente anuladas pela inflação.

A inflação afeta desproporcionalmente quem não detém (certos) investimentos, pois esses tendem a valorizar em função da inflação. Já quem vive dum salario que não acompanha a inflação fica mais pobre.

Se não tivessem creditos com juros associados à euribor estariam mais preocupados com a inflação do que com os juros.
    Concordam com este comentário: eu, desofiapedro
  4. Colocado por: HAL_9000Eu sei, a inflação tem de ser controlada.
    Só discordo do método único: aumentar juros, e ver quando a miséria faz descer a inflação.

Eu continuo é sem saber para onde vai o dinheiro que sai do bolso das populações. Será que a Rússia o está a queimar juntamente co o gás que não quer vender?

Tenho ideia que já te explicaram imensas vezes como é criado o dinheiro e... continuas com questões destas?

O dinheiro é criado como divida, juros mais elevados faz com que a divida tenda a diminuir, logo, há menos dinheiro.

O dinheiro desaparece da mesma maneira que foi criado, out of thin air.
    Concordam com este comentário: eu
  5. Colocado por: buraburamonoJunho de 2022, J Powell a admitir que não percebe sobre inflação. Lagarde e o restante painel soltam uma gargalhada.

https://twitter.com/therecount/status/1542160593385291776?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1542160593385291776%7Ctwgr%5E72d660fe0386bbf6093422b07036ca6c75402fc4%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fmarketmonetarist.com%2F2022%2F06%2F29%2Fa-simple-model-for-inflation-that-jerome-powell-should-understand%2F

não se preocupem malta, eles têm tudo sobre controlo.

É bom sinal.

Quer dizer que ele já vai no 3, enquanto o BCE ainda vai no 1.
  6. Colocado por: eu
    Uma taxa diretora de 2% não é travar a fundo, é uma travagem suave.

Pior, 2% é a taxa normal.

Nós basicamente iamos a 200 na autoestrada, apanhámos chuva e nevoeiro, e agora vamos a 140 e o pessoal já está a chorar que travámos demasiado, quando 120 é a velocidade "normal" e com a chuva e nevoeiro até vamos ter de abrandar mais. 😂
    Concordam com este comentário: *cc, eu
    • AMG1
    • 28 outubro 2022
    Colocado por: taunus

Não perca tempo com a forma e concentre-se mais na substância.

Sim!
    A forma é só fruto da ignorancia. O conteudo resultado de ter na cabeça m... em vez de miolos.
    Mas se não consegue perceber isso (ou nao quer), é lá consigo.
  7. Colocado por: AMG1

Sim!
    A forma é só fruto da ignorancia. O conteudo resultado de ter na cabeça m... em vez de miolos.

Epá, cala-te.

Vires aqui só chamar idiotas aos outros sem apresentar qualquer argumento é só chato. Vai-te embora.
    • AMG1
    • 28 outubro 2022
    Colocado por: ferreiraj125

Epá, cala-te.

Vires aqui só chamar idiotas aos outros sem apresentar qualquer argumento é só chato. Vai-te embora.

Idiota era o texto mas se enfias-te a carapuca...
    Ja agora qual e o argumento por detras daquele texto?
  8. Colocado por: ferreiraj125O dinheiro desaparece da mesma maneira que foi criado,out of thin air.
    Ó ferreira não desaparece nada. Só muda de mãos pá.
  9. Colocado por: ferreiraj125
    Nós basicamente iamos a 200 na autoestrada, apanhámos chuva e nevoeiro, e agora vamos a 140 e o pessoal já está a chorar que travámos demasiado, quando 120 é a velocidade "normal" e com a chuva e nevoeiro até vamos ter de abrandar mais.
    Pois mas a informação é que até há uns meses atrás incentivava a que se fosse a 200km/h para bem da mobilidade.

Você acha muito bem porque provavelmente está à espera de pechinchas. Não sei é se elas vão aparecer. Quem tem depagar os aumentos dos juros e comprou em alta de preços acha uma travagem brusca. É simples.

A minha certeza é que isto vai correr mal. Gerar miséria nunca corre bem.
  10. Não deixa de ser curioso que as pessoas que se queixam de terem sido "obrigadas" a pedir um crédito alto para comprar uma casa sobrevalorizada são precisamente os responsáveis por esse fenómeno.
    Concordam com este comentário: eu, NMGS
  11. Colocado por: WarrenGterem sido "obrigadas" a pedir um crédito alto para comprar uma casa sobrevalorizada são precisamente os responsáveis por esse fenómeno.
    Mas só elas? Vistos gold, promoção do turismo, AL, isenção fiscal de não residentes habituais, vistos facilitados, etc... Eu para não comprar a preços especulativos tive de ir morar para 1:30h do local de trabalho. Ou seja para não contribuir para a manutenção dos preços altos tive de perder 3h/dia da minha vida, A alternativa é era essa?

As pessoas tb se deixaram levar e algumas ofereciam preços por barracas podes que eu nunca entendi, mas quem criou as condições que estimularam isso não são essas pessoas.
    Concordam com este comentário: lpetinga, desofiapedro
  12. Colocado por: AMG1

Sim!

Vê-se mesmo que não domina conceitos básicos
    • *cc
    • 28 outubro 2022
    Colocado por: buraburamonoainda bem que a subida de juros mais rápida da história está a resultar, como previsto.

e ainda bem que muita gente ainda acredita na narrativa.

Mas não está a resultar porque o financiamento continua elevado! a procura se não estou em erro aumento no 1º trimestre do ano
  13. Colocado por: HAL_9000
    Mas gostava que me explicasse como é que a subida de juros controla uma inflação provocada pelos elevados custos da energia, e não pela elevada procura? Controla-a gerando miséria?

O HAL parece (aqui e em outros tópicos) achar que a inflação se deve aos custos de energia e não à elevada procura (excesso de dinheiro nos mercados). A meu ver está errado, e é parte dos motivos que fazem o HAL e outros não compreenderem como é que taxa de juros pode influenciar o preço de, por exemplo, os bens alimentares como massa/bolachas Maria e afins (que também são energia).

A inflação não se deve aos custos de energia. O aumento dos custos de energia é que são causados pela inflação. Inflação (não confundir com aumento de preços, como é tão vulgarmente designada) é unica e exclusivamente criada pela impressão de dinheiro a um ritmo mais acelerado do que se produz (crédito). Se produz mais dinheiro (aumenta juros, inflaciona a moeda e aumenta a procura) do que produz energia (diminui os juros, deflaciona a moeda e aumenta a oferta), o preço da mesma fica mais cara, seja ela na forma de petróleo, eletricidade, gás, gado, alimentos.

https://www.youtube.com/watch?v=MfZ_GLc-nHA
  14. Colocado por: PedroNunes24

O HAL parece (aqui e em outros tópicos) achar que a inflação se deve aos custos de energia e não à elevada procura (excesso de dinheiro nos mercados). A meu ver está errado, e é parte dos motivos que fazem o HAL e outros não compreenderem como é que taxa de juros pode influenciar o preço de, por exemplo, os bens alimentares como massa/bolachas Maria e afins (que também são energia)

A inflação não se deve aos custos de energia. O aumento dos custos de energia é que são causados pela inflação. Inflação (não confundir com aumento de preços, como é tão vulgarmente designada) é unica e exclusivamente criada pela impressão de dinheiro a um ritmo mais acelerado do que se produz (crédito).

https://www.youtube.com/watch?v=MfZ_GLc-nHA

O problema é que parece que ainda poucos perceberam que o que se passa neste momento é um aumento generalizado de preços motivados por ganância e especulação, logo as medidas tomadas para mitigação da inflação não vão ter resultados satisfatórios.
    • *cc
    • 28 outubro 2022 editado
    Colocado por: ferreiraj125

Pior, 2% é a taxa normal.

Nós basicamente iamos a 200 na autoestrada, apanhámos chuva e nevoeiro, e agora vamos a 140 e o pessoal já está a chorar que travámos demasiado, quando 120 é a velocidade "normal" e com a chuva e nevoeiro até vamos ter de abrandar mais. 😂
    Concordam com este comentário:*cc

também tenha essa opinião, o travão que se deu é muito suave, a procura de financiamento continua elevada.

não percebo muito de economia, mas prefiro uma taxa alta do que uma inflação alta! prefiro ter que comprar um T1 em vez de um T3, do que ter que pagar 500€/kg para um bife... (como está a acontecer na Venezuela).

Não compramos um BM compramos um fiat.... não compramos uma moradia, compramos um T0... não vamos de férias... etc etc
    agora ir ao supermercados e pagar o que os venezuelanos pagam para um bife ou uma caixa de ovos é que se torna muito grave...

o financiamento tinha que ter mesmo um travão de mão...

a minha opinião
  15. Colocado por: ferreiraj125Já expliquei: Se temos inflação é porque existe excesso de oferta face à procura

Já é a segunda vez q escreve a mesma coisa. A ser, é exatamente o oposto, excesso de procura face à oferta, a oferta não aumentando, o preço sobe até encontrar 1 novo equilíbrio
      Screenshot_20221028_135935_com.android.chrome.jpg

0.5832 seg. NEW