Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: MS_11da margem Sul o comboio é porreiro com horários fixes e cumpridores.

    27 minutos de Coina a Sete Rios


    Ok, para mim 27 minutos de manhã e à tarde novamente todos os dias não é qualidade de vida lamento.
  2.  # 22

    Colocado por: smashyOk, para mim 27 minutos de manhã
    Se 27 min é perder qualidade de vida, então deixe-se estar no seu apartamento em Carnaxide. Não vai encontrar nada a uma distância inferior de tempo pelos valores que fala.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  3.  # 23

    Colocado por: smashy

    Ok, para mim 27 minutos de manhã e à tarde novamente todos os dias não é qualidade de vida lamento.

    Moradia, AML, menos de 27 min por trajeto até Carnaxide e por 280k... parece estar a pedir muito, parece sim senhora.
    Veja ali Valejas e aquela zona de Queijas, mas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  4.  # 24

    Colocado por: smashy

    Pode rir, mas eu morei muitos anos fora em Inglaterra numa zona fora da cidade e lá não existem prédios. As pessoas vão para fora da cidade precisamente para viverem em moradias.

    Aqui em Portugal é que há a cultura destes cogumelos e falta de qualidade de vida neste aspecto. E depois acham normal pagar um balurdio por um apartamento T1 ou T2 que são nada mais que gavetas.

    Desculpe o desabafo mas esta mentalidade portuguesa dos prédios não consigo entender. Dentro de Lisboa ok, mas fora? Nao faz sentido.


    Você nem percebeu do que me estou a rir lol nesta altura de mercado imobiliario BUÉ inflacionado acha mesmo que encontra uma moradia de jeito até esse preço na Grande Lisboa? "Mentalidade Portuguesa dos Prédios"... lol acha que se a maior parte da população pudesse escolher entre uma moradia ou um apartamento ia pra o apartamento?
  5.  # 25

    Colocado por: desofiapedrona Grande Lisboa? "Mentalidade Portuguesa dos Prédios"
    E a menos de 27 minutos de Carnaxide :)
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  6.  # 26

    "Não é qualidade de vida, lamento" diz o OP. Quer qualidade de vida tem que aprender a fazer cedências. Também lamentamos.
  7.  # 27

    Colocado por: HAL_9000E a menos de 27 minutos de Carnaxide :)


    Deve ser pra rir este tópico. E mesmo na margem sul o que ele quer tá gato, ando eu em cima do imovirtual diariamente, algo de jeito já roça os 350K
    Concordam com este comentário: MS_11
  8.  # 28

    Sim Carnaxide é péssimo de acessos, mas algo a menos de 27 minutos de Carnaxide esqueça... Isso não é qualidade de vida, mas essa paga-se e 280K não chegam!
  9.  # 29

    Infelizmente a realidade é que com 280.000€ não consegue uma moradia pronta a habitar na AML.

    Alerto-lhe que acabei de gastar 92.000€ para recuperar um T3 minúsculo com 88m2 pelo se você conseguir encontrar uma moradia podre numa zona pouco nobre de Lisboa, prepare-se para gastar mais do que este valor (mesmo que apresentem-lhe orçamentos de valor inferior tal como fizeram comigo).

    Recomendo vivamente que considere comprar um T3 em Algés ou Linda-a-Velha pois são zonas com ótimo ambiente, servidas de ensino publico de excelência e aqui talvez já consiga negociar uma redução de preço num T3 pronto a habitar para chegar ao seu orçamento de 280.000€ (lembre-se que a este valor acresce 12.661€ de IMT e IS mais custos de escritura).
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  10.  # 30

    Vivendo já em Carnaxide, espanta-me a falta de noção que existe relativamente à impossibilidade daquilo que se procura...

    Por esses valores e mantendo essa distância, só mesmo um apartamento para recuperar e nas zonas de Algés ou Linda-a-Velha, como referido.


    Quando descreve a situação abaixo, não pode estar a falar a sério...
    "Sinceramente não gosto de viver em prédios e apartamentos mas parece que a zona de Lisboa adora, a avaliar pela quantidade de prédios que existem."

    As pessoas hoje em dia compram metros quadrados...e casas maiores são certamente muito fora dos valores que refere para a grande maioria da população.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  11.  # 31

    Esta pessoa quando for a um banco pedir a simulação do seu credito habitação vai perceber muito depressa porque motivo os residentes de Lisboa não vivem todas em moradias.

    Colocado por: Andrenu01

    Quando descreve a situação abaixo, não pode estar a falar a sério...
    "Sinceramente não gosto de viver em prédios e apartamentos mas parece que a zona de Lisboa adora, a avaliar pela quantidade de prédios que existem."

    As pessoas hoje em dia compram metros quadrados...e casas maiores são certamente muito fora dos valores que refere para a grande maioria da população.
    Concordam com este comentário: Andrenu01, [email protected], desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  12.  # 32

    Colocado por: desofiapedro

    Você nem percebeu do que me estou a rir lol nesta altura de mercado imobiliario BUÉ inflacionado acha mesmo que encontra uma moradia de jeito até esse preço na Grande Lisboa? "Mentalidade Portuguesa dos Prédios"... lol acha que se a maior parte da população pudesse escolher entre uma moradia ou um apartamento ia pra o apartamento?


    Sim concordo que está muito inflaccionado e com taxas altíssimas da Euribor. Talvez seja melhor esperar uns meses, até porque Setembro é a pior altura do ano para comprar casa.
  13.  # 33

    Colocado por: smashy
    Sim concordo que está muito inflaccionado e com taxas altíssimas da Euribor. Talvez seja melhor esperar uns meses, até porque Setembro é a pior altura do ano para comprar casa.


    Tenho um amigo que esteve à espera desde 2016 que rebentasse a bolha e acabou por comprar um T3 no ano passado por mais do dobro do preço que estavam a ser vendidos em 2016.
    Pode esperar os anos que quiser que não vai encontrar nenhuma moradia na AML pronta a habitar numa zona minimamente aceitável por 280k.

    No inicio do próximo ano, altura em que a grande maioria dos créditos habitação de Portugal já tiverem atualizado a sua taxa de juro com a atual Euribor em altas, irá ter um aumento de oferta em Lisboa que provavelmente irá provocar uma queda nos preços de imoveis de classe baixa e média (não no segmento luxo) mas não conte com mais de 5 a 10% de redução (dependendo da zona da AML) pois será um ajuste e não o rebentar da tal bolha que alguns iluminados afirmam existir desde o início do seculo.

    Sugeria primeiro ir a um banco pedir uma simulação pois vai perceber que para comprar um imóvel de 280k este terá de ser avaliado pelo menos por esse valor e tem de ter 40k na sua conta para pagar os 10% de entrada mais os impostos e custos de escritura.

    Boa sorte!
    • RCF
    • 14 setembro 2022

     # 34

    Colocado por: smashy

    Ok, para mim 27 minutos de manhã e à tarde novamente todos os dias não é qualidade de vida lamento.

    então, deixe-se estar onde está....
    e é que os 27 minutos são apenas a viagem de comboio. Mas, naturalmente, nem vive dentro da estação de Coina, nem trabalha dentro da estação de Sete Rios. Portanto, a esses 27 minutos teria de acrescentar o tempo entre casa e a estação de comboio e a estação de comboio e o trabalho
  14.  # 35

    A crise e juros altos são só para quem já tem crédito habitação?
    • RCF
    • 14 setembro 2022

     # 36

    Colocado por: paulovalenteDiria que daqui a meio ano ou 1 ano já arranja mais facilmente. Pois com o euribor a disparar vai começar a ver muita gente a fazer contas. E os que estão a vender também vão ter que baixar os preços.

    Não me parece...
    Quem comprou há um ou dois anos por 300, não vai agora vender por 200 ou mesmo 250...
    Os preços poderão estabilizar, mas não descer.
  15.  # 37

    Colocado por: RCFQuem comprou há um ou dois anos por 300, não vai agora vender por 200 ou mesmo 250...
    Os preços poderão estabilizar, mas não descer.
    É o que acho também. Antes de as pessoas começarem a vender ao desbarato, tentarão obviamente negociar com o banco, uma forma de continuar a pagar.
    Depois tb n podem vender a perder, se não, nem casa, nem dívida.

    O preço das casas só terá uma quebra significativa se entretanto o desemprego aumentar e aí não restar qualquer alternativa às pessoas.
  16.  # 38

    Colocado por: VarejoteA crise e juros altos é só para quem já tem crédito habitação?


    O salario medio nacional é 1000€/mês.

    Uma família de classe média de Lisboa que tenha comprado nos últimos 3 anos um T3 na AML por 550k (valor normal para Lisboa) está a pagar mensalmente ao Banco 1080€ se tiver contraído um credito habitação de 500k a 40 anos com spread 1%.

    Se esta família tiver a Euribor do seu crédito habitação a atualizar em Outubro vai passar a pagar 1.732€/mês que é um aumento de quase 700€ / 70%

    Se esta família estava a alocar 50% do seu vencimento conjunto para o credito habitação quando apenas pagavam 1080€ quer dizer que agora que pagam 1732€ resta-lhes pouco mais de 400€ para poderem viver todos os meses.

    Devido ao aumento dos preços dos imoveis desde 2018, esta situação tem sido prática recorrente para as famílias de classe média conseguirem comprar casa em Lisboa e certamente irá vai provocar um aumento de oferta de imoveis de classe media pois para muitas famílias a venda do imóvel será a única solução face o aumento da Euribor.

    Quem está agora a comprar casa já está a fazer uma compra com a Euribor quase nos 2% e dificilmente irá contrair um crédito habitação que represente mais de 20-30% do seu vencimento pois já percebeu que a Euribor vai continuar a subir.

    Portanto, quem já tem créditos habitação é que será mais afetado pelo drástico aumento da Euribor.
    • RCF
    • 14 setembro 2022

     # 39

    Colocado por: fcouceloSe esta família estava a alocar 50% do seu vencimento conjunto para o credito habitação, isto quer dizer que passam a ter menos de 200€ para viver todos os meses.

    Esta situação existe aos milhares em Lisboa

    Não me parece...
    O Banco não teria feito esse empréstimo nessas condições. Os Bancos não fazem créditos com taxas de esforço de 50%. Nem quando os juros estão positivos e muito menos quando os juros estão negativos, como estiveram nos últimos 3 anos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  17.  # 40

    Colocado por: RCF
    Não me parece...
    O Banco não teria feito esse empréstimo nessas condições. Os Bancos não fazem créditos com taxas de esforço de 50%. Nem quando os juros estão positivos e muito menos quando os juros estão negativos, como estiveram nos últimos 3 anos.


    Infelizmente sei de situações de financiamentos superiores a 30% da tx de esforço.
    O pior foram as pessoas que contraíram créditos multiusos na mesma altura da escritura para irem buscar os 10-20% de entrada mais o valor dos impostos e assim para poderem comprar casa em Lisboa sem terem poupanças.

    Estava tudo a acreditar que a Euribor iria se manter e a casa em Lisboa é um bem que se vende amanhã a ganhar o dobro por isso muitos atiraram-se de cabeça.
 
0.0241 seg. NEW