Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: smashyO problema é esse, a cultura que se criou de viver em gavetas e as pessoas aceitarem isso como normal.
    Mas você também aceitou isso, por isso está perfeitamente por dentro dos motivos que levam as pessoas a aceitar.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 62

    Colocado por: smashyAndo a ver várias hipóteses, e uma delas é adquirir uma moradia com quintal. Em Carnaxide onde moro além de não haver muita oferta, a que há os preços são ridículamente altos. Estive à procura mais longe em Oeiras, Carcavelos, e também no concelho da Amadora e Sintra, e as que encontro com preços justos são ruinas ou precisam de muitas obras. O valor que quero pagar ronda os 280k no máximo.

    Sinceramente não gosto de viver em prédios e apartamentos mas parece que a zona de Lisboa adora, a avaliar pela quantidade de prédios que existem.

    Aconselham alguma zona? Não queria ir para muito longe. Talvez seja melhor comprar algo que precise de obras? Obrigado.

    Tentou ali para a zona de Caneças/Loures? Famões, por exemplo, é uma zona de moradias. Só é pena não haver metro nessas zonas, teria que ir sempre para Pontinha our Odivelas.
    • AMVP
    • 16 setembro 2022

     # 63

    Colocado por: fcouceloUma família de classe média de Lisboa que tenha comprado nos últimos 3 anos um T3 na AML por 550k (valor normal para Lisboa


    Normal?
    • AMVP
    • 16 setembro 2022

     # 64

    Colocado por: smashyNoutros países, as cidades sim têm maioritariamente prédios, mas fora nos arredores são zonas de moradias porque as pessoas vão para fora para terem mais tranquilidade de vida. Aqui é igual, dentro ou fora de Lisboa é só cogumelos/prédios e as pessoas passaram a aceitar isso e a pagar balúrdios por apartamentos minúsculos.

    Aqui tb, não se localizam é do outro lado da placa a dizer "Lisboa"
    • RCF
    • 16 setembro 2022

     # 65

    Colocado por: smashy

    Já tenho crédito aprovado.

    Aprovado ou pré-aprovado?
    Se ainda não encontrou a casa, não poderá ter crédito aprovado...
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  3.  # 66

    Colocado por: smashyJá tenho crédito aprovado


    Só tem o credito aprovado após receber a avaliação do imóvel que deseja comprar e nesse momento poderá descobrir que terá de entrar com mais de 10% do valor do imóvel (acrescido de impostos) para poder contrair um CH e comprar o imóvel.

    O meu irmão tem um amigo que também tinha credito "aprovado" mas quando recebeu a avaliação teve de desistir da casa (nem a segunda avaliação o ajudou) pois apenas tinha 45k para entrada + impostos.
  4.  # 67

    Colocado por: fcoucelo

    Só tem o credito aprovado após receber a avaliação do imóvel que deseja comprar e nesse momento poderá descobrir que terá de entrar com mais de 10% do valor do imóvel (acrescido de impostos) para poder contrair um CH e comprar o imóvel.

    O meu irmão tem um amigo que também tinha credito "aprovado" mas quando recebeu a avaliação teve de desistir da casa (nem a segunda avaliação o ajudou) pois a avaliação foi inferior ao valor de aquisição do imóvel e não tinha dinheiro suficiente para pagar uma entrada superior a 10% do valor da escritura mais os impostos e custo de escritura.
  5.  # 68

    Colocado por: smashyPode rir, mas eu morei muitos anos fora em Inglaterra numa zona fora da cidade e lá não existem prédios. As pessoas vão para fora da cidade precisamente para viverem em moradias.

    Aqui em Portugal é que há a cultura destes cogumelos e falta de qualidade de vida neste aspecto. E depois acham normal pagar um balurdio por um apartamento T1 ou T2 que são nada mais que gavetas.

    Desculpe o desabafo mas esta mentalidade portuguesa dos prédios não consigo entender. Dentro de Lisboa ok, mas fora? Nao faz sentido.


    Olá, depende da perspetiva.
    Aquilo que era "fora" passou a ser parte de Lisboa.
    É natural que assim seja. O "subúrbios" vão ficando cada vez mais longe do centro porque a cidade cresce.

    O centro de Londres, Paris, etc. também já teve vivendas, sabia?
    Há lá coisas...

    Com 280k já seria difícil fazê-lo em certas cidades de menor dimensão, quanto mais Lisboa centro.
    Viver em apartamento é o preço a pagar para viver no centro da "Urbanidade".
    Ou vai-nos dizer que as vivendas duma cidade inglesa (com o mesmo tamanho de Lisboa) ficam a 10min do centro?

    A coisa mais natural é que os terrenos vão sendo comprados, as casas demolidas, dando lugar a construção em altura, permite que em vez de ter 1 família a ocupar 500m2 de terra, tenha 8 ou 9. É o procedimento mais comum, em Lisboa e em qualquer outro lugar.
    • AMVP
    • 16 setembro 2022

     # 69

    Eu gosto de viver na minha gaveta. Aqui na minha gaveta, sinto - me mais segura, nao tenho rc, durmo de janelas abertas, se ha um problema no predio é resolvido por mais do que, nao tenho espaco exterior com que me preocupar.
    O que nao tenho, nao tenho a terra para andar descalca, é um facto mas entre uma coisa e outra é para uma vivencia diaria, prefiro a gaveta.
  6.  # 70

    Colocado por: AMVPse ha um problema no predio é resolvido por mais do que,
    Esta é a grande desvantagem de viver em gavetas. Sempre que há um problema no prédio ter de ser resolvido por mais de uma pessoa. Se você calha num prédio bom e de inquilinos conscientes perfeito, agora se tem a sorte de calhar num prédio com inquilinos conflituosos, desinteressados, ou caloteiros está feito ao bife.
    Concordam com este comentário: Pasteleiro, RJGG
    • AMVP
    • 17 setembro 2022

     # 71

    Colocado por: HAL_9000Se você calha num prédio bom e de inquilinos conscientes perfeito, agora se tem a sorte de calhar num prédio com inquilinos conflituosos, desinteressados, ou caloteiros está feito ao bife.

    Tem razao, mas se calho com vizinhos do lado e frente em zona de moradias conflituosos a minha vida é um inferno tb.
    Ou seja, com pessoas conflituosos tudo é um problema! A solução é viver no meio do nada.
    Concordam com este comentário: Pasteleiro
  7.  # 72

    Colocado por: AMVPTem razao, mas se calho com vizinhos do lado e frente em zona de moradias conflituosos a minha vida é um inferno tb
    Sim, tem razão, mas numa casa pode ser fazer as obras quando quiser (ou tiver dinheiro). Num prédio se o vizinho de cima calha a ter um cano com fuga e lhe destroi o teto, depende dele para resolver em tempo útil. Se morra no útimo andar e tiver um problema no telhado, terá de contar que os vizinhos percebebam o sentido de urgência, ect...era nesse sentido.

    Em relação aos vizinhos conflituosos, é verdade, são maus em todo lado. Ainda assim preferia lidar com eles numa moradia, em que podia sempre vedar o lote, do que num prédio.
  8.  # 73

    Também pode ter uma urgência e morrer sozinho na vivenda, ou chamar pelo vizinho de cima/baixo/lado, bater no teto etc... (aconteceu-me com a minha vizinha de baixo há uns anos, já tinha uma certa idade a senhora, se vivesse numa casa provavelmente teria falecido sem ajuda). Tanto um como outro terá umas série de coisas boas e más. A grande vantagem dum apartamento costuma ser a localização, a duma casa o espaço exterior... se conseguir ter as duas coisas, perfeito.
  9.  # 74

    Colocado por: smashy

    As pessoas não vivem todas em moradias porque a região de Lisboa e GL tem a cultura dos prédios, dentro e arredores de Lisboa. É a CULTURA em que vivemos.

    Noutros países, as cidades sim têm maioritariamente prédios, mas fora nos arredores são zonas de moradias porque as pessoas vão para fora para terem mais tranquilidade de vida. Aqui é igual, dentro ou fora de Lisboa é só cogumelos/prédios e as pessoas passaram a aceitar isso e a pagar balúrdios por apartamentos minúsculos.

    O problema é esse, a cultura que se criou de viver em gavetas e as pessoas aceitarem isso como normal. Infelizmente não vai mudar. Ganham os empreiteiros, construtores e investidores, não quem compra para viver lá.


    Existem vantagens e desvantagens.

    Os edifícios de habitação multifamiliar permitem centralizar e otimizar as infraestruturas (águas, esgotos, eletricidade, telecomunicações, gás) para além de rentabilizar a área de construção e diminuir a impermeabilização dos solos.

    Nos arredores de Lisboa também existem zonas amplas de moradias, por exemplo na margem sul Fernão Ferro e Quinta do Conde. É necessário portanto muito mais área de urbanização para o mesmo número de habitantes. Se você não vive numa destas zonas, com certeza não passeia por lá, pois para além de habitação não há mesmo mais nada (comércio, lazer, espaço social).
  10.  # 75

    Colocado por: smashy
    Desculpe o desabafo mas esta mentalidade portuguesa dos prédios não consigo entender. Dentro de Lisboa ok, mas fora? Nao faz sentido.


    Gostava de ver essa mentalidade mudar e alojar a população da Linha de Sintra, Amadora, Loures, Oeiras...em moradias! Era moradias até Viseu!
    De Cascais para lá tem muitas moradias, assim como de Loures para lá.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, desofiapedro
  11.  # 76

    Colocado por: smashyPode rir, mas eu morei muitos anos fora em Inglaterra numa zona fora da cidade e lá não existem prédios.
    As pessoas vão para fora da cidade precisamente para viverem em moradias.

    As casas lá são muito mais pequenas.
    As geminadas parecem os bairros de custo controlado em que se dá um peido no 6andar e se ouve no 2andar.

    Para quem andou anos no estrangeiro, meia hora nos transportes/trajeto é não ter qualidade de vida?

    Acredito que muitas pessoas sonham em apanhar uma horinha no transito para teremcesse tempo de descanso.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Andrenu01
  12.  # 77

    Colocado por: fcoucelo

    Os bancos não conseguem controlar quem vai por exemplo, ao BCP pedir um CH de 400k para comprar a casa já ultrapassando a taxa de esforço de 30% e ao mesmo tempo decide ir ao Santander contrair um credito multiusos de 80k para pagar a entrada da casa mais os impostos.


    https://jornaleconomico.pt/noticias/familias-aliciadas-a-contratar-dois-creditos-em-simultaneo-937968?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Facebook#Echobox=1663404963
  13.  # 78

    Boa noite! Se quiser comprar casa no carregado, eu consigo ajudar! uma vivenda t5 por esse valor!
  14.  # 79

    Tenho a minha para venda! É no carregado! É uma vivenda t5
 
0.0283 seg. NEW