Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 901

Colocado por: reg

Ok o salário mais baixo. même chose

Um casal com 3500CHF cada consegue(!) melhor sem filhos.
    Uma pessoa singular com 4/4500CHF consegue também comprar um estúdio ou até mesmo um “T1” que é o que que iriam procurar porque o mercado tem muito mais oportunidades e não são árvores. Mudam-se com muito mais facilidade também.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • reg
    • 2 janeiro 2025

# 902

Colocado por: N Miguel Oliveira

É impossível com a política duma casa por terreno. Eu defendo a densificação, mais fogos por m², construção em altura, cidades compactas, pequenas em área, com tudo perto, transportes, menos suburbio, menos tecido urbano disperso.

Quanto aos 150m², eu até já os acho generosos. Para o agregado comum destes tempos, um T3 é suficiente, e para isso bastam 110-120m². Para mim o carro fica à chuva, e um por casa apenas. No limite, nem carro seria necessário.
    Concordam com este comentário:samwise

Isto tudo o que diz não lá vai apenas com políticas.
    • reg
    • 2 janeiro 2025

# 903

Colocado por: N Miguel Oliveira

Em média ganhará menos sim, nada de estranho aqui.
    Desde que possa ter uma boa vida ainda assim... e oportunidades para subir na carreira e ganhar o mesmo que um nacional, por mim tudo bem.

Quanto ao "só existe por ganha menos", isso não é verdade. O "só existe" está a mais. Depende do que faz esse imigrante. Pode dar-se o caso do imigrante ganhar mais até, do que o nacional na mesma posição, por trazer outro tipo de conhecimentos. Lá está, depende do sector, do tipo de economia de que estámos a falar...

Pois claro depende, mas não podemos esquecer que temos N pessoas no desemprego, e muitos sem qualificações e bem podiam aceitar empregos mal pagos mas preferem receber do estado sem fazer nada.
    • reg
    • 2 janeiro 2025

# 904

Colocado por: gil.alves
    Um casal com 3500CHF cada consegue(!) melhor sem filhos.
    Uma pessoa singular com 4/4500CHF consegue também comprar um estúdio ou até mesmo um “T1” que é o que que iriam procurar porque o mercado tem muito mais oportunidades e não são árvores. Mudam-se com muito mais facilidade também.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Em Portugal também um casal consegue comprar, o problema é que onde consegue ninguém quer viver.
  2.  # 905

Em Portugal também um casal consegue comprar

Com o salário mínimo como disse?
    Esquece….
    E se consegue é a hipotecar tudo. Localização, qualidade e mais um par de botas!
  3.  # 906

Colocado por: regIsto tudo o que diz não lá vai apenas com políticas.

Aí concordo totalmente.
    Escrevia precisamente isso ontem neste tópico:
    https://forumdacasa.com/discussion/100595/2/baixar-o-preco-da-habitacao-arrendamentoconstrucao/#Item_7

Não vale a penas esperar que os governos façam algo. O comprador ou Dono de Obra tem muito mais que ver, pelas decisões que toma.
  4.  # 907

Coitado do Dono de Obra.
    Tem as mãos e pés atados.
    Não tem competências técnicas para gerir a obra.
    Como pode ele arcar com tamanha responsabilidade e ainda conseguir cumprir orçamento?
    🙏
  5.  # 908

Colocado por: PalhavaCoitado do Dono de Obra.
    Como pode ele arcar com tamanha responsabilidade e ainda conseguir cumprir orçamento?
    🙏

Como todos os outros por esse mundo fora, delegando o que não sabe fazer.
  6.  # 909

Colocado por: PalhavaCoitado do Dono de Obra.
    🙏

Palhava, no cenário ideal, os futuros donos de obra podem aliviar essa carga contratando um gestor de obra experiente para supervisionar o projeto. Diria que tal profissional possui as competências técnicas necessárias para garantir que o trabalho seja realizado de acordo com as especificações, dentro do prazo e do orçamento. Deveria ser obrigatório, para fazer pressão aos empreiteiros, como diria o outro, coloca-los na linha - no entanto diria que deve ser transversal a todas as áreas de especialização de uma obra.
  7.  # 910

Eu acho que algo que não tem sido discutido é o desfasamento entre preço de nova construção vs arrendamento.
    O português típico só conhece 2 tipos de investimento. Depósitos a prazo e imobiliário. Aqui na minha cidade um T3 novo custa 350 mil euros, sendo que alguns sobem ainda mais. Grande parte da pressão imobiliária é de malta de baixos rendimentos, que procura arrendamento. Uma grande parte da procura de nova habitação sempre foi de investidores. No entanto, um T3 a 350 mil euros pede no mínimo uma renda de 1500€ e mesmo assim é preciso contar com valorização do imóvel significativa para não perder dinheiro vs CA ou depósito a prazo. Quem é que pode neste momento pagar estes valores de renda? Na minha bola de cristal, eu diria que vamos assistir a uma contração valente da procura por investidores que até afeta os dois lados. Menos dinheiro canalizado para nova construção mas menos procura também. Não acredito que os preços baixem, mas estou convicto que vamos assistir a pelo menos uma estabilização.

Isto num cenário relativamente otimista.... Porque há muitos indicadores de ventos negros na Europa. A indústria europeia está a levar uma pancada fortíssima e Portugal não vai sair imune. Despedimentos coletivos, falências, etc já estão a aumentar e 2025 pode ser um ano muito mais difícil do que se antecipa. E não esquecer que fruto da nossa economia ultra dependente do turismo e das trocas com o exterior, um espirro na Europa pode levar a uma pneumonia grave cá.

Temos tendência a achar que somos um reduto independente da Europa. Mas não é assim. Nós últimos meses o juro baixou e os preços das casas subiram, essencialmente devido a um efeito de curto prazo de explosão da procura por compras adiadas durante o período de juro alto. Entretanto acredito que o mercado agora irá normalizar e o preço da habitação vai flutuar ao sabor do comportamento das economias europeias mais fortes e de muitas decisões fora do nosso controlo, como o que fará Trump, como vai acabar a guerra da Ucrânia, etc. Que num cenário mais negativo mas não improvável, pode levar a uma forte contração, baixa acentuará da procura e até quebra dos preços.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, SJC
  8.  # 911

Trump e possíveis taxas para a Europa e China.
    A China despejar para a Europa tudo o que enviaria para os EUA -> rebentar com muitas empresas europeias se nada for feito.
    Estado atual (mau) da França e Alemanha, que ninguém fala pois não interessa.
    Taxa de inflação a aumentar na zona euro, nuns países mais, noutros menos.
    Etc.

Na minha opinião 2025 irá ser um ano interessante e desafiante.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlota74
  9.  # 912

Exato... não querendo ser professor Chibanga, 2025 é um ano de tantas incertezas que qualquer previsão absoluta arrisca-se a tornar-se inútil.

Eu diria que há aí 60% de probabilidade de 2025 ser um ano de estabilização dos preços, 35% de subida acima de 5% e 5% para descida
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, SJC
  10.  # 913

Colocado por: dmanteigasEu acho que algo que não tem sido discutido é o desfasamento entre preço de nova construção vs arrendamento.
    O português típico só conhece 2 tipos de investimento. Depósitos a prazo e imobiliário. Aqui na minha cidade um T3 novo custa 350 mil euros, sendo que alguns sobem ainda mais. Grande parte da pressão imobiliária é de malta de baixos rendimentos, que procura arrendamento. Uma grande parte da procura de nova habitação sempre foi de investidores. No entanto, um T3 a 350 mil euros pede no mínimo uma renda de 1500€ e mesmo assim é preciso contar com valorização do imóvel significativa para não perder dinheiro vs CA ou depósito a prazo. Quem é que pode neste momento pagar estes valores de renda? Na minha bola de cristal, eu diria que vamos assistir a uma contração valente da procura por investidores que até afeta os dois lados. Menos dinheiro canalizado para nova construção mas menos procura também. Não acredito que os preços baixem, mas estou convicto que vamos assistir a pelo menos uma estabilização.

Isto num cenário relativamente otimista.... Porque há muitos indicadores de ventos negros na Europa. A indústria europeia está a levar uma pancada fortíssima e Portugal não vai sair imune. Despedimentos coletivos, falências, etc já estão a aumentar e 2025 pode ser um ano muito mais difícil do que se antecipa. E não esquecer que fruto da nossa economia ultra dependente do turismo e das trocas com o exterior, um espirro na Europa pode levar a uma pneumonia grave cá.

Temos tendência a achar que somos um reduto independente da Europa. Mas não é assim. Nós últimos meses o juro baixou e os preços das casas subiram, essencialmente devido a um efeito de curto prazo de explosão da procura por compras adiadas durante o período de juro alto. Entretanto acredito que o mercado agora irá normalizar e o preço da habitação vai flutuar ao sabor do comportamento das economias europeias mais fortes e de muitas decisões fora do nosso controlo, como o que fará Trump, como vai acabar a guerra da Ucrânia, etc. Que num cenário mais negativo mas não improvável, pode levar a uma forte contração, baixa acentuará da procura e até quebra dos preços.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

é só gente a querer comprar para meter a arrendar, basta ir ao r/literaciafinanceira, eu não percebo

só com valorização do imóvel compensa mas pode ser que a 10 ou 20 anos compense
  11.  # 914

Na Suíça um fulano a ganhar SMN consegue comprar facilmente uma casa?

Comprar não sei, mas se não me engano em certos cantões o salario minimo são 4000 CHF, enquanto que a renda dum T0 na maior parte das cidades fica a menos de meetade desse valor.

Seria o equivalente a conseguires arrendar um T0 em Lisboa por 400 €.

You would need around 1,989.6Fr. (2,125.1€) in Lisbon to maintain the same standard of life that you can have with 4,000.0Fr. in Geneva (assuming you rent in both cities).

Ou seja, para ter o mesmo poder de compra que se tem em Genebra com o salario minimo, em Lisboa seria preciso ganhar 2125 €.

E aparentemente o salario minimo já vai acima de 4400 CHF...

12.  # 915

Colocado por: samwisePubliquei ontem uma análise sobre este tema:

Report: Será 2025 um Bom Momento para Comprar Casa em Portugal?

TL;DR:

- A minha previsão é que os preços não devem cair, mas também não deverão continuar a subir ao ritmo dos anos anteriores. 2024 já foi um ano de arrefecimento, e essa tendência deverá manter-se.
    - Não vejo como os preços possam baixar sem uma mudança significativa na oferta ou na procura. Ou se constrói muito mais, ou o interesse em comprar diminui drasticamente. Nenhum destes cenários parece provável a curto prazo.
    Concordam com este comentário:matmag,IronManSousa,N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ferreiraj125

Há uma forma de a procura baixar: uma recessão economica.

Durante as recessões há menos credito no geral, há mais emigração, menos imigração, e até no lado da oferta pode haver um aumento por parte de pessoas que têm de entregar a casa ao banco.

No entanto, ninguém sabe quando vai haver uma nova recessão economica, e o quão grande será.

Além disso, tudo indica que a estrategia do BCE será desvalorizar o euro, e por isso é possivel que os preços nominais das casas se mantenham, desvalorizando apenas em valores reais quando se tem em conta a desvalorização da moeda.

De qualquer das formas, para quem está à procura de casa para habitar, o importante é comprar uma casa ao preço que pode pagar. Se a casa é para viver e não há intenção de vender tão cedo, o que importa é o preço a que compram, e como os preços das casas evolui depois de comprada é irrelevante.

Claro, percebo que ninguém quer estar na situação de comprar uma casa por 350k e uns tempos depois ver casas semelhantes a 300k, porque cria a sensação que poderiam ter pagado menos se tivessem esperado.

Mas, se comprarem por um preço que possam pagar e achem justo, perder uma possivel oportunidade de comprar por um valor mais baixo é só daquelas coisas que não se pode prever. É como tentar acertar no numero do euromilhões...

O mundo está cheio de oportunidades para quem adivinha o futuro, mas para os meros mortais como nós, é aceitar que essas oportunidades nos vão passar ao lado.
  13.  # 916

Colocado por: ferreiraj125o salario minimo são 4000 CHF

O que não dá para nada, diga-se.

Eu diria que custa tanto a tirar da carteira suíça uma nota de 50 francos, como em Portugal custa gastar 10€...
    Vai ao supermercado, enche meia mochila, e gasta 100 francos fácilmente...

Depende muito onde se vive, tal como em Portugal. Em Matosinhos, na 2a zona mais cara a norte, depois da Foz, também encontra diárias a 7€, com sopa e café... como na porta ao lado a diária custa 40 ou 50...

Tudo depende.
  14.  # 917

100 Francos suíços equivalem a
    106,77 EUR😵‍💫
  15.  # 918

Colocado por: Palhava100 Francos suíços equivalem a
    106,77 EUR😵‍💫

Ya, no meu tempo, 2012-2016, valeriam 80-83€.
    Lá está, neste momento dá jeito não terem entrado no Euro. Nem sempre foi assim. No nosso caso, apesar de todos os problemas, acho melhor pertencermos ao Euro que termos continuado no velhinho Escudo.
  16.  # 919

Mudou a moeda, mas continuamos a ser dos mais "pobres" da Europa.
    Por que será?
  17.  # 920

Colocado por: PalhavaMudou a moeda, mas continuamos a ser dos mais "pobres" da Europa.
    Por que será?

Acha que é por causa do Euro?
    Poderá ter que ver sim.
    Mas, e como estariamos mantendo o Escudo?
    Ninguém sabe...
    Porque será então, que os novos países que vão entrando na UE e no Euro... nos têm ultrapassado com uma pinta do catano?

0.2829 seg. NEW