Colocado por: reg
Ok o salário mais baixo. même chose
Colocado por: N Miguel Oliveira
É impossível com a política duma casa por terreno. Eu defendo a densificação, mais fogos por m², construção em altura, cidades compactas, pequenas em área, com tudo perto, transportes, menos suburbio, menos tecido urbano disperso.
Quanto aos 150m², eu até já os acho generosos. Para o agregado comum destes tempos, um T3 é suficiente, e para isso bastam 110-120m². Para mim o carro fica à chuva, e um por casa apenas. No limite, nem carro seria necessário.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Em média ganhará menos sim, nada de estranho aqui.
Desde que possa ter uma boa vida ainda assim... e oportunidades para subir na carreira e ganhar o mesmo que um nacional, por mim tudo bem.
Quanto ao "só existe por ganha menos", isso não é verdade. O "só existe" está a mais. Depende do que faz esse imigrante. Pode dar-se o caso do imigrante ganhar mais até, do que o nacional na mesma posição, por trazer outro tipo de conhecimentos. Lá está, depende do sector, do tipo de economia de que estámos a falar...
Colocado por: gil.alves
Um casal com 3500CHF cada consegue(!) melhor sem filhos.
Uma pessoa singular com 4/4500CHF consegue também comprar um estúdio ou até mesmo um “T1” que é o que que iriam procurar porque o mercado tem muito mais oportunidades e não são árvores. Mudam-se com muito mais facilidade também.
Colocado por: reg
Em Portugal também um casal consegue comprar
Colocado por: regIsto tudo o que diz não lá vai apenas com políticas.
Colocado por: PalhavaCoitado do Dono de Obra.
Tem as mãos e pés atados.
Não tem competências técnicas para gerir a obra.
Como pode ele arcar com tamanha responsabilidade e ainda conseguir cumprir orçamento?
🙏
Colocado por: PalhavaCoitado do Dono de Obra.
Tem as mãos e pés atados.
Não tem competências técnicas para gerir a obra.
Como pode ele arcar com tamanha responsabilidade e ainda conseguir cumprir orçamento?
🙏
Colocado por: dmanteigasEu acho que algo que não tem sido discutido é o desfasamento entre preço de nova construção vs arrendamento.
O português típico só conhece 2 tipos de investimento. Depósitos a prazo e imobiliário. Aqui na minha cidade um T3 novo custa 350 mil euros, sendo que alguns sobem ainda mais. Grande parte da pressão imobiliária é de malta de baixos rendimentos, que procura arrendamento. Uma grande parte da procura de nova habitação sempre foi de investidores. No entanto, um T3 a 350 mil euros pede no mínimo uma renda de 1500€ e mesmo assim é preciso contar com valorização do imóvel significativa para não perder dinheiro vs CA ou depósito a prazo. Quem é que pode neste momento pagar estes valores de renda? Na minha bola de cristal, eu diria que vamos assistir a uma contração valente da procura por investidores que até afeta os dois lados. Menos dinheiro canalizado para nova construção mas menos procura também. Não acredito que os preços baixem, mas estou convicto que vamos assistir a pelo menos uma estabilização.
Isto num cenário relativamente otimista.... Porque há muitos indicadores de ventos negros na Europa. A indústria europeia está a levar uma pancada fortíssima e Portugal não vai sair imune. Despedimentos coletivos, falências, etc já estão a aumentar e 2025 pode ser um ano muito mais difícil do que se antecipa. E não esquecer que fruto da nossa economia ultra dependente do turismo e das trocas com o exterior, um espirro na Europa pode levar a uma pneumonia grave cá.
Temos tendência a achar que somos um reduto independente da Europa. Mas não é assim. Nós últimos meses o juro baixou e os preços das casas subiram, essencialmente devido a um efeito de curto prazo de explosão da procura por compras adiadas durante o período de juro alto. Entretanto acredito que o mercado agora irá normalizar e o preço da habitação vai flutuar ao sabor do comportamento das economias europeias mais fortes e de muitas decisões fora do nosso controlo, como o que fará Trump, como vai acabar a guerra da Ucrânia, etc. Que num cenário mais negativo mas não improvável, pode levar a uma forte contração, baixa acentuará da procura e até quebra dos preços.
Colocado por: reg
Na Suíça um fulano a ganhar SMN consegue comprar facilmente uma casa?
You would need around 1,989.6Fr. (2,125.1€) in Lisbon to maintain the same standard of life that you can have with 4,000.0Fr. in Geneva (assuming you rent in both cities).
Colocado por: samwisePubliquei ontem uma análise sobre este tema:
Report: Será 2025 um Bom Momento para Comprar Casa em Portugal?
TL;DR:
- A minha previsão é que os preços não devem cair, mas também não deverão continuar a subir ao ritmo dos anos anteriores. 2024 já foi um ano de arrefecimento, e essa tendência deverá manter-se.
- Não vejo como os preços possam baixar sem uma mudança significativa na oferta ou na procura. Ou se constrói muito mais, ou o interesse em comprar diminui drasticamente. Nenhum destes cenários parece provável a curto prazo.
Colocado por: ferreiraj125o salario minimo são 4000 CHF
Colocado por: Palhava100 Francos suíços equivalem a
106,77 EUR😵💫
Colocado por: PalhavaMudou a moeda, mas continuamos a ser dos mais "pobres" da Europa.
Por que será?