Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 981

Colocado por: Carvai
    Nenhum depositante do BES ou de outro Banco qualquer em Portugal perdeu um euro do capital depositado.

Perderam os que foram burlados, que achavam que tinham dinheiro depositado e afinal estava investido em obrigações...
  2.  # 982

Colocado por: ferreiraj125

Perderam os que foram burlados, que achavam que tinham dinheiro depositado e afinal estava investido em obrigações...

Pois para mim a maioria não foram burlados, foram gananciosos e lixaram-se. Hoje em dia acontece o mesmo com as criptomoedas, milhares são burlados e a culpa é dos outros.
  3.  # 983

Colocado por: ferreiraj125

Parece-me um bocado contraditorio.

Então, o dinheiro a desvalorizar cada vez mais, o BCE ainda aposta mais na impressão de mais dinheiro, e tu achas boa ideia vender tudo o que são ativos que te poderiam proteger da inflação?

Com o dinheiro a desvalorizar, juros a baixar, a pior coisa que podes fazer é ter dinheiro em depositos a prazo...

O BCE não vai conseguir descer os juros. Antes pelo contrário, vai ter de os subir.

Mas posso estar errado. Pelo sim pelo não, ainda tenho 20% do patrimínio em Bitcoin.
  4.  # 984

Colocado por: PalhavaMas uma vez estando tudo pago(mão de obra , materiais, seguros, licenças, maquinaria, etc) põem mais 100% em cima.
    Ou seja o dobro.

Não valia a pena duplicar esse comentário no outro tópico.

Esta dos 100% até dá para rir. Mas mesmo que assim fosse, qual era o seu problema mesmo?
    Ao menos, o constructor "contruiu" algo... meteu algo novo no mundo.
    Já o tipo que compra por X um certo bem, não o melhora em nada, e vende por 2X... é um "investidor" do catano.
    Um visionário, um emprendedor... Sabe brincar com o Excel, percebe de créditos, e de modo a jogar com o dinheiro dos outros... multiplica o seu dinheiro sem ter contribuído um pentelho para o bem comum. Mal ou bem o "gatuno" do empreiteiro deixa algo que se pode ver e usar...

Enfim, de facto não aprendemos nada... O que verga a mola há-de ser visto sempre de lado... já o "colarinho branco" além de herói ainda é visto como alguém nobre, de respeito, que ajuda o povo.
    Concordam com este comentário: dmanteigas, ferreiraj125, Joao Dias, Ruikode
  5.  # 985

Colocado por: N Miguel OliveiraEnfim, de facto não aprendemos nada... O que verga a mola há-de ser visto sempre de lado... já o "colarinho branco" além de herói ainda é visto como alguém nobre, de respeito, que ajuda o povo.

Eu acho que o N Miguel nao esta a ver bem a questao.
    Para esta malta, qualquer pessoa que ganha dinheiro e visto de lado, seja o subempreiteiro, o construtor, o agente imobiliario, o banco...

So nunca vejo ninguem a falar de quem 'come' a maior percentagem de 'lucro' em tudo isto. Ainda ontem estava a falar com um amigo construtor que me disse que uma das alteracoes que os senhores CM aprovaram recentemente, foi mudar as taxas de um dos procedimentos que permitia fazer um pedido para aumentar a area de construcao. Antigamente o pedido em si custava 'apenas' 100e. Agora e um valor por m2 da area total de construcao adicional... o que faz que para um terreno para construcao de predio com 10/12 apartamentos, este simples pedido va 'acrescer' ao custo em vez dos antigos 100e, um valor que fica nas dezenas de milhar de euros. Dependendo da situacao e do tamanho do empreendimento, podemos estar a falar em centenas de milhar... a pergunta que fica e, quem acham que vai pagar isto? O construtor? O investidor? Obvio que nao... quem paga e o consumidor que vai pagar esse aumento de 5/10/15 mil euros por fogo no preco de venda.

Nao sei precisar detalhes de qual o procedimento, mas os valores falados tenho a certeza que nao sao inventados pois confio plenamente na fonte.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 986

Colocado por: dmanteigasos senhores CM

Outra coisa que nunca hei-de perceber, é que para o mesmo requerimento, as taxas nesta Câmara custem 20, na outra 100 e na do lado é de borla... Não percebo porque é que os departamentos de Urbanísmo são tão diferentes entre sí, têm taxas tão dispares, plataformas informáticas diferentes, formulários diferentes, etc etc... Até para tirar cópias há variações consideráveis. Nada disto se justifica na minha opinião. Não entendo o que tanto têm de tão diferente, para que não possam usar tabelas de preços nacionais como a repartidão de Finanças ou a Conservatória do registro predial... por exemplo.

O facto de ser diferente oculta muita coisa depois. Se numa terriola qualquer, o poder local abusa neste tipo de coisas... passa despercebido. Porque não há "clientes" em dimensão suficiente para justificar uma queixa, uma reportagem, etc...
  7.  # 987

Colocado por: N Miguel OliveiraOutra coisa que nunca hei-de perceber, é que para o mesmo requerimento, as taxas nesta Câmara custem 20, na outra 100 e na do lado é de borla...

Nas palavras dos proprios, nao podem ser so os construtores a ganhar dinheiro :D

Boa sorte ao governo que queira acabar com esses pequenos poderes e fonte de receita...
  8.  # 988

Colocado por: N Miguel Oliveira

Esta dos 100% até dá para rir. Mas mesmo que assim fosse, qual era o seu problema mesmo?
    Já o tipo que compra por X um certo bem, não o melhora em nada, e vende por 2X... é um "investidor" do catano.
    Um visionário, um emprendedor... Sabe brincar com o Excel, percebe de créditos, e de modo a jogar com o dinheiro dos outros... multiplica o seu dinheiro sem ter contribuído um pentelho para o bem comum. Mal ou bem o "gatuno" do empreiteiro deixa algo que se pode ver e usar...

Enfim, de facto não aprendemos nada... O que verga a mola há-de ser visto sempre de lado... já o "colarinho branco" além de herói ainda é visto como alguém nobre, de respeito, que ajuda o povo.
    Concordam com este comentário:dmanteigas,ferreiraj125

Eu sou de opinião que as mais valias imobiliarias deveriam ser taxadas muito mais fortemente, mas toda a gente cai-me em cima.

Quem constroi casas, etc, sim, deve ganhar dinheiro com isso. Está a produzir um bem que faz falta.

Quem simplesmente lucra porque comprou uma casa e esta valorizou só porque estamos num panorama de escassez de casas, não está a contribuir nada para a sociedade. Simplesmente alapou um ativo quando estava mais barato e voltou a disponibilizá-lo quando estava mais caro. Não criou uma casa, apenas devolveu algo que alapou.

É a mesma coisa que eu ir a todas as lojas comprar o proximo modelo do iphone, e depois como está esgotado em todo o lado, meto-me a vendê-lo pelo dobro do preço. Bela contribuição para a sociedade que estou a fazer, devo ser recompensado por isso!
  9.  # 989

Colocado por: Carvai
    Pois para mim a maioria não foram burlados, foram gananciosos e lixaram-se. Hoje em dia acontece o mesmo com as criptomoedas, milhares são burlados e a culpa é dos outros.

Eu acho obvio que existe claramente uma assimetria de informação entre o banco e os clientes.

Estamos a falar de pessoas sem grandes conhecimentos que confiaram nos comerciais dos bancos (que eles gostam de promover como "gestor de conta gratuito", como se fosse algo que estivesem a oferecer aos clientes quando na realidade são funcionarios do banco cujo trabalho é convencer os clientes a meter o seu dinheiro naquilo que mais dinheiro rende aos bancos).

Portanto sim, foram burlados. As burlas são isso mesmo: enganar pessoas que não têm capacidade para entender aquilo no qual se estão a meter e que confiam naquilo que lhes é dito.

Foram ganaciosos? E então? Qualquer pessoa quer ter o seu dinheiro a render o maximo possivel. A questão aqui é que os comerciais do BES enganaram essas pessoas, fazendo-lhes crer que estavam a meter o seu dinheiro em depositos, com capital garantido, quando na realidade não era bem assim.
  10.  # 990

Colocado por: PedroNunes24

O BCE não vai conseguir descer os juros. Antes pelo contrário, vai ter de os subir.

Mas posso estar errado. Pelo sim pelo não, ainda tenho 20% do patrimínio em Bitcoin.

Vamos ver... Se mesmo com a inflação a atingir os 10% o BCE tardou a subir a taxa diretora e mesmo assim subiu muito aquém do necessario. Se mesmo com a inflação ainda a bater os 3% os BCE já anda a baixar consecutivamente a taxa diretora...

Quanto à bitcoin, é demasiado especulativa para ser uma reserva de valor.

Por exemplo, o ouro costuma ter uma correlação negativa com ativos financeiros como ações, mas a bitcoin tem correlação positiva. Ou seja, quando as ações sobem a bitcoin sobe, quando as ações crasham a bitcoin crasha. Portanto, não será grande forma de reserva de valor.
  11.  # 991

:)
    Concordam com este comentário: Palhava, Joao Dias
      image.png
  12.  # 992

Colocado por: ferreiraj125Eu sou de opinião que as mais valias imobiliarias deveriam ser taxadas muito mais fortemente, mas toda a gente cai-me em cima.

E promover ainda mais a troca de casa mais cara que aquela que se vendeu para evitar pagar essas mais valias? :)
  13.  # 993

Outra coisa que nunca hei-de perceber, é que para o mesmo requerimento, as taxas nesta Câmara custem 20, na outra 100 e na do lado é de borla... Não percebo porque é que os departamentos de Urbanísmo são tão diferentes entre sí, têm taxas tão dispares, plataformas informáticas diferentes, formulários diferentes, etc etc... Até para tirar cópias há variações consideráveis. Nada disto se justifica na minha opinião. Não entendo o que tanto têm de tão diferente, para que não possam usar tabelas de preços nacionais como a repartidão de Finanças ou a Conservatória do registro predial... por exemplo.

O facto de ser diferente oculta muita coisa depois. Se numa terriola qualquer, o poder local abusa neste tipo de coisas... passa despercebido. Porque não há "clientes" em dimensão suficiente para justificar uma queixa, uma reportagem, etc...

óbvio que isto dá dinheiro a muita gente

ainda agora o técnico responsável pelo PDM comprou o terreno onde ia passar uma estrada, e alterou o pdm para não passar nada por lá e se poder construir... e nada lhes acontece :-)
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  14.  # 994

Colocado por: jg231óbvio que isto dá dinheiro a muita gente

ainda agora o técnico responsável pelo PDM comprou o terreno

São coisas diferentes.
    Mesmo que tivessemos um sistema unificado, em que todas as Câmaras operam do mesmo modo, e cobram o mesmo... isso não significaria que desaparecessem estes artistas que usam informação priveligiada para negócios por sua conta fora da Câmara.

Veja-se o caso do tipo do Ordenamento do Território que se despediu há dias...
    Esta secretaria de Estado deveria ser um Ministério para começar, ter muito mais gente, e mais capacitada, ser muito mais rigorosa na questão das falsas declarações no formulário que o Costa inventou, e no senso comum quanto às imcompatibilidades...
  15.  # 995

Colocado por: Joao Dias
    Mas que disparate… 100%??
    Eu não consigo perceber onde vão buscar estes números/ideias…

Sim.
    Por isso há 7 anos o M2 era 900€ e agora está a 1800€.
  16.  # 996

Como podem negar as evidências?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RedMan82
  17.  # 997

Colocado por: PalhavaComo podem negar as evidências?

Eu trabalho nas obras todos os dias e nego essa evidência.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, Pickaxe
  18.  # 998

Colocado por: dmanteigas

E promover ainda mais a troca de casa mais cara que aquela que se vendeu para evitar pagar essas mais valias? :)

Tu não vendes uma casa ao preço que te apetece só porque achas que determinado valor é o que te dá o lucro que pretendes ter, vendes ao preço que o mercado pagar por essa casa.

Se o estado decidisse tributar-te 100% das tuas mais valias imobiliarias, diz-me lá por quanto mais é que terias de vender para compensar? Infinito?
  19.  # 999

Concordam com este comentário:dmanteigas,ferreiraj125,Joao Dias,Ruikode

Grande problema do imobiliario é a construção ser gerida pelas camaras em vez do poder central.

Além de serem tendencialmente mais corruptas, criam um numero acrescido de burocracia que varia de concelho para concelho.

Os processos de construção deveriam ser iguais de municpio para municipio. Quem constroi casas não deveria ter de lidar com a burocracia especifica que varia de municipio para municipio.
  20. Colocado por: ghost12

Eu trabalho nas obras todos os dias e nego essa evidência.

Por isso há 7 anos o M2 era 900€ e agora está a 1800€.

Então o M2 está a quanto?

0.0518 seg. NEW