Colocado por: Palhava
Também há quem queira receber o valor 100% antes da obra começar.
Isso é que é de mestre!
Colocado por: PalhavaSe o M2 era 900€ em 2017. E os construtores já tinham o lucro incluído...
E hoje está a 1600-2000€...
A matéria prima não é cara.
O cimento não é caro.
O ferro mesmo que custe 2 vezes mais não justifica o valor do M2.
Para onde foi o incremento para o valor do M2.
-----
Quem percebe de chão e 🪵🪓 madeira, não percebe de construção de casas.
Né???
Colocado por: PedroNunes24Totalmente de acordo, por isso é que tenho 80% dinheiro, 20% BTC. Se as ações continuarem a subir, a BTC vai atrás. Se as ações crasharem, volto a entrar no mercado com o dinheiro.
Colocado por: PedroNunes24Bastou uma notícia sobre uma empresa chinesa para derreter 20% do valor da Nvidia,
Colocado por: PedroNunes24ou o Trump ameaçar com tarifas para tudo tremer.
Colocado por: PedroNunes24refiro a Bitcoin porque ao menos não tenho de pagar 28% das mais valias ao estado sobre a minha especulação, além de me fazer muito mais sentido tendo em conta o panorama macroeconónico.
Colocado por: PalhavaSe o M2 era 900€ em 2017. E os construtores já tinham o lucro incluído...
E hoje está a 1600-2000€...
A matéria prima não é cara.
O cimento não é caro.
O ferro mesmo que custe 2 vezes mais não justifica o valor do M2.
Para onde foi o incremento para o valor do M2.
-----
Quem percebe de chão e 🪵🪓 madeira, não percebe de construção de casas.
Né???
Colocado por: PalhavaPara onde foi o incremento para o valor do M2.
Colocado por: dmanteigasO SMN de 2019 para hoje aumentou 45% por exemplo.
Colocado por: rod_2000Ainda não apareceu nas noticias mas notou-se uma queda a rondar os 4% em Lisboa em Janeiro face a Dezembro.
Acho que o fim das manifestações de interesse já se está a fazer sentir.
A minha bolinha de cristal aponta para uma inversão no preço das casas, em 2026 podem cair mais, especialmente com o fim do PRR a começar a sentir-se.
Colocado por: ferreiraj125
Não digas isso que há quem jure a pés juntos que a imigração não tem grande impacto no imobiliario.
Colocado por: jg231
ainda vamos nos 1.5 milhões? eu aposto já nos 2 milhões sem contar com o 1 milhão de naturalizados
https://www.rtp.pt/noticias/economia/numero-de-imigrantes-em-portugal-tera-revisao-em-alta-muito-significativa_n1632243
Colocado por: ferreiraj125Não digas isso que há quem jure a pés juntos que a imigração não tem grande impacto no imobiliario.
Colocado por: jg231pensando bem voto nos 2.5 a 3
Colocado por: PalhavaHipoteticamente se o construtor ganhava 1€ no M2 e passou a ganhar 2€.
O seu lucro aumentou 100%.
"E esta hein!!!???"
Colocado por: RUIOLIO problema é que o publico alvo das casas que falamos aqui no FdC é a classe média, e para esses, o salário não subiu nem metade disso...
Colocado por: dmanteigasE um problema das pessoas que querem fazer casa. A construcao teve os salarios aumentos em media ate acima do SMN. Juntando a isto o aumento para o patrao, visto que nao e so o salario mas tambem seguros, etc, facilmente de 2019 para ca diria que o custo por unidade de mao de obra aumentou sensivelmente 50 a 60%.
Nao digo que as margens de lucro nao tenham aumentado... mas nao podemos esperar que tudo suba, excepto a construcao.
Colocado por: RUIOLIA margem de lucro, mesmo sendo a mesma em %, mas como aumentou o custo por unidade de trabalho quase para o dobro, mantendo o mesmo n.º de unidades de trabalho, o lucro líquido (€ na conta bancária) aumentou também quase para o dobro.
Colocado por: RUIOLINo mercado da construção habitacional subiu mais que noutros mercados de construção que conheço (que subiram em linha com a inflação e média), que são mais competitivos e tiveram de melhorar o planeamento/ produtividade.
Colocado por: dmanteigasSendo que pela via da inflacao, esse valor absoluto tambem 'vale' menos.Vale menos do dobro, mas vale mais que o ponto de partida antes de aumentos + inflação.
Colocado por: dmanteigasDepois tudo o que sobe nao volta a descer. E assim em tudo. Os precos dos materiais subiram e os precos aumentaram. Os precos dos materais estabilizaram/baixaram, mas o preco da construcao nao desceu. Faz parte...
Colocado por: ferreiraj125Grande problema do imobiliario é a construção ser gerida pelas camaras em vez do poder central.
Além de serem tendencialmente mais corruptas, criam um numero acrescido de burocracia que varia de concelho para concelho.
Os processos de construção deveriam ser iguais de municpio para municipio. Quem constroi casas não deveria ter de lidar com a burocracia especifica que varia de municipio para municipio.
Colocado por: PalhavaEntão o M2 está a quanto?