Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: PedroNunes24Sim. Sei que regra geral tentar dar timing ao mercado não é a melhor estratégia, mas com a valorização dos ultimos anos fico numa posição em que se liquidar tudo tenho independência financeira para o meu estilo de vida atual. Acho que chegando a determinados pontos mais vale garantir o que temos e não ser gananciosos.

Esta valorização excessiva, bem como a minha leitura macroeconómica, é o que me dá confiança que vai haver uma correção no mercado, altura em que voltarei a investir tudo novamente. Se não acontecer, na pior das hipóteses fico numa posição bastante confortável para voltar a construir portfólio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

Daqui a um ano veremos se o Pedro continua no fórum...
  2.  # 2

Colocado por: PedroNunes24Sim. Sei que regra geral tentar dar timing ao mercado não é a melhor estratégia, mas com a valorização dos ultimos anos fico numa posição em que se liquidar tudo tenho independência financeira para o meu estilo de vida atual. Acho que chegando a determinados pontos mais vale garantir o que temos e não ser gananciosos.

Esta valorização excessiva, bem como a minha leitura macroeconómica, é o que me dá confiança que vai haver uma correção no mercado, altura em que voltarei a investir tudo novamente. Se não acontecer, na pior das hipóteses fico numa posição bastante confortável para voltar a construir portfólio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

O sp500 nem em tempos de guerra morreu, o retirar agora e investir depois (se o mercado tiver correção) não é lá muito boa prática, é ver as médias do index e perceber que deu sempre acima de 10% (média) desde que existe.
    Concordam com este comentário: HideCode
  3.  # 3

O SP500 tem ganhos garantidos a longo prazo de 10%;
    Se investir em criptomoedas vou ficar rico;
    O imobiliário é sempre a subir e nunca mais vai corrigir;
    O melhor dia para investir era ontem, o segundo melhor dia é hoje;

Isto não são ideias que as pessoas têm, já são ideias que têm as pessoas.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 15 outubro 2024

# 4

Colocado por: xiripitié ver as médias do index e perceber que deu sempre acima de 10% (média) desde que existe.

Que períodos temporais é que está a considerar? Olhe que já existiram períodos anuais de ganhos marginais e até de perdas.

Numa coisa eu concordo com o PedroNunes24: este crescimento não é sustentável, mais cedo ou mais tarde vai rebentar.
    • eu
    • 15 outubro 2024

# 5

Colocado por: PedroNunes24Isto não são ideias que as pessoas têm, já são ideias que têm as pessoas.

Palavras sábias, muito sábias.
  4.  # 6

Colocado por: N Miguel Oliveira
    convém ir-se habituado à ideia de se juntarem a outros casais para comprarem terrenos maiores mas mais baratos ao m2, e construir em propriedade horizontal, desfrutando assim da economia de escala, repetição, etc. Sai barato, mas dá trabalho e requer planeamento, cedências em prol do bem comum do grupo, etc.

É precisamente o que estou a fazer com mais dois amigos. Cansei-me de esperar por crashes e esperar ver moradias a preços razoáveis - só as vejo a ficar mais velhas e o preço delas a aumentar.

Só falta agora decidir se iremos avançar com as 3 moradias em propriedade horizontal e vendemos logo outra parte do terreno, para ajudar nas despesas da construção, ou construímos as deles bi-familiar e a minha isolada, sendo que depois só poderíamos vender a outra parte do terreno passado 10 anos, quando se iria poder fazer um novo destaque. Vamos ter de analisar bem os custos de uma e de outra solução. Se "só" poupar os custos de mais um projeto e mais uma licença, ou seja, uns 20k€, não compensa o que irá desvalorizar a minha casa por ser uma fração e não uma moradia isolada.

Se alguém tiver recomendações para empresas de construção que atuem na zona de Coimbra, de preferência em LSF, fiquem à vontade para partilhar.
  5.  # 7

Colocado por: APPS425Só falta agora decidir se iremos avançar com

As 3 moradias deveriam ser o mais idênticas possível.
    Se o terreno der para mais, preparem a implantação de modo a que se possam construir mais numa segunda fase ou caso arranjem mais casais para entrar na aventura... ou entre os 3 casais construam 4 casas... e vendam a 4ª...

É tudo uma questão de "rentabilidade" entre os "bonecos de diferentes implantações" e o "excel" com os gastos, lucros, etc...

Em Portugal parece complicado... mas não é. É tudo uma questão de organização e alinhar interesses entres as diferentes famílias.
    Concordam com este comentário: APPS425
  6.  # 8

Colocado por: APPS425Só falta agora decidir se iremos avançar com as 3 moradias em propriedade horizontal e vendemos logo outra parte do terreno, para ajudar nas despesas da construção, ou construímos as deles bi-familiar e a minha isolada, sendo que depois só poderíamos vender a outra parte do terreno passado 10 anos, quando se iria poder fazer um novo destaque. Vamos ter de analisar bem os custos de uma e de outra solução. Se "só" poupar os custos de mais um projeto e mais uma licença, ou seja, uns 20k€, não compensa o que irá desvalorizar a minha casa por ser uma fração e não uma moradia isolada.

Esse tipo de sociedades tem tudo para correr mal, só quem não tem noção nenhuma como funciona uma sociedade.
    Concordam com este comentário: canario12, eu, Paramonte
  7.  # 9

Colocado por: PickaxeEsse tipo de sociedades tem tudo para correr mal, só quem não tem noção nenhuma como funciona uma sociedade.

Tem nada.
    Será eventualmente esse o futuro, tal como aconteceu onde houve crise de habitação no passado.
    Tem é que estar sempre tudo escrito e claro, sem suposições ou demasiadas variações das casas.
    Se um deles for advogado, melhor ainda.
  8.  # 10

Colocado por: N Miguel OliveiraTem nada.

Pois, é como ir passar férias com amigos, é meio caminho para acabar com uma amizade.
  9.  # 11

Colocado por: PickaxePois, é como ir passar férias com amigos, é meio caminho para acabar com uma amizade.

É como tudo na vida que tenha que ver com os amigos. Tudo parte dum bom ou mau principio.

Agora, não vejo nenhum problema tendo esclarecidas as regras do jogo logo no ínicio.

Como diria o meu pai, um divide e o outro escolhe... sendo três, até podem tratar tudo como promotores, sorteando no fim, quem fica com qual casa... o problema começa quando se foge à regra de fazer tudo igual...
  10.  # 12

Colocado por: eu
    Que períodos temporais é que está a considerar? Olhe que já existiram períodos anuais de ganhos marginais e até de perdas.

Numa coisa eu concordo com o PedroNunes24: este crescimento não é sustentável, mais cedo ou mais tarde vai rebentar.

Eu falei em médias, ninguém investe no sp500 para ficar lá 5 anos
  11.  # 13

Colocado por: xiripitiEu falei em médias, ninguém investe no sp500 para ficar lá 5 anos

Não?

O 401K, sistema de reformas norte-americano que o diga...
  12.  # 14

Colocado por: PedroNunes24O SP500 tem ganhos garantidos a longo prazo de 10%;
    Se investir em criptomoedas vou ficar rico;
    O imobiliário é sempre a subir e nunca mais vai corrigir;
    O melhor dia para investir era ontem, o segundo melhor dia é hoje;

Isto não são ideias que as pessoas têm, já são ideias que têm as pessoas.

Eu percebo o seu ponto de vista.
    Mas por algum motivo se diz que nao se deve tentar bater o mercado. Em 2018/19 falava-se em bolha. Que os mercados estavam sobrevalorizados. Que a bolha do imobiliario ia rebentar a qualquer momento. Quem tenta-se bater o mercado nesta altura, tinha perdido um absurdo de dinheiro.

Ao longo do tempo, sabemos que existirao sempre periodos de sobrevalorizacao e correcao. Para mim, ser conservador resume-se a utilizar duas maximas muito simples e faceis de perceber:
    1) So investir dinheiro que eu garantidamente nao va precisar durante 1 ciclo economico completo (sensivelmente 5 anos).
    2) Investir em indices diversificados e de gestao passiva que de certa forma mimetizem a economia mundial

Daqui retiro logo a cabeca o imobiliario porque esta muito mais ligado a economia local que a economia mundial. E a ultima coisa que eu quero e investimentos que estejam dependentes da situacao economica e politica portuguesa. Ate porque ao contrario de um ETF, fundo, acao, obrigacao, etc o imobiliario nao tem liquidez imediata.

Mas seguindo esta 'logica', deixa de fazer qualquer sentido tentar bater o mercado. Havera alturas em que vou perder 20%, alturas em vou ganhar 20%, mas em media desde que nao seja apanhado com as calcas na mao e cumpra o principio 1) e garantido que vou sempre pelo menos 'bater' a inflacao e ganhar mais um bocado. Nao vou ficar milionario. Mas o meu objetivo e mais chegar aos 60 anos e nao ter qualquer preocupacao financeira.

Agora a verdade e que a esmagadora maioria das pessoas, pelo menos agora, olham para isto e estao todos a sonhar eu chegar aos 40 anos e poderem reformar-se, atingir o FIRE, ser milionarios, etc... o que os leva a afastaram-se dos basicos e de repente passam a investir em acoes individuais de coisas que nem sequer percebem bem, compra criptomoedas, metem-se no mercado imobiliario seguindo as dicas dos gurus do Instagram...

Colocado por: xiripitiEu falei em médias, ninguém investe no sp500 para ficar lá 5 anos

Talvez ao inicio nao :)

Mas quando o mercado esta em altas, o que vemos e a malta a perder por completo a nocao de risco. E de repente, vemos montes de malta que acha que isto e to the moon e nem sequer trata de acautelar um possivel periodo como 2009-2013. O sentimento atual nao e muito diferente daquele que se viveu no inicio do seculo. Tudo cresce, tudo ganha, a melhor altura para investir e ontem. Depois vem uma crise e como 80% nao seguia o simples principio 1) que eu tinha acima, sao obrigados a bater o mercado mas da maneira errada. Ser obrigados a vender posicoes e liquidar ativos em perda.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • eu
    • 16 outubro 2024

# 15

Colocado por: PickaxeEsse tipo de sociedades tem tudo para correr mal, só quem não tem noção nenhuma como funciona uma sociedade.

Há 25 anos atrás estive envol vido numa coisa alegadamente maravilhosa chamada "cooperativa de habitação". A ideia era comprar um terreno gigantesco, urbanizar e depois construir vivendas mais ou menos idênticas, tudo pelo mesmo construtor, com preços baixos devido à economia de escala.

No papel é um conceito fantástico. Na realidade... as pessoas não se entenderam e a cooperativa acabou sem sequer comprar o terreno.

Não é fácil haver entendimento e harmonia entre pessoas diferentes. Basta ir a uma reunião de condomínio para perceber que as pessoas são... complicadas.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  13.  # 16

Colocado por: N Miguel Oliveira

Não?

O 401K, sistema de reformas norte-americano que o diga...

Mas então investes na tua reforma para 5 anos? Eu a pensar que a falta de literacia financeira era só em PT. O SP500 não serve (no meu ponto de vista) para investimentos curtos, há muitas alternativas a isso, mas ninguém fica rico em 5 anos
    Concordam com este comentário: gil.alves
  14.  # 17

Colocado por: dmanteigas

Eu percebo o seu ponto de vista.
    Mas por algum motivo se diz que nao se deve tentar bater o mercado. Em 2018/19 falava-se em bolha. Que os mercados estavam sobrevalorizados. Que a bolha do imobiliario ia rebentar a qualquer momento. Quem tenta-se bater o mercado nesta altura, tinha perdido um absurdo de dinheiro.

Ao longo do tempo, sabemos que existirao sempre periodos de sobrevalorizacao e correcao. Para mim, ser conservador resume-se a utilizar duas maximas muito simples e faceis de perceber:
    1) So investir dinheiro que eu garantidamente nao va precisar durante 1 ciclo economico completo (sensivelmente 5 anos).
    2) Investir em indices diversificados e de gestao passiva que de certa forma mimetizem a economia mundial

Daqui retiro logo a cabeca o imobiliario porque esta muito mais ligado a economia local que a economia mundial. E a ultima coisa que eu quero e investimentos que estejam dependentes da situacao economica e politica portuguesa. Ate porque ao contrario de um ETF, fundo, acao, obrigacao, etc o imobiliario nao tem liquidez imediata.

Mas seguindo esta 'logica', deixa de fazer qualquer sentido tentar bater o mercado. Havera alturas em que vou perder 20%, alturas em vou ganhar 20%, mas em media desde que nao seja apanhado com as calcas na mao e cumpra o principio 1) e garantido que vou sempre pelo menos 'bater' a inflacao e ganhar mais um bocado. Nao vou ficar milionario. Mas o meu objetivo e mais chegar aos 60 anos e nao ter qualquer preocupacao financeira.

Agora a verdade e que a esmagadora maioria das pessoas, pelo menos agora, olham para isto e estao todos a sonhar eu chegar aos 40 anos e poderem reformar-se, atingir o FIRE, ser milionarios, etc... o que os leva a afastaram-se dos basicos e de repente passam a investir em acoes individuais de coisas que nem sequer percebem bem, compra criptomoedas, metem-se no mercado imobiliario seguindo as dicas dos gurus do Instagram...

Talvez ao inicio nao :)

Mas quando o mercado esta em altas, o que vemos e a malta a perder por completo a nocao de risco. E de repente, vemos montes de malta que acha que isto e to the moon e nem sequer trata de acautelar um possivel periodo como 2009-2013. O sentimento atual nao e muito diferente daquele que se viveu no inicio do seculo. Tudo cresce, tudo ganha, a melhor altura para investir e ontem. Depois vem uma crise e como 80% nao seguia o simples principio 1) que eu tinha acima, sao obrigados a bater o mercado mas da maneira errada. Ser obrigados a vender posicoes e liquidar ativos em perda.

Se quem vai investir vai com medo de perder o que lá está então está no sitio errado para investir
  15.  # 18

Colocado por: xiripiti

Se quem vai investir vai com medo de perder o que lá está então está no sitio errado para investir

É exactamente isso. Um investidor mal aconselhado, muitas vezes que 'vai na cantiga' de quem deveria ser isento, que acaba por perder o que não devia porque nestas alturas 'é tudo um mar de rosas'...
  16.  # 19

Colocado por: Pickaxe
    Esse tipo de sociedades tem tudo para correr mal, só quem não tem noção nenhuma como funciona uma sociedade.
    Concordam com este comentário:canario12,eu

É um bocado precipitado a julgar as pessoas, não acha?

Estou a avançar com um amigo que é meu vizinho há 5 anos, vive na fracao em frente à minha, e com o qual convivo todos os dias praticamente, conhecemo-nos bem, temos ideias e formas de pensar alinhadas e já estamos a combinar esta sociedade há algum tempo, não foi uma coisa feita em cima do joelho. A outra pessoa é o primo dele, que convivem também quase todos os dias e trabalham juntos, pelo que também se conhecem "de ginjeira".

Se funciona com toda a gente? Certamente que nao, há de facto pessoas muito complicadas, e daí sermos 3 e não 6 ou 7, sendo que o terreno tem 200 metros de frente e daria para todos e ainda sobrava.

As coisas têm é de estar bem definidas e haver comunicacao. De qualquer forma, prefiro arriscar e poder ter uma casa à minha imagem, com um terreno enorme, sem ter de me endividar para o resto da vida, do que ficar sentado a ver a caravana passar e o meu dinheiro a desvalorizar.

Mas sao escolhas, e cada um é livre, ou nao, de fazer a sua.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  17.  # 20

Colocado por: el_comand

Viajaste 1 vez nos últimos 5 anos e tens um salário de 55k€? Vai viver a vida meu. Em relação ao carro tenho a mesma mentalidade, para mim um carro é uma ferramenta para me levar do ponto A ao ponto B, mas não abdico de viver a vida para poupar mais uns trocos. Todos os anos faço viagens para fora e em múltiplos destinos, para além disso costumamos passar pelo menos um fim de semana por mês em algum sitio por Portugal ou Espanha (alentejo, gerês, galiza, etc...), e tudo o que acrescente para a minha felicidade e bem estar considero um investimento, sinto-me mais produtivo e mais ambicioso para querer ganhar mais. E não é por isso que não comprei um apartamento há 5 anos atrás, e agora estou a planear comprar/construir uma moradia a pagar a pronto (contando com a venda do apartamento). Neste momento já nos 34 anos as prioridades mudam e já estamos a planear ter filhos, mas mesmo com filhos pretendo viajar ainda mais (vamos lá ver se o consigo fazer na prática, bem sei que com filhos viajar torna-se muito mais complicado, mas tudo se consegue).

Jovem, vou-te dar um conselho, neste momento ganhas 55k€ brutos, não é um salário de rico, mas é um salário para poderes poupar e ao mesmo tempo usufruir da vida. Tens 25 anos, portanto o potencial de continuares a subir o teu salário é bastante elevado, fazes bem em poupar uma boa parte do teu ordenado e pôr a render esse dinheiro, mas entretanto vai vivendo a vida meu, viaja, experimenta restaurantes, explora o nosso país de uma ponta a outra com a tua mulher (enquanto não vierem os filhos) e sê feliz. Nem tudo é poupar, poupar, poupar, não significa que esse é o caminho certo.

Como em tudo na vida tens de saber balancear as coisas, nem tudo para poupar, nem tudo para estourar. O problema está sim é em quem sabe Deus para ter dinheiro ao final do mês para pagar as contas, quanto mais para poupar dinheiro e alguns para além disso ainda se põem com despesas (e muitas vezes créditos) desnecessários.
    Concordam com este comentário:sisu

O melhor conselho de vida que me deram foi-me dado pelo meu sogro, lá atrás em 1997 quando comecei a namorar com a minha mulher. Na altura com 17 anitos, confesso que a coisa não me fazia muito sentido, mas o que é certo é que a frase nunca me saiu da cabeça e teve um impacto significativo na minha vida.
    “Miudo, tu não tens o que ganhas, tens o que poupas”.
    E o velhote sabia do que falava…
    Concordam com este comentário: NGC

0.1776 seg. NEW