Colocado por: PedroNunes24Sim. Sei que regra geral tentar dar timing ao mercado não é a melhor estratégia, mas com a valorização dos ultimos anos fico numa posição em que se liquidar tudo tenho independência financeira para o meu estilo de vida atual. Acho que chegando a determinados pontos mais vale garantir o que temos e não ser gananciosos.
Esta valorização excessiva, bem como a minha leitura macroeconómica, é o que me dá confiança que vai haver uma correção no mercado, altura em que voltarei a investir tudo novamente. Se não acontecer, na pior das hipóteses fico numa posição bastante confortável para voltar a construir portfólio.
Colocado por: PedroNunes24Sim. Sei que regra geral tentar dar timing ao mercado não é a melhor estratégia, mas com a valorização dos ultimos anos fico numa posição em que se liquidar tudo tenho independência financeira para o meu estilo de vida atual. Acho que chegando a determinados pontos mais vale garantir o que temos e não ser gananciosos.
Esta valorização excessiva, bem como a minha leitura macroeconómica, é o que me dá confiança que vai haver uma correção no mercado, altura em que voltarei a investir tudo novamente. Se não acontecer, na pior das hipóteses fico numa posição bastante confortável para voltar a construir portfólio.
Colocado por: xiripitié ver as médias do index e perceber que deu sempre acima de 10% (média) desde que existe.
Colocado por: PedroNunes24Isto não são ideias que as pessoas têm, já são ideias que têm as pessoas.
Colocado por: N Miguel Oliveira
convém ir-se habituado à ideia de se juntarem a outros casais para comprarem terrenos maiores mas mais baratos ao m2, e construir em propriedade horizontal, desfrutando assim da economia de escala, repetição, etc. Sai barato, mas dá trabalho e requer planeamento, cedências em prol do bem comum do grupo, etc.
Colocado por: APPS425Só falta agora decidir se iremos avançar com
Colocado por: APPS425Só falta agora decidir se iremos avançar com as 3 moradias em propriedade horizontal e vendemos logo outra parte do terreno, para ajudar nas despesas da construção, ou construímos as deles bi-familiar e a minha isolada, sendo que depois só poderíamos vender a outra parte do terreno passado 10 anos, quando se iria poder fazer um novo destaque. Vamos ter de analisar bem os custos de uma e de outra solução. Se "só" poupar os custos de mais um projeto e mais uma licença, ou seja, uns 20k€, não compensa o que irá desvalorizar a minha casa por ser uma fração e não uma moradia isolada.
Colocado por: PickaxeEsse tipo de sociedades tem tudo para correr mal, só quem não tem noção nenhuma como funciona uma sociedade.
Colocado por: N Miguel OliveiraTem nada.
Colocado por: PickaxePois, é como ir passar férias com amigos, é meio caminho para acabar com uma amizade.
Colocado por: eu
Que períodos temporais é que está a considerar? Olhe que já existiram períodos anuais de ganhos marginais e até de perdas.
Numa coisa eu concordo com o PedroNunes24: este crescimento não é sustentável, mais cedo ou mais tarde vai rebentar.
Colocado por: xiripitiEu falei em médias, ninguém investe no sp500 para ficar lá 5 anos
Colocado por: PedroNunes24O SP500 tem ganhos garantidos a longo prazo de 10%;
Se investir em criptomoedas vou ficar rico;
O imobiliário é sempre a subir e nunca mais vai corrigir;
O melhor dia para investir era ontem, o segundo melhor dia é hoje;
Isto não são ideias que as pessoas têm, já são ideias que têm as pessoas.
Colocado por: xiripitiEu falei em médias, ninguém investe no sp500 para ficar lá 5 anos
Colocado por: PickaxeEsse tipo de sociedades tem tudo para correr mal, só quem não tem noção nenhuma como funciona uma sociedade.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Não?
O 401K, sistema de reformas norte-americano que o diga...
Colocado por: dmanteigas
Eu percebo o seu ponto de vista.
Mas por algum motivo se diz que nao se deve tentar bater o mercado. Em 2018/19 falava-se em bolha. Que os mercados estavam sobrevalorizados. Que a bolha do imobiliario ia rebentar a qualquer momento. Quem tenta-se bater o mercado nesta altura, tinha perdido um absurdo de dinheiro.
Ao longo do tempo, sabemos que existirao sempre periodos de sobrevalorizacao e correcao. Para mim, ser conservador resume-se a utilizar duas maximas muito simples e faceis de perceber:
1) So investir dinheiro que eu garantidamente nao va precisar durante 1 ciclo economico completo (sensivelmente 5 anos).
2) Investir em indices diversificados e de gestao passiva que de certa forma mimetizem a economia mundial
Daqui retiro logo a cabeca o imobiliario porque esta muito mais ligado a economia local que a economia mundial. E a ultima coisa que eu quero e investimentos que estejam dependentes da situacao economica e politica portuguesa. Ate porque ao contrario de um ETF, fundo, acao, obrigacao, etc o imobiliario nao tem liquidez imediata.
Mas seguindo esta 'logica', deixa de fazer qualquer sentido tentar bater o mercado. Havera alturas em que vou perder 20%, alturas em vou ganhar 20%, mas em media desde que nao seja apanhado com as calcas na mao e cumpra o principio 1) e garantido que vou sempre pelo menos 'bater' a inflacao e ganhar mais um bocado. Nao vou ficar milionario. Mas o meu objetivo e mais chegar aos 60 anos e nao ter qualquer preocupacao financeira.
Agora a verdade e que a esmagadora maioria das pessoas, pelo menos agora, olham para isto e estao todos a sonhar eu chegar aos 40 anos e poderem reformar-se, atingir o FIRE, ser milionarios, etc... o que os leva a afastaram-se dos basicos e de repente passam a investir em acoes individuais de coisas que nem sequer percebem bem, compra criptomoedas, metem-se no mercado imobiliario seguindo as dicas dos gurus do Instagram...
Talvez ao inicio nao :)
Mas quando o mercado esta em altas, o que vemos e a malta a perder por completo a nocao de risco. E de repente, vemos montes de malta que acha que isto e to the moon e nem sequer trata de acautelar um possivel periodo como 2009-2013. O sentimento atual nao e muito diferente daquele que se viveu no inicio do seculo. Tudo cresce, tudo ganha, a melhor altura para investir e ontem. Depois vem uma crise e como 80% nao seguia o simples principio 1) que eu tinha acima, sao obrigados a bater o mercado mas da maneira errada. Ser obrigados a vender posicoes e liquidar ativos em perda.
Colocado por: xiripiti
Se quem vai investir vai com medo de perder o que lá está então está no sitio errado para investir
Colocado por: Pickaxe
Esse tipo de sociedades tem tudo para correr mal, só quem não tem noção nenhuma como funciona uma sociedade.
Colocado por: el_comand
Viajaste 1 vez nos últimos 5 anos e tens um salário de 55k€? Vai viver a vida meu. Em relação ao carro tenho a mesma mentalidade, para mim um carro é uma ferramenta para me levar do ponto A ao ponto B, mas não abdico de viver a vida para poupar mais uns trocos. Todos os anos faço viagens para fora e em múltiplos destinos, para além disso costumamos passar pelo menos um fim de semana por mês em algum sitio por Portugal ou Espanha (alentejo, gerês, galiza, etc...), e tudo o que acrescente para a minha felicidade e bem estar considero um investimento, sinto-me mais produtivo e mais ambicioso para querer ganhar mais. E não é por isso que não comprei um apartamento há 5 anos atrás, e agora estou a planear comprar/construir uma moradia a pagar a pronto (contando com a venda do apartamento). Neste momento já nos 34 anos as prioridades mudam e já estamos a planear ter filhos, mas mesmo com filhos pretendo viajar ainda mais (vamos lá ver se o consigo fazer na prática, bem sei que com filhos viajar torna-se muito mais complicado, mas tudo se consegue).
Jovem, vou-te dar um conselho, neste momento ganhas 55k€ brutos, não é um salário de rico, mas é um salário para poderes poupar e ao mesmo tempo usufruir da vida. Tens 25 anos, portanto o potencial de continuares a subir o teu salário é bastante elevado, fazes bem em poupar uma boa parte do teu ordenado e pôr a render esse dinheiro, mas entretanto vai vivendo a vida meu, viaja, experimenta restaurantes, explora o nosso país de uma ponta a outra com a tua mulher (enquanto não vierem os filhos) e sê feliz. Nem tudo é poupar, poupar, poupar, não significa que esse é o caminho certo.
Como em tudo na vida tens de saber balancear as coisas, nem tudo para poupar, nem tudo para estourar. O problema está sim é em quem sabe Deus para ter dinheiro ao final do mês para pagar as contas, quanto mais para poupar dinheiro e alguns para além disso ainda se põem com despesas (e muitas vezes créditos) desnecessários.