Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jorgemlflorencio
    É exactamente isso. Um investidor mal aconselhado, muitas vezes que 'vai na cantiga' de quem deveria ser isento, que acaba por perder o que não devia porque nestas alturas 'é tudo um mar de rosas'...

Problema é esse, pessoal é muito nervoso e quer logo tirar o dinheiro
  2.  # 2

Colocado por: N Miguel Oliveira

Certo. Percebi mal o seu comentário anterior. Pensava que você achava 5 anos demasiado tempo. Mas já vi que estamos de acordo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:xiripiti

Não, acho mesmo demasiado pouco tempo, e o que não falta são históricos de cada etf...óbvio que ninguém sabe o futuro mas eu não prevejo a China a ultrapassar os EUA nos próximos 15/20 anos, por isso sp500 vai dar para muitos anos
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 3

Colocado por: xiripitiNão, acho mesmo demasiado pouco tempo, e o que não falta são históricos de cada etf...óbvio que ninguém sabe o futuro mas eu não prevejo a China a ultrapassar os EUA nos próximos 15/20 anos, por isso sp500 vai dar para muitos anos

Sim, é isso. Por isso mencionei o 401K... pois acentam os investimentos em visões a décadas de anos...
    E que mesmo passando por fases menos boas, tipo 2008-2012... a largo prazo "ganha sempre", nem que seja para eliminar a inflação futura... e ter algo de jeito ao reformar-se. Ou seja, é normal o sistema de pensões norte-americano insidir em coisas como o SP500, algo a largo prazo.
  4.  # 4

Colocado por: xiripitieu não prevejo a China a ultrapassar os EUA nos próximos 15/20 anos,

Nem eu... pelo que vejo, a explosão chinesa deveu-se ao ser a fabrica do mundo e à exportação, em que a sua população continuava algo remediada. Nestes últimos anos, parece haver uma preocupação maior para com o mercado interno... construção de infraestrutura, etc... pelo que a "comparação" e "corrida" contra os EUA parece estar a ficar para segundo plano. Acredito que sim os ultrapasse algum dia, mas não me parece que seja para tão breve assim.
  5.  # 5

Colocado por: APPS425É um bocado precipitado a julgar as pessoas, não acha?

Dar a minha opinião é julgar as pessoa? credo !!!
    Eu falei em sociedades, não estava a falar da sua sociedade.

Colocado por: APPS425Estou a avançar com um amigo que é meu vizinho há 5 anos, vive na fracao em frente à minha, e com o qual convivo todos os dias praticamente, conhecemo-nos bem, temos ideias e formas de pensar alinhadas e já estamos a combinar esta sociedade há algum tempo, não foi uma coisa feita em cima do joelho. A outra pessoa é o primo dele, que convivem também quase todos os dias e trabalham juntos, pelo que também se conhecem "de ginjeira".

Faltam aí 3 sócios, as mulheres.
    Concordam com este comentário: NLuz
  6.  # 6

Colocado por: N Miguel OliveiraAlém de que falta um detalhe importante... achamos sempre que vamos morrer velhos...
    Ora, isso só acontece com alguns.

Curiosamente, falava com um colega de trabalho que a partir de um certa idade (ambos já passamos os cinquenta) se deixa de ir a casamentos e a batizados e aumenta o numero de presenças em funerais.

Essas maleitas da pele, e não só, que se manifestam apenas trinta anos depois e se não forem rapidamente intervidas, podem limpar uma boa quantidade de uma geração, que ainda não tocou os sessenta.
  7.  # 7

Colocado por: fagulhasCuriosamente, falava com um colega de trabalho que a partir de um certa idade (ambos já passamos os cinquenta) se deixa de ir a casamentos e a batizados e aumenta o numero de presenças em funerais.

Essas maleitas da pele, e não só, que se manifestam apenas trinta anos depois e se não forem rapidamente intervidas, podem limpar uma boa quantidade de uma geração, que ainda não tocou os sessenta.

Nos trintas já vi uns quantos partirem sendo da mesma geração. Inclusive um familiar muito próximo.
    Pelo que isso do "olhar para o futuro" era aos 18-20. Nos 30-40, o futuro é aqui e agora.
    Pelo que não vale a pena viver demasiado obcecado com o "ter"...
    Como diria o Victor há pouco, é "viver sem comprometer o futuro" e está mais que bom assim...

Tudo depende das prioridades de cada um... Dou mais valor a um bom jantar que a um bom telemovel, mas compreendo perfeitamente quem ache o contrário... E está tudo bem assim.
    Concordam com este comentário: fagulhas
  8.  # 8

Colocado por: Vítor MagalhãesEu vejo o poupar no sentido em definir um plano para chegar a um objetivo,
    Também eu. A questão é que se se ganha mal, poupa-se pouco, e a perspetiva de executar esse plano fica com prazos irrealistas. Se só consegues poupar 100 euros por mês, vais andar a poupar 16 anos para juntar 20K?

Nessas situações a solução é mesmo ganhar mais, daí que o "tens o que poupas" e "não tens o que ganhas" não faz grande sentido.
  9.  # 9

Colocado por: Carvai(e muitos deles por causa de uma simples qu**a por fora).
    Isso só não é problema se for uma situação previamente acordada.

Se for uma ruptura do acordado enquanto casal, não será uma simples questão não acha? Há uma quebra de confiança. Eu pelo menos não queria estar casado com alguém em quem não confio.

O idela para o Carvai seria o pessoal permanecer casado, mas dar as qu**as que quizer por fora? Não é mal visto, assim eventualmente em vez de 2 a patilhar um apartamento seriam 3 ou 4 :)
  10.  # 10

Colocado por: HAL_9000Também eu. A questão é que se se ganha mal, poupa-se pouco, e a perspetiva de executar esse plano fica com prazos irrealistas. Se só consegues poupar 100 euros por mês, vais andar a poupar 16 anos para juntar 20K?

Certo, mas ainda assim esses 100€ por mês em muitas das vezes são gastos desnecessariamente e se houver um espirito de poupança e foco deixam de ser 100 € e até podem ser 150 ou 200 em alguns meses. O ganhar-se mal não pode ser a única desculpa para o ócio.
  11.  # 11

Colocado por: HAL_9000Se for uma ruptura do acordado enquanto casal, não será uma simples questão não acha? Há uma quebra de confiança. Eu pelo menos não queria estar casado com alguém em quem não confio.

Volto a repetir que estou marinbando para as causas do divórcio. O que que sempre tenho realçado é que por mudanças de estilo de vida as casas para pessoas sozinhas disparou e não existe oferta, as tais torres de T0/T1.
    E sobre os divórcios apenas exemplifiquei que por causas fúteis as consequências económicas são muito complicadas.
    Será que dar a tal q***a compensou a mudança radical de vida? Tal como uma gravidez indesejada, não sei mas é um problema de cada um. Não venham depois choramigar que não há casas baratinhas para alugar ou comprar só com um salário. Não há nem nunca houve.
  12.  # 12

Colocado por: PedroNunes24Sim. Sei que regra geral tentar dar timing ao mercado não é a melhor estratégia, mas com a valorização dos ultimos anos fico numa posição em que se liquidar tudo tenho independência financeira para o meu estilo de vida atual. Acho que chegando a determinados pontos mais vale garantir o que temos e não ser gananciosos.

Esta valorização excessiva, bem como a minha leitura macroeconómica, é o que me dá confiança que vai haver uma correção no mercado, altura em que voltarei a investir tudo novamente. Se não acontecer, na pior das hipóteses fico numa posição bastante confortável para voltar a construir portfólio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

Se a ideia é viveres no longo prazo com o que tens investido, é pessima ideia liquidar tudo e deixar fora do mercado.

A melhor estrategia é ir liquidando apenas na medida do que precisares.

Se não houver a correção de que estás à espera, quando é que vais voltar a entrar?

Imagina que vendes quando está a 100 €. Se daqui a um ano estiver a 120 € fazes o quê? Continuas à espera? E se depois ficar a 150 €? Continuas à espera? E se ficar a 200 €? Voltas ao mercado sabendo que basicamente perdeste 50% do teu portefolio pois vais recomprar posições ao dobro do preço a que vendeste?
  13.  # 13

Colocado por: Vítor Magalhães

Certo, mas ainda assim esses 100€ por mês em muitas das vezes são gastos desnecessariamente e se houver um espirito de poupança e foco deixam de ser 100 € e até podem ser 150 ou 200 em alguns meses. O ganhar-se mal não pode sera únicadesculpa para o ócio.
    Nisso eu não discordo de si. Apenas não concordava a 100% com o conselho
  14.  # 14

Colocado por: CarvaiVolto a repetir que estou marinbando para as causas do divórcio
    O Carvai é que mencionou a "questão simples". Por ventura interpretei mal.

Mesmo assim não sei se existe assim uma procura tão grande de casas por parte de pessoas solteiras/divorciadas. O problema é bem mais grave. Há casais que mesmo trabalhando e ambos com ordenado acima da.media, neste momento não conseguem comprar ou arrendar sem comprometer a sua boa saúde financeira.
  15.  # 15

Para investir é preciso dinheiro, que normalmente vem de poupanças.

Poupança = Rendimentos - Despesas

Ora as despesas só podem ser reduzidas até certo ponto sem comprometer significativamente a nossa qualidade de vida.

Só sobra uma alavanca, a de aumentar os rendimentos...
    • eu
    • 17 outubro 2024 editado

# 16

Colocado por: ferreiraj125Se não houver a correção de que estás à espera, quando é que vais voltar a entrar?

Se calhar ele não precisa de voltar a entrar nos mercados financeiros, coloca o dinheiro em contas a prazo ou certificados.

No fundo, está a assegurar que não perde tudo aquilo que já ganhou.
  16.  # 17

Colocado por: HAL_9000Há casais que mesmo trabalhando e ambos com ordenado acima da.media, neste momento não conseguem comprar ou arrendar sem comprometer a sua boa saúde financeira.

O que reconheço é que agora existe uma maior procura que no passado. Que não tendo havido uma aumento populacional (pelo contrário) e tendo havido um enorme crescimento de casas construídas nos últimos 40 anos.
    E volto a lembrar que há 40 e tal anos quando casei a 1ªa casa foi um T1 alugado por favor e a renda era o ordenado da minha mulher que ganhava bem acima da média.
    30 anos depois quando o meu filho casou a 1ª casa foi um apartamento comprado numa ação judicial no qual fizeram umas obras.
    Por isso queixarem-se que hoje é muito pior não é um discurso que aceite com facilidade.
  17.  # 18

Colocado por: ferreiraj125

Se a ideia é viveres no longo prazo com o que tens investido, é pessima ideia liquidar tudo e deixar fora do mercado.

A melhor estrategia é ir liquidando apenas na medida do que precisares.

Se não houver a correção de que estás à espera, quando é que vais voltar a entrar?

Imagina que vendes quando está a 100 €. Se daqui a um ano estiver a 120 € fazes o quê? Continuas à espera? E se depois ficar a 150 €? Continuas à espera? E se ficar a 200 €? Voltas ao mercado sabendo que basicamente perdeste 50% do teu portefolio pois vais recomprar posições ao dobro do preço a que vendeste?

É isto:

Colocado por: eu

Se calhar ele não precisa de voltar a entrar nos mercados financeiros, coloca o dinheiro em contas a prazo ou certificados.

Mais difícil do que saber quando comprar, é conseguir vender durante uma fase de ganância. Se conseguiste a galinha dos ovos de ouro, guarda-a bem e vende só os ovos.

Se estiver certo e o mercado corrigir, volto a entrar a preços de saldo. Se estiver errado e o mercado continuar a subir, recomeço a investir com uma mentalidade muito mais resiliente. O meu estilo de vida fica assegurado e só pode melhorar.
  18.  # 19

Colocado por: eu

Porque haveria de perder tudo?

É suposto investir de forma diversifada (por exemplo num ETF composto por um grande bolo de ações).

Em contas a prazo vai perder para a inflação.
  19.  # 20

Colocado por: PedroNunes24
    Se estiver certo e o mercado corrigir, volto a entrar a preços de saldo. Se estiver errado e o mercado continuar a subir, recomeço a investir com uma mentalidade muito mais resiliente. O meu estilo de vida fica assegurado e só pode melhorar.

O que estás a fazer é gambling, pode correr bem, pode correr mal.

Se o mercado não corrigir, voltas a entrar a preços mais elevados.

O SP500 valorizou 33% no ultimo ano, pelo que alguém que tivesse saído há 1 ano, ao reentrar agora já só conseguiria recomprar 67% das ações que vendeu.

Basicamente essa saida e reentrada ter-lhe-ia custado 33% do seu portefolio.

Depois, há a questão psicologica. Alguém nessa situação, provavelmente não voltaria a entrar agora precisamente porque estaria a ter enorme prejuizo, e como o mercado não corrigiu, iria receear que o mercado afinal corrigisse logo a seguir a reentrar.

Se tu achas que uma correção está para perto, se daqui a 1 ou 2 anos ainda não tiver acontecido, vais continuar a achar que a correção está para proximo e vais continuar fora do mercado...

E às tantas, quando essa correção chegar, já o mercado valorizou tanto que mesmo após a correção o preço está mais alto que aquele ao qual vendeste quando saiste do mercado.

O facto é que a tendencia do mercado é valorizar no longo prazo, é assim há mais de 100 anos. Quando apostas em quedas tens as probabilidades contra ti. :)
    Concordam com este comentário: APPS425

0.1548 seg. NEW