Colocado por: ferreiraj125
Além disso, tudo indica que a estrategia do BCE será desvalorizar o euro,
Colocado por: N Miguel OliveiraAcha que é por causa do Euro?Não é obviamente!
Colocado por: N Miguel Oliveira
O que não dá para nada, diga-se.
Eu diria que custa tanto a tirar da carteira suíça uma nota de 50 francos, como em Portugal custa gastar 10€...
Vai ao supermercado, enche meia mochila, e gasta 100 francos fácilmente...
Depende muito onde se vive, tal como em Portugal. Em Matosinhos, na 2a zona mais cara a norte, depois da Foz, também encontra diárias a 7€, com sopa e café... como na porta ao lado a diária custa 40 ou 50...
Tudo depende.
Colocado por: ferreiraj125O que é objetivo é que o poder de compra na Suíça é muito superior, mesmo com preços mais elevados.
Colocado por: ferreiraj125Isso é como dizer que 2000 € em Lisboa não dá para nada...
"Não dar para nada" é um conceito subjetivo.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Sim, é subjectivo.
Mas 2000€ em Braga já não é mau, e é Portugal na mesma.
Não podemos é achar que vive à rei em Genève ou Zurich com 4000 francos... porque isso não é verdade.
Colocado por: N Miguel OliveiraEm Portugal, a culpa é sempre dos outros. Sobretudo dos governos
Colocado por: N Miguel OliveiraO individuo parece escusar-se de qualquer responsabilidade pela vida que tem
Colocado por: N Miguel OliveiraTambém é objectivo que muitos nem carro têm e que usam o transporte público com frequênciaE os nossos transportes públicos? Não são de responsabilidade do individuo, ou existem e funcionam, ou é o mesmo que não ter nada, e é o que acontece em muitas cidades lamentavelmente.
Colocado por: N Miguel OliveiraTambém é objectivo que fogem menos aos impostos, quando o IVA é de apenas 8%E os impostos, são definidos por quem? Não são de responsabilidade do individuo que os nossos sejam quase o triplo disso...
Colocado por: N Miguel OliveiraTambém é objectivo que a Justiça funcionaPor cá, não só isso não é de responsabilidade do individuo como este é altamente mal tratado pelo sistema, não só em morosidade como em resultado final.
Colocado por: N Miguel OliveiraTambém é objectivo que têm um equilíbrio entre ensino superior e ensino profissional, muito melhor.Mais uma vez, algo que o individuo não controla. Pior que isso (principalmente no que toca ao ensino superior), nem sempre é só querer, é preciso ter capacidade financeira para isso, a começar pela questão dos alojamentos.
Colocado por: PedroNunes24
Eu cá acho que na segunda metade de 2025 ainda vão voltar a subir os juros. É só mais uma questão de meses até a inflação voltar a subir.
Colocado por: ferreiraj125Aliás, nem percebo o proposito da tua resposta, porque duvido que discordes do que acabei de escrever.
Colocado por: RuikodeE os nossos transportes públicos? Não são de responsabilidade do individuo, ou existem e funcionam, ou é o mesmo que não ter nada, e é o que acontece em muitas cidades lamentavelmente.
Colocado por: Ruikodea fazer opções que o "rebaixem" ainda mais e faça escolhas menos acertadas
Colocado por: N Miguel OliveiraO governo é o reflexo do povo. Assim de simples.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas o individuo em vez de trabalhar com elas... vai mais pelo que fez o vizinho... que outra coisa qualquer
Colocado por: RuikodeMas existem os outros.
Colocado por: Ruikodeportanto não acho correto ou justo estar a generalizar e
Colocado por: RuikodeO governo não é o reflexo do povo,
Colocado por: Ruikodegoverno não é o reflexo do povo, o governo é um grupo de gente que por um processo de mera contabilização de votos, assumiu essa função. E pronto, acabou por aí toda e qualquer "ligação" com o povo.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão sei que lhe diga. Vivi em Matosinhos, no centro, com metro à porta. E mesmo assim, as ruas estavam sempre atascadas de carros, estacionados em todo o lado, passeios, etc... vivi no centro do Porto, idem.
Colocado por: N Miguel OliveiraAcho que o Dono de Obra em Portugal substima largamente o poder que tem.
Colocado por: N Miguel OliveiraSe você vive e trabalha no Porto, só não usa transportes públicos senão quiser.
Colocado por: N Miguel OliveiraExemplo, a minha esposa fazia 1h em transportes quando podia fazer 20min de carro.
Colocado por: rjmsilvaEstá muito enganado. O governo são pessoas que se comportam, como a maioria das pessoas em Portugal se comporta. Egoístas e que só olham para o próprio umbigo.
Colocado por: dmanteigasDepende... eu ainda me recordo quando trabalhei no Porto de 2014 a 2016, que me ficava mais caro pagar os passes que necessitava do que andar sempre de carro. O problema comeca logo por ai.
Colocado por: dmanteigaso mundo todo vai andar num mercado que funciona a base de carros autonomos comunitarios
Colocado por: dmanteigasDeduzo que devia ser o N Miguel a levar e buscar os miudos a escola :D Caso contrario nao seria possivel perder 40min por dia em transportes...
O volume contratualizado em crédito à habitação voltou a bater recordes históricos, com os jovens até aos 35 anos a representarem quase metade dos empréstimos fechados em novembro.