Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Vítor MagalhãesVamos lá ver uma coisa, quem é o OP deste tópico? O Pasteleiro ou o TelhaLusa? Ou são ambos a mesma pessoa?
    Busted! :)
  2.  # 22

    Colocado por: Casa da HortaEu terminei há cerca de 1 ano um moradia T4 (T3 + escritório, vá) simples, económica e muito bonita. Por isso sim, é possível.
    140 m2 área construção, 115 m2 área útil, 91 mil euros + iva.
    Certificado energético A, isolamento de chão e teto, paredes com capoto e bloco térmico, caixilharia PVC com bons vidros.

    Pode ver aqui um resumo. Nos 91 mil não estão incluídos o anexo nem o terraço. Nem muros nem arranjos exteriores.
    https://forumdacasa.com/discussion/81289/resumo-da-casa-das-velhas-gordas/#Item_20
    Estas pessoas agradeceram este comentário:TelhaLusa


    Felizmente existem relatos de outras realidades.
    Para alguns parece que somos um Pais com ordenados ao nível dos jogadores de futebol ou da malta dos vistos Gold.
    Parece esquecemos quem a maioria dos trabalhadores infelizmente não teve qualquer aumento de rendimentos durante os últimos 3 anos, além de que neste e no próximo ano, vão voltar a perder poder de compra.
  3.  # 23

    Colocado por: PasteleiroOu assim era possível construir a menos de 1000€m2?


    Ha 1 ano que estou a acompanhar uma construção de uma casa com 145m² em França e posso garantir que vai ficar a menos de 150 mil €. Maior parte do material esta tudo a ser tratado pelo DO.

    O que ficou mais caro assim por alto:
    -cozinha em L 5x3 metros com ilha, ficou nos 12-15 mil € - fabricação na Alemanha. Não tem pedra ou decktons, apenas umas simples bancadas em "madeira". Penso que não tenha electrodomesticos, mas numa construção barato, arranja-se por 2000€.
    -Telhado com telha xiripiti Terreal (equivalente nacional CS ou Umbelino) + Estrutura do telhado totalmente em madeira com impermeabilizações XPTO, penso que rondou os 30-35 mil. Isto com preços doidos da madeira incluido.

    Depois tudo resto é do mais "standard" possivel, exemplos:
    -Escadas em madeira de catalogo, em pinho ou faia, nada de coisas à medida
    -Cerâmicos brancos simples 60x30 no RdC e flutuante no andar de cima
    -Aquecimento e arrefecimento por AC em toda a casa
    -Bloco de cimentos e isolamento pelo interior com 10-12 cm (maior cagada de todos os tempos, mas na França 90% é assim).

    Coisas que fazem a diferença face a uma construção típica portuguesa:
    - a área de envidraçado é cerca de metade do que fazemos actualmente. Não fiz as contas, mas diria uma relação de 1:10.
    - muito menos ferro, 1/3 do que usamos garantidamente!
    - a laje térrea não levou nem metade dos cuidados de isolamento/impermeabilização que se faz em PT.

    Basicamente, tirando a cozinha, e o telhado, tudo, mas tudo, veio do Leroy Merlin e bricomerd*s ou similares. Para mim considero acabamentos medíocres/fracos.

    Vai estar pronta para a altura do natal.

    Pessoalmente, é uma construção a roçar os limites do que eu considero algo com bom desempenho qualidade/preço - serve, mas não serve, se é que me faço entender.

    Moral da historia é que se na França foi/é possivel a rondar 1000€/m², com o DO a tratar de tudo, para algo medíocre, então mal de nós, portugueses, se em Portugal em 2022 não fosse possivel construir a 1000€/m².
    Concordam com este comentário: TelhaLusa, Nuno Moura
  4.  # 24

    Colocado por: Vítor MagalhãesVamos lá ver uma coisa, quem é o OP deste tópico? O Pasteleiro ou o TelhaLusa? Ou são ambos a mesma pessoa?
    Concordam com este comentário:desofiapedro

  5.  # 25

    Colocado por: TelhaLusaParece esquecemos quem a maioria dostrabalhadoresinfelizmente não teve qualquer aumento de rendimentos durante os últimos 3 anos, 10 anos além de que neste e no próximo ano, vão voltar a perder poder de compra.
    Concordam com este comentário: TelhaLusa, Nuno Moura
  6.  # 26

    Em Portugal é tudo rico! É só ver os carros dos que pedem e dos que pagam 2000€ o m2.
  7.  # 27

    À falta de resposta encontram-se ambos os users suspensos de participarem no fórum.
    Qualquer questão façam-na através do email [email protected]

    Obrigado.
  8.  # 28

    o pedido parece quase.. quero um barraco à moda de há 100anos que nao cumpre com a legislação e normas atuais para a construção de moradias... quero com pontes térmicas, humidades ascendentes e uma alta probabilçidade de haver condensações.. fraca a n´vel de eficiência térmica e energética e por aí fora....

    foi este o pedido ou faltou-me qq coisa?
    Concordam com este comentário: gil.alves
  9.  # 29

    Colocado por: Nostradamusuma construção de uma casa com 145m² em França e posso garantir que vai ficar a menos de 150 mil €
    não vejo o que h+á de estranho nisso..
  10.  # 30

    Colocado por: Nostradamusveio do Leroy Merlin e bricomerd*s ou similares.
    ou seja.. comprou-se o barato um pouco mais caro? a malta tem ideia que isso sai mais barato mas anda muito enganado
    Concordam com este comentário: fmbts
  11.  # 31

    Colocado por: antonylemosou seja.. comprou-se o barato um pouco mais caro?


    Basicamente sim. Até as gamas baixas da revigres e pavigres são melhores no custo/beneficio que as cenas dos supermercados de construção.

    Ainda me ofereci para lhe comprar o material todo em PT e enviar num TIR para cima, mas não quiz, paciência. A casa é para ele não é para mim.

    Colocado por: antonylemosnão vejo o que h+á de estranho nisso..


    Ele fez concessões que em Portugal muitos nunca seriam capazes de fazer, essa é a dura das realidades. Somos pobres com gostos de ricos.

    Não há VMC duplo fluxo, não ha aquecimento XPTO, bancadas em dekton, grandes vãos, domotica para descarrgar o autocolismo ou series de janelas catitas, etc.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
    • DR1982
    • 7 outubro 2022 editado

     # 32

    Colocado por: antonylemoso pedido parece quase.. quero um barraco à moda de há 100anos que nao cumpre com a legislação e normas atuais para a construção de moradias... quero com pontes térmicas, humidades ascendentes e uma alta probabilçidade de haver condensações.. fraca a n´vel de eficiência térmica e energética e por aí fora....

    foi este o pedido ou faltou-me qq coisa?
    Concordam com este comentário:gil.alves

    Entre isso e nada qual será melhor?
    É que mesmo qie compre feito compra uma treta parecida ao que o user descreveu com a agravante de ter uma carrada de anos em cima…
  12.  # 33

    Estou numa situação semelhante...

    Acabei de vender o meu apartamento e tenho um terreno que tem licença de construção apesar de não ter nenhum projeto para o mesmo.

    Gerei mais valias de 80k na venda do meu apartamento e estou na ideia de pedir entre 100 a 120k para construção.

    Ora, se o emprestimo for aceite (com base no projeto e devida avaliação), ficarei com um bolo na melhor das hipoteses de 200k.

    Como sou um total leigo na materia da construção civil, peço-vos a vossa opinião sincera... Com este meu orçamento seria possivel construir uma moradia T4, a rondar os 150m2 + garagem, arquitetura moderna e sem grandes luxos na parte dos acabementos, embora aprecie umas boas janelas (oscilobatentes com corte termico), isolação e insonorização, ar condicionado e uma cozinha moderna, um quarto suite com closet, 2 quartos restantes normais e um escritorio, paineis solares se possivel caso contrario não é prioritário.

    Estarei a ser demasiado irrealista ou é possivel com 200k fazer tudo isto?? PS- neste orçamento terá também que incluir honorarios de arquiteto e licenciamento na camara.
  13.  # 34

    Colocado por: xaninhowEstou numa situação semelhante...

    Acabei de vender o meu apartamento e tenho um terreno que tem licença de construção apesar de não ter nenhum projeto para o mesmo.

    Gerei mais valias de 80k na venda do meu apartamento e estou na ideia de pedir entre 100 a 120k para construção.

    Ora, se o emprestimo for aceite (com base no projeto e devida avaliação), ficarei com um bolo na melhor das hipoteses de 200k.

    Como sou um total leigo na materia da construção civil, peço-vos a vossa opinião sincera... Com este meu orçamento seria possivel construir uma moradia T4, a rondar os 150m2 + garagem, arquitetura moderna e sem grandes luxos na parte dos acabementos, embora aprecie umas boas janelas (oscilobatentes com corte termico), isolação e insonorização, ar condicionado e uma cozinha moderna, um quarto suite com closet, 2 quartos restantes normais e um escritorio, paineis solares se possivel caso contrario não é prioritário.

    Estarei a ser demasiado irrealista ou é possivel com 200k fazer tudo isto?? PS- neste orçamento terá também que incluir honorarios de arquiteto e licenciamento na camara.
    Eu duvido que consiga
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  14.  # 35

    Colocado por: xaninhowEstarei a ser demasiado irrealista ou é possivel com 200k fazer tudo isto??
    De onde é? Só consegue com muito engenho e arte.

    Conheço quem esteja a fazer uma casa em que o "empreiteiro" são 2 trabalhadores e um servente. Andou mais rápida que a minha (que tinha um empreiteiro com várias equipas), e fica bastante mais barata. Não me pergunte é a legalidade da situação, ou a qualidade construtiva porque não faço mesmo ideia.
    • AMVP
    • 8 outubro 2022

     # 36

    Colocado por: PasteleiroPorque da construção não existem produtos mais simples que possam caber nos orçamentos mais modestos?

    Concordo a 100%.
    Algo de errado ocorreu nas exigencias, se bem que a verificacao das mesmas deixa-me serias duvidas. Por exemplo, atualmente vou vendo 3 moradias em construcao. Uma parece cumprir tudo o que é referido por aqui, outra parece-me ser do tipo de construcao da referida década de 80/90 e a ultima parece - me que estara ao nivel da construcao ilegal no inicio da década de 70. Nao sei o resultado final ao nivel da certificacao energetica.
  15.  # 37

    Colocado por: AMVP
    Concordo a 100%.
    Algo de errado ocorreu nas exigencias, se bem que a verificacao das mesmas deixa-me serias duvidas. Por exemplo, atualmente vou vendo 3 moradias em construcao. Uma parece cumprir tudo o que é referido por aqui, outra parece-me ser do tipo de construcao da referida década de 80/90 e a ultima parece - me que estara ao nivel da construcao ilegal no inicio da década de 70. Nao sei o resultado final ao nivel da certificacao energetica.
    Depende da gorjeta😂
    Concordam com este comentário: fmbts, AMVP
    • argo
    • 8 outubro 2022

     # 38

  16.  # 39

    Colocado por: HAL_9000De onde é? Só consegue com muito engenho e arte.

    Conheço quem esteja a fazer uma casa em que o "empreiteiro" são 2 trabalhadores e um servente. Andou mais rápida que a minha (que tinha um empreiteiro com várias equipas), e fica bastante mais barata. Não me pergunte é a legalidade da situação, ou a qualidade construtiva porque não faço mesmo ideia.


    Será para ser construído em Fernão Ferro - Seixal.

    No entanto, não haverá crise de ter que dispensar a garagem e eventualmente reduzir o tamanho da moradia para um t3 na casa dos 120m2.

    Se calhar estava a ser ambicioso demais nas minhas ideias... Mas prefiro ter uma coisa feita em condições com pés e cabeça e que sei que o orçamento vai chegar do que começar um projeto que depois não o consigo acabar ou caso o acabe tenha que cortar na qualidade de construção da mesma.

    Ps- a construção ficará entregue a um familiar que trabalha no ramo e que me disse que fazia a moradia a cobrar em metros quadrados consoante o tamanho.
  17.  # 40

    Colocado por: xaninhowCom este meu orçamento seria possivel construir uma moradia T4, a rondar os 150m2 + garagem, arquitetura moderna e sem grandes luxos na parte dos acabementos, embora aprecie umas boas janelas (oscilobatentes com corte termico), isolação e insonorização, ar condicionado e uma cozinha moderna, um quarto suite com closet, 2 quartos restantes normais e um escritorio, paineis solares se possivel caso contrario não é prioritário.

    Será possível. O terreno é plano? ou quase?

    Colocado por: xaninhow, embora aprecie umas boas janelas (oscilobatentes com corte termico), isolação e insonorização, ar condicionado e uma cozinha moderna... paineis solares se possivel caso contrario não é prioritário.

    Isso não é luxo, são os " requisitos mínimos obrigatórios", tem de cumprir requisitos relativo ao desempenho térmico e acústico, etc....
 
0.0257 seg. NEW