Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: box
    na teoria sim. na prática, se não quiser saber de nada e quiser entregar "chave na mão", poderá eventualmente servir para restringir um pouco a margem de manobra do empreiteiro. Se for algo muito elaborado (como deveria ser) ele vai defender-se com margens bem superiores para as eventualidades... Depois de construir, para mim, nem pensar. O mundo da construção pode ser muito ingrato para todas as partes porque são demasiadas variáveis...

    Pois mas eu não quero chave na mão , pra evitar ser roubado e para ver se poupo também mais algum dinheiro …
  2.  # 22

    Colocado por: F2RI2
    Pois mas isso não tem como saber antes de o projeto ser feito …

    Quando vai comprar um carro o que faz?
    Passa horas a ler críticas certo?
    Vai aos stands fazer test drivers certo?
    Então porque raio é que compra projetos às cegas?
  3.  # 23

    Colocado por: F2RI2
    Então pode me explicar o que e o projeto de execução..???

    É um.projeto que serve para isso mesmo
    Executar a obra sem erros ou enganos.
  4.  # 24

    Colocado por: zedasilva
    Quando vai comprar um carro o que faz?
    Passa horas a ler críticas certo?
    Vai aos stands fazer test drivers certo?
    Então porque raio é que compra projetos às cegas?

    Meu caro eu ainda não comprei nada a niguem , só ando a saber preços e ver opiniões…
  5.  # 25

    Colocado por: zedasilva
    É um.projeto que serve para isso mesmo
    Executar a obra sem erros ou enganos.


    Colocado por: zedasilva
    É um.projeto que serve para isso mesmo
    Executar a obra sem erros ou enganos.

    Então no projecto de execução será onde irá estar explícito, onde vai o “ candeeiros da casa de banho “ a “ tomada de eletricidade no sítio certo para o frigorífico “ , etc ..???
  6.  # 26

    Colocado por: F2RI2


    Então no projecto de execução será onde irá estar explícito, onde vai o “ candeeiros da casa de banho “ a “ tomada de eletricidade no sítio certo para o frigorífico “ , etc ..???

    Sim, a grande maioria dos projetos de execução são isso mesmo.
    A localização do candeeiro da casa de banho e o local da tomada do frigorífico.
    Depois como vai ser feito a impermeabilização ou a correção das pontes térmicas fica ao critério do empreiteiro
  7.  # 27

    Colocado por: F2RI2Então pode me explicar o que e o projeto de execução..???


    Tem que perder um bocado de tempo a ler alguns tópicos

    https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=projeto+de+execu%C3%A7%C3%A3o&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F2RI2
  8.  # 28

    Colocado por: F2RI2Preciso de ajuda malta , não percebo nada disto , alguém me pode esclarecer diferenças entre projectos e tudo que tem haver com arquitetura off ..???

    Deve questionar quem lhe propõe isso. Questionou?
  9.  # 29

    Colocado por: Pickaxe

    Tem que perder um bocado de tempo a ler alguns tópicos

    https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=projeto+de+execu%C3%A7%C3%A3o&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar
    Estas pessoas agradeceram este comentário:F2RI2

    Muito obrigado por partilhar esta informação, se alguém tiver alguma coisa mais pra partilhar sobre arquitetura que faça a gentileza pff
  10.  # 30

    Está já tudo mais que debatido.
    Leia as discussões...
  11.  # 31

    Eu fui chegando à conclusão que isso do projecto de execução é indecifrável para um DO comum. Teria que contratar um (bom) fiscal logo à cabeça, para o levar a espreitar alguns exemplos de projectos de execução dos gabinetes de arquitectura em análise... só para poder escolher o arquiteto e/ou se vale a pena pagar esse extra.

    E, lá está: há muitos empreiteiros que nem olham para um MQT (com olhos de ver), quanto mais para um projeto de execução de arquitetura...
  12.  # 32

    Eu solicitei um projeto de execução e aceitei o orçamento do arquiteto prevendo-o. Mas, passados muitos meses... começo a pensar, seriamente, em renegociar essa fase.
    • DR1982
    • 11 novembro 2022 editado

     # 33

    Colocado por: ricardo.rodriguesEu fui chegando à conclusão que isso do projecto de execução é indecifrável para um DO comum. Teria que contratar um (bom) fiscal logo à cabeça, para o levar a espreitar alguns exemplos de projectos de execução dos gabinetes de arquitectura em análise... só para poder escolher o arquiteto e/ou se vale a pena pagar esse extra.

    E, lá está: há muitos empreiteiros que nem olham para um MQT (com olhos de ver), quanto mais para um projeto de execução de arquitetura...
    E como é que escolhe o bom fiscal para avaliar se se trata ou não de um bom projeto ?
    Eu tal como disse antes acho é se devem evitar soluções fora do normal, em projeto
    Reduzir pontos críticos e se realmente necessário contratar meia duzia de pormenores em situações problemáticas.
    De resto chegar a um empreiteiro com listas telefónicas, alem de excluir
    Logo muitos empreiteiros mais pequenos leva logo com o acréscimo por ser picuinhas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  13.  # 34

    Colocado por: DR1982leva logo com o acréscimo por ser picuinhas.

    Exato. Num modelo chave na mão é certinho que vai pagar mais se apresentar um projecto de execução ao empreiteiro.

    Se for construir por especialidades, talvez não seja dai que vem um preço agravado.
  14.  # 35

    Colocado por: ricardo.rodrigues
    Exato. Num modelo chave na mão é certinho que vai pagar mais se apresentar um projecto de execução ao empreiteiro.

    Se for construir por especialidades, talvez não seja dai que vem um preço agravado.

    Mesmo por especialidades na parte de pedreiro leva logo com o agravante, claro que num cenário ideal o projeto de execução é perfeito, até dá para encomendar as janelas antes dos portais porque ficaria tudo ao mm a bater certo.
    Na vida real em Portugal (daquilo que eu conheço) isso ainda está muito longe de ser possível.
  15.  # 36

    Colocado por: DR1982
    Mesmo por especialidades na parte de pedreiro leva logo com o agravante, claro que num cenário ideal o projeto de execução é perfeito, até dá para encomendar as janelas antes dos portais porque ficaria tudo ao mm a bater certo.
    Na vida real em Portugal (daquilo que eu conheço) isso ainda está muito longe de ser possível.

    Então sendo assim não vale apena o projeto de execução…
  16.  # 37

    O orçamento que expos fala em duas coisas com o mesmo nome, uma a 1300 e outra a 3500, o que significa isso?
    de qualquer forma esqueça pelo menos esse, pois projeto de execução que se preze não fica por isso, no minimo fica no valor do projeto de licenciamento neste caso seriam mais 6000.
    isso da fiscalização pelo gabinete e a 1500 é outra treta, será quando muito um acompanhamento, pois uma fiscalização que se preze não fica por ai.
    Enfim continua o sem roque, mais vale um projeto de licenciamento bem feito e depois um empreiteiro de confiança e brio no que faz.
    Falo contra a minha classe mas já cheira mal um monte de "papel" que não ajuda em nada, só enche o olho a que não percebe da coisa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F2RI2
  17.  # 38

    Colocado por: F2RI2Alguém me pode ajudar a esclarecer estás dúvidas …???
    Comprimentos


    Olá, repare, eu sei que é ingrato para quem não percebe nada mas essas dúvidas terá que as discutir com quem lhe orçamentou projecto.

    Um projecto, seja ele de licenciamento ou de execução é de tal modo subjectivo que nunca terá aqui no fórum uma resposta explicita ao que quer saber. O que deve fazer é pedir a cada um dos concorrentes que lhe explique e mostre algum exemplo do que esse gabinete entende por "proj. de execução".

    Depois, decidir em função do que viu e ouviu.

    No final falta o mais importante, saber se o empreiteiro que escolher vai olhar para aquilo e respeitar o que você decidiu em sede de projecto ou fazer como sempre fez.

    Ou seja, a resposta, como para tudo nas obras é: depende. Não há "sim" ou "não".

    Um proj. de execução tanto pode ser um desperdício de dinheiro, como fazê-lo poupar em obra 10x o que lhe custou. A solução depende como gere você a obra e que empreiteiro escolhe.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 39

    Colocado por: F2RI2Este foram uns dos valores que um arquiteto me propôs…
    Quero opinião..???


    Poderá ser lapso, mas tem aí um pormenor ambiguo. Com "fiscalização" imagino que o Arq. se refira a "acompanhamento", isto porque em boa verdade, e segundo o código de deontologia da Ordem dos Arq. o fiscal da obra não deveria ser autor simultaneamente.
    Imagine um jogo de futebol em que o arbitro joga por uma das equipas. Talvez não seja o tipo mais imparcial que digamos. Fiscalização deveria ser outro gabinete a fazer.

    Os valores para licenciamento parecem os normais, deduzindo que a sua será uma casa normal num terreno normal. 6k€ não é nada demais.

    Já a execução parece algo barato para algo digno desse nome. Assim por alto pode imaginar que um proj. de execução custará sensivelmente o mesmo que o licenciamento.
    Pode é ser algo mais simplificado, como alguns desenhos de coordenação com as especialidades. E daí o preço.

    Mais importante de tudo, peça exemplos de projectos anteriores aos Arq. e não tenha pressa. Essa é das coisas mais subvalorizadas e substimadas na fase de projecto. Fazer bem leva tempo. E mesmo você, por mais decidido que seja verá que há sempre convições que mudarão com o andamento da coisa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 40

    Colocado por: F2RI2Malta qual a média de preços praticados para arquitetura na construção de uma casa ..??? Eu sei que tudo depende mas algo mais ou menos ..???
    Já agora se e que a região tem interesse eu sou de Braga/ Guimarães.


    Estamos/somos de Braga (Cabreiros), pelo que se tiver interesse podemos apresentar-lhe cotação também para os projectos. Se assim entender clicando no meu nome verá o meu email para onde poderá endereçar a informação do terreno e do que pretende como casa.
 
0.0233 seg. NEW