Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Marco se se revê nessa planta é consigo.
    Se isso foi feito por um arquitecto a minha confiança na classe desceu (mais) uns pontos…
    Tem muitas disfuncionalidades e um/o arquitecto devia orientar e orienta-lo a expor a casa o melhor possível (ou se calhar já rapou no arq. para “caber” no orçamento). O que aí tem vai ser uma cruz para o resto da vida… Se quiser opiniões, se acha mesmo que está radiante e ponderou assim tão bem de facto… é consigo.

    Agora com toda a honestidade lhe digo e faça o que achar certo.
    Você nem a fazer o pino gasta 250 000€ para fazer o que está proposto.

    Desculpe a franqueza mas é que não tem hipótese… nem com sanitas de 60€. …

    Marco, mt sorte com isso (vai precisar).
    Abr.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 42

    Deve ter ai alguns 300m2 ÚTEIS + 100m2 de cave, eu arrisco que em estrutura de betão apenas e telhado deve ter alguns 150k
  3.  # 43

    Os meus 5 tostõs:
    - A casa é grande para os tempos que correm mas se é uma casa grande que quer e pode financeiramente faze-la e mante-la, porque nao?
    - aquela dispensa no meio da cozinha e sala? Com tanta area na casa a dispensa parece pequena... vai ficar atulhada de tralha muito rapidamente.
    - Lavandaria ao lado de um quarto?
    - As casas de banho são estupidamente grandes, mesmo para uma casa grande.
    - Aquele corredor transformado em casa de banho nao tem muito sentido com tanta area de circulação desperdiçada.
    - Sala de leitura numa zona de circulação?
    - as varandas são algo que re4almente vai utilizar ou meramente decorativas?
    - o Hall de entrada pode ser mais "imponente"... sala de mais de 65m2 e uma escadaria com mais de 2m de largura o hall de entrada merecia mais.

    Qual o pé direito da sala e hall?
    Que tipo de climatização está pensado?
    Qual o orçamento previsto?
    Pode mostrar os alçados?
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4.  # 44

    Se já deu entrada na câmara por motivos de prazos óptimo, agora peça a um bom arquitecto que não faça apenas caixotes para lhe fazer um projecto de alterações ou novo para esse terreno que merece não uma casa mas uma excelente casa.
    Veja por exemplo o Thiago Bradell lá para os lados de Sintra, um pouco distante para reuniões presenciais, mas que irá valer a pena.
    Boa sorte.
  5.  # 45

    Este projeto está de encontro com o que tenho andado a pregar, em Portugal projeta-se mal e os DO não conseguem por de lado as expectativas/sonhos e serem racionais!
    Essa casa é tipicamente casa dos anos 90, diria mais é uma casa modelo "emigrante". Demasiada área desperdiçada, cantos e cantinhos, disfuncional no dia a dia, caríssima manutenção e climatização, coitado de quem tiver de limpar e arrumar esse castelo!
    Mas qualquer das formas se essa casa é o sonho avance, mas eu cá acho que com esse orçamento depressa vai se tornar um grande pesadelo.
    Um bem haja e boa sorte!
    Concordam com este comentário: marco1, desofiapedro
  6.  # 46

    Colocado por: marcocarOra
    Antes de mais, sim a casa com esses cantos e recantos corresponde exatamente aquilo que queriamos, o desenho exterior ficou como queriamos, por dentro ha 2 ou 3 coisas que serao acertadas em obra com a suite do andar ,para a nossa unica filha ter a privacidade dela. A is do andar sera para os 2 rapazes.
    Acreidito que muitas pessoas achem isto grande mas para nos faz todo sentido, comparamo la com a nossa casa que tinhamos em frente e criamos esta de maneira a compensar o que nos faltava la.
    A cozinha ali de lado é mesmo onde queriamos. Tinhamos open space com a cozinha integrada, mas a minha esposa cozinhando muito e fazendo muitas pastelarias, bolos etc, tornava se incomodativo o barulho dos tachos, maquinas hottes etc
    O quarto de hospedes tem sentido ter alpe dre sim para nos. Aquele quarto sera para os meus pais quando vierem passar umas semanas a casa, mas fora isso servira de atelié de pintura para a minha esposa.
    A nivel de orientaçoes, estavas muito condicionados.
    O terreno apesar de ser muito grande, é todo aos socalcos com leiras estreitas naquele sitio que é onde se podia construir (ruinas) e é onde tem a melhor vista (senhora do minho).
    Do lado da entrada, vai uma estrada em desnivel de 2 a 7m de altura e depois o monte. Acredito que este terreno nao era o ideal para construir esta casa, mas era o que tinha as vistas mais bonitas e no sitio onde queriamos.
    A casa apesar de ser'muito' grande como dizem, nem é nada comparado com o que ha por aqui...
    E nao nao tenciono gastar uma milhao...nem metade disso e pelas minhas contas e continhas todas vai ficar se pelo quarto do milhao, visto ser eu que irei fazer quase tudo, e ajudar no que nao souber fazer. Ponto importante para estes valore é que apesar de a casa ser grande e parecer um castelo como diziem, nao queremos luxos no interior, o nosso maior luxo e aquele que damos mais valor é ter espaço! (Talvez erradamente mas sao gostos pessoais) e para nod ter uma cozinha ikea, ou assim nao nos muda nada na vida.


    Falando como profissional da construção, numa zona em que os preços nem são tão altos como a média geral, e conhecendo bem de perto o que custam os materiais e bons profissionais, não se iluda porque não existe possibilidade de construir essa casa até ao ponto de estar habitável por 250k, mesmo que seja você a fazer muito do trabalho.


    Boa sorte para a construção!
    Concordam com este comentário: marco1
  7.  # 47

    repararam na planta o carro meio encoberto pelo jardim do rc, imaginem a cave e todo o trabalho de estrutura da casa só por ai
    por muito que se poupe e seja anos 80/90 hoje em dia este tipo de casa está igualmente caro. 250k? talvez a estrutura e as alvenarias e mais alguma coisita quanto muito, isto tendo em conta a auto mão de obra do marcocar.
  8.  # 48

    Marcocar. Parabéns pela audácia e muita sorte e saúde para conquistar o que deseja. Quanto ao projeto os profissionais já deram opinião eu não tenho experiência nem conhecimento para fazer melhor. Eu ando a construir uma que cabia 3 vezes dentro da sua e ainda sobrava área. Mas os gostos não se discutem. Muita sorte e saúde!
  9.  # 49

    E nessa zona só ha firme a 5m se nao me engano, tem levar poços de betão ciclopico pelo qieno marcocar disse noutro topico
  10.  # 50

    Marcocar,
    Esse projeto é demasiado fraco. Há aí demasiadas coisas que não fazem sentido. Parece que alguém pegou num projeto de R/C que já tinha e lhe colocou um piso em cima.
    Com os recursos que vai investir nessa obra, deveria solicitar outro estudo a outro arquiteto.
    Do mesmo modo que vai pedir preço a váriso eletricistas ou instaladores de ar-condicionado.
    Procure um projeto melhor, será o seu melhor investimento.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  11.  # 51

    Venho só colocar o marcador e desejar muita sorte. Desejo também que nos vá mostrando a evolução e que tenha muito resiliência para os comentários difíceis de ler!
    Por mim fiquei nos 7000 m2 de terreno e cave para alfaias! É a parte que mais gosto. Espero tê-lo connosco no tópico da terra a partilhar a sua agricultura ;-)

    Gosto de quem defende uma planta que está a seu gosto, ao da sua família e vivência. Não interessa se eu fazia um IS de 13 m2 ou não, não vem ao caso. Salta-me apenas à vista a questão dos 250 mil euros. Se users de alto gabarito na matéria (gosth12, marco1, DR, etc...) vêm dizer que não dá... não seria capaz de teimar em como dá! É que há exigências mínimas (já havia em 2020 quando construi) em termos de qualidade que não tem como evitar.

    Estarei por aqui a elogiar as vistas ;-)
  12.  # 52

    A esta hora o autor do tópico já se terá suicidado.. :-)
  13.  # 53

    A parte da cave ja existe, usou se o socalco zxistente para a implantar e nessa zona a resistencia de 200kp a 1,2m e 600kpa a 1,60 abaixo da cota existente. Nao tem ali trabalho quase nenhum de escavaçao..
    A casa mesmo sera construida primeiro, aquele parte em avanço sera construida porterioremente com as paredes de suportes e nao tera ligaçao estutural com a casa.
    Voltona dizer, o arquiteto foi de bons conselhos tendo em conta o sitio e apesar do que possam pensar, a casa foi pensada e articulado comforme os nossos gostos e forma de viver.
  14.  # 54

    Colocado por: Bragas VA esta hora o autor do tópico já se terá suicidado.. :-)


    Nao nao nada disso!
    Tenho as costas bem largas e assumo tudo o que digo e faço, volta a dizer casa esta a nosso gosto e o arquiteto consegui encaixar pzrfeitamente tudo como queriamos no desenho, refiro de novo que alguns pormenores interiores nao ficaram definidos a100% e decidi que seria averiguado em obra por ter de andar com isto para a frente. O arquiteto nao foi tambem o mais barato mas foi aquele com quem me identifiquei melhor, que soube responder as minhas perguntas e expectativas e que estava em sintonia com a maneira que eu quero fazer as coisas.
    A nivel de orçamento, naquilo que anuncio, nao entra em conta os arranjos exteriores, e piscina, isso sera feito depois com mais tempo.
    Para o casa da horta, sim espero em breve começar a partilhar algumas coisas. A nossa ideia é criar horta biologica ( ja o fizemos em frança) integrada num jardim mediterranico, com prados de rosmaninho, muitos pinhos e cedros, um roseiral e camelias e um lago para banhos natural..
    Eu e a minha esposa temo gostos particulares que estao em completo desencontro com tudo o que faz atualemente. Odiamos cubos,odiamos relvinhas todas aparadas e jardins sem alma. Precisamos de arvores, plantas flores ver borboletoq e passarinhos e ter vistas desafogadas sem ninguem a volta, dai este terreno apesar de todas as condicionantes dele, ter sido uma realidade para nos.
    Para o DR, fundaçoes, estruturas, alvenarias, telhado, etics 14cm la de rocha esta em 125K€ com 15% de margem de segurança..e mao de obra incluida 😉
  15.  # 55

    Entao nao tem que fazer a cave para apoiar a casa? A casa fica apoiada direta em firme?
  16.  # 56

    Colocado por: marcocarPara o DR, fundaçoes, estruturas, alvenarias, telhado, etics 14cm la de rocha esta em 125K€ com 15% de margem de segurança..e mao de obra incluida 😉
    Pronto, se você o diz… sobram 125k para o resto
  17.  # 57

    Colocado por: marcocarPara o casa da horta, sim espero em breve começar a partilhar algumas coisas. A nossa ideia é criar horta biologica ( ja o fizemos em frança) integrada num jardim mediterranico, com prados de rosmaninho, muitos pinhos e cedros, um roseiral e camelias e um lago para banhos natural..

    Música para os meus ouvidos ;-)
    Nem todos entendem a razão de nos darmos a tanto trabalho quando se pode comprar 20 kg de batatas a pouco mais de 5 euros, mas nós sabemos bem o valor e o prazer que dá comer das nossas coisas. E ver as plantas crescer, os frutos a amadurecer, as árvores a ficarem grandes! O seu terreno já tem alguma coisa? Poço? mantendo a privacidade, não tem umas fotos? :-)
    Concordam com este comentário: dp_oliv, Peper87
  18.  # 58

    Caro marcocar:
    Como referi, aguardo com expectativa o desenlace desta casa, que até gosto bastante (com algumas modificações necessárias), mas não sei como é possível fazer tudo por 250 mil euros, mesmo excluindo arranjos exteriores.
    Ou eu ando a fazer muito mal a gestão da minha ou estou certamente no sítio errado...
  19.  # 59

    Colocado por: DR1982Entao nao tem que fazer a cave para apoiar a casa? A casa fica apoiada direta em firme?


    Nao reparei se da para ver nestas imagens, mas a garagem vai trabalhar 2ou3m atras da parede de sustençao para poder criar uma passagem a toda volta da casa.
    Esse estrutura Ue servira de jardim e que sera construida posterioremente e sem ligaçao estrutural a casa.
    A parte a 5mde firme é no canto da sala de estar com o alpendre, ao nivel do rdc que ja esta 3,5m acima do nivel da cave atual

    Colocado por: Casa da Horta
    Música para os meus ouvidos ;-)
    Nem todos entendem a razão de nos darmos a tanto trabalho quando se pode comprar 20 kg de batatas a pouco mais de 5 euros, mas nós sabemos bem o valor e o prazer que dá comer das nossas coisas. E ver as plantas crescer, os frutos a amadurecer, as árvores a ficarem grandes! O seu terreno já tem alguma coisa? Poço? mantendo a privacidade, não tem umas fotos? :-)
    Concordam com este comentário:dp_oliv,André Pimenta


    O tereno ja tinha uns 15castanheiros com boa castanha, este ano apanhei uns 80kg,
    Tem uma 5oliveiras centenarias e nada mais.
    Desde setembro ja plantamos umas 20arvores de frutas, e tenho um 'viveiro' com algumas 50plantas e arvores que teouxe de frança do meu jardim de recordaçao ( pinhos, nogueiros, eucaliptos gunni, pivoines
  20.  # 60

    Colocado por: marcocarEu e a minha esposa temo gostos particulares que estao em completo desencontro com tudo o que faz atualemente. Odiamos cubos,odiamos relvinhas todas aparadas e jardins sem alma. Precisamos de arvores, plantas flores ver borboletoq e passarinhos e ter vistas desafogadas sem ninguem a volta, dai este terreno apesar de todas as condicionantes dele, ter sido uma realidade para nos.

    eu acho isso tudo muito bem...
    O pessoal (a maioria) hoje é cubos, sem alma, sem referencias, é plastico no interior da casa, é plastico no exterior... aséptico... Palavra que não percebo...
    e ainda por cima não é mais barato...
    Concordam com este comentário: marcocar, HAL_9000
 
0.0307 seg. NEW