Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Vocé e picheleiro? Uma pzrgunta, eu queria os circuitos de agua todos separados como fiz em minha casa.
    Chagada principal numa nourrice ( na sei o nome portugues) e sai uma rede em per de diamentro pre definido para cada peça de agua, idem para a agua quente.
    Isso tenho de pzdir agora nas especialidades ou nao precisa?
    • SrR
    • 5 janeiro 2023

# 162

Colocado por: DR1982um radiante para 300m2, chiça €€€€ :)
    onde é que eu falei em radiante?
    • SrR
    • 5 janeiro 2023

# 163

Colocado por: marcocar
    Isso tenho de pzdir agora nas especialidades ou nao precisa?
    pede o que pretende nas especialidades
  2.  # 164

Colocado por: SrRpede o que pretende nas especialidades

Tem um nome mais tecnico isto que eu pretendo?
    Quero poder abrir e fechar cada circuito independentemente, tanto fria como quente logo a saida da bomba de aquecimento.
    Na cave, na parte central da casa vai haver um local tecnico para isso tudo, quero agrupar tudo la, aguas, vmc aquecimznto de agua etc. As residuais queria tudo a passar no desvao e cave, e com aqueles sistemas de sifao mostrado pelo big no topico dos sifoes nao era ma ideia
    • SrR
    • 5 janeiro 2023

# 165

E da para regular tudo separadamente, criar redes separadas independentes caso haja problemas?
    Sempre soube que seria lenha, mas ainda nao.me debrucei no assunto a fundo.
    Nao quero como faziam antigamente, onde era tudo seguido e o ultimos mal aquecia.
    Se for para isso tem de ser algo mais moderno.
    dependendo do plafon dá para fazer o que quiser
    • SrR
    • 5 janeiro 2023

# 166

Colocado por: marcocarQuero poder abrir e fechar cada circuito independentemente, tanto fria como quente logo a saida da bomba de aquecimento.
    quer que da zona técnica saia um tubo independentemente para cada ponto de consumo? Tipo um tubo directo à sanita do rc outro tubo pra fria do lavatorio do rc e por ai fora? Se for assim vai ter dezenas e dezenas de tubos a chegar à zona técnica
  3.  # 167

Colocado por: SrRdependendo do plafon dá para fazer o que quiser

Nao de haver assim tanta diferença de preço de uma maneira para a outra. E ao menos a meu ver fica uma coisa melhor se houver uma avaria.
    É uma das coisas que tento prever em tudo, forma evitar ao maximo ficar encalhado com alguma coisa. Até num portao de correr electrico, mandei por uma porta de chave no meio dele casa avariasse comigo fora de casa
  4.  # 168

Colocado por: SrRquer que da zona técnica saia um tubo independentemente para cada ponto de consumo? Tipo um tubo directo à sanita do rc outro tubo pra fria do lavatorio do rc e por ai fora? Se for assim vai ter dezenas e dezenas de tubos a chegar à zona técnica

Mais ou menos isso sim, daria uns 30 tubos para a casa toda,tudo ligado naquelas peças multivalvulas.
    Ou entao uma chegada principal do local tecnica até as difrentes casas de banho e ai uma caixa com as tais torneirinhas independentes
    • SrR
    • 5 janeiro 2023

# 169

Colocado por: marcocarNao de haver assim tanta diferença de preço de uma maneira para a outra.
    claro que há diferença, só em metros de tubagem deve ser mais uns milhares de metros a mais, e fica na mesma entalado caso um desses tubos seja necessário substituir. Secalhar o que pretende e mais adequado para si é um sistema de colectores em pex proximos dos pontos de consumo.
  5.  # 170

Coletores é mesmo esse nome que procurava!
    Milhares de metros tambem nao abusemos, a casa so tem 20m de comprimento, tendo isto num ponto central, seriam a volta de 600m de tubo. A 150€a o rolo de 100m... Mas nao seriam nunca milhares lol
    Entao mas se o o pex ou multicamada andar dentro de tubo anelado, em teto falso e calhas tecnicas nao da para passa lo de novo?
    • SrR
    • 5 janeiro 2023

# 171

Colocado por: marcocarMas nao seriam nunca milhares lol
    certo umas centenas.
    • SrR
    • 5 janeiro 2023

# 172

Colocado por: marcocarEntao mas se o o pex ou multicamada andar dentro de tubo anelado, em teto falso e calhas tecnicas nao da para passa lo de novo?
    coloque os colectores mais próximo das casas de banho, em caso de necessidade é muito mais facil retirar o tubo se estiver mais próximo do ponto de consumo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcocar
  6.  # 173

Colocado por: SrRcoloque os colectores mais próximo das casas de banho, em caso de necessidade é muito mais facil retirar o tubo se estiver mais próximo do ponto de consumo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcocar

Existe algum site zm portugues ou livro que fale dos dimensionamentos das tubagens para as diversas peças ca em portugal?
    Em frança fiz tudo eu mesmo com per, mas tinha toda a informaçao necessaria para os diametros e tudo
  7.  # 174

Vai ter desvão em tudo? Desce tudo aprumado dentro desse tubo anelado, em caso de alguma avaria é facil de dar com o rato sem ter de ter tubos independentes, acho eu
  8.  # 175

Existe algum site zm portugues ou livro que fale dos dimensionamentos das tubagens para as diversas peças ca em portugal?
    Em frança fiz tudo eu mesmo com per, mas tinha toda a informaçao necessaria para os diametros e tudo
    isso nao vem nos projetos de especialidades? Eu acho que tem para la isso
  9.  # 176

Se o ponto de consumo de água quente estiver a mais de 15m do reservatório de água quente, tem de ter um circuito de retorno. (exigência da térmica)

Tem de fazer com colectores e um circuito principal a alimentar os colectores.
    Eu faria em multicamada, se possível em sistema MEPLA, da geberit.

Ps: mas antes tem de optimizar a arquitectura... Em partícular o piso dos quartos... Está uma desgraça desgraçada 😅
  10.  # 177

Sim mas zu quero poder cortar cada peça independentemente. Soluçao de ir uma alimentaçao a cada divisaonenla ter coletor parece me boa.
  11.  # 178

Colocado por: marcocarSim mas zu quero poder cortar cada peça independentemente

Faz isso no colector... Com válvulas de corte.
    OH Marco...isso deve pedir ao engenheiro que fizer o projecto da rede de águas.
  12.  # 179

Colocado por: Pedro Barradas
    Faz isso no colector... Com válvulas de corte.
    OH Marco...isso deve pedir ao engenheiro que fizer o projecto da rede de águas.

Eu sei, mas estou me a informar antes se isto tambem se faz por cà e nao.me virem com a lenga lenga, do 'a nao, aqui é tudo assim' como fazem para muita coisa
  13.  # 180

Colocado por: Pedro BarradasSe o ponto de consumo de água quente estiver a mais de 15m do reservatório de água quente, tem de ter um circuito de retorno. (exigência da térmica)

Tem de fazer com colectores e um circuito principal a alimentar os colectores.
    Eu faria em multicamada, se possível em sistema MEPLA, da geberit.

Ps: mas antes tem de optimizar a arquitectura... Em partícular o piso dos quartos... Está uma desgraça desgraçada
    😅

Para nos estava bom,so mesmo a suite da nossa filha, que decidi mudar em obra até ja tenho ali um desneho de como a farei, e como disse o meu arquiteto, as divispes interiores podemos mudar comi queremos.
    Mas diga la o que mudaria ja agora?

0.0557 seg. NEW