Colocado por: CarvaiPois não convém esquecer que são os bancos que emprestam a maioria do dinheiro ao Estado.
Colocado por: AMG1Sistema de bancos centrais : 52%
Colocado por: HAL_9000Em que dados concretos se baseia para dizer que a actual dívida procedente dos CA a 3,5% estava no limiar da prudência?
.
Colocado por: Carvai
Voltamos ao problema de linguagem.
Os bancos centrais não são bancos? Quem os alimenta? O dinheiro vem todo das impressores?
Algures por aqui publiquei um link em que a divida do Estado a bancos comerciais portugueses e estrangeiros rondava os 70 Mil milhões do total de 272 Mil milhões.
É só fazer a percentagem, com qualquer critério á escolha.
E tirando a CGD e o Montepio há mais algum banco 100% português?
Colocado por: PedroNunes24O HAL tem de ter em conta que num sistema de moeda fiduciária, a dívida chega a um certo ponto que só pode ser paga com um aumento de produtividade (altamente improvável durante uma recessão) ou então emitindo ainda mais dívida para pagar a anterior (que obviamente tem de ser emitida a um juro mais baixo). Por isso é que já tivemos a série A, B, C, etc… isto é tão certo como daqui a um tempo chegar a série G, que terá um juro ainda menor.Então inicia-se cada serie com um valor limite bem definido, uma vez atingido o objetivo fecha-se essa série. Não era preferível? As regras não ficavam mais claras? Não era melhor para todos? Aparentemente o melhor é esperar que o “gajo dos CTT” venha dar voz às pressões que já deviam estar a ser feitas para depois se achar com esta série.
Colocado por: joana_paisatualizam com nova taxa?Actualizam conforme a euribor a 3 meses.
Colocado por: joana_paisOs certificados que fizemos na categoria E, mantêm-se sempre na mesma taxa? Ou por exemplo, eu fiz em Abril de 2023 (3.5 %), esta taxa mantém-se sempre a 3.5 %, ou quando finda os 3 meses, atualizam com nova taxa?Esses certificados irão sempre render de acordo com a sua formula de cálculo: E3+1%, em que E3 é a média dos valores da Euribor a 3 meses observados nos dez dias úteis anteriores. A que acrescentam depois as respectivas valorizações de permanência: 0,5% do início do segundo ano ao final do quinto; e de 1% a partir do sexto ano e até ao final, ou seja, ao 10.º ano.
Colocado por: HAL_9000Esses certificados irão sempre render de acordo com a sua formula de cálculo: E3+1%, em que E3 é a média dos valores da Euribor a 3 meses observados nos dez dias úteis anteriores. A que acrescentam depois as respectivas valorizações de permanência: 0,5% do início do segundo ano ao final do quinto; e de 1% a partir do sexto ano e até ao final, ou seja, ao 10.º ano.
As rentabilidades são actualizadas trimestralmente. Ou seja vão continuar a render-lhe a 3,5% enquanto a euribor a 3M estiver > 2,5%.
Colocado por: AMVPAlguém conhece o OpenBank?
Colocado por: FFADacho que o timing e comunicação estão errados, mas os 3,50% são muito altos quando comparados com os depósitos.O BCE paga aos bancos a 3,25 para eles lá depositarem o dinheiro que você lhes empresta a a 0,5%. Não sei como é que chegou à conclusão que são os CA que estão altos e não os depósitos baixos.
Colocado por: Bragas VJa há vários bancos comEm que condições? Nos pormenores é que está o....
Depósitos na ordem dos 2,25%/2,5%/ 2,75%..
Colocado por: FFADacho que o timing e comunicação estão errados, mas os 3,50% são muito altos quando comparados com os depósitos. Os 2,50% são igualmente atractivos, apenas não concordo com o limite de Eur 50k por pessoa...
Colocado por: AMG1Por regra tendo a procurar a explicação mais simples e óbvia para os acontecimentos, antes de embarcar em explicações muito complexas, particularmente naquelas que envolvem uma boa dose de actividade conspirativa entre muitos agentes.Tipo a do Manuel Pinho, Ministro da economia, com o Salgado?
Colocado por: AMG12. Que instrumentos tem o governo para obrigar os bancos a pagar mais pelos depósitos: nenhum!3 palavas: Caixa Geral de Depósitos. Se não serve para influenciar a actividade bancária, queremos um banco público para quê? Fazer créditos ruinosos à Artlant, Berardo, vale do lobo, etc etc?
Colocado por: AMG1por via de estar a pagar mais do dobro do que pagam os bancos....em Portugal. Se considerar o contexto europeu onde estamos inseridos, esses 3,5% não fazem uma diferença assim tão abismal face ao praticado pelos bancos.
Colocado por: AMG1Depois temos a gestão dos milhões do PRR que devem funcionar como um ótimo colchão porpocionando boas folgas de tesourariaMas fora o PRR não há investimento público? Querem ver que é por isso que não saimos da cepa torta?
Colocado por: AMG1apenas uma pequena parte foi distribuida, ainda há muita massa disponível.Uma ideia brutal era distribuir parte dessa massa sacada sem dó nem piedade, pagando juros à classe média, a classe mais sacrificada e que mais poder de compra perdeu, e que está de fora da grande maioria das "ajudas" (esmolas) que o estado anda para aí a distribuir. Mas isso são ideias minhas, que certamente serão disparatadas.
Colocado por: AMG1em vez de acharmos que tem um qualquer conluio com os banqueiros para que estes continuem a ganhar dinheiro sem trabalho nem risco?essa conclusão advém da tradição e força do hábito e pela mera constatação que as crises são óptimas para determinados grupos ganharem dinheiro sempre com o concluio e patrocinio do estado pois claro.