Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O início já ocorreu, o projeto de arquitetura já foi aprovado, mas já percebi - sobretudo lendo muito por este fórum - que muito ainda há por discutir, duvidar, escolher, voltar a trás, decidir de novo.
    O projeto foi o possível, um compromisso entre o terreno, área de implantação, área de construção, espaço de lazer, orientação solar, regras municipais e de construção aplicáveis (mesmo que algumas não existam formalmente, mas têm que se aplicar, como os corpos balançados fora do polígono de implantação) e, claro, o dinheiro disponível.
    Na prática, eliminei um escritório, mesmo que pequeno, às divisões da casa.
    Terei ainda de resolver como o arquiteto onde colocarei algumas largas centenas de livros que tenho, estando muito aberto a sugestões.
    Provavelmente terei de reduzir de centenas para dezenas, mas o problema irá sempre manter-se.
    As plantas estão em anexo, críticas e sugestões são sempre bem vindas.
  2.  # 2

    Gostei da planta. Tem 3d ou os alçados?
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmalmeida
  3.  # 3

    Talvez eliminar a janela da lavandaria, para poder ter móveis/estantes...

    Onde será a zona técnica, por exemplo para aqs?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmalmeida
  4.  # 4

    Colocado por: jmalmeidaAs plantas estão em anexo, críticas e sugestões são sempre bem vindas.

    Almeida as plantas estão bonitas e contidas.
    Gosto bastante.

    Diga-me lá como é que isso passou na CM com paredes todas da mesma espessura? Uma delas, interior, até mais grossa!(?).

    Espero que o Almeida não tenha comprado uma casa a um vendedor de sonhos… :/


    Tem indicação da solução de isolamento para as paredes exteriores?
    Qual será o método construtivo? (Quase certo LSF… modiko com jeitinho…)


    Tem uma planta gira e contida fica aí com uma coisa bem bonita…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmalmeida
  5.  # 5

    Uma ajuda para visualizar.

    RC


    1°Piso

    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, jmalmeida
  6.  # 6

    Chiça... isso é daqueles projectos tipo "modulares", certo?
    então vai ter a suite com o envidraçado a Norte?
    e não havia maneira de ter a Is da site com uma janela?

    Chegar a uma casa, vindo da entrada formal, da porta/ hall.. e dar de caras ali com a península da cozinha, ali meio de fora.. não é lá muito simpático.

    Entendo os volumes, a ideia, mas precisava de muito, mas mesmo muito mais trabalho de aperfeiçoamento ( é para isso que serve o projecto, para ensaiar, optimizar e planear).

    Teria implantado a casa mais para NORTE.. por forma a ter um logradouro social/ privativo com uma área decente. O corpo balançado, faira falta para servir de zona coberta exterior, nessa mesma zona que está no quadrante SUL.
    Concordam com este comentário: marco1, nunogouveia, Zarb
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmalmeida
  7.  # 7

    Para mim não queria a cozinha exterior tao longe da cozinha interior, preferia tudo junto. Acho mais prático…
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmalmeida
  8.  # 8

    isso dos livros é um não problema, fossem esses todos os males. Pode muito bem ter naquela parede da televisão uma estante completa ponta a ponta de alto a baixo

    é o quarto a norte,
    é a implantação puxada a sul menosprezando dar mais espaço ao quintal a sul
    é o 1º andar que devia ser invertido por forma a que os quartos pudessem receber alguma luz de manha
    .....
    ....
    enfim deve dar uns 3D bonitos mas para mim não.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmalmeida, DS@2023
  9.  # 9

    Colocado por: JCoimbraGostei da planta. Tem 3d ou os alçados?
    Cumprimentos


    Colocado por: JCoimbraGostei da planta. Tem 3d ou os alçados?
    Cumprimentos

    Não, não tenho 3D. Julgo que terei alçados, vou ver.
  10.  # 10

    Colocado por: ricardo.rodriguesTalvez eliminar a janela da lavandaria, para poder ter móveis/estantes...

    Onde será a zona técnica, por exemplo para aqs?

    Boa ideia e boa pergunta.
    Vou questionar o arquiteto.
  11.  # 11

    Colocado por: gil.alvesUma ajuda para visualizar.

    RC


    1°Piso

    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas,jmalmeida


    Muito obrigado! Já tinha tentado e não consegui.
    Abraço
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasChiça... isso é daqueles projectos tipo "modulares", certo?
    então vai ter a suite com o envidraçado a Norte?
    e não havia maneira de ter a Is da site com uma janela?

    Chegar a uma casa, vindo da entrada formal, da porta/ hall.. e dar de caras ali com a península da cozinha, ali meio de fora.. não é lá muito simpático.

    Entendo os volumes, a ideia, mas precisava de muito, mas mesmo muito mais trabalho de aperfeiçoamento ( é para isso que serve o projecto, para ensaiar, optimizar e planear).

    Teria implantado a casa mais para NORTE.. por forma a ter um logradouro social/ privativo com uma área decente. O corpo balançado, faira falta para servir de zona coberta exterior, nessa mesma zona que está no quadrante SUL.
    Concordam com este comentário:marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jmalmeida


    Tocou nos dois pontos que mais me desagradam no compromisso que é este projeto, aliás, como logo disse no post.
    A suite a norte (ainda que não literalmente) e, sobretudo, o pouco espaço de lazer a sul.
    O projeto é um compromisso resultante de diversas variáveis.
    Inicialmente seria piso térreo.
    O espaço de lazer seria minúsculo.
    Vamos para dois pisos.
    Corpo balançado ou acompanhado a longitude da casa?
    Problema: escada. Onde colocar e suas interferências nas diversas divisões, em ambos os pisos.
    A implantação não pode ser colocada a menos de 5m da via pública, por causa do regulamento do loteamento, mesmo que o regulamento da zona permita o mínimo a 3m para lotes de gaveto, como é o caso. Prevalece a norma do loteamento, compreendo, tal como aceito que mudar esse regulamento demoraria tempo infindável.
    O corpo balançado não pode ultrapassar o limite do polígono da implantação, mesmo que não haja normas legais ou regulamentares que o afirmem. Pelos vistos, é daquelas regras atávicas , que são assim porque sempre foram assim e choca qualquer arquiteto a quem tal é questionado.
    Mas chocado fico eu ao perceber como se criam normas consuetudinárias “porque sim, não pode ser de outra forma”.
    Enfim, não podendo ultrapassar o polígono de implantação, não seria impossível manter o corpo balançado, mais a sul, com pilar, mas não gostei da solução, sobretudo na arrumação das divisões do piso superior.
    O envidraçado a norte da suite, será algo para ser revisto. A suite sem janela não me preocupa.
    Agradeço a questão que levantou sobre entrar na casa e deparar imediatamente com a ilha da cozinha. Nunca a tinha “visto”. Algo para pensar.
    Seja como for, lendo alguns comentários sobre outros projetos, este até que nem foi demasiado sovado.
  13.  # 13

    Colocado por: marco1isso dos livros é um não problema, fossem esses todos os males. Pode muito bem ter naquela parede da televisão uma estante completa ponta a ponta de alto a baixo

    é o quarto a norte,
    é a implantação puxada a sul menosprezando dar mais espaço ao quintal a sul
    é o 1º andar que devia ser invertido por forma a que os quartos pudessem receber alguma luz de manha
    .....
    ....
    enfim deve dar uns 3D bonitos mas para mim não.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Como disse acima, não tenho qualquer 3D, não me faz qualquer frisson.
    O quarto a norte e a implantação a sul já explanei acima, na resposta ao Pedro Barradas.
    Os quartos podem ser invertidos, decerto.
    Mas faz mais sentido estarem virados a nascente do que a poente? Pelo menos do ponto de vista térmico? A sua ideia tem a ver com se poder acordar com a luz solar ou algo que eu não esteja a entender?
    Poderá colocar-se algo como seteiras a nascente?
    Seja como for, algo para rever com o arquiteto.
    Às reticências não lhe consigo responder.
  14.  # 14

    Colocado por: jmalmeidamudar esse regulamento demoraria tempo infindável.

    Olá. Não é forçosamente verdade. O que considera infindável, 3 meses, 6, 1 ano? Há câmaras em que é um procedimento rápido, outras nem tanto.

    Colocado por: jmalmeidaO corpo balançado não pode ultrapassar o limite do polígono da implantação, mesmo que não haja normas legais ou regulamentares que o afirmem.

    Sim existe. Até é bastante explicita.

    Se reparar bem, até é um regra que faz bastante sentido. Imagine que o seu vizinho contruia um corpo em balanço no piso superior mesmo até ao seu limite... se calhar você não ia gostar muito disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmalmeida
  15.  # 15

    Colocado por: jmalmeidaMas faz mais sentido estarem virados a nascente do que a poente? Pelo menos do ponto de vista térmico?


    Depende do seu modo de viver. Pode achar melhor obter ganhos solares logo de manhazinha, depertar com o sol na cama, para arejar o quarto logo cedo, etc etc... ou pode preferir virá-los a poente, aquecendo-os com o sol antes de cair a noite, antes de os usar, etc etc... cada lado traz diferentes características.

    Pessoalmente acho mais piada a nascente. Mas vai de cada um. A norte é que não. Numa casa com 4 frentes deveria ser crime viŕar um quarto a norte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmalmeida
  16.  # 16

    Já agora, tente afastar a piscina do limite sul do terreno uns metritos. Caso haja muro entre os lotes, este criar-lhe-á sempre uma sombra indesejada na piscina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmalmeida
  17.  # 17

    Colocado por: jmalmeidaComo disse acima, não tenho qualquer 3D, não me faz qualquer frisson.


    Não menospreze a maquete ou 3D como ferramenta. Daria para perceber certas coisas estranhas dessa volumetria e posição dos vãos. Como as duas janelas nos quartos de cima estão no sitio ideal para levar um pilar por exemplo. Ficam estranhas ali com parte de acesso à cobertura e parte a voar. Idem para a janela do WC descentrada. Idem para a fachada principal da casa, parece estranho que as duas janelas voltadas para a rua sejam duma lavandaria e dum corredor. Poderia ser interessante imaginar uma janela na cozinha a controlar a entrada... hall de formato estranho, modo de abrir a porta idem (seja do lado de fora, seja dentro), sequência estranha de espaços, começo com uma lavandaria, suite atrás da porta, cozinha, etc... Organização dos moveis da cozinha e salas estranhos também... pouca relação com o exterior... Como ideia até poderia ter pernas para andar, mas está muito verde na minha opinião. Quantos aos livros, não lhe faltará espaço nas salas por exemplo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmalmeida
  18.  # 18

    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Olá. Não é forçosamente verdade. O que considera infindável, 3 meses, 6, 1 ano? Há câmaras em que é um procedimento rápido, outras nem tanto.


    Sim existe. Até é bastante explicita.

    Se reparar bem, até é um regra que faz bastante sentido. Imagine que o seu vizinho contruia um corpo em balanço no piso superior mesmo até ao seu limite... se calhar você não ia gostar muito disso.


    O que me disseram sobre a alteração do regulamento do loteamento é que poderi demorar vários anos, já que não depende apenas da câmara. Seja como for, está ultrapassado e terei de viver como o que há, mesmo que com pena.

    Ainda bem que existe e é explicita a norma sobre os corpos balançados. Eu não consegui encontrar. Num post anterior que coloquei, ninguém me conseguiu mostrar. Importa-se de me dizer onde posso encontrar essa norma legal?

    E sim, admito que háverá inúmeras situações onde fará todo o sentido. Noutros, talvez não tanto, como, por exemplo, no meu caso, se o corpo balançado excedesse dois etros no sentido da via pública, ficando ainda a 3m dessa via.

    Para além dos inúmeros exemplos que abundam nas ruas deste país, com varandas e terraços que avançam sobre a via pública.
    Enfim, apenas um desabafo.
  19.  # 19

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Depende do seu modo de viver. Pode achar melhor obter ganhos solares logo de manhazinha, depertar com o sol na cama, para arejar o quarto logo cedo, etc etc... ou pode preferir virá-los a poente, aquecendo-os com o sol antes de cair a noite, antes de os usar, etc etc... cada lado traz diferentes características.

    Pessoalmente acho mais piada a nascente. Mas vai de cada um. A norte é que não. Numa casa com 4 frentes deveria ser crime viŕar um quarto a norte.


    As perguntas que fiz não eram em forma de argumentação, são mesmo questões de quem não conhece/percebeu o problema colocado.
    Agora percebo, será sempre uma opção a tomar. Vou mesmo pensar no assunto, já que uma e outra tem vantagens.
    O ideal seria ter as duas, diria eu, mas naõ será provavelmente exequível.
    Acha que umas janelas do tipo seteiras fariam algum sentido, de um ou de outro lado?

    Obrigado
  20.  # 20

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Não menospreze a maquete ou 3D como ferramenta. Daria para perceber certas coisas estranhas dessa volumetria e posição dos vãos. Como as duas janelas nos quartos de cima estão no sitio ideal para levar um pilar por exemplo. Ficam estranhas ali com parte de acesso à cobertura e parte a voar. Idem para a janela do WC descentrada. Idem para a fachada principal da casa, parece estranho que as duas janelas voltadas para a rua sejam duma lavandaria e dum corredor. Poderia ser interessante imaginar uma janela na cozinha a controlar a entrada... hall de formato estranho, modo de abrir a porta idem (seja do lado de fora, seja dentro), sequência estranha de espaços, começo com uma lavandaria, suite atrás da porta, cozinha, etc... Organização dos moveis da cozinha e salas estranhos também... pouca relação com o exterior... Como ideia até poderia ter pernas para andar, mas está muito verde na minha opinião. Quantos aos livros, não lhe faltará espaço nas salas por exemplo...

    Não menosprezo nada, apenas não tenho a grande apetência que vejo por aqui sobre os 3d e foi isso que respondi, quando escreverem que ficaria bonito em 3d , mas não seria para essa pessoa.
    Não percebi a questão do pilar nas janelas de cima.
    A fachada principal da casa será a virada a sul. A norte, preferia ter o menor número de vãos e de reduzida dimensão. Faço mal?
    A sequência de espaços admito que não seja a mais vulgar, mas, na verdade, a entrada principal será a sul.
    A organização dos móveis da cozinha resulta de acesa discussão entre arquitetos e a mulher, comigo caladinho e reverente... :)
    Mas já agora, o que está mal, o que alteraria na cozinha, para eu perceber, mesmo que tenha poucas esperanças de alguma vez ter uma palavra no assunto?
    Acha que há pouca relação com o exterior? É precisamente o que pedimos, tendo toda a sala virada a sul e oeste, não percebo esa questão.
    Não queria transformar a sala em biblioteca. Como não consigo ter o espaço específico para escritório/biblioteca, terei de puxar pela imaginação para encontrar algures um ou mais espaços para resolver este problema.
 
0.0256 seg. NEW