Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Eu não concordo nada com essas afirmações, qualquer perca térmica por mais pequena que seja é uma perca e depois de todas somadas são relevantes.

    Em relação aos roços pode sempre fazer parede em drywall pelo interior e já não abre roços e ainda pode colocar mais isolamento térmico/acústico.

    Mas concordo que uma janela mal dimensionada e mal aplicada tem efeitos muito maiores que rasgos e ter ou não alvenaria térmica.

    Na minha opinião os cálculos devem ser sempre feitos e para a zona em questão. (não aqueles cálculos chapa 5, mas uns bem feitos)
  2.  # 22

    Mas a inércia térmica é fantástica numa casa com bons ganhos solares no inverno e poucos ganhos solares no verão...ou seja, virada a sul e com sombreadores.
    Se não for o caso, qualquer construção tradicional, com alvenarias normais, já tem inércia térmica suficiente (ou até demais em função dos ganhos solares)
  3.  # 23

    Mais uma vez agradeço a colaboração de todos,
    mas como já referi penso eu, só devo ter hipótese de fazer casa uma vez, portanto tem que ficar confortável à primeira.
    Vi aqui numa construção de uns prédios a utilizarem bloco térmico penso de 20, com tijolo de 7 interior...
    Faz sentido?
    Vivendo onde vivo, para mim faz sentido ter bloco térmico de 20, com tijolo de 7 interior, revestimento estuque projectado, exterior EPS 60 pelo menos.

    Mas atenção que não domino a matéria daí ter colocado estas questões.
  4.  # 24

    Colocado por: tiagodiafEm relação aos roços pode sempre fazer parede em drywall pelo interior e já não abre roços e ainda pode colocar mais isolamento térmico/acústico.


    Mais uma asneira.

    Quer poupar tijolo com a abertura dos roços e depois cria uma "caixa de ar" em pladur ou similar para passar os tubos e cabos.

    Não tem roços. Mas também a contribuição dessa parede para a inércia térmica, dependendo da fachada da casa, leva um corte de 50% a 100%.

    é por causa dessas ideias pré definidas que se prejudica a térmica no interior sem se aperceberem.

    Bendita hora que mudei de área e fui trabalhar para a industria.

    Colocado por: tiagodiafnão aqueles cálculos chapa 5, mas uns bem feitos


    Se os cálculos fossem bem feitos e por quem sabe, não se via nem metade das casas por ai receitadas com divisões em pladur ou drywalls para passar tubagens em Portugal. Simples.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macesteves
  5.  # 25

    Nostradamus

    porque não gosta de paredes em pladur?
  6.  # 26

    Marco1,

    Pladur não sou apologista, para pendurar alguma coisa é o que é, com crianças é também complicado,
    pode ser de mim mas detesto pladur
  7.  # 27

    Colocado por: macestevesMarco1,

    Pladur não sou apologista, para pendurar alguma coisa é o que é, com crianças é também complicado,
    pode ser de mim mas detesto pladur


    fala por experiencia propria?
    os casos que fala de pendurar coisas e das crianças tinham placa dupla e as paredes estavam bem executadas e com material de alguma qualidade?
  8.  # 28

    Colocado por: marco1
    porque não gosta de paredes em pladur?


    Penso que já disse isto varias vezes por ai: porque não é apropriado para os nosso clima. Como estamos no inverno vou dar um exemplo de inverno.

    Temos um clima tão bom para usufruir dos ganhos solares, como hoje cheio de sol, mas se não houver massa para absorver e guardar o calor do sol no interior, onde fica esse calor armazenado? Basta abrir uma porta e o ar quente desaparece.

    Igual modo para o verão para o arrefecimento noturno.

    Quer dizer, andamos a meter cada vez mais chão vinilico ou flutuante, janelas a ocupar fachadas completas, tecto falso enchido de lã de rocha (asneira, deve ser por cima da laje)... o que nos sobra com massa para absorver as calorias quentes/frias? As paredes, e mesmo essas já começam a forrar com lã mineral e divisórias em pladur.

    Que um cliente queira o chão em madeira, OK eu compreendo, é agradável e não há cerâmico ou flutuante que chega ao toque e textura da verdadeira madeira, mas, paredes em pladur? Qual o verdadeiro interesse?

    Estamos a chegar ao ponto de desperdiçar por completo a inércia das nossas construções o que obriga a utilização de mais e mais de sistemas de climatização.

    Mesmo quem usa climatização diariamente, não é útil apesar de ser mais reactiva/directa a precepção de arrefecimento/aquecimento.
    Concordam com este comentário: Bigmouse
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macesteves
    •  
      marco1
    • 25 janeiro 2023 editado

     # 29

    nem todos os projetos são convenientemente desenhados para tirar partido da inercia termica mais particularmente dos ganhos solares
    a inercia termica efetivamente pode ter um papel importante na climatização da casa no entanto tambem pode funcionar ao contrário, ou seja, estar a dispender de mais energia para aquecer e para arrefecer não só o ar interior mas as paredes.
    pouca inercia termica pode facilitar assim mais rapidamente fazer o controle da temperatura interior. por outro lado uma parede de pladur oferece funcionalidade construtiva superior, obra seca, melhor planeamento, instalação das redes, ...
    a meu ver não há soluções destacadas no podio
  9.  # 30

    E usar reboco termicamente melhorado para tapar os roços?
  10.  # 31

    Colocado por: Nostradamus

    Penso que já disse isto varias vezes por ai: porque não é apropriado para os nosso clima. Como estamos no inverno vou dar um exemplo de inverno.

    Temos um clima tão bom para usufruir dos ganhos solares, como hoje cheio de sol, mas se não houver massa para absorver e guardar o calor do sol no interior, onde fica esse calor armazenado? Basta abrir uma porta e o ar quente desaparece.

    Igual modo para o verão para o arrefecimento noturno.

    Quer dizer, andamos a meter cada vez mais chão vinilico ou flutuante, janelas a ocupar fachadas completas, tecto falso enchido de lã de rocha (asneira, deve ser por cima da laje)... o que nos sobra com massa para absorver as calorias quentes/frias? As paredes, e mesmo essas já começam a forrar com lã mineral e divisórias em pladur.

    Que um cliente queira o chão em madeira, OK eu compreendo, é agradável e não há cerâmico ou flutuante que chega ao toque e textura da verdadeira madeira, mas, paredes em pladur? Qual o verdadeiro interesse?

    Estamos a chegar ao ponto de desperdiçar por completo a inércia das nossas construções o que obriga a utilização de mais e mais de sistemas de climatização.

    Mesmo quem usa climatização diariamente, não é útil apesar de ser mais reactiva/directa a precepção de arrefecimento/aquecimento.
    Concordam com este comentário:Bigmouse
    devia haver mais consenso entre técnicos nesse tipo de decisões…
    Cada técnico quase que dá uma teceita diferente, quando deveria ser algo escolhido com base em cálculos
    Concordam com este comentário: macesteves, tintina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macesteves
  11.  # 32

    Colocado por: marco1estar a dispender de mais energia para aquecer e para arrefecer não só o ar interior mas as paredes.


    O Marco esta a ver a coisa num curto espectro temporal. Algo como uma utilização pontual como uma casa de férias, onde chego, ligo o AC e quero conforto instantâneo. A tal reactividade que falava que realmente pode ser útil numa construção de baixa inércia.

    Mas mesmo assim, esse tipo de aquecimento/arrefecimento por impulsos acaba por ser mais dispendioso que um aquecimento de manutenção constante. Não é por acaso que os PRH são largamente usados nessa Europa fora durante 8 meses sempre ligado 24/24h.

    A longo prazo, o ambiente interior, uma vez atingido o equilíbrio, requer pouca energia para manter esse conforto. Uma casa habitada 365 dias por ano tem e deve ser projectada de forma a armazenar as calorias para o aquecimento/arrefecimento.

    Mesmo que não hajam ganhos solares, que esteja tudo virado a norte, há que aquecer a casa com fontes internas, e mais uma razão para que se projecte com materiais que retenham esse calor, que também vai servir posteriormente no verão para um arrefecimento passivo noturno.

    E depois outra coisa inteligente de se fazer, casas com AC e painéis fotovoltaicos, em períodos do dia com produção e pouco consumo, podemos remotamente ligar o AC e aquecer/arrefecer a casa, onde todas as paredes vão absorver essa energia e dissipar posteriormente dentro da casa.

    Com baixa inercia ou paredes em pladur, não consegue fazer esta bateria térmica.

    As vantagens que indicou não concordo. Não prescindo da utilização de uma parede de tijolo só porque é fácil passar um cabo. As claras vantagens ao longo de toda a vida útil da casa sobrepõem-se ao resto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macesteves
  12.  # 33

    é a sua opinião.
    só ?
    Colocado por: NostradamusNão prescindo da utilização de uma parede de tijolo só porque é fácil passar um cabo
  13.  # 34

    outra coisa já agora

    se utilizar o dito Etics, faleme mais um pouco sobre a tal bateria termica.
  14.  # 35

    Colocado por: marco1é a sua opinião.
    só ?


    Só? Como assim? Não percebi.

    Colocado por: marco1outra coisa já agora

    se utilizar o dito Etics, faleme mais um pouco sobre a tal bateria termica.


    Vou raptar aqui a planta que foi colocado ao lado:

    https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.php?AttachmentID=202963


    Típica planta com os quartos em série e com janelões.

    Imaginando que todas as paredes interiores são em pladur, que contribuição térmica vai ter as paredes serem em ETICS ou mesmo parede dupla no conforto dos quartos?

    Este é o típico caso que se o DO desta planta optar por pladur em vez do tradicional tijolo, podem comprometer seriamente o conforto da casa ja que nos quartos não ha massa térmica para agarrar as calorias.

    Sinceramente não percebi onde o Marco queria chegar.
  15.  # 36

    onde quero chegar é que não concordo consigo na sua analise em que a inercia termica segundo a sua otica é que vai regular a casa em termos termicos.
    portanto a sua visão que é preciso inercia termica dentro da casa.
  16.  # 37

    Temos 2 divisões, lado a lado, iguais, uma com paredes em tijolo e outra com parede em pladur.

    Estão 20 graus no interior, e 0 graus no exterior.

    Abro as janelas durante 30 minutos, fecho, e observo a temperatura.

    Qual dos quartos vai apresentar o maior decréscimo de temperatura e porquê?
  17.  # 38

    nas mesmas condições qual dos quartos vai demorar/ gastar mais energia e repor a temperatura?
    entre o deve e haver não me parece assim tão linear.
    a meu ver se estivermos a falar de uma forte inercia em paredes exteriores ai já consigo ver uma significativa vantagem
  18.  # 39

    Eu ja tinha falado algures que se despreza bastante a inércia térmica, pelo menos o PH que contratei atribui demasiada importância ao assunto…
  19.  # 40

    Tenho ideia que gesso não é grande isolante térmico.

    Se não tiver lã de rocha (no caso das paredes exteriores), essas desvantagens são praticamente anuladas.

    No caso das paredes interiores, em comparação com tijolo, perde-se massa de inércia.
    Por outro lado, com PRH, onde a maior parte da transferência é por radiação, o calor do ar dentro da sala acaba por ser menos importante, creio.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
 
0.0226 seg. NEW