Algo que me faz imensa confusão é como jovens continuam a ir para licenciaturas sem emprego e de salários baixos e estas profissões que já pagam acima da média captam tão poucas pessoas.
Colocado por: Tyrande
Fácil.
Para além do estigma social já mencionado, é muito mais fácil, por exemplo, formar-se numa treta qualquer que dê um canudo, do que aprender um ofício.
Eu sinto isto na pele, que gostaria de aprender um ofício há já vários anos e não consigo.
Não há locais de formação espalhados pelo país.
Tem uma ou outra escola em pontos específicos, mas se for de longe, é para esquecer.
Exemplo prático:
Se quisesse tirar uma licenciatura, em regime pós laboral em Leiria, era escolher entre uma mão cheia de cursos.
Engenharia informática, solicitadoria, etc.
Se quisesse tirar um curso de, por exemplo, canalizadora...não há.
Fora os cursos do IEFP, que tem de se estar desempregado para frequentar, não consegue tirar uma formação para ser canalizador.
E agora, faz o quê?
Pede para fazer umas horas de trabalho com o canalizador velhinho lá da aldeia? E depois? Um mês depois já é canalizador profissional, pronto para exercer a função?
Colocado por: Sandra_cc
Tem toda a razão! Mas esses canudos tem uma valor praticamente nulo no mercado de trabalho!
Colocado por: Jose_BM
claro que sim, não se lembra das pessoas plantarem tomates nos passeios?
Colocado por: RUIOLIUm rapaz que foi lá ao meu terreno cortar a erva antes da obra, queria tirar um curso de manobrador, quando lhe disseram que era só teoria (e até disseram que nem necessitava de ir às aulas...) e que depois a prática aprendia no trabalho do dia a dia, desistiu...Nada mais normal, isso associado à maioria das empresas querem pessoas com experiência, simplesmente não dá.
Colocado por: Jose_BMmigo que é professor numa escola que tem um curso profissional
Colocado por: Sandra_ccjovens continuam a ir para licenciaturas sem emprego e de salários baixos e estas profissões que já pagam acima da média captam tão poucas pessoasPorque ouvem do Governo todos os dias que fixe fixe é tirar uma licenciatura, para "convergirmos" com a média europeia.
Colocado por: Sandra_ccuma nefasta alta competitividade entre pares e até superioresA isso são obrigados. Começam a ganhar mal e porcamente e só se safam os mais produtivos, os mais dinâmicos, os melhores. Se querem progredir não têm de simplesmente ser melhores, têm de ser muito melhores.
Colocado por: HAL_9000A isso são obrigados. Começam a ganhar mal e porcamente e só se safam os mais produtivos, os mais dinâmicos, os melhores. Se querem progredir não têm de simplesmente ser melhores, têm de ser muito melhores.
Uma vez mais acho que esses jovens só estão a corresponder ao que a sociedade deles exige.
Colocado por: HAL_9000Porque ouvem do Governo todos os dias que fixe fixe é tirar uma licenciatura, para "convergirmos" com a média europeia.
Porque as próprias políticas educativas há muitos anos que não apostam em ensino especializado técnico e criou a ideia de que as escolas profissionais são para os "burros".
Fruto dessas políticas, existe na nossa sociedade a ainda de que ser Doutor é que é. As crianças mais não fazem que corresponder ao que a sociedade espera delas.
Colocado por: Sandra_cce menos ameaçadores a aspirações de superiores.Aqui está o erro. Os superiores são mais fracos e sabem disso. Entao....cagufa. Mas a culpa não é dos jovens. Eles são competitivos porque têm de ser.
Colocado por: TyrandeOu até tem um conhecido/familiar que é do ramo, pediu para ir ajudar nuns trabalhinhos esporádicos e acabou por ganhar um "mentor" que lhe ensinou tudo.E quem passa o papel? é que daqui para a frente técnicos especializados sem o papelinho a comprovar, já começam a ter falta de oportunidades, ou sujeitam-se a salário de trabalho não especializado.
Colocado por: HAL_9000Aqui está o erro. Os superiores são mais fracos e sabem disso. Entao....cagufa. Mas a culpa não é dos jovens. Eles são competitivos porque têm de ser.
Colocado por: HAL_9000E quem passa o papel? é que daqui para a frente técnicos especializados sem o papelinho a comprovar, já começam a ter falta de oportunidades, ou sujeitam-se a salário de trabalho não especializado.
Colocado por: buraburamonofado, futebol, fátima e falar de jovens/licenciaturas em todas as threads da internet.
Colocado por: buraburamonofalar de jovens/licenciaturas em todas as threads da internet.Quer que falemos do jubileu ou lá o que é da raínha de Inglaterra?