Iniciar sessão ou registar-se

1. Algo que me faz imensa confusão é como jovens continuam a ir para licenciaturas sem emprego e de salários baixos e estas profissões que já pagam acima da média captam tão poucas pessoas.

Fácil.

Para além do estigma social já mencionado, é muito mais fácil, por exemplo, formar-se numa treta qualquer que dê um canudo, do que aprender um ofício.

Eu sinto isto na pele, que gostaria de aprender um ofício há já vários anos e não consigo.
    Não há locais de formação espalhados pelo país.

Tem uma ou outra escola em pontos específicos, mas se for de longe, é para esquecer.

Exemplo prático:
    Se quisesse tirar uma licenciatura, em regime pós laboral em Leiria, era escolher entre uma mão cheia de cursos.
    Engenharia informática, solicitadoria, etc.

Se quisesse tirar um curso de, por exemplo, canalizadora...não há.

Fora os cursos do IEFP, que tem de se estar desempregado para frequentar, não consegue tirar uma formação para ser canalizador.
    E agora, faz o quê?

Pede para fazer umas horas de trabalho com o canalizador velhinho lá da aldeia? E depois? Um mês depois já é canalizador profissional, pronto para exercer a função?
    Concordam com este comentário: Sandra_cc, desofiapedro
  2. Colocado por: Tyrande

Fácil.

Para além do estigma social já mencionado, é muito mais fácil, por exemplo, formar-se numa treta qualquer que dê um canudo, do que aprender um ofício.

Eu sinto isto na pele, que gostaria de aprender um ofício há já vários anos e não consigo.
    Não há locais de formação espalhados pelo país.

Tem uma ou outra escola em pontos específicos, mas se for de longe, é para esquecer.

Exemplo prático:
    Se quisesse tirar uma licenciatura, em regime pós laboral em Leiria, era escolher entre uma mão cheia de cursos.
    Engenharia informática, solicitadoria, etc.

Se quisesse tirar um curso de, por exemplo, canalizadora...não há.

Fora os cursos do IEFP, que tem de se estar desempregado para frequentar, não consegue tirar uma formação para ser canalizador.
    E agora, faz o quê?

Pede para fazer umas horas de trabalho com o canalizador velhinho lá da aldeia? E depois? Um mês depois já é canalizador profissional, pronto para exercer a função?

Tem toda a razão! Mas esses canudos tem uma valor praticamente nulo no mercado de trabalho!
  3. Colocado por: Sandra_cc

Tem toda a razão! Mas esses canudos tem uma valor praticamente nulo no mercado de trabalho!

Exatamente!

Mas o problema é conseguir começar em outro lado.

Da forma como vejo, tem poucas opções.
    Ou tem sorte de ter entrado logo numa escola profissional logo depois do 9º ano.

Ou está desempregado e conseguiu frequentar um curso desses no IEFP.

Ou até tem um conhecido/familiar que é do ramo, pediu para ir ajudar nuns trabalhinhos esporádicos e acabou por ganhar um "mentor" que lhe ensinou tudo.
  4. Colocado por: Jose_BM

claro que sim, não se lembra das pessoas plantarem tomates nos passeios?

Em Lisboa e Porto, e outras cidades, há agora as hortas comunitarias.
  5. E a periferia de porto e Lisboa era muito mais rural do que é hoje, a 15km ou 20km do porto já estava no campo praticamente
    Concordam com este comentário: julinhos
  6. Um rapaz que foi lá ao meu terreno cortar a erva antes da obra, queria tirar um curso de manobrador, quando lhe disseram que era só teoria (e até disseram que nem necessitava de ir às aulas...) e que depois a prática aprendia no trabalho do dia a dia, desistiu...

Se é este tipo de formação que temos, então não me espanta os relatos de falta de pessoal nas obras.

Os trabalhadores com que me cruzo na obras, espanhóis (muito poucos são estrangeiros), são na maioria abaixo dos 40 anos, quando saímos do hotel para jantar, ninguém consegue diferenciar os licenciados dos outros, os que têm cargo de chefia dos restantes, nem pelos carros, nem pelas roupas, nem pelo telemóvel, nem pela cultura geral... trabalham nas obras com a mesma naturalidade que trabalhariam numa outra profissão qualquer... aqui em PT é que parece que é um estigma.

Às vezes na minha obra, visto uma roupa de obra e vou limpando e organizando aquilo, eu vejo como as pessoas olham quando passam...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7. Ha que começar a cobrir as obras da chuva porque nao é muito agradável andar o dia todo debaixo dela, de verão também é assim pro complicado andar debaixo do sol, a vantagem é que se fica bronzeado rapidamente:)
    Mas apesar do trabalho ser praticamente todo igual a organização, e a própria personalidade de chefes e patrões, assim como as ferramentas/materiais que se tem à disposição fazem toda a diferença.
    Por onde tenho andado, infelizmente é muito comum ouvir se que chefes portugueses “nem pensar” inclusive os próprios portugueses o dizem, agora pensem porque será...:)

Também ha a outra parte da coisa, atualmente a vontade da maioria dos jovens de trabalhar é pouca, alguns que ca chegam nem uma semana aguentam.
  8. Colocado por: RUIOLIUm rapaz que foi lá ao meu terreno cortar a erva antes da obra, queria tirar um curso de manobrador, quando lhe disseram que era só teoria (e até disseram que nem necessitava de ir às aulas...) e que depois a prática aprendia no trabalho do dia a dia, desistiu...
    Nada mais normal, isso associado à maioria das empresas querem pessoas com experiência, simplesmente não dá.
    Se nao tem experiência não trabalha, se nao trabalha não tem experiência
  9. Colocado por: Jose_BMmigo que é professor numa escola que tem um curso profissional

E o seu amigo não lhe disse que são os próprios professores também os responsáveis pelos jovens não escolherem essa via?
  10. Colocado por: Sandra_ccjovens continuam a ir para licenciaturas sem emprego e de salários baixos e estas profissões que já pagam acima da média captam tão poucas pessoas
    Porque ouvem do Governo todos os dias que fixe fixe é tirar uma licenciatura, para "convergirmos" com a média europeia.

Porque as próprias políticas educativas há muitos anos que não apostam em ensino especializado técnico e criou a ideia de que as escolas profissionais são para os "burros".

Fruto dessas políticas, existe na nossa sociedade a ainda de que ser Doutor é que é. As crianças mais não fazem que corresponder ao que a sociedade espera delas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  11. Colocado por: Sandra_ccuma nefasta alta competitividade entre pares e até superiores
    A isso são obrigados. Começam a ganhar mal e porcamente e só se safam os mais produtivos, os mais dinâmicos, os melhores. Se querem progredir não têm de simplesmente ser melhores, têm de ser muito melhores.

Uma vez mais acho que esses jovens só estão a corresponder ao que a sociedade deles exige.

Vou-lhe dar um exemplo. Durante o COVID tive de ir a um serviço público, e o rapaz que estava ao balcão de atendimento inicial (30s), informou-me que eu teria de fazer marcação e só depois me poderia dirigir ao serviço. Expliquei que não estava informado do procedimento e como era muito difícil conciliar os meus horários de trabalho com os horários da instituição pública, se ele não fazia o favor de me atender dado que era uma coisa simples. Ele acedeu, e demorou 5 min a resolver, numa altura em que ninguém estava à espera e ninguém chegou entretanto.
    Na semana passada, a mesma situação (a marcação prévia mantém-se e eu não fazia ideia, uma vez que as restrições covid já acabaram). Fui atendido por uma senhora na casa dos 60s. Perdeu os 5 min a explicar-me porquê que nem ela nem nenhuma das 3 colegas que não estavam a atender ninguém (acreditem ou não, fui logo de manhã e não havia ninguém além dos funcionários) me podiam atender. Pois bem vim embora, fiz a marcação e vou ter de lá voltar para me darem uma declaração que demora 3 minutos a fazer e 1 a imprimir.
    O jovem foi negativamente competitivo? Não acho, para mim foi só mais eficaz. Eu sei, eu sei, há regras. Mas também devia haver bom senso.
  12. Colocado por: HAL_9000A isso são obrigados. Começam a ganhar mal e porcamente e só se safam os mais produtivos, os mais dinâmicos, os melhores. Se querem progredir não têm de simplesmente ser melhores, têm de ser muito melhores.

Uma vez mais acho que esses jovens só estão a corresponder ao que a sociedade deles exige.

Numa ultra competitividade nefasta(como se vive em Portugal) não se safam os melhores, nem os muito melhores!

Quem brilha é rapidamente notado e fica na "lista negra" de colegas e superiores, para ser abatido, afastado e encostado (preferencialmente despedido) logo que possível. Doutra forma pode constituir um obstáculo ou um termo comparativo perigoso.

Pelo contrário, quem se safa são os medianos (até mesmo alguns medíocres), mais obedientes, os mais manhosos, com melhores relações e menos ameaçadores a aspirações de superiores.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, AMVP, ferreiraj125, Joao Dias
  13. Colocado por: HAL_9000Porque ouvem do Governo todos os dias que fixe fixe é tirar uma licenciatura, para "convergirmos" com a média europeia.

Porque as próprias políticas educativas há muitos anos que não apostam em ensino especializado técnico e criou a ideia de que as escolas profissionais são para os "burros".

Fruto dessas políticas, existe na nossa sociedade a ainda de que ser Doutor é que é. As crianças mais não fazem que corresponder ao que a sociedade espera delas.

É verdade, muitos andam aqui pelo forum a lamentar-se dos preços das casas, porque obviamente têm rendimentos curtos.

São licenciados de receções, de secretarias, de imobiliárias, de estéticas, de vendas, de restaurantes e de caixas de supermercado. É o que o nosso mercado de trabalho lhes proporciona.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  14. Colocado por: Sandra_cce menos ameaçadores a aspirações de superiores.
    Aqui está o erro. Os superiores são mais fracos e sabem disso. Entao....cagufa. Mas a culpa não é dos jovens. Eles são competitivos porque têm de ser.
    Concordam com este comentário: Sandra_cc
  15. Colocado por: TyrandeOu até tem um conhecido/familiar que é do ramo, pediu para ir ajudar nuns trabalhinhos esporádicos e acabou por ganhar um "mentor" que lhe ensinou tudo.
    E quem passa o papel? é que daqui para a frente técnicos especializados sem o papelinho a comprovar, já começam a ter falta de oportunidades, ou sujeitam-se a salário de trabalho não especializado.
  16. Colocado por: HAL_9000Aqui está o erro. Os superiores são mais fracos e sabem disso. Entao....cagufa. Mas a culpa não é dos jovens. Eles são competitivos porque têm de ser.
    Concordam com este comentário:Sandra_cc

Claro, não culpo em nada os jovens. Quem me parece ultra competitivo não são eles (os competentes), mas sim os menos competentes e mais velhos.

Eu tive um trabalho em que a minha chefia se tolhia de medo de mim e mais dois colegas. Era uma obsessão! Ele sabia que era menos competente. Obviamente não fomos recrutados por essa chefia, mas sim por antecessores e pela administração. Por essa chefia teríamos sido imediatamente bloqueados na seleção e recrutamento e não teríamos sequer sido escolhidos.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  17. Colocado por: HAL_9000E quem passa o papel? é que daqui para a frente técnicos especializados sem o papelinho a comprovar, já começam a ter falta de oportunidades, ou sujeitam-se a salário de trabalho não especializado.
    Concordam com este comentário:Sandra_cc

Atualmente não faltam currículos completamente falsificados em termos de experiência. Consequência de no mercado de trabalho serem muito poucas as organizações que fazem verificação curricular da experiência profissional.
  18. fado, futebol, fátima e falar de jovens/licenciaturas em todas as threads da internet.
    Concordam com este comentário: palmstroke
  19. Colocado por: buraburamonofado, futebol, fátima e falar de jovens/licenciaturas em todas as threads da internet.

Talvez seja um dos problemas, por isso merece tanta atenção.
  20. Colocado por: buraburamonofalar de jovens/licenciaturas em todas as threads da internet.
    Quer que falemos do jubileu ou lá o que é da raínha de Inglaterra?

0.0364 seg. NEW