Colocado por: dom123
Confusão onde?
Só se justifica um inversor de maior capacidade que a dos painéis se futuramente quiser acrescentar mais painéis, eu por acaso estou arrependido de não ter instalado um inversor de maior capacidade, pois pretendo brevemente instalar mais uns 6 painéis.
Confusão onde?
Só se justifica um inversor de maior capacidade que a dos painéis se futuramente quiser acrescentar mais painéis, eu por acaso estou arrependido de não ter instalado um inversor de maior capacidade, pois pretendo brevemente instalar mais uns 6 painéis.
Colocado por: callinasJá ouvi falar dessa história toda.
Tenho um sistema com 6 painéis com inversor de 1,5 . Comprei um inversor da mesma marca modelo só mudava a potência, que era 2.5.
Sinceramente o comportamento do sistema era o mesmo com inversor 1.5 ou 2.5 .
Por isso, para as potências que estamos a conversar, para utilizador doméstico, a diferença será residual.
O problema é que as vezes não consegue arranjar painéis compatíveis, equivalentes aos instalados. Ou os novos ficam limitados aos velhos ou vice versa . Mas nada de grave...
Sim, houve altura em que um inversor de 2,5 custava mais 60 euros que um de 1,5, aconselhei muita gente a comprar o de 2,5.
Colocado por: luixmod
Podes explicar melhor porque é que os painéis velhos limitam os novos??
Colocado por: hangasPodem ser ser colocados os novos painéis noutro MPPT.
E os anteriores agrupados no mesmo, assumindo que estavam separados.
Desde que cada grupo seja uniforme e com os mesmo alinhamento. Da alguma flexibilidade.
Colocado por: callinasSe tiveres painéis de 270 e comprares painéis de 330 a produção fica limitada aos painéis de 270.
Depois tens também as diferentes tecnologias.
Normal, poli, mini, halfcut, twincut, etc.
Ja viram isso a acontecer mesmo, ou foi o vendedor que disse?? Porque isso não faz sentido nenhum… metes dois paineis em paralelo um de 200w e outro de 300w assumindo que ambos estão á mesma tensão de trabalho a diferença está na intensidade que cada um produz, mas no final feitas as contas deve sair os 500w
Isso não é totalmente correto, pois na mesma string com painéis iguais basta sombrear um para afetar todos os outros
Na mistura de painéis na mesma string vai afectar a produção
Colocado por: luixmodmetes dois paineis em paralelo um de 200w e outro de 300w assumindo que ambos estão á mesma tensão de trabalho a diferença está na intensidade que cada um produz, mas no final feitas as contas deve sair os 500wque em paralelo vai ter a mesma tensão e se os paineis forem diferentes vão ter tensões diferentes de trabalho pelo pode literalmente arder com o de menor potencia
Colocado por: callinasComo montas painéis em paralelo num inversor normal ?podem ser agrupados em serie, em paralelo ou misto, mas já não são soluções basicas nem simples
As instalações são em série
Colocado por: callinasComo montas painéis em paralelo num inversor normal ?
As instalações são em série
Colocado por: jorgealvesque em paralelo vai ter a mesma tensão e se os paineis forem diferentes vão ter tensões diferentes de trabalho pelo pode literalmente arder com o de menor potencia
Colocado por: BigmouseO grande problema do paralelo de painéis e as correntes altas das que originam. Os inversores que são utilizados normalmente não permitem esse tipo de instalações devido a limitação das correntes máximas da string, normalmente entre os 8 a 15A.
é verdade sim senhor! uma instalação toda em paralelo aumenta muito a intensidade de entrada no inversor e por consequência é necessário gastar mais dinheiro na cablagem.