Iniciar sessão ou registar-se
    • SACS
    • 21 janeiro 2022

# 601

Colocado por: nhenriquesJá procurei pelo novo enquadramento e não encontrei nada. Tb estava interessado em mudar o contador para um inteligente visto que o meu conta o excedente como consumo e por isso injeção zero.

Faça o registo ou ligue para a E-Redes pelo q soube hoje parecem estar a oferecer!
    Tipo, ai tem autoconsumo. Sem stress vamos agendar a troca sem qualquer custo.
    Tendo em conta q a zona não faz parte da lista de concelhos onde está prevista a troca de contadores para o este ano!
    Estranho não é? Pois...
  1.  # 602

Colocado por: ruicarlovO benefício vai para as redes, e nós temos de as pagar, logo quanto menos perdas houver, melhor para nós todos.

E quanta mais for produzida cá de forma renovável, menos tem que ser produzida de fontes fósseis ou tem que ser importada. Mas o que importa é a minha barriga, o futuro do país e do planeta que se fecunde.
  2.  # 603

Colocado por: ematos

Boa tarde,\

Há algumas opções no mercado.... Eu vou para a luzigas.
    É necessário alguma paciência pois é um processo muuuuiitooooooo burocrático e é contar com 2 a 3 meses de espera pelo processo todo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:efsl0

Boa noite e obrigado.
    Vai vender por valor fixo? Se sim pode dizer qto sff…
    Ou vai ser pelo indexado?
  3.  # 604

Colocado por: SACS
    Faça o registo ou ligue para a E-Redes pelo q soube hoje parecem estar a oferecer!
    Tipo, ai tem autoconsumo. Sem stress vamos agendar a troca sem qualquer custo.
    Tendo em conta q a zona não faz parte da lista de concelhos onde está prevista a troca de contadores para o este ano!
    Estranho não é? Pois...

https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/15-2022-177634016

Artigo 95°, ponto 11.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nhenriques, SACS
  4.  # 605

Colocado por: ruicarlov

Vamos lá entender uma coisa. A energia circula na rede e é verdade que o excedente produzido num ponto vai ser consumido nas imediações. Agora toda a energia que entra no casa do vizinho passa pelo contador e é contabilizada, logo ele tem que a pagar ao comercializador dele, seja EDP, Endesa, Galp, etc. De igual modo, toda a energia marcada no contador a comercializadora vai ter de comprar a produtores, não é por fisicamente ela ter origem na sua casa que a EDP ou outra deixa de a ter de comprar para fornecer ao seu vizinho. O benefício vai para as redes, e nós temos de as pagar, logo quanto menos perdas houver, melhor para nós todos.

No fundo é o que estou a dizer.
    Eu não me importo de dar. Não vou fazer injeção 0 só porque é de borla. Assim ajudo o planeta. Mas pode do vender é óbvio que tiro partido e ajudo a mesma…
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  5.  # 606

Colocado por: efsl0

Boa noite e obrigado.
    Vai vender por valor fixo? Se sim pode dizer qto sff…
    Ou vai ser pelo indexado?

Indexado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: efsl0
  6.  # 607

Colocado por: brunoa

Onde poderei encontrar mais informação acerca desse gestor?
  7.  # 608

No OLX já vi pessoal a vender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunoa
  8.  # 609

Colocado por: ematos

No fundo é o que estou a dizer.
    Eu não me importo de dar. Não vou fazer injeção 0 só porque é de borla. Assim ajudo o planeta. Mas pode do vender é óbvio que tiro partido e ajudo a mesma…
    Concordam com este comentário:rjmsilva

Tudo bem. Apenas estava a comentar sobre a forma de dizer as coisas, que é o "oferecer à EDP". Este tipo de expressão leva logo muita gente que lê a pensar que se não impedir a injeção de excesso está apenas a engordar os bolsos chineses de EDP, quando na realidade o benefício é mais comunitário
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  9.  # 610

Colocado por: ruicarlov

Tudo bem. Apenas estava a comentar sobre a forma de dizer as coisas, que é o "oferecer à EDP". Este tipo de expressão leva logo muita gente que lê a pensar que se não impedir a injeção de excesso está apenas a engordar os bolsos chineses de EDP, quando na realidade o benefício é mais comunitário

Quando chega o dia de partilhar os dividendos com os acionistas essa boa vontade cai por terra...e o planeta com ela.
  10.  # 611

Colocado por: Troino

Quando chega o dia de partilhar os dividendos com os acionistas essa boa vontade cai por terra...e o planeta com ela.

Mas os que é que os accionistas têm a ver com isto?
  11.  # 612

É o pecado do lucro.
  12.  # 613

Como o user Ruicarlov tem tentado explicar, ninguém faz lucro revendendo a energia que é injectada gratuitamente na rede, muito menos a EDP.

Essa energia é usada para apoiar a estabilidade da rede e, em última análise há-de fazer baixar as tarifas, uma vez que diminuem os custos do operador da rede para assegurar a estabilidade.

Pessoalmente, acho que faria mais sentido um modelo em que o benefício da estabilidade fosse passado de forma mais directa, por exemplo, toda a energia injectada remunerada automaticamente a uma tarifa baixa,ou alargar o período de contagem de 15 minutos para 24 horas, mas seriam precisas mudanças de fundo na lei para tornar isso possível.
    Concordam com este comentário: rjmsilva, mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves, ruicarlov
  13.  # 614

Colocado por: AlexRibeiroEssa energia é usada para apoiar a estabilidade da rede e, em última análise há-de fazer baixar as tarifas, uma vez que diminuem os custos do operador da rede para assegurar a estabilidade.

Eu notei essa baixa, em Janeiro....
  14.  # 615

Colocado por: JotaP

Eu notei essa baixa, em Janeiro....

Eu também, aumentaram-me 32%, por isso é que digo que seria mais correcto remunerarem a estabilidade de rede directamente a quem injecta o excesso de produção.
    • dom123
    • 22 janeiro 2022 editado

# 616

Quem tem o net metering ativo, além do contador inteligente foi necessário mais algum dispositivo agregado ao mesmo?
    O meu contador já está integrado numa rede inteligente, mas a E-REDES diz que tem de vir instalar um dispositivo tipo modem GSM para fazer a contagem 15 em 15 minutos
    • ematos

# 617

Colocado por: dom123Quem tem o net metering ativo, além do contador inteligente foi necessário mais algum dispositivo agregado ao mesmo?
    O meu contador já está integrado numa rede inteligente, mas a E-REDES diz que tem de vir instalar um dispositivo tipo modem GSM para fazer a contagem 15 em 15 minutos

Então não entendo o conceito de integrado na rede inteligente.... Pensava que era estar a comunicar por PLC...
  15.  # 618

Colocado por: dom123Quem tem o net metering ativo, além do contador inteligente foi necessário mais algum dispositivo agregado ao mesmo?
      E-REDES.png

Quando instalaram o contador colocaram também um modem com um cartão gsm.

O PLC deve ser hipotese apenas em alguns contextos.
  16.  # 619

Colocado por: AlexRibeiro

Quando instalaram o contador colocaram também um modem com um cartão gsm.

O PLC deve ser hipotese apenas em alguns contextos.

O meu contador faz o envio da contagem por PLC, mas segundo a E-REDES tem de levar o tal modem GSM
    • ematos

# 620

Colocado por: dom123
    O meu contador faz o envio da contagem por PLC, mas segundo a E-REDES tem de levar o tal modem GSM

Eu parece-me é que estão (e-redes) para ai a fazer uma grande confusão... para variar..

0.2113 seg. NEW