Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

Não é a única empresa que falou nisso.

No meu caso, que tenho como hipótese colocar os painéis no telhado de um anexo (onde apenas tenho iluminação e duas tomadas, puxadas da habitação propriamente dita), já me referiram isso, colocando as proteções necessárias num mini quadro criado para o efeito (um disjuntor e mais alguma coisa específica para a instalação dos painéis, julgo).

Não parece ser prática incomum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dacepa
    • ematos
    • 25 fevereiro 2022 editado

# 822

Sinceramente não vejo o mal se a cablagem elétrica respeitar as especificações necessárias....
    Infelizmente nem em todas as casas é possível ter condições para instalar da forma mais correta....

Aliás pelo que vejo até é a pratica mais comum.
    Concordam com este comentário: JotaP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dacepa
  2.  # 823

Colocado por: ematosJá com iva?

Sim, já com IVA.
    • ematos
    • 25 fevereiro 2022 editado

# 824

Parece bom preço

Tenho conhecimento de uma proposta com 8 painéis 455, huwaei sun2000 4KTL. Medidor energia huwaei
    Montagem etc tudo o necessário

4000 +iva
  3.  # 825

Colocado por: ematosParece bom preço

Tenho conhecimento de uma proposta com 8 painéis 455, huwaei sun2000 4KTL. Medidor energia huwaei
    Montagem etc tudo o necessário

4000 +iva

Estás a referir te ao meu orçamento?
  4.  # 826

Hum?
    Estou a falar de uma proposta que um amigo recebeu com a configuração que referi
  5.  # 827

Boa noite,

Em janeiro/2022 passei de 4 para 6 paineis e como tal a empresa responsável teve que efetuar novo registo na DGEG e informar a E-Redes. Recebi estes dias um e-mail da E-redes que indica "O contador de eletricidade é compatível com o regime de autoconsumo".

Além tem este paragrafo que passo a transcrever:
    "O Código do Ponto de Entrega (CPE) de Produção será ativado
    O CPE de Produção, relativo à sua unidade de autoconsumo, será ativado e poderá ser consultado no Portal do Autoconsumo da DGEG. A
    partir desse momento, poderá iniciar as interações com as restantes entidades intervenientes."

NO topo da comunicação indicam tb um CPE Produção.

Esta situação significa que estou "apto" para vender o excedente a uma comercializadora?

obg.
  6.  # 828

Bons dias,
    Ainda não aproveito totalmente as potencialidades do HA, mas aqui, em anexo, vai o resultado da minha produção/consumo fotovoltaica no mês de Fevereiro.
  7.  # 829

Informação:

Liguei æ e-refes esta semana relativo a bidireccionalidade e disseram me que com novo contador inteligente (que no meu caso instalaram em janeiro) não é necessário pagar nada. Assim que informados pela DGEG em 2 dias passam o contador remotamente para bidireccional.
    É claro que ainda nem tenho fornecedores de Painéis nem vou ter antes do subsídio acabar, mas é informação que quis partilhar.
    E de graça 😁.
  8.  # 830

Colocado por: DacepaInformação:

Liguei æ e-refes esta semana relativo a bidireccionalidade e disseram me que com novo contador inteligente (que no meu caso instalaram em janeiro) não é necessário pagar nada. Assim que informados pela DGEG em 2 dias passam o contador remotamente para bidireccional.
    É claro que ainda nem tenho fornecedores de Painéis nem vou ter antes do subsídio acabar, mas é informação que quis partilhar.
    E de graça 😁.

Eles já não cobram pela troca de contador. O meu foi instalado a 14 de Fevereiro e ainda não tenho acesso a consumos. O técnico da e-redes já cá veio duas vezes e parece-me que ainda não fica por aqui...
  9.  # 831

Colocado por: jdmosorioBons dias,
    Ainda não aproveito totalmente as potencialidades do HA, mas aqui, em anexo, vai o resultado da minha produção/consumo fotovoltaica no mês de Fevereiro.
      2022-03-01.png

Qual o aparelho que usa para fazer as medições? Eu uso Shelly EM e Shelly 1 PM, mas não consigo ter dados coerentes no Energy Dashboard.
  10.  # 832

Colocado por: AlexRibeiroQual o aparelho que usa para fazer as medições? Eu uso Shelly EM e Shelly 1 PM, mas não consigo ter dados coerentes no Energy Dashboard.

Fez bem a configuracão do energy dashboard? Estou a utilizar shelly em e até ao momento parece funcionar bem mas inicialmente os dados demoram um pouco a propagar...
  11.  # 833

Colocado por: AlexRibeiro

Qual o aparelho que usa para fazer as medições? Eu uso Shelly EM e Shelly 1 PM, mas não consigo ter dados coerentes no Energy Dashboard.

Uso exactamento os mesmos equipamentos, o Shelly EM para medir o consumo e o retorno á rede, e o shelly 1pm para medir a produção fotovoltaica.
  12.  # 834

Colocado por: mboot

Eles já não cobram pela troca de contador. O meu foi instalado a 14 de Fevereiro e ainda não tenho acesso a consumos. O técnico da e-redes já cá veio duas vezes e parece-me que ainda não fica por aqui...
    Eu também tive já 2 visitas e não vou ficar por aqui... Tenho leituras desde a 1ª visita, mas continua ser dada como inválida !!! Resultado ?? há 4 meses sem pagar a fatura da luz que não vem !!!
  13.  # 835

Colocado por: PauloJSantosEu também tive já 2 visitas e não vou ficar por aqui... Tenho leituras desde a 1ª visita, mas continua ser dada como inválida !!! Resultado ?? há 4 meses sem pagar a fatura da luz que não vem !!!

Estou assim desde Setembro na mesma situação , o meu operador diz que recebe contagem de Milhôes de kW , ligo para a e-redes e dizem que estão a atualizar a rede...
    Isto é uma incompetência tremenda , principalmente porque se for ao site da e-redes as contagens estão lá e corretas.
    Mas como cliente autoconsumo não posso fornecer essas contagens , ando a pagar estimativas á 7 meses .

É uma vergonha esta "empresa E-redes " .
  14.  # 836

Colocado por: crisssx

Estou assim desde Setembro na mesma situação , o meu operador diz que recebe contagem de Milhôes de kW , ligo para a e-redes e dizem que estão a atualizar a rede...
    Isto é uma incompetência tremenda , principalmente porque se for ao site da e-redes as contagens estão lá e corretas.
    Mas como cliente autoconsumo não posso fornecer essas contagens , ando a pagar estimativas á 7 meses .

Sou cliente da comercializadora G.... tenho autoconsumo, contador inteligente(???) etc etc, mas continuo a fornecer as contagens á minha operadora que as aceita e dá como correctas
  15.  # 837

Colocado por: jdmosorio

Sou cliente da comercializadora G.... tenho autoconsumo, contador inteligente(???) etc etc, mas continuo a fornecer as contagens á minha operadora que as aceita e dá como correctas

Colocado por: jdmosorio

Na teoria você está a ser prejudicado , as contagens dessa forma não devem estar 100% corretas .
    Eles dizem mesmo para não dar as contagens que estão no contador.
  16.  # 838

Colocado por: jdmosorioBons dias,
      2022-03-01.png

Bom dia,

Pode-me indicar qual é o programa que está a usar? Funciona com os shellys?

Obrigada
  17.  # 839

Na teoria você está a ser prejudicado , as contagens dessa forma não devem estar 100% corretas .
    Eles dizem mesmo para não dar as contagens que estão no contador.

Se calhar está a referir-se a questão dos ciclos de 15/15min, sou franco, ainda não percebi bem isso.
    Efectivamente dou as contagens que aparecem no contador, um Kaifa MA109P, os consumos são similares aos que o shellyEM apresenta.
  18.  # 840

Colocado por: jnalmeida

Bom dia,

Pode-me indicar qual é o programa que está a usar? Funciona com os shellys?

Obrigada

Uso o HA-Home Assistant num Raspberry PI2, que tinha encostado em casa. Vi nos sites do HA a forma de instalar.
    Depois de instalado e ligado ao wifi, detecta os shelly´s.

0.3940 seg. NEW