Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: mafgod@dipeca,
    já sabe o seu perfil de consumo ao longo do dia?
    Ou seja, sabe qual é o seu consumo médio nas horas em que há sol?

essa é outra boa questão
    sempre que eu digo que tenho paineis aqui à malta conhecida, lá vem aquela conversa de **** que pra mim é de ****:
    ah então achas que 2 paineis chegam pra mim?
    Ah se calhar meto logo 8 paineis e baterias?

E depois se lhes digo, sabes quanto gastas durante o periodo solar?
    Não
    E não podes tirar os valores durante umas 2 a 3 semanas para se obter esses dados importantes?
    ah vai ser dificil, eu saiu cedo de casa, a mulher nao percebe nada disso, já chego tarde

E pronto, a conversa morre por ali.

E termino o meu off topic ahahahaha
    PS: tirem os valores de manha e à noite, não custa nada e vão obter dados mais reais das vossas necessidades, sem dados é atirar para o escuro se 1 painel chega ou 2 paineis, e se querem meter baterias daqui a 10 anos, se investem logo num inversor que possa ser usado c/baterias...
    • dipeca
    • 18 abril 2022 editado
    Colocado por: mafgod@dipeca,
    já sabe o seu perfil de consumo ao longo do dia?
    Ou seja, sabe qual é o seu consumo médio nas horas em que há sol?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dipeca

Bom dia,

sim, sei.

Trabalho em casa 3-5 dias por semana, temos BC (que se liga mto mais à noite e é a grande consumidora que aparece no inverno) e todos electrodomésticos são eléctricos e estão em stand-by. Já temos painéis AQS.

Potência contratada: 6,9kVA (simples)

Ponta (9h-10h30/18h-20h30): 1352 kwh
    Vazio (22h-08h): 2018 kwh
    Cheias (10h30-18h/ 20h30-22h):2331 kwh

Os consumos, com leitura enviada mensalmente são:
    Janeiro: €150
    Fevereiro: €160
    Março: €130
    Abril: €85
    Maio: €54
    Jun: €53
    Jul: €50
    Ago: €60
    Set: €40
    Out: €52
    Nov: €90
    Dez: €90

Resumindo: a menos que venha um VE em breve (provável) não temos um consumo mto grande durante o dia, daí a dimensão de potência dos orçamentos dps painéis que me enviaram não ser muito grande.

Obrigado
    Concordam com este comentário: master_chief
  2. Colocado por: dipecaOs consumos, com leitura enviada mensalmente são:
    Em euros, nada valem :-)
    Coloque aqui em kWh :-)

Colocado por: dipecaResumindo: a menos que venha um VE em breve (provável) não temos um consumo mto grande durante o dia, daí a dimensão de potência dos orçamentos dps painéis que me enviaram não ser muito grande.
    Quando tiver um VE, o melhor é mudar para bi-horário e carregar em vazio.

Pelo que indica:
    Colocado por: dipecaTrabalho em casa 3-5 dias por semana, temos BC (que se liga mto mais à noite e é a grande consumidora que aparece no inverno) e todos electrodomésticos são eléctricos e estão em stand-by. Já temos painéis AQS.
    coloque 1 painel na casa dos 600W com micro inversor ou dois de 500W com microinversor a bom preço e chega! Se colocar dois, tente colocar um a SE e outro a SW para ter uma curva mais achatada ao longo do dia.
    Claro que se colocar mais, menos irá importar durante o dia, mas irá desperdiçar muito para a rede e aumentará o tempo de retorno do investimento.
  3. Colocado por: mafgodEm euros, nada valem :-)
    Coloque aqui em kWh :-)

Isso então tenho de esperar pela mulher (como diz o master_chief em cima :D ) que é ela que envia religiosamente as leituras e deve ter isso apontado.

Colocado por: mafgodcoloque 1 painel na casa dos 600W com micro inversor ou dois de 500W com microinversor a bom preço e chega! Se colocar dois, tente colocar um a SE e outro a SW para ter uma curva mais achatada ao longo do dia.
    Claro que se colocar mais, menos irá importar durante o dia, mas irá desperdiçar muito para a rede e aumentará o tempo de retorno do investimento.

Resumindo, está-me a sugerir reduzir potência em relação aos orçamentos para cobrir os gastos com standby, pcs, router etc? Por exemplo, um kit destes https://www.solarshop.pt/kit-autoconsumo-solar-premium-960w-hoymiles#/95-monitorizacao_wifi-sem_monitorizacao/102-suporte_para_paineis_solares-sem_estrutura/123-ligacao_ac-ficha_macho e um eletricista capaz de montar :).

Obrigado
    Concordam com este comentário: mafgod
  4. Colocado por: ChristianBoas,

Aproveitando este tópico, instalei um sistema de painéis fotovoltaicos para auto consumo de 1.89 KW.

Este sistema foi ligado a um quadro que se encontra no sótão - mesmo não estando ligado diretamente ao quadro geral a energia produzida é consumida por todos os aparelhos da casa ou só o que está ligado ao quadro do sótão?

Tenho uma aplicação que informa quanto estão a produzir - mas há alguma maneira de saber quanto está a ser consumido dessa produção? E quanto está a ser consumido pela fornecimento da rede?

Obrigados e bom ano a todos!!!

Finalmente consegui instalar o Shelly EM no quadro geral e o Shelly 1 PM no painel solar....obrigado #manelvc pela dica...
    Agora falta só entender a aplicação e os resultados mostrados dos 2 shellys.....alguem consegue resumir a info da aplicação :-)

Quadro geral:
    Quadro_geral

Quadro_geral_1

Solar
    Solar_1

Solar
    Concordam com este comentário: mafgod
  5. Resumindo, está-me a sugerir reduzir potência em relação aos orçamentos para cobrir os gastos com standby, pcs, router etc? Por exemplo, um kit destes
    https://www.solarshop.pt/kit-autoconsumo-solar-premium-960w-hoymiles#/95-monitorizacao_wifi-sem_monitorizacao/102-suporte_para_paineis_solares-sem_estrutura/123-ligacao_ac-ficha_macho
    e um eletricista capaz de montar :).

Faça bem as contas aos kits. Ainda falta aí fios e suportes bem como algum tipo de monitorização. Depois uma manhã de electricistas para por isso no telhado e fazer ligações.
    Se o souber fazer tudo bem mas se vai contratar...
    Eu escolheria uma de duas coisas. Ou comprar à peça vindo da vizinha Espanha (sabendo atempadamente os valores do electricista) ou contratava chave na mão.
    Se for na linha dos 600w como disse o mafgod veja os valores da Franklin prata. Atenção que só estou a dar este nome porque cá vieram colocará o meu (ainda falta o shelly mas foi culpa minha por não saber que era quadro trifásico).
    Pareceram boa gente e bem que os chateiei por causa de prazos mais rápidos e de faturas para ainda meter no fundo.
    Resultado, é fazer as contas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dipeca
  6. Boa tarde,

Tenho a minha instalação fotovoltaica a injetar na rede e pretendo aproveitar o excedente.
    Tenho Shelly EM instalado no quadro geral a medir consumo, a produção está a ser injetada numa tomada ainda longe do quadro.

Pretendo aproveitar o Shelly EM que tenho e criar um cenário que sempre que o consumo seja -700W ligue a resistencia do termoacumulador. Ora, a resistencia dele é de 3000W, mas apenas pretendia ligar a resistencia com o excedente, nem que tenha que criar varios cenarios no shelly.

Se consumo = -100W, então liga resistencia com 100W.
    Se consumo = -500W, então liga resistencia com 500W.
    Se consumo = -700W, então liga resistencia com 700W.

Consigo fazer isso com o shelly EM e outro shelly ?
  7. Em princípio precisará de um gestor de excedentes. Como é que faz o encaminhamento apenas do excedente apenas com saídas digitais? Não é possível.

Existem dispositivos de mercado prontos para fazer isso em que se coloca uma pinça no geral do quadro e quando há excesso de geração, todo esse excesso é entregue à resistência.
    https://blog.spiritenergy.co.uk/homeowner/eddi-excess-solar-heat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rikabcd
  8. Colocado por: rikabcdBoa tarde,

Tenho a minha instalação fotovoltaica a injetar na rede e pretendo aproveitar o excedente.
    Tenho Shelly EM instalado no quadro geral a medir consumo, a produção está a ser injetada numa tomada ainda longe do quadro.

Pretendo aproveitar o Shelly EM que tenho e criar um cenário que sempre que o consumo seja -700W ligue a resistencia do termoacumulador. Ora, a resistencia dele é de 3000W, mas apenas pretendia ligar a resistencia com o excedente, nem que tenha que criar varios cenarios no shelly.

Se consumo = -100W, então liga resistencia com 100W.
    Se consumo = -500W, então liga resistencia com 500W.
    Se consumo = -700W, então liga resistencia com 700W.

Consigo fazer isso com o shelly EM e outro shelly ?

O shelly apenas liga/desliga e mede, não consegue limitar a potência que passa por ele.
    O que precisa é de algo deste género:
    http://freeds.es

Consegue encontrar alguns tutoriais no youtube
  9. Pesquise no OLX por gestor de excedentes.
  10. "O shelly apenas liga/desliga e mede, não consegue limitar a potência que passa por ele."

Era precisamente essa a minha dúvida, não sabia se o Shelly Plus 1PM fazia de regulador de tensão.

Obrigado!
  11. Eu tenho gestor de excedentes e funciona muito bem.
    O excedente vai para um termoacumulador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva, RUIOLI
  12. Olá boas tardes
    Um gestor de excedentes custa 150euros ou mais
    Tem que se ver primeiro qual o valor que é colocado na rede como excedentes
  13. Eu tenho 2 painéis com 560w
    Produzem entre 3,3 a 4 KWh
    Estou em casa e utilizo o desumidificador com uma tomada inteligente para utilizar toda a energia produzida
    Mesmo assim a dias que coloco entre 250 e a 750 e na rede
    Fico espantado quando se falam em 1200/1600 ou +
    É preciso verificar e dimensionar bem os consumos
    Senão estamos a ceder os nossos telhados para outros tirarem proveito disso
  14. 250 w a 750 w
  15. Colocado por: jtlopesEu tenho 2 painéis com 560w
    Produzem entre 3,3 a 4 KWh

3.3 a 4 KWh com 1120w de painéis? ou ao dia?
  16. São 2 com 280w cada que dá os 560 w
    • hangas
    • 19 abril 2022 editado
    Colocado por: jtlopesÉ preciso verificar e dimensionar bem os consumos

Sim é importante dimensionar bem o sistema com base nos nossos consumos.
    No entanto se dimensionar o sistema para cobrir grande parte do consumo no inverno, no verão terá mais excedente.
    Se dimensionar com base no verão, no inverno ficará aquém. É este o desafio para tornar o sistema mais rentável.

Colocado por: jtlopesSenão estamos a ceder os nossos telhados para outros tirarem proveito disso

Mas a partir do momento que dimensionei da forma que queria, e não conseguindo aproveitar o excedente, não vejo problema em oferecer o que sobrar. Sempre é menos alguma energia que se produz a carvão ou gás natural.
    É também energia que vai colmatar as perdas inerentes da rede, que acaba por beneficiar todos.
    Concordam com este comentário: OrdepOir, ruicarlov
  17. Para além do mencionado em cima, se está com um excedente razoável existe também a opção de vender à rede.
  18. Tendo um Shelly EM a medir o consumo da rede/excedente com 1 pinça pq o inversor foi ligado numa tomada distante, posso colocar o gestor de excedentes a ligar o termoacumulador com apenas 1 pinça do Shelly?

A produção vejo na app do inversor, quando há excedente a pinça do Shelly fica a negativo.

0.4681 seg. NEW