Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: mboot

Fez alguma reclamação no livro?

Sim e no portal da queixa igualmente.
    • eu
    • 7 junho 2022
    Colocado por: crisssxSe fosse na área que trabalho ia eu e todo o departamento embora , aqui não...abre-se mais uma cerveja.

É o problema dos monopólios: os incompetentes não são castigados.
    • eu
    • 7 junho 2022
    Colocado por: crisssx
    Sim e no portal da queixa igualmente.

Esses portais ou a DECO não servem para nada.

Faça queixa formal no regulador (ERSE).
    Concordam com este comentário: master_chief
  2. Colocado por: eu
    Esses portais ou a DECO não servem para nada.

Faça queixa formal no regulador (ERSE).

Vou fazer também embora penso que contra a E-redes nada vale...
    • ptuga
    • 7 junho 2022 editado
    Colocado por: mboot

O problema é mesmo esse... è que a e-redes devia fornecer os dados do saldo quarto horário e não o está a fazer o que torna tudo isto nada transparente e quase impossível de contestar em caso de engano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

O site fazia isso mm... tinhas um gráfico mensal que vias no próprio site e podias descarregar um ficheiro excel onde vinha descritos em períodos de 15 minutos o que era consumido e injetado na rede, ou seja a sobreprodução que não era consumida.
    anexo o ficheiro
  3. A esses tenho acesso (apesar de desde o dias 2 de junho não haver leituras nem injecção, só consumo, enfim...) mas das quatro variaveis só aparecem 2 (não aparecem os calculos) e nas leituras não aparece o saldo, para além de que a E-redes não me está a enviar leituras ao meu comercializador.
  4. alguém já instalou ou conhece este tipo de inversor?

https://www.youtube.com/watch?v=2eF7zxmKBAg

bastante interessante a meu ver! é o primeiro que vejo que faz tudo num só aparelho! o mais interessante é que faz a gestão do solar bateria e rede automaticamente.
    a minha duvida sobre este equipamento é se no caso de excesso de produção de energia solar se ele envia o excesso para a rede?
  5. Colocado por: luixmodalguém já instalou ou conhece este tipo de inversor?

bastante interessante a meu ver! é o primeiro que vejo que faz tudo num só aparelho! o mais interessante é que faz a gestão do solar bateria e rede automaticamente.
    a minha duvida sobre este equipamento é se no caso de excesso de produção de energia solar se ele envia o excesso para a rede?

Vendem apenas para USA, nem vale apena considerar.
  6. Colocado por: luixmodalguém já instalou ou conhece este tipo de inversor?

se não vi mal é um normal inversor híbrido com gestão.
  7. Colocado por: luixmodalguém já instalou ou conhece este tipo de inversor?

Se quer vender excedente... Tem de utilizar inversores ou micro inversores, constantes da lista e que estão homologados pela e-Redes...
  8. Colocado por: nmcp93

Vendem apenas para USA, nem vale apena considerar.

onde é que viu que só se vende no usa?

Colocado por: jorgealvesse não vi mal é um normal inversor híbrido com gestão.

tecnicamente é um inversor off gride, pelo que vi num site eles caracterizam no como sendo off gride e com razão o invesor funciona como modo UPS, recebe o solar carrega as baterias ou usa as como backup controla o consumo da rede e a gestão das baterias com o solar.

do que andei a pesquisar, e atenção que não conheço o mercado todo! mas do que vi nenhuma faz o que este inversor faz ao preço que está!
    https://www.youtube.com/watch?v=zxBSV2Fwhgg
    o que para mim é bastante surpreendente!

Colocado por: Pedro Barradas

Se quer vender excedente... Tem de utilizar inversores ou micro inversores, constantes da lista e que estão homologados pela e-Redes...

não, não quero vender o excedente!
  9. Colocado por: luixmodtecnicamente é um inversor off gride, pelo que vi num site eles caracterizam no como sendo off gride e com razão o invesor funciona como modo UPS, recebe o solar carrega as baterias ou usa as como backup controla o consumo da rede e a gestão das baterias com o solar.
    tal e qual como qualquer inversor hibrido com com injeção controlada
  10. Colocado por: jorgealvestal e qual como qualquer inversor hibrido com com injeção controlada

o híbridos que vi requerem controlador MPPT solar charge controller á parte! é normal nos inversores hibridos?

o que apresentei tem tudo em 1 com 5kw de potencia
  11. Colocado por: luixmodhíbridos que vi requerem controlador MPPT solar charge controller á parte! é normal nos inversores hibridos?
    a maioria é integrado
  12. Colocado por: jorgealvesa maioria é integrado

não sabia disso! sempre pensei que esse híbridos não tinham estas características para off gride!

andei a fazer contas por alto e reparei que se gastarmos 200€ de luz numa casa por mês! da uns 1300kw por mês de consumo de energia com um custo de 0,15€/h ao fim de 15 anos gastamos 36k€ em energia para casa sem contar com a inflação e o aumento do custo de energia!

por 20k€ já se consegue meter uns 30 painéis uns inversores para 15kw e umas baterias de 30kw! que pelas minhas contas por alto parece ser o suficiente para alimentar uma casa há vontade! com garantia de 15 anos em grande parte dos equipamentos.

estou a fazer mal as contas ou estas soluções começam a fazer mais sentido?
    • eu
    • 10 junho 2022
    30 paineis para alimentar uma casa? 15 KW? Que exagero!

Eu tenho apenas 8 paineis (cerca de 4 KW max) e já estou a produzir mais energia do que a que consumo. Se tivesse baterias com capacidade suficiente, gastaria zero da rede na maior parte das semanas.
  13. Colocado por: eu30 paineis para alimentar uma casa? 15 KW? Que exagero!

Eu tenho apenas 8 paineis (cerca de 4 KW max) e já estou a produzir mais energia do que a que consumo. Se tivesse baterias com capacidade suficiente, gastaria zero da rede na maior parte das semanas.

leu tudo o que escrevi? a teoria era com baterias 30kw! os 15kw devem alimentar a casa enquanto carregam a bateria! num cenário destes não acho que seja exagero! isto sou eu a tentar manter os 10,45kVA de potencia sempre disponíveis na casa! mas é tudo teoria!
  14. Colocado por: luixmodisto sou eu a tentar manter os 10,45kVA de potencia sempre disponíveis

Eu acho que isto é um exagero.
    Sim, é necessário sobredimensionar o campo solar porque no inverno com chuva não se produção de onde não há 😁 Isto implica forçosamente oferecer ou vender à rede quando há muito sol. Mas 10,35kVA em permanência? Porquê?

De resto, é só fazer contas a que esses 200€/mês não desaparecem, mas reduzem-se. É possível ter quase consumo zero em alguns meses, mas é necessário pagar termo de potência no mínimo.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 11 junho 2022 editado
    Colocado por: luixmodleu tudo o que escrevi? a teoria era com baterias 30kw! os 15kw devem alimentar a casa enquanto carregam a bateria! num cenário destes não acho que seja exagero! isto sou eu a tentar manter os 10,45kVA de potencia sempre disponíveis na casa! mas é tudo teoria!

Sim, li e continuo a dizer que é um exagero.

200 € de consumo mensal corresponde mais ou menos a uns 1000 KWh por mês.

Eu diria que 9 KW de painéis são suficientes para produzir essa quantidade de energia, na maior parte dos meses.

De qualquer das formas, tentar assegurar todo o consumo da casa pode não ser uma boa ideia: ver post seguinte.
    • eu
    • 11 junho 2022
    Colocado por: Bruno.AlvesDe resto, é só fazer contas a que esses 200€/mês não desaparecem, mas reduzem-se. É possível ter quase consumo zero em alguns meses, mas é necessário pagar termo de potência no mínimo.

Há uma questão interessante no auto-consumo, que é a relação custo-benefício.

É relativamente fácil e barato reduzir o consumo da rede para 50%, basta pouca potência instalada.

Depois, para reduzir o consumo da rede para uns 25%, já é preciso investir muito mais.

Para reduzir o consumo da rede para uns 10%, pior ainda.

E finalmente, para reduzir o consumo para zero, o investimento é brutal.

Moral da história: em termos de retorno do investimento, não é boa ideia querer reduzir o consumo da rede quase a zero. Há ali uma faixa de redução de consumos que é a ideal.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, jorgealves, Pedro Barradas, nocas1

0.5697 seg. NEW