Colocado por: eu
Sim, li e continuo a dizer que é um exagero.
200 € de consumo mensal corresponde mais ou menos a uns 1000 KWh por mês.
Eu diria que 9 KW de painéis são suficientes para produzir essa quantidade de energia, na maior parte dos meses.
De qualquer das formas, tentar assegurar todo o consumo da casa pode não ser uma boa ideia: ver post seguinte.
Colocado por: Bruno.Alves
Eu acho que isto é um exagero.
Sim, é necessário sobredimensionar o campo solar porque no inverno com chuva não se produção de onde não há 😁 Isto implica forçosamente oferecer ou vender à rede quando há muito sol. Mas 10,35kVA em permanência? Porquê?
De resto, é só fazer contas a que esses 200€/mês não desaparecem, mas reduzem-se. É possível ter quase consumo zero em alguns meses, mas é necessário pagar termo de potência no mínimo.
Colocado por: eu
Há uma questão interessante no auto-consumo, que é a relação custo-benefício.
É relativamente fácil e barato reduzir o consumo da rede para 50%, basta pouca potência instalada.
Depois, para reduzir o consumo da rede para uns 25%, já é preciso investir muito mais.
Para reduzir o consumo da rede para uns 10%, pior ainda.
E finalmente, para reduzir o consumo para zero, o investimento é brutal.
Moral da história: em termos de retorno do investimento, não é boa ideia querer reduzir o consumo da rede quase a zero. Há ali uma faixa de redução de consumos que é a ideal.
Colocado por: euTem toda a razão, avance.mesmo assim vão haver muitos dias com aproveitamento nulo
Para jogar pelo seguro (porque no inverno há por vezes semanas inteiras sem qualquer sol), o melhor é instalar 50 painéis.
Colocado por: jorgealvesmesmo assim vão haver muitos dias com aproveitamento nulo
Colocado por: euTem toda a razão, avance.
Para jogar pelo seguro (porque no inverno há por vezes semanas inteiras sem qualquer sol), o melhor é instalar 50 painéis.
Colocado por: ruicarlovPegando em dados do Eurostat, na 2ª metade de 2021 o preço em PT era de 0,217€/kWh, face aos 0,223 do ano de 2014, logo esses dados não ilustram o aumento do preço da energia. E durante a última década os preços têm tido oscilações, mas não uma tendência crescente.
A recente crise do gás natural e a guerra na Rússia é outra história, e isso tem-se notado nos preços da energia, mas parece-me prematuro dizer que a eletricidade vai continuar a subir por muitos anos. Por alguma razão estamos numa transição energética.
Colocado por: ruicarlovA energia que os carros elétricos consomem por outro lado permite que não se gaste tanta energia na refinação e transporte de combustíveis, entre outros logo há aqui um grande fator moderador do aumento de consumo. O consumo de energia deve aumentar, certo, mas provavelmente mais devido a outros fatores, estre os quais se poderá destacar a produção de hidrogénio verde. Mas isso também é acompanhado quase sempre por grandes investimentos em novas centrais solares para alimentar essa produção, logo não creio que se venha a alterar significativamente a relação oferta/procura.
Colocado por: FFCLcriar tarifas próprias para os carregamentos dos carros elétricos. Com isso virá um novo mundo de taxas e taxinhas.
Colocado por: FFCLnão sei se o elétrico será o futuro. Para já é um meio presente
Colocado por: FFCLNão se preocupem que não há-de demorar muito até começarem a criar tarifas próprias para os carregamentos dos carros elétricos. Com isso virá um novo mundo de taxas e taxinhas.
Sou todo a favor de reduzir a nossa pegada ecológica mas sinceramente, no que as carros diz respeito, não sei se o elétrico será o futuro. Para já é um meio presente
Colocado por: luixmod
o elétrico é o futuro, não existe duvidas... a eficiência do motor elétrico é enorme, o que significa que as perdas em energia são mínimas, a carga do veiculo pode ser feito em qualquer lado sem a necessidade de criar infraestruturas, e sem a necessidade de transportar a energia através de outros veículos, baixa manutenção, um motor elétrico não necessita de manutenção como um de combustão, um motor elétrico pode durar anos sem qualquer problema, e em funcionamento 24/7!
o único senão é as baterias que usamos de momento que não são o futuro! agora o carro elétrico é o futuro sem sombra de duvidas!
digam o que disserem não há veiculo mais eficiente que o elétrico.
Colocado por: FFCL
Sabe há quantos anos existem carros elétricos?
O problema é a produção em si e as baterias que esgotam igualmente recursos naturais. Não temos infraestruturas que suportem um parque automóvel maioritariamente eléctrico e ainda não há carros com autonomia suficiente para se fazerem viagens de longa distância sem preocupação.
Atenção, para mim, o elétrico é uma moda cool que as pessoas vêm como energia limpa e mais económica que os combustíveis fósseis mas estamos muito longe dessa realidade.
Sem sombra de dúvida que requerem menos manutenção mas depois vem a dúvida... Quem as faz quando necessárias? As marcas? Vão prender clientes com preços estipulados unicamente por eles?
leu o que escrevi? o elétrico não é uma moda cool é o futuro,as baterias que estão presentes nos carros hoje é que não são o futuro, mas o carro em si elétrico é! tanto em termos de uso da energia como a transferia de energia, não tens nada mais eficiente! converter energia elétrica em energia mecânica com uma eficiência de 90%, diz me que outro sistema pode fazer o mesmo ou melhor?
O que é o futuro para si? Aposto que deixa de ser vantajoso quando os preços da energia forem regulados para esse efeito.
Não tenho carros elétricos mas em 3 tenho dois híbridos. Reconheço vantagens e limitações mas não creio que seja o futuro. Futuro para mim não são 5 ou 10 anos
você continua a não perceber o que é a palavra eficiência! os preços da energia vão subir como subiram os preços dos combustíveis! o carro vai deixar de ser eficiente por isso? o que é que isso tem haver para o futuro do elétrico? acha que o hidrogénio ou qualquer outra fonte de energia que inventem não terá o mesmo problema? claro que vai, pior ainda que o elétrico porque a energia fica ao mesmo preço ou mais caro e o carro tem menos eficiência!
a eficiência do motor elétrico torna-o o melhor que há! e isso é o que importa no final do dia!
Já vi que é entendido na matéria e que gosta que a sua opinião prevaleça sobre as demais. Se acha que o que é hoje, que já existe há uns 100 anos, vai ser o futuro... eu não acho.
Continuação de bom domingo
o transporte de combustíveis nunca esteve dependente da rede elétrica. e o objetivo do hidrogénio verde é ser produzido de fontes 100% renováveis o que significa que não pode vir da rede elétrica!
o consumo vai aumentar não tenho duvidas, a única coisa que pode diminuir o consumo seria a instalação massiva de painéis fotovoltaicos por habitação, isto diminuía o consumo durante o dia, mas não chegava perto do que os carros elétricos precisam para poder ter um bateria cheia! a diferença é notável, uma família normal de 4 pessoas gasta 30kw por dia em energia, um carro elétrico gasta 70kw para uma carga completa, pode não ser diário mas mesmo assim vais querer ter o carro á carga todos os dias para ter sempre a bateria no máximo. isto assumindo que só tens um carro, outras famílias podem ter dois, curiosamente na minha casa estou a desenhar a alimentação para carregar dois carros elétricos com 32A disponíveis para cada um. é só fazer contas! é uma grande quantidade de energia a ser usada da rede por cada habitação! eu até tenho duvidas que a rede esteja preparada para tal potencia, mas isso é outra conversa!