Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: eu
    Sim, li e continuo a dizer que é um exagero.

200 € de consumo mensal corresponde mais ou menos a uns 1000 KWh por mês.

Eu diria que 9 KW de painéis são suficientes para produzir essa quantidade de energia, na maior parte dos meses.

De qualquer das formas, tentar assegurar todo o consumo da casa pode não ser uma boa ideia: ver post seguinte.

9kw nos dias de inverno não chega para carregar uma bateria de 30kw.

Colocado por: Bruno.Alves
    Eu acho que isto é um exagero.
    Sim, é necessário sobredimensionar o campo solar porque no inverno com chuva não se produção de onde não há 😁 Isto implica forçosamente oferecer ou vender à rede quando há muito sol. Mas 10,35kVA em permanência? Porquê?

De resto, é só fazer contas a que esses 200€/mês não desaparecem, mas reduzem-se. É possível ter quase consumo zero em alguns meses, mas é necessário pagar termo de potência no mínimo.
    Concordam com este comentário:eu

os 10kva de potencia disponiveis é mais nos inversores. obviamente que o solar vai ter dias que tem essa potencia disponivel mas outros não. não acredito que numa casa recente com tudo electrico e bomba de colar para AQS consiga ter menos energia sem começar a dimensionar a rede electrica da casa para não haver simultaniedades.

atenção o sistema que estou a teorizar não vende energia a rede, produz para consumo e acumulação!

Colocado por: eu

Há uma questão interessante no auto-consumo, que é a relação custo-benefício.

É relativamente fácil e barato reduzir o consumo da rede para 50%, basta pouca potência instalada.

Depois, para reduzir o consumo da rede para uns 25%, já é preciso investir muito mais.

Para reduzir o consumo da rede para uns 10%, pior ainda.

E finalmente, para reduzir o consumo para zero, o investimento é brutal.

Moral da história: em termos de retorno do investimento, não é boa ideia querer reduzir o consumo da rede quase a zero. Há ali uma faixa de redução de consumos que é a ideal.
    Concordam com este comentário:RUIOLI

com a relação custo-beneficio já lhe respondi, assumindo a garantia de 15 anos em todos os equipamentos e um gasto mensal de 200€ de energia ao fim desse tempo pagas 36000€ á rede. para um sistema assim dás pelas minhas contas 25 000€... o custo beneficio está a vista!
    • eu
    • 11 junho 2022 editado
    Tem toda a razão, avance.

Para jogar pelo seguro (porque no inverno há por vezes semanas inteiras sem qualquer sol), o melhor é instalar 50 painéis.
  2. Colocado por: euTem toda a razão, avance.

Para jogar pelo seguro (porque no inverno há por vezes semanas inteiras sem qualquer sol), o melhor é instalar 50 painéis.
    mesmo assim vão haver muitos dias com aproveitamento nulo
    • eu
    • 11 junho 2022 editado
    Colocado por: jorgealvesmesmo assim vão haver muitos dias com aproveitamento nulo

Não há problema, instalam-se 100 painéis e uma bateria de 300 Kwh. ;)
  3. Colocado por: euTem toda a razão, avance.

a incompetência não tem limites!! primeiro eu falei teoricamente! segundo eu nunca disse que ia desligar a rede elétrica da casa! terceiro, vai haver sempre dias com pouca produção e muita produção o objetivo das baterias é diminuir isso, como é óbvio voce não fez as contas e atirou logo ao ar sem sequer experimentar se funciona ou não, curiosamente muitas pessoas nos EUA vivem off gride e conseguem manter se assim durante muitos meses, se não fosse vantajoso não o fariam!

para ler:

https://captaingreen.com.au/does-solar-work-in-the-rain/

alem disso toda a teoria que apresentei não engloba o aumento dos preços da energia, que no final é sempre inevitável e que ninguém escapa!
    embora o gráfico seja só dos anos 2014 2015 e 2016 sem duvida que vai continuar a subir, independentemente de termos começado a guerra ou não

https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Electricity_price_statistics/pt&oldid=365974

em teoria acho que seria um bom investimento a longo prazo, mas eu não tenho todos os factos e contas, e como é óbvio só instaladores profissionais é que me podem dar essa informação, mas não descarto esta hipótese! eu sei que para muitos investir 25k ou 20k para poupar 10k é contra intuitivo, mas para mim e vendo como as coisas estão a ir acho que seria uma excelente opção.
  4. Pegando em dados do Eurostat, na 2ª metade de 2021 o preço em PT era de 0,217€/kWh, face aos 0,223 do ano de 2014, logo esses dados não ilustram o aumento do preço da energia. E durante a última década os preços têm tido oscilações, mas não uma tendência crescente.

A recente crise do gás natural e a guerra na Rússia é outra história, e isso tem-se notado nos preços da energia, mas parece-me prematuro dizer que a eletricidade vai continuar a subir por muitos anos. Por alguma razão estamos numa transição energética.
  5. Colocado por: ruicarlovPegando em dados do Eurostat, na 2ª metade de 2021 o preço em PT era de 0,217€/kWh, face aos 0,223 do ano de 2014, logo esses dados não ilustram o aumento do preço da energia. E durante a última década os preços têm tido oscilações, mas não uma tendência crescente.

A recente crise do gás natural e a guerra na Rússia é outra história, e isso tem-se notado nos preços da energia, mas parece-me prematuro dizer que a eletricidade vai continuar a subir por muitos anos. Por alguma razão estamos numa transição energética.

Tem razão estamos numa crise energética e estamos em transição, e para ultrapassar isto teremos que investir bastante em centrais nucleares ou novas fontes de energia e isso vai se pagar!! Não há investimento de borla!
    As ultimas subidas não se notaram porque o estado entreviu! Mas não acredito que será assim para sempre!
    Outra coisa, com o investimento em carros eléctricos o consumo de energia vai ser superior logo mais procura e menos oferta tende a subir os preços!

Mas é só a minha opinião! E podemos ter sorte! Mas não acredito! 😅
  6. A energia que os carros elétricos consomem por outro lado permite que não se gaste tanta energia na refinação e transporte de combustíveis, entre outros logo há aqui um grande fator moderador do aumento de consumo. O consumo de energia deve aumentar, certo, mas provavelmente mais devido a outros fatores, estre os quais se poderá destacar a produção de hidrogénio verde. Mas isso também é acompanhado quase sempre por grandes investimentos em novas centrais solares para alimentar essa produção, logo não creio que se venha a alterar significativamente a relação oferta/procura.
  7. Colocado por: ruicarlovA energia que os carros elétricos consomem por outro lado permite que não se gaste tanta energia na refinação e transporte de combustíveis, entre outros logo há aqui um grande fator moderador do aumento de consumo. O consumo de energia deve aumentar, certo, mas provavelmente mais devido a outros fatores, estre os quais se poderá destacar a produção de hidrogénio verde. Mas isso também é acompanhado quase sempre por grandes investimentos em novas centrais solares para alimentar essa produção, logo não creio que se venha a alterar significativamente a relação oferta/procura.

o transporte de combustíveis nunca esteve dependente da rede elétrica. e o objetivo do hidrogénio verde é ser produzido de fontes 100% renováveis o que significa que não pode vir da rede elétrica!

o consumo vai aumentar não tenho duvidas, a única coisa que pode diminuir o consumo seria a instalação massiva de painéis fotovoltaicos por habitação, isto diminuía o consumo durante o dia, mas não chegava perto do que os carros elétricos precisam para poder ter um bateria cheia! a diferença é notável, uma família normal de 4 pessoas gasta 30kw por dia em energia, um carro elétrico gasta 70kw para uma carga completa, pode não ser diário mas mesmo assim vais querer ter o carro á carga todos os dias para ter sempre a bateria no máximo. isto assumindo que só tens um carro, outras famílias podem ter dois, curiosamente na minha casa estou a desenhar a alimentação para carregar dois carros elétricos com 32A disponíveis para cada um. é só fazer contas! é uma grande quantidade de energia a ser usada da rede por cada habitação! eu até tenho duvidas que a rede esteja preparada para tal potencia, mas isso é outra conversa!
    • FFCL
    • 12 junho 2022
    Não se preocupem que não há-de demorar muito até começarem a criar tarifas próprias para os carregamentos dos carros elétricos. Com isso virá um novo mundo de taxas e taxinhas.
    Sou todo a favor de reduzir a nossa pegada ecológica mas sinceramente, no que as carros diz respeito, não sei se o elétrico será o futuro. Para já é um meio presente
  8. Colocado por: FFCLcriar tarifas próprias para os carregamentos dos carros elétricos. Com isso virá um novo mundo de taxas e taxinhas.

Com a possibilidade de serem taxados ao quilómetro.

Colocado por: FFCLnão sei se o elétrico será o futuro. Para já é um meio presente

Certamente os veículos eléctricos no futuro serão uma mais valia, estou convencido disso.
    Hoje em dia são caríssimos, com pouca autonomia e alguns só os possuem por se armarem em "greens", outros por estatuto social, do género " eu posso comprar um carrinho eléctrico de mais de 100 k € "
  9. Colocado por: FFCLNão se preocupem que não há-de demorar muito até começarem a criar tarifas próprias para os carregamentos dos carros elétricos. Com isso virá um novo mundo de taxas e taxinhas.
    Sou todo a favor de reduzir a nossa pegada ecológica mas sinceramente, no que as carros diz respeito, não sei se o elétrico será o futuro. Para já é um meio presente

o elétrico é o futuro, não existe duvidas... a eficiência do motor elétrico é enorme, o que significa que as perdas em energia são mínimas, a carga do veiculo pode ser feito em qualquer lado sem a necessidade de criar infraestruturas, e sem a necessidade de transportar a energia através de outros veículos, baixa manutenção, um motor elétrico não necessita de manutenção como um de combustão, um motor elétrico pode durar anos sem qualquer problema, e em funcionamento 24/7!
    o único senão é as baterias que usamos de momento que não são o futuro! agora o carro elétrico é o futuro sem sombra de duvidas!
    digam o que disserem não há veiculo mais eficiente que o elétrico.
    • FFCL
    • 12 junho 2022
    Colocado por: luixmod

o elétrico é o futuro, não existe duvidas... a eficiência do motor elétrico é enorme, o que significa que as perdas em energia são mínimas, a carga do veiculo pode ser feito em qualquer lado sem a necessidade de criar infraestruturas, e sem a necessidade de transportar a energia através de outros veículos, baixa manutenção, um motor elétrico não necessita de manutenção como um de combustão, um motor elétrico pode durar anos sem qualquer problema, e em funcionamento 24/7!
    o único senão é as baterias que usamos de momento que não são o futuro! agora o carro elétrico é o futuro sem sombra de duvidas!
    digam o que disserem não há veiculo mais eficiente que o elétrico.

Sabe há quantos anos existem carros elétricos?
    O problema é a produção em si e as baterias que esgotam igualmente recursos naturais. Não temos infraestruturas que suportem um parque automóvel maioritariamente eléctrico e ainda não há carros com autonomia suficiente para se fazerem viagens de longa distância sem preocupação.
    Atenção, para mim, o elétrico é uma moda cool que as pessoas vêm como energia limpa e mais económica que os combustíveis fósseis mas estamos muito longe dessa realidade.
    Sem sombra de dúvida que requerem menos manutenção mas depois vem a dúvida... Quem as faz quando necessárias? As marcas? Vão prender clientes com preços estipulados unicamente por eles?
  10. Colocado por: FFCL

Sabe há quantos anos existem carros elétricos?
    O problema é a produção em si e as baterias que esgotam igualmente recursos naturais. Não temos infraestruturas que suportem um parque automóvel maioritariamente eléctrico e ainda não há carros com autonomia suficiente para se fazerem viagens de longa distância sem preocupação.
    Atenção, para mim, o elétrico é uma moda cool que as pessoas vêm como energia limpa e mais económica que os combustíveis fósseis mas estamos muito longe dessa realidade.
    Sem sombra de dúvida que requerem menos manutenção mas depois vem a dúvida... Quem as faz quando necessárias? As marcas? Vão prender clientes com preços estipulados unicamente por eles?

leu o que escrevi? o elétrico não é uma moda cool é o futuro, as baterias que estão presentes nos carros hoje é que não são o futuro, mas o carro em si elétrico é! tanto em termos de uso da energia como a transferia de energia, não tens nada mais eficiente! converter energia elétrica em energia mecânica com uma eficiência de 90%, diz me que outro sistema pode fazer o mesmo ou melhor?

não sabes se temos ou não uma infraestrutura para um parque automóvel 100% elétrico! tudo aponta que não, mas até agora não vi ninguém fazer um estudo sobre isso! mas isto não vai ser uma transição rapida, e até 2035 as marcas ainda vão poder construir carros a combustão, logo temos 10 anos para poder melhorar a infraestrutura do pais.

em termos de manutenção o motor elétrico sofre menos desgaste que o motor a combustão, mas o carro continua a precisar de mudar óleo a algumas partes moveis, pneus, travões, vais me dizer que os mecânicos não sabem fazer isso só porque o carro tem um motor elétrico? alguns mecânicos já têm formações para poder trabalhar nestes carros com as devidas seguranças, mau era se não fosse assim! o seres obrigado a ir a marca é coisas da tesla.
    • FFCL
    • 12 junho 2022

leu o que escrevi? o elétrico não é uma moda cool é o futuro,as baterias que estão presentes nos carros hoje é que não são o futuro, mas o carro em si elétrico é! tanto em termos de uso da energia como a transferia de energia, não tens nada mais eficiente! converter energia elétrica em energia mecânica com uma eficiência de 90%, diz me que outro sistema pode fazer o mesmo ou melhor?

O que é o futuro para si? Aposto que deixa de ser vantajoso quando os preços da energia forem regulados para esse efeito.
    Não tenho carros elétricos mas em 3 tenho dois híbridos. Reconheço vantagens e limitações mas não creio que seja o futuro. Futuro para mim não são 5 ou 10 anos
  11. Colocado por: FFCL

O que é o futuro para si? Aposto que deixa de ser vantajoso quando os preços da energia forem regulados para esse efeito.
    Não tenho carros elétricos mas em 3 tenho dois híbridos. Reconheço vantagens e limitações mas não creio que seja o futuro. Futuro para mim não são 5 ou 10 anos

você continua a não perceber o que é a palavra eficiência! os preços da energia vão subir como subiram os preços dos combustíveis! o carro vai deixar de ser eficiente por isso? o que é que isso tem haver para o futuro do elétrico? acha que o hidrogénio ou qualquer outra fonte de energia que inventem não terá o mesmo problema? claro que vai, pior ainda que o elétrico porque a energia fica ao mesmo preço ou mais caro e o carro tem menos eficiência!

a eficiência do motor elétrico torna-o o melhor que há! e isso é o que importa no final do dia!
    • FFCL
    • 12 junho 2022

você continua a não perceber o que é a palavra eficiência! os preços da energia vão subir como subiram os preços dos combustíveis! o carro vai deixar de ser eficiente por isso? o que é que isso tem haver para o futuro do elétrico? acha que o hidrogénio ou qualquer outra fonte de energia que inventem não terá o mesmo problema? claro que vai, pior ainda que o elétrico porque a energia fica ao mesmo preço ou mais caro e o carro tem menos eficiência!

a eficiência do motor elétrico torna-o o melhor que há! e isso é o que importa no final do dia!

Já vi que é entendido na matéria e que gosta que a sua opinião prevaleça sobre as demais. Se acha que o que é hoje, que já existe há uns 100 anos, vai ser o futuro... eu não acho.

Continuação de bom domingo
  12. Colocado por: FFCL

Já vi que é entendido na matéria e que gosta que a sua opinião prevaleça sobre as demais. Se acha que o que é hoje, que já existe há uns 100 anos, vai ser o futuro... eu não acho.

Continuação de bom domingo

eu não estou a discutir o que o pode ou não ser o futuro, eu estou a discutir a realidade do carro elétrico e a sua eficiência. ponto! é verdade o motor elétrico já existe há 100 anos, e durante esses 100 anos foi aprimorado ao ponto de conseguir ser 90% eficiência! que outro motor consegue fazer o mesmo? o seu problema no passado com os carros elétricos nunca foi o motor mas sim as baterias! não pode confundir as coisas! para mudarmos o futuro era necessário inventar outro tipo de motor não elétrico que fosse capaz de ter uma eficiência maior que 90%! isso se calhar não vai acontecer no nosso tempo de vida! o que vamos poder ver no nosso tempo de vida é uma constante melhoria das fontes de energia elétrica, baterias e geradores de energia como o caso da fusão nuclear e baterias de grafeno!
    acha que estou a inventar? vá procurar na net o que ha mais é estudos e empresas a investir milhões nestas áreas! se isto não diz o que vai ser o futuro não sei o que vai dizer!
    Concordam com este comentário: FFCL, TMMJ
  13. Colocado por: luixmod

o transporte de combustíveis nunca esteve dependente da rede elétrica. e o objetivo do hidrogénio verde é ser produzido de fontes 100% renováveis o que significa que não pode vir da rede elétrica!

o consumo vai aumentar não tenho duvidas, a única coisa que pode diminuir o consumo seria a instalação massiva de painéis fotovoltaicos por habitação, isto diminuía o consumo durante o dia, mas não chegava perto do que os carros elétricos precisam para poder ter um bateria cheia! a diferença é notável, uma família normal de 4 pessoas gasta 30kw por dia em energia, um carro elétrico gasta 70kw para uma carga completa, pode não ser diário mas mesmo assim vais querer ter o carro á carga todos os dias para ter sempre a bateria no máximo. isto assumindo que só tens um carro, outras famílias podem ter dois, curiosamente na minha casa estou a desenhar a alimentação para carregar dois carros elétricos com 32A disponíveis para cada um. é só fazer contas! é uma grande quantidade de energia a ser usada da rede por cada habitação! eu até tenho duvidas que a rede esteja preparada para tal potencia, mas isso é outra conversa!

Claro que o transporte e distribuição de combustíveis tem impacto na procura de energia. Refinar petróleo gasta energia, e parte do combustível refinado que tem de ser usado para os veículos de transporte. As próprias estações de serviço necessitam de energia para funcionarem. Existe um grande consumo de energia elétrica por trás do abastecimento dos carros convencionais. Claro que em bruto a energia necessária para locomover um carro elétrico é maior, mas a redução de consumo por via da redução da utilização de petróleo não é de modo nenhum desprezável.

Quanto às contas que está aí a fazer com o consumo do carro em casa tem várias falhas. Em primeiro lugar, 70kWh para carregar uma bateria de um carro não é aplicável à maioria dos carros em circulação. Claro que temos os Teslas e outras marcas premium como a Jaguar com baterias muito grandes, mas muitos carros têm bem menos do que isso. E convém ter a noção que em média um português faz 9000km por ano, ou seja, gastaria qualquer coisa como 900 a 1400kWh por ano. Isto dá menos de 4kWh por dia.
    Concordam com este comentário: luixmod

0.0712 seg. NEW