Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 2 março 2023
    Colocado por: HAL_9000

    Eu posso propor uma medida para ajudar a controlar a inflação: Reduzir o ordenado de todos os economistas do BCE para metade. Como são bem pagos e têm grande poder aquisitivo, acabam por andar a alimentar a inflação :).


    E eu tendo a concordar consigo, porque se num enconto de governadores do eurosistema a conclusão a que chegam é de a inflação gera uma transferencia de valor do trabalho para o capital (para usar a termonologia do meu tempo) entao bastavam consultarem o capítulo sobre inflação de qualquer manual de economia.

    E claro que eles sabem perfeitamente o que está a acontecer, tal como também conhecem bem as soluções que podem usar, mas nenhuma delas é uma varinha de condão.
  1. Colocado por: JosebaQuando temos os Bancos Centrais a aumentar juros para combater a inflação, e os Governos a distribuir dinheiro em ajudas para "combater a inflação", o desastre está ao virar da esquina...
    Concordam com este comentário:RCF


    O governo não cria dinheiro para dar essas ajudas, apenas redistribui o dinheiro que recebe através dos impostos.
  2. Colocado por: PedroNunes24

    Não vai acontecer. Tanto o BCE como o FED já começam finalmente a perceber que o problema da inflação não é a oferta, mas sim a procura.

    Até à subida dos juros, a narrativa era "o problema é da oferta, que está entupida pelo covid. Não precisamos de mexer em juros que isto estabiliza. Aliás, temos de continuar a imprimir dinheiro,senão em vez da doença morremos da cura."

    Em breve a narrativa vai ser "o problema afinal é da procura, mas também não podemos aumentar mais os juros,senão em vez da doença morremos da cura.A inflação ainda não está nos 2%, mas vamos deixar isto assim (nos 5-6%) durante uns anos até estabilizar"

    Resta saber como é que o mercado (e a carteira do comum dos mortais) vai reagir a anos seguidos com inflação bem acima dos 2%.

    Entretanto o SP500 ainda está +71% acima do valor registado na pandemia (Março 2020);
    A bitcoin a +375% (mesmo após uma queda de mais de 50%);
    O ouro a +20% (provavelmente o verdadeiro valor da inflação);
    O imobiliário já toda a gente sabe como está.

    Em termos económicos, nunca vivemos sobre estas condições e ninguém sabe o próximo passo a dar. Vai ser uma década interessante.
    Concordam com este comentário:ferreiraj125


    No geral a inflação lixa acima de tudo o cidadão comum.

    O problema é que em Portugal alguns cidadãos comuns têm uma grande divida com taxa variavel.
  3. Colocado por: HAL_9000Eu acho que o medicamento gera uma perda de poder de compra que representa coisas muito diferentes para um alemão médio e para português médio. No primeiro se calhar representa que vai ter de manter o BMW por mais de 5 anos. Para o outro pode representar a diferença entre comer proteina de boa qualidade ou não, ou entre morar numa habitação ou num bidão.

    Daí que talvez a questão do antídoto também não deva ser aplicada de forma "chapa 5", como está a ser o medicamento. O problema é que pelo que vou lendo, apesar de os efeitos secundário do medicamento não ser tão grave na Alemanha, eles aplicam um melhor antídot que nós.

    Não sei se deu conta, os portugueses já começaram a cortar fortemente na alimentação. O desemprego está a subir há 4 meses, pouco a pouco é verdade, mas a tendência mantém-se. Isto para mim é algo preocupante.


    Em qualquer dos casos há perda de poder de compra.

    A diferença é que a inflação faz toda a gente perder poder de compra pela subida dos preços, enquanto que a subida dos juros para combater a inflação faz quem tem creditos com taxa variavel perder poder de compra pela subida das prestações.

    Portanto é escolher entre subir os juros e prejudicar devedores, ou não fazer nada e prejudicar toda a gente.

    Quem é devedor, é desproporcionalmente mais afetado pelo aumento dos juros do que pela inflação, e natural preferem que os juros não subam, mesmo que isso prejudique toda a gente.
  4. Com o desemprego a aumentar, também provavelmente quem tem taxa fixa, vai deixar de dormir "descansado" porque perdeu o emprego e não tem como pagar as prestações.

    O mesmo acontece até com quem nem sequer tem CH.

    A não ser o desemprego que tem vindo a aumentar seja só a quem tem taxa variável.
  5. Colocado por: ferreiraj125

    O governo não cria dinheiro para dar essas ajudas, apenas redistribui o dinheiro que recebe através dos impostos.


    Nem só de impostos vive o governo, mas também de divida que eventualmente tem de ser monetizada para ser paga (a tal impressão de dinheiro de que tanto se fala).

    A inflação não é nada mais nada menos do que a monetização de divida e a unica maneira de a parar é ou reduzir gastos, ou aumentar a produtividade.

    No atual modelo económico, desde 1971 que a inflação não tem limite físico, mas há-de ter um prático. Estamos agora a descobrir até onde estica a corda.
  6. Colocado por: AMG1mas nenhuma delas é uma varinha de condão.
    certo,mas sera que a solução tem de ser sempre usar aquela que mais gravosa é para quem depende dos rendimentos do trabalho? A que mais gravosa é para os pobres?

    Não teem mesmo mais nada à disposição?
  7. Colocado por: ferreiraj125
    Portantoé escolher entre subir os juros e prejudicar devedores, ou não fazer nada e prejudicar toda a gente
    Nao me diga que a alternativa a fazer sempre o mesmo é não fazer nada.

    Por essa lógica ainda morávamos em grutas e nem precisávamos do fórum da casa para nada
    • AMVP
    • 2 março 2023
    Colocado por: silenceA taxa Euribor poderá ir até 4/5% até setembro, mas no fim do ano e em 2024 vai começar a baixar e muito.

    Tal como se prevê que ainda este ano comece a haver deflação!

    Donde tirou essas informações?
  8. Colocado por: VarejoteCom o desemprego a aumentar, também provavelmente quem tem taxa fixa, vai deixar de dormir "descansado" porque perdeu o emprego e não tem como pagar as prestações.

    O mesmo acontece até com quem nem sequer tem CH.

    A não ser o desemprego que tem vindo a aumentar seja só a quem tem taxa variável.


    Daí a importancia de ter um fundo de emergencia.
  9. Colocado por: HAL_9000certo,mas sera que a solução tem de ser sempre usar aquela que mais gravosa é para quem depende dos rendimentos do trabalho? A que mais gravosa é para os pobres?

    Não teem mesmo mais nada à disposição?


    Não há milagres.

    A unica alternativa seria aumentar a produtividade.

    Mas isto é quase como dizer que a solução para deixar de ser pobre é enriquecer.

    Aumentar a produtividade é algo que dá jeito, com ou sem inflação, e nós não temos conseguido ter grande sucesso nisso até agora...
  10. Colocado por: ferreiraj125

    Daí a importancia de ter um fundo de emergencia.

    Concordo plenamente.
  11. Colocado por: HAL_9000Perante isto a solução do BCE é qual mesmo? A mesma: subir os juros para para limitar a procura. Penso que terei memso de ir tirar um mestrado em economia, porque a lógica da estratégia, à luz destes dados, escapa-me completamente.


    Realmente seria melhor.

    É que queixas-te da inflação, queixas-te dos juros altos, como se fosse possivel comer o bolo e continuar a tê-lo inteiro.

    Mas no fundo já se percebeu que não consegues ultrapassar a cegueira com que ficas pelo facto de os juros te irem à carteira.
  12. Colocado por: AMVP
    Donde tirou essas informações?


    A Primeira, saiu uma noticias há poucos dias, basta procurar no google.

    A segunda, estou-me a basear em mercados americanos que passado algum tempo, estão na Europa.

    https://tradingeconomics.com/united-states/inflation-cpi
  13. Colocado por: ferreiraj125É que queixas-te da inflação, queixas-te dos juros altos, como se fosse possivel comer o bolo e continuar a tê-lo inteiro.
    Nada disso, você percebeu mal as coisas.

    O bolo que existe agora é o mesmo que existia antes. Simplesmente antes eu comia uma fatia de 100g e o Zé capital uma de 900g. Com a política que está a ser aplicada, o efeito imediato é que eu como agora uma fatia de 10g e o Zé capital de uma de 990g. A continuar, daqui a um ano, como uma fatia de 5g e o Zé capital de 995, and so on...

    O bolo não continua inteiro como vê. Ele é comido na mesma, mas é distribuído é de maneira diferente.

    Se calhar ainda podemos ir os 2 fazer o tal mestrado ;), e ainda conhecemos umas universitárias jeitosas.



    Colocado por: ferreiraj125Mas no fundo já se percebeu que não consegues ultrapassar a cegueira com que ficas pelo facto de os juros te irem à carteira.
    ah pois,.pode crer que é por me estarem a ir a carteira que me queixo. Quando uma pessoa está bem, não precisa de se queixar.
    O Luís XVI perdeu a cabeça porque os franceses sentiram que lhe estavam a ir a carteira ( e não é que estavam mesmo). Se não sentissem, se calhar o gajo tinha governado mais uns anos.

    O ferreiraj125 também tem a sua cegueira ideológica movida por interesses proprios, porque acha que quanto mais subirem os juros maior é a probabilidade de você conseguir adquiri uma casita a bom preço.
    Na minha modesta opinião, acho que esperou tanto que agora vai sempre pagar caro.
    • AMG1
    • 2 março 2023
    Colocado por: HAL_9000certo,mas sera que a solução tem de ser sempre usar aquela que mais gravosa é para quem depende dos rendimentos do trabalho? A que mais gravosa é para os pobres?

    Não teem mesmo mais nada à disposição?


    Claro que têm. Mas nada é indolor, pode é nao doer aos mesmos, é tudo uma questao de escolhas. Mas ja se percebeu que o BCE nao vai sair deste registo.
    Os governos talvez possam ajudar mais, mas nao é distribuido dinheiro as pessoas mas criando condições para alguma contenção dos preços que estejam a alanvancar a tx de inflação. Ora isso não é igual em toda a zona euro, por isso é que tem de ser os governos.
    Eu ha algum tempo que advogo uma medida mais drástica, que podia p.e. passar pela criação de poupança forçada de quem a pudesse fazer (lá me vão chamar uma data de nomes), mas na verdade, talvez fosse menos doloroso para a generalidade da sociedade do que aumentar indiscriminadamente as tx de juro. Então se fosse combinada com algumas medidas de fiscais bem direcionadas talvez podessem fazer mesmo a diferença. Mas isto nao vai acontecer por isso esqueça vamos ter as tx de juro a crescer ate que a inflação chegue pelo menos aos 3 ou 4%, depois pode começar algum alivio lento, mas apenas se a inflação se começar a aproximar dos tais miticos 2% que estão incritos no tratado.
    • AMVP
    • 2 março 2023
    Colocado por: silence

    A Primeira, saiu uma noticias há poucos dias, basta procurar no google.

    A segunda, estou-me a basear em mercados americanos que passado algum tempo, estão na Europa.

    https://tradingeconomics.com/united-states/inflation-cpi


    Colocado por: silenceA Primeira, saiu uma noticias há poucos dias, basta procurar no google.

    Ok, então é para não levar a sério, está mais que visto que é navegação à vista e que ninguém consegue prever nada.



    Colocado por: silenceA segunda, estou-me a basear em mercados americanos que passado algum tempo, estão na Europa.

    https://tradingeconomics.com/united-states/inflation-cpi

    Relativamente ao link acima,eu não entendi onde é que viu que estão a apontar para uma deflação.
  14. Colocado por: AMVP


    Ok, então é para não levar a sério, está mais que visto que é navegação à vista e que ninguém consegue prever nada.




    Relativamente ao link acima,eu não entendi onde é que viu que estão a apontar para uma deflação.


    Notícia 2024 --> https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica-monetaria/detalhe/bis-alerta-que-mercados-esperam-de-forma-injustificada-queda-nas-taxas-de-juro-em-2024

    Qual parte da deflação não entendeu?

    Se em Junho de 2022 tinham 9.1 e em Janeiro deste ano estava com 6.4, a têndencia está à vista...
      Capture22.PNG
  15. Colocado por: silence

    Notícia 2024 -->https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica-monetaria/detalhe/bis-alerta-que-mercados-esperam-de-forma-injustificada-queda-nas-taxas-de-juro-em-2024

    Qual parte da deflação não entendeu?

    Se em Junho de 2022 tinham 9.1 e em Janeiro deste ano estava com 6.4, a têndencia está à vista...
      Capture22.PNG


    Isso é deflação??
  16. Colocado por: Bragas V

    Isso é deflação??


    Ainda não...a tendência, será...mais uns meses.
 
0.6802 seg. NEW