Colocado por: NTORION
Eu tb sou dessa opinião, mas infelizmente a realidade tem mostrado outra coisa.
Eu tb sou dessa opinião, mas infelizmente a realidade tem mostrado outra coisa.
Colocado por: HAL_9000se o próprio BCE já deu a saber que pelo menos parte da inflação actual está a ser sustentada não pela procura, mas pelo aumento das margens de lucro das empresas
Colocado por: HAL_9000(além do que seria suposto pelo aumento dos custos de produção), eu não posso defender que a única medida tomada para combater a inflação seja o aumento dos juros.
Colocado por: HAL_9000O aumento dos juros vai conter a procura, mas não vai limitar o aumento das margens. Logo apraz além do aumento dos juros teem de ser tomadas outras medidas, caso contrário a única coisa que está a fazer é a redistribuir o bolo existente de forma muito pouco socialmente aceitável.
Colocado por: HAL_9000Pois bem, esse aumento das margens terá de ser contido de alguma forma, provavelmente através de medidas fiscais ( bem sei que isso não cabe ao BCE).
Colocado por: HAL_9000Taxar os lucros, até ao ponto em que não compensasse especular.
Colocado por: HAL_9000Taxar os lucros, até ao ponto em que não compensasse especular.
Colocado por: PedroNunes24E lá se foi o Signature Bank. Terceira peça do dominó a cair.
Para onde se vão virar os aforradores/investidores?
Colocado por: argoEmpresas que tenham e sejam máquinas de fazer dinheiro.
Colocado por: PedroNunes24Para onde se vão virar os aforradores/investidores?
Preferencialmente as com pouca divida e com bastantes ativos que possam valorizar com a inflação. Cá em PT gosto de uma particularmente.
Ouro?
Colocado por: argoEmpresas que tenham e sejam máquinas de fazer dinheiro.
Colocado por: PedroNunes24E desta vez os governos já não têm margem para safar os bancos,
Colocado por: N Miguel OliveiraNem sei até que ponto o Estado devia intervir... pois está a meter dinheiro de todos nos maus negócios de alguns.
Ainda assim, o Biden garante sempre 250k$. O que em Silicon Valley só dá para pagar o salário anual de 2 ou 3 trabalhadores da base da pirâmide. Que farão empresas como a Roku que tinha lá meio bilião de dolares? Está tramado...
Supostamente é preciso retirar liquidez do mercado... há alguma forma mais rápida do que a evaporação? Só neste foram 10.000.000.000,00$
Colocado por: NTORIONSupostamente é preciso retirar liquidez do mercado... há alguma forma mais rápida do que a evaporação? Só neste foram 10.000.000.000,00$
Colocado por: PedroNunes24Isso não é retirar liquidez. O problema é que a liquidez não existia. Aliás, para a resolver o problema vai ter de se recorrer a mais inflação.
Colocado por: N Miguel OliveiraApesar de parecer muito dinheiro, os maiores clientes sobreviverão.
Supostamente é preciso retirar liquidez do mercado... há alguma forma mais rápida do que a evaporação? Só neste foram 10.000.000.000,00$
Colocado por: NTORIONMas tem efeitos colaterais.
Colocado por: PedroNunes24A simples ideia de "corrida ao banco" é suficiente para criar problemas de liquidez, e ao contrário de 2008, vivemos numa era em que a velocidade da (des)informação é suficiente para ser um problema em si e originar pânico geral (semelhante ao que aconteceu com a pandemia). Este problema ésistémicoa qualquer banco que trabalhe com reserva fracionária (praticamente todos)
Não só isso, como a velocidade do dinheiro também aumentou. O SVB foi drenado em 48h.
Colocado por: N Miguel OliveiraEnfim, não sei se concordo muito... o certo é que o governo tomou conta do banco poucas horas depois... se esse promotor tivesse ficado na sombra da bananeira tava bem tramado.