Iniciar sessão ou registar-se
  1. Essas árvores que secaram ao fim de alguns anos, foi durante o ano que efectuou alguma poda? Secar uma oliveira é obra.

Eu também gosto de fazer um registo das árvores plantadas, mas tenho estilo mapa. Com o levantamento topográfico consigo acrescentar e editar o que já tenho, e não caio no risco de comprar coisas desnecessárias quando me perco na internet.

Assim deste estilo:

cartog
  2. Colocado por: NostradamusEu também gosto de fazer um registo das árvores plantadas, mas tenho estilo mapa.
    Que programa usa para fazer esse registo?
  3. Colocado por: HAL_9000O que eu adoro é a sua organização. Muito bem. Realmente teve aí uma razia, mas não desista. As 20 que por lá tenho não secam, mas também n saem da cepa torta. Realmente é desmotivante.

Obrigado. Preciso acima de tudo saber a data em que plantei, para ter uma noção real do desenvolvimento. E saber a variedade, claro, principalmente quando as árvores teimam em não dar fruto. Como é o caso na maior parte das ameixeiras. Se me permite uma sugestão (além dos que o NT disse do adubo e rega, que assino integralmente), plante qualquer coisa em linha junto aos troncos das árvores. Tive a boa surpresa de ver 6 delas darem um pulo enorme este verão, coisa nunca vista por aqui, e coincidiram com 3 linhas de feijão (com a respetiva rega por tudo gota a gota) que semeei ao lado delas. Teve a sua influência de certeza absoluta. Fui buscar esta foto da altura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
      IMG20250413113855_copy_1288x2856.jpg
  4. Colocado por: NTORIONFigueira secar é muito estranho, acho q é caso único no mundo. Sempre ouvi dizer que tem de ser plantada por um "velhaco", secalhar é esse o problema.

Nessa lista é imperdoável não haver uma(s) romãzeira... é árvore que n precisa de curas, nem de podas, e quem n quiser ter trabalho a descascar faz sumo.

Este ano tb se secou uma pereira (provavelmente fogo bacteriano) e 2 laranjeiras, uma mudei-a de sitio parecia ter-se adaptado mas morreu, a outra n faço ideia do que aconteceu, mas é a primeira vez que me morre 1 citrino. Ah, e tb 1 abacateiro de compra se foi, e já é o terceiro (custam sempre mais de 20€)

A figueira e a oliveira estiveram meses debaixo de água, terá sido por isso. Tal como duas amendoeiras, 1 diospireiro, duas ameixeiras e uma macieira. Secaram todas e já nem estão na lista. Das que estiveram inundadas só se safou uma ameixeira que foi trazida de trás os montes. Que até está bem bonita mas tem o defeito de ter um limite de ameixas por ano. Que são 3 e dessas só cria uma!

Tens razão da romãzeira e não é por falta de pedido da Isabel. É que como não gosto vou esquecendo. A ver se é este ano a substituir uma Pink Lady que secou. Tive tanta pena desta árvore que logo no primeiro ano deu duas maças maravilhosas...

Abacateiros. Já desisti de os comprar, morrem todos em pouco mais de 1 mês. Tenho atualmente 3 a desenvolver bem, mas plantados de caroço. A ver se te mostro uma foto no fds (não no próximo que não vou lá).
      IMG_20250328_214353_copy_3264x1836.jpg
  5. Colocado por: Vítor MagalhãesCdH, e que tal plantar umas videiras?
    Tem castas de uvas de mesas (sem grainha) que poderão adaptar-se aí ao clima.

De momento tenho 3 e já a dar bem. Estão junto aos pilares da pérgula ao pé da casa. Nos outros 3 pilares tenho 3 kiwi amarelos que estão condenados a dar o lugar a mais 3 videiras. O primeiro já secou e já neste inverno vou tentar plantar uma Seara Nova, porque o NT diz que é a melhor ;-)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  6. Colocado por: Casa da Hortacoincidiram com 3 linhas de feijão

está relacionado com o azoto que fixam na raiz. Tb já fiz essa experiência com faveiras, dizem q é o mais indicado, coloquei 3 ou 4 favas junto a cada pé, em termos de desenvolvimento n reparei pq já eram árvores feitas, mas em termos de fruta carregaram bem.
  7. Colocado por: NostradamusEssas árvores que secaram ao fim de alguns anos, foi durante o ano que efectuou alguma poda? Secar uma oliveira é obra.

As minhas têm sido podadas todos os anos em janeiro (menos os citrinos). Terá sido por causa da inundação (está na foto), mas a verdade é que já outra tinha secado ao lado desta. Nenhuma delas chegou a crescer decentemente, nunca mostraram terem gostado do sítio. Ainda assim, a que secou agora até estava, finalmente, a criar uns rebentos interessantes. Não vou mais plantar oliveiras, isso é certo.
  8. Colocado por: NTORION
    está relacionado com o azoto que fixam na raiz. Tb já fiz essa experiência com faveiras, dizem q é o mais indicado, coloquei 3 ou 4 favas junto a cada pé, em termos de desenvolvimento n reparei pq já eram árvores feitas, mas em termos de fruta carregaram bem.

Já me arranjaste trabalho! Tinha pensado esticar duas linhas de tubo ao longo das árvores que estão melhores e plantar lá qualquer coisa de inverno (couves, brócolos, ervilha, etc...), mas depois lembrei-me da erva que iam criar e desisti da ideia. Desisti também porque no inverno as árvores não têm crescimento e não teria o prazer de as ver bonitas. Já a erva essa vai crescer e não é pouco. Garantido!

Mas vou então testar com as favas. Obrigado amigo. Estava a imaginar o meu inverno de pantufas junto à lareira e sem nada para fazer :-P
    Concordam com este comentário: Peper87
  9. Colocado por: HAL_9000Que programa usa para fazer esse registo?

(essa imagem é apenas um exemplo tirado da net)

No meu caso, já experimentei vários gratuitos e nunca me dei bem. Sketch up também experimentei mas acho tão "porcalhão" e amador. Como tenho o levantamento topográfico em dxf consigo editar com os meus programas de 3D e assim faço. Uso um programa da Siemens mas qualquer programa 3D até versão estudante deve dar para ler os dxf dos levantamentos topográficos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  10. Boas a todos,

onde é que encontro sementes de canónigos, sem ser on-line?

obrigado
  11. Gosto bastante das minhas garças, já várias vezes falei nelas. Mas desta vez não acertaram com a vinda! Ontem à tarde andei com o triturador e mostrou-se uma cobra que lhes dava um belo jantar, mas não apareceram. Vieram hoje de manhã ao barulho da fresa, comeram uns ratitos mas se quiserem almoçar em condições têm que ser elas a encontrá-la. Ainda andei a ver se a espantava ali ao pé da caixa e das ervas altas, mas parece que não estava lá.

Tiveram pouca sorte. Desta vez.
      IMG20251012094428_copy_3672x1656.jpg
      IMG20251012094537_copy_3672x1656.jpg
      IMG20251012094330_copy_3672x1656.jpg
  12. Nunca mate uma cobra, nem dê azo a que algum ser o faça.
    São as melhores caçadoras de ratos.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  13. Colocado por: barreiraonde é que encontro sementes de canónigos, sem ser on-line?

A minha mulher já semeou 1 ano e ela não é de encomendar sementes. Talvez num daqueles expositores do Lidl ou intermarché.

Colocado por: barreiraNunca mate uma cobra, nem dê azo a que algum ser o faça.
    São as melhores caçadoras de ratos.

É verdade, desde que andem pelo terreno está tudo bem (se bem que gosto de ver as minhas garças bem alimentadas, que são ainda melhores a apanhar ratos atrás do trator), mas se as começo a ver ao pé de casa (telheiro, galinheiro) o caso muda de figura. Apanhei muitos sustos com elas em garoto e não queria que os meus passassem pelo mesmo. Com os ratitos até brincam com eles!
  14. Se calhou passarem à entrada de Benavente, quem vem de Salvaterra, no passado domingo assim à tardinha e reparou em 2 tontinhos a apanhar tomate esmagado do chão, éramos nós. Eu e a Isabel. É tomate da indústria, que cai dos camiões nas curvas mais apertadas. Apanhamos alguns para tirar as sementes e plantar no próximo ano. Não se encontra à venda a semente, os pés ou o tomate. Por isso, quem quiser cultivar este tomate incomestivel mas perfeito para cozinhar, tem de passar pela vergonha com que comecei este comentário☺️
      IMG20251014163902.jpg
  15. Em todo o concelho de benavente existem tomates à beira da estrada nesta altura do ano.

Incomestivel pq? Acho que é comestivel...
    Agora se pensarmos nos quimicos que usam para o produzir, aí a conversa muda. Acho que nem cozinhado o queria.

Mas se usar a semente no proximo ano, é possivel que a planta seja mais resistente tendo em conta as alterações genéticas que sofreu, mesmo sem levar quimicos durante o crescimento.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  16. Colocado por: barreiraIncomestivel pq?

Muito ácido, muito mesmo. Só serve para fazer polpa (neste caso a Guloso) e, no meu caso, arroz e refugados.

É precisamente esse o objetivo: cultivar no próximo ano livre de químicos. Podia usar as sementes da minha colheita deste ano, mas não seriam tão resistentes às doenças.
  17. Gostei tanto do tanto que as árvores gostaram de ter horta por perto, que decidi esticar duas linhas de água que agora vou encher com coisas boas. O NT sugeriu favas e favas será, nabo para a sopa, ervilha para o arroz e os clássicos alface e coentros. Vão ter que se amanhar com a erva que não vou andar lá de costas dobradas, o que der dá🤞
      IMG20251018144555_copy_2856x1288.jpg
      IMG20251018121556_copy_1288x2856.jpg
      IMG20251018121429_copy_3060x1380.jpg
  18. E as Pinovas, eram boas?
  19. Colocado por: rjmsilvaE as Pinovas, eram boas?

Não tão doces como gostava, mas talvez por terem sido as do 1o ano. Adorei a textura e o tamanho. Estou a ponderar se mando vir mais uma ou duas.

Foi das que desenvolveu muito bem este verão com ajuda do feijão. Tem uns rebentos novos que são um excelente sinal. Está da altura do pessegueiro (foto 2) que tem mais 4 anos e das duas bravo de esmolfe (foto 3) que tem à sua dta, estas plantadas muito antes.
      IMG20251018182107_copy_1380x3060.jpg
      IMG20251018182051_copy_1380x3060.jpg
      IMG20251018182235_copy_3060x1380.jpg
  20. Mais uma laranjeira (Dalmau). Vai para o sítio de uma cerejeira que secou sequei. Gosto de comprar árvores novinhas como esta, há quem prefira as que já têm tronco grosso. Sinceramente não sei se é melhor ou não, mas é fruteira que até tem corrido relativamente bem por aqui e sempre escolhi as mais fininhas.

Já tinha desistido de semear tremocilha (muito cara para o efeito), mas fui convencido a trazer mais 1 kg por 3 eur. Trouxe mais nabo greleiro a vulso para espalhar (sem rega, vai ficar dependente da chuva). Ainda couve galega, cebola temporã e aipo. Trouxe trabalho, é o que é.
      IMG20251019110155_copy_1380x3060.jpg

0.0488 seg. NEW