Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 621

Colocado por: bluthunder82Então o pequeno que tal se tem dado com a piscina? Nunca mais criou aquelas babas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Nada, zero! Passou sem precisar fazer nada. Obrigado pelo cuidado 🙂

À tarde tirei esta da cozinha e digo-vos, foram os 300 e tal euros mais bem gastos! Os garotos adoram mesmo aquilo, divertem-se à grande e como estou tranquilo porque sabem nadar é perfeito.

Tal e qual as sardinhas do almoço. Não vejo como possam melhorar mais! Hoje a minha mulher exagerou e trouxe 15 só para os 2! Sobrou uma que foi para o gato.

Por falar em gato, este artista começou a andar por aqui e foi ficando. É a delícia dos garotos e da mãe, que lhe vai tratando das carraças. Passa os dias aqui à espera dos "donos" que vêm dar comida e mimo ao fds, sente-se em casa!

O quarto do anexo ganhou cortinas giras, mas notem sobretudo o tom do azul das molduras. Já passou 1 ano e mesmo nesta fachada virada a sul não houve praticamente perda de brilho!

IMG20220611191500
    IMG20220611190626
    IMG20220611173332
    IMG20220611184822
    IMG20220611184753
    Concordam com este comentário: HAL_9000, rjmsilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Apostador, NTORION
  2.  # 622

Colocado por: NTORION
    Como vai ser 95% para regas queria mesmo uma de balão para n estar em arranque constante. As outras como ligam e desligam? levaram 1 pressostato?

Estava a pensar mandar vir esta
    https://pt.trotec.com/produtos-e-servicos/ferramentas/bombas/bombas-de-superficie-balao/tgp-1025-e/

NTORION,

sempre comprou esta bomba? Está satisfeito?
    Queria uma solução para usar a água de um tanque/mina para rega automática no jardim (300m2), rega de árvores e para usar no tanque das sanitas e não sei até que ponto a pressão desta máquina é adequada.
    Picheleiro fala numa solução bomba/balao separado mas esta solução parece mais simples...

Obrigado,
  3.  # 623

Colocado por: Casa da HortaSilva, testado e aprovado! 10 euros no Leroy, aspira que é uma maravilha!

O estado do filtro após 4 ou 5 semanas. Levou um novo, são baratos e não justifica andar a limpar. Tem razão o Pires 👍
    IMG20220611093642
    IMG20220611093419
    IMG20220611092741
    IMG20220611092633
    Concordam com este comentário:rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmsilva
    Que geringonça é essa para aspiração?
  4.  # 624

Estive a ler os dados dela e a solução acima por acaso parece engraçada, especialmente porque faz a gestão de pressão e até se "desligada" quando a torneira é fechada (pressostato incluído?).
    Parece ter boa tiragem e o preço é bom.

Mas como não há bela sem senão, a distância de tirada de água (sucção) é de apenas 7 metros até à bomba. Dali para cima são 30 metros o que é bom.

Significa, claro do que fui lendo quando agora substituí bomba submersa trifásica para monofásica, que isso parece ser uma boa bomba para tanques de superfície ou muito pouco enterradas.

Em contraste a bomba submersa que comprei (claro de dei €220) tira de uma altura de 40 metros. Quando mais fundo mais devagar sai a água.
    Há melhores e piores e tem que se ver quanto custa e quanto tira.

Ainda este fim de semana usei com mangueira até ao telhado, i.e. a bomba a 7/8 metros de profundidade, quando chega ao solo vai mais outros 7 até ao tanque de 20 litros (pressostato só vai ser instalado no fds) e depois foi mais 25 metros de mangueira até ao telhado que é equivalente ao 3.º andar.

E é de 750w.

Agora gostando dessa solução deverá haver com mais possibilidade de extracção e provavelmente um pouco mais caras.

Segue a foto dos meus tanques para que se veja que não ocupa grande espaço. Não sei é o preço deles que já vinham com a casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  5.  # 625

6.  # 626

Colocado por: SCCorreia

NTORION,

sempre comprou esta bomba? Está satisfeito?
    Queria uma solução para usar a água de um tanque/mina para rega automática no jardim (300m2), rega de árvores e para usar no tanque das sanitas e não sei até que ponto a pressão desta máquina é adequada.
    Picheleiro fala numa solução bomba/balao separado mas esta solução parece mais simples...

Obrigado,

Não sei do contentamento do NT, mas uma alternativa que conheço muito bem é a sterwins de 900 w e 3800 l/h. Tenho duas e gosto imenso delas! Um exemplo que parece insignificante mas só o é para quem nunca teve de ferrar uma destas bombas: no domingo estive a tirar a água toda ao poço com um motor a gasolina. O chupador da bomba sterwins que falo, que está colocado uns 30 cm acima do fundo do poço, ficou sem água. Não me lembrei de desligar a rega automática e, antes que o poço pudesse recuperar o nível de água, a bomba ligou-se e, naturalmente, desferrou. O que é fantástico nesta história, é que não sendo uma bomba auto-ferrante passados 3 ou 4 min ela sozinha voltou a funcionar! Ou seja, estava já a preparar-me para suar e dizer mal da minha vida para encher o depósito quando percebo que não é preciso! Volto a dizer, só vai entender bem a razão do meu contentamento com esta bomba quem já teve que a ferrar várias vezes. Escrevi muito sobre uma coisa sem importância para a maioria de vocês, mas faz diferença, muita.

Para 300 m2 de terreno (imagino por exemplo regar relva com aspersores), esta bomba não dá nem o do NT. Precisaria de uns 3 circuitos, talvez. No mínimo 2. Ou seja, a bomba dá mas a alimentar circuitos separados que regam em diferentes tempos.
    O mesmo para as árvores. Se forem muitas e com gotejadores de alto débito pode precisar dividir em 2 linhas. Para autoclismo é mais que suficiente, até demais! O balão dá muito jeito para torneiras, mas para o que pretende (rega continua) é indiferente.
  7.  # 627

CdH
    A bomba que menciona da sterwins, tem balão incorporado?
    Ainda ontem passei numa casa de artigos pichelaria e comentaram que seria melhor colocar bomba sem reservatório, que não havia problema estar sempre a trabalhar sempre que fosse necessário já que o motor estava preparado para tal e que podia parava de trabalhar em seco
  8.  # 628

Pode comprar como preferir: bomba sozinha (70 euros); bomba com pressostato (134); bomba com balão de 24 l e que tem sistema de pressostato (139 euros).

Se fosse para mim seria esta a escolha:
    - é só para regar os 300 m2, as árvores e abastecer o autoclismo: bomba com pressostato
    - além da rega vou ter um circuito onde tenho uma torneira onde vou, por exemplo, encher um balde de água ou um regador pequeno: bomba com balão.
    Se for para ligar a rega manualmente até pode dispensar o pressostato, mas digo-lhe já que os 40 euros são o dinheiro mais bem gasto. A não ser que vá ligar o sistema com válvulas e programador, isso é outro assunto.

Confirmo o que disseram na loja: a bomba sem balão desliga-se sozinha a seco (aconteceu no domingo), coisa que não me acontecia quando tive o mesmo sistema ligado a uma bomba com balão (da Einhel, que está lá encostada), onde um fds cheguei lá e a bomba continuava a trabalhar depois de ter desferrado. Tanto pode ter estado a trabalhar em seco umas horas com 6 dias. Foi nessa altura que a troquei por outra sterwins com pressostato. Lembro-me que ainda estive tentado a comprar uma da Vito (gosto de comprar português) com as mesmas características, mas optei pela segurança do conhecido, por ter uma há 8 anos a funcionar diariamente sem o mínimo problema.

Mas lá está, não sei se o NT não estará também contente com a que comprou (ainda assim a sterwins gasta menos e tem maior caudal). Isto é tecnologia fácil, é fácil qualquer uma funcionar bem. Até uma que comprei por 30 euros na altura da obra (para poupar água da rede) fez um trabalho exemplar!
  9.  # 629

CdH onde comprou a sua sterwins?

Abraço
  10.  # 630

Leroy Merlin. Acho que é marca própria deles, tipo a Dexter em ferramentas.
  11.  # 631

Colocado por: Casa da HortaPode comprar como preferir: bomba sozinha (70 euros); bomba com pressostato (134); bomba com balão de 24 l e que tem sistema de pressostato (139 euros).

Se fosse para mim seria esta a escolha:
    - é só para regar os 300 m2, as árvores e abastecer o autoclismo: bomba com pressostato
    - além da rega vou ter um circuito onde tenho uma torneira onde vou, por exemplo, encher um balde de água ou um regador pequeno: bomba com balão.
    Se for para ligar a rega manualmente até pode dispensar o pressostato, mas digo-lhe já que os 40 euros são o dinheiro mais bem gasto. A não ser que vá ligar o sistema com válvulas e programador, isso é outro assunto.

(...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SCCorreia
      17882151-0100-bombadesuperfcie-sterwinsjet-3900w3800lh.jpg
      17882004-0100-bombadesuperfcie-sterwins900w.jpg
      82278984-0100-bombadebalo-sterwins900w3800lh.jpg

Boas.
    Ia para comprar esta bomba (com balão) para substituir uma já velha no meu sistema de rega, mas este comentário fez-me hesitar. É que eu tenho um programador e 4 eletroválvulas no circuito de rega...
    Esta bomba não é a mais indicada? Obrigado.
  12.  # 632

Pode comprar a bomba sem pressostato e sem balão, a 70 euros. Em termos de qualidade pode ficar tranquilo! Mas as válvulas não são muito a minha praia, não tenho muita experiência, arranjei-me sempre com o sistema de ligar às torneiras.

Sabem o que vos digo, é bom ter uma cozinha auxiliar no anexo. Este é o primeiro verão a sério que passamos cá (ao fds) e vale a pena nem que seja pelas sardinhas assadas. Claro que há as churrasqueiras, mas depois no inverno também ficamos cá ao jantar depois com o lume aceso. É bom, foi uma boa decisão. Não sei explicar melhor, só sei o que sinto...

IMG20220618123338
    IMG20220618123521
    IMG20220618123543
    Concordam com este comentário: Nostradamus, HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz, Albaman
  13.  # 633

Colocado por: Casa da HortaSabem o que vos digo, é bom ter uma cozinha auxiliar no anexo. Este é o primeiro verão a sério que passamos cá (ao fds) e vale a pena nem que seja pelas sardinhas assadas.

Uma cozinha de verão/exterior/anexo é daquelas coisas que quem tem, sabe o quanto útil realmente é. Pelos cheiros e calor dos assados e cozinhados, principalmente no verão.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  14.  # 634

Colocado por: Casa da HortaPode comprar a bomba sem pressostato e sem balão, a 70 euros. Em termos de qualidade pode ficar tranquilo! Mas as válvulas não são muito a minha praia, não tenho muita experiência, arranjei-me sempre com o sistema de ligar às torneiras.

Concordam com este comentário:Nostradamus,HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Albaman

Agradeço o comentário e peço desculpa por estar a "aproveitar-me" do tópico. Já "herdei" assim o sistema, e nem compreendo para quê as quatro electrovâlvulas. Como a bomba não "puxa água" (talvez esteja desferrada) e o programador e válvulas não têm alimentação, nem sei se o circuito está a funcionar convenientemente. O circuito tem um balão de 80 litros, mas já apresenta alguma ferrugem, e os aspersores não parecem estar nas melhores condições. Estou a pensar que talvez seja melhor substituir os tubos e aspersores e retirar as eletroválvulas para tornar o circuito mais simples. Ou seja, talvez seja melhor fazer um sistema novo, mais simples, que eu entenda o funcionamento. Daí que talvez a bomba com o balão seja uma opção simples para substituir a bomba e balão existentes (foto).

15.  # 635

Acho que faz bem. As tubagens não precisa substituir (a não ser que estejam à vista).
    1 tubo chupador com ligação de 1 pol para ligar à bomba, saída também de polegada a derivar para 4 torneiras (se precisar das 4, claro). Depois é ver que débito precisa para a área e decidir quantas linhas de rega. Tenho assim desde sempre e funciona bem, se bem que o sistema das válvulas é mais profissional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Albaman
  16.  # 636

Alguns cantos da casa vão ficando prontos. Hoje montei com o meu ajudante este sofá azul escuro, que combina com as cortinas feitas pela minha mulher 😉
    IMG20220623155018
    IMG20220623155006
    IMG20220623154916
    IMG20220623154838
    IMG20220623154740
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Bragas V, carlota74
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna, desofiapedro, JPJDLV
  17.  # 637

Por curiosidade, qual é a função da caixa de cortiça na lareira?

Gostei dos jarrões de barro aí
  18.  # 638

Essa "caixa" de cortiça parece um "mini" tropeço, há anos que não via um.
  19.  # 639

É um banquinho de cortiça, habitual pelo menos em trás os montes. De onde veio este feito pelo meu pai.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  20.  # 640

Colocado por: Casa da HortaÉ um banquinho de cortiça, habitual pelo menos em trás os montes. De onde veio este feito pelo meu pai.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

Na zona dos meus pais, Beira Baixa, chama-se Trapeço.

0.2549 seg. NEW