Colocado por: Casa da HortaQual é a variedade da batata que tem agora?Rossana , nesta época dá tudo , só não se semeia devido aos ventos fortes , ainda assim quem tem terras abrigadas o que não é o meu caso consegue fazer fortunas com certas culturas ... O caso da batata se escapa é vendida a 1€ 1.2 ao kg para o Natal ... Não é o meu caso porque semeio para casa mas quem vive disto e tem terrenos abrigados consola-se ...
Bem, feijão em flor nesta altura não deve ser fácil encontrar por cá! Sorte a vossa :-)
Colocado por: Casa da HortaNão consigo imaginar uma ventania por cá a destruir um batatal (só mesmo um tornado, coisa que só vi na televisão 🙂), por isso acho estranha essa preocupação com o vento aí nos Açores! Devem ser os tais ventos ciclónicos.já mostrei aqui várias vezes a limpeza que fica na terra ,realmente são ventos fortes inconstantes , hoje até nem é muito mau porque esperamos rajadas máximas de 75kmh até ao dia de amanhã , mas é muito tempo de vento e pode acontecer duas coisas , a destruição da planta por completo ou parte muita folha e ela depois mela toda e acaba por morrer enfim , o que escapa é que é nosso vamos ver .
Por cá são as geadas no inverno e o calor brutal no verão. Cada vez mais intensos, mais devastadores!
Colocado por: Casa da HortaNão consigo imaginar uma ventania por cá a destruir um batatal (só mesmo um tornado, coisa que só vi na televisão 🙂), por isso acho estranha essa preocupação com o vento aí nos Açores! Devem ser os tais ventos ciclónicos.
Por cá são as geadas no inverno e o calor brutal no verão. Cada vez mais intensos, mais devastadores!
Colocado por: André PimentaPor aqui ontem foi dia de apanhar azeitona. Ainda temos para mais uns dias. Mas.ja só no próximo fim-de-semana.
Colocado por: Dacepazona da beira alta/ Viseu. Por aqui começa tudo por esta altura, começa a secar e a cair muito. Este ano depende da poda que elas levaram no ano anterior, pelo menos por aqui. As que levaram muito corte não deram muito, as outras carregaram.
Ena que cedo(pelo menos para onde costumo ir hehe). Isso é para onde se permite perguntar? Daqui a um mês mostro da zona de Figueira Castelo Rodrigo. Sogros dizem que não é muita este ano. Mas também dizem isso todos os anos....
Colocado por: André PimentaPor aqui ontem foi dia de apanhar azeitona. Ainda temos para mais uns dias. Mas.ja só no próximo fim-de-semana.
Colocado por: André Pimentazona da beira alta/ Viseu. Por aqui começa tudo por esta altura, começa a secar e a cair muito. Este ano depende da poda que elas levaram no ano anterior, pelo menos por aqui. As que levaram muito corte não deram muito, as outras carregaram.
Colocado por: Casa da Horta
É azeitona para curar, certo? Ripada à mão? E variedade?
Desculpe tanta pergunta, é assunto que gosto mas tenho pouca experiência...
Colocado por: bluthunder82Casa da horta já tem saudades da apanha lá em cima?
Nós também era nos primeiros dias de dezembro que se apanhava, mas agora a tendência é de meio de novembro para a frente.
Ao longo deste anos já ripei e varejei umas quantas árvores tudo de forma manual. Ainda me lembro de ir com os meus avós ao lagar. Na altura,o processo ainda era tudo muito tradicional, era de prensas de com discos
Colocado por: Casa da Horta
Saudades dos cheiros, das merendas. De escolher os ramalhos, de andar com a manta, de ensacar a azeitona nas sacas e atá-las. E de no fim do dia o puxar o trator à frente para carregar as sacas no reboque! :-)
Do frio, de varejar ou ajudar as mulheres a apanhar já não tenho grandes saudades! Mas eu vivi isto em criança, sem obrigação de fisicamente aguentar o trabalho como se fosse adulto.
Os cheiros do lagar é outra coisa. Ficava impressionado com as prensas e esses discos de corda que fala. Penso que na minha aldeia o processo de fazer azeite ainda é igual, acho.
Colocado por: rafaelisidoroA anona é um excelente fruto , cresci com elas , transportadas em cestas de vimes cada uma enrolada em folha de bananeira seca para não machucar , adoro comer aquela parte que envolve a pevide ...