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  1.  # 181

    Colocado por: ricardo.rodrigues


    E depois como deduzem os custos com combustível em sede de irc?


    Da mesma forma que já fazem! :)

    Contador na empresa para carregamentos e factura desses mesmos carregamentos.. Já o fazem actualmente!
  2.  # 182

    Colocado por: JotaPO Ampera é diferente de qualquer phev do mercado... não acredito é que num dia bom faça 80kms com uma carga. 60, talvez.


    Então acreditas mal :) Num dia normal, faço 60 (com a m***** da subida da A8)... No verão, conduzção tranquila, faço uns 70/80 :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  3.  # 183

    Colocado por: Bruno.AlvesCerto, e mais uma vez concordo totalmente.

    O "problema" está aqui:

    Os estudos mostram que isso não acontece. E não tenho nada contra, atenção, cada um compra o que quer e usa da forma que quer. Tenho contra existirem benefícios (que saem dos impostos de todos nós) e depois serem usados maioritariamente a gasolina, como os estudos demonstram que são.
    Mas isso é outra discussão totalmente.

    Um PHEV de 90km (vá, 80 em dias muito bons ehehehe) já existe desde 2012: opel Ampera. É triste que só passados quase 10 anos aparecem alternativas viáveis.
    Para comparação, o que existia em 2011 (Leaf) existe actualmente ao mesmo preço com o triplo da autonomia. A tecnologia é a mesma, os PHEV só não evoluíram por notória preguiça...

    Porque é que acho que não éAalternativa? Porque se levantamos problemas porque não se pode carregar em casa, apartamentos, goza-se com extensões do quarto andar, tudo isto é aplicável a um PHEV. E os PHEV não têm carregamento rápido, mesmo o carregamento lento é mais lento que os BEV, logo a dificuldade em carregar que se aponta aos BEV é maior num PHEV.

    Resolve objectivamente a necessidade de fazer 20000000km de uma tirada 😁
    A brincar, claro que resolve alguns problemas de utilização. E mais uma vez é essa a beleza que encontro no futuro próximo: a escolha.


    Para mim o grande e maior problema dos PHEV é a manutenção. Tem obrigatoriamente de a fazer a dois sistemas (embora o sistema elétrico seja mais pequena e praticamente inexistente). Se pretende apenas utilizar esporadicamente o motor a combustão tem de fazer obrigatoriamente a manutenção do mesmo.
  4.  # 184

    Colocado por: esptE chegou finalmente... Não sou, de todo, a pessoa ideal para tirar grandes dúvidas, mas no que puder ajudar vou estando por cá...

    Boa escolha! A cor e tudo :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
  5.  # 185

    Acabei por nunca partilhar por aqui o meu "faisca"

    Fica para a posteridade :) Qualquer coisa, disponham!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Vítor Magalhães, espt
  6.  # 186

    Colocado por: Bruno.AlvesTenho contra existirem benefícios (que saem dos impostos de todos nós) e depois serem usados maioritariamente a gasolina, como os estudos demonstram que são.
    Mas isso é outra discussão totalmente.

    Acaba por ser compreensível a razão: os híbridos têm benefícios ficais, pelo que são mais apetecíveis às empresas dos que os ICE. E são mais baratos do que os EV.

    Adicionalmente, nem precisam de infraestruturas para carregar os veículos.

    Ainda por cima as empresas dão cartão frota, o funcionário não tem grande incentivo para carregar em casa.
    Depois é "business as usual": sempre estaca a fundo, pelo que a bateria quase só ocupa é espaço/peso.
    • neco
    • 16 setembro 2021

     # 187

    Colocado por: esptE chegou finalmente... Não sou, de todo, a pessoa ideal para tirar grandes dúvidas, mas no que puder ajudar vou estando por cá...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod,Vítor Magalhães,jcfcid,Bruno.Alves,neco,Dav82
      20210915_185527-01_copy_1336x1036.jpeg


    Parabéns! Tem aí uma bela máquina! O pesadelo de muitos aceleras a combustão
    Concordam com este comentário: espt
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  7.  # 188

    Bom dia a todos. Estou a pensar fazer um upgrade à minha instalação eléctrica para colocar uma tomada industrial que me permita carregar o elétrico mais rapidamente. Legalmente, devo fazer algum tipo de atualização ao projeto elétrico para contemplar esta alteração? Tenho receio que, em caso de incêndio, o seguro se esquive de responsabilidades se tiver alguma margem neste aspeto
  8.  # 189

    Que tomada industrial estamos a falar?
    Uma tomada monofásica CEE16A ou CEE32A (azul de três pinos) ou numa tomada trifásica CEE16A ou CEE32A (vermelha de cinco pinos)?
  9.  # 190

    A azul, monofasica
  10.  # 191

    Colocado por: surfaratendenciaBom dia a todos. Estou a pensar fazer um upgrade à minha instalação eléctrica para colocar uma tomada industrial que me permita carregar o elétrico mais rapidamente. Legalmente, devo fazer algum tipo de atualização ao projeto elétrico para contemplar esta alteração? Tenho receio que, em caso de incêndio, o seguro se esquive de responsabilidades se tiver alguma margem neste aspeto


    O melhor é assegurar que tem um cabo com a espessura adequada e proteção térmica dedicada a esse circuito.
  11.  # 192

    Colocado por: surfaratendenciaBom dia a todos. Estou a pensar fazer um upgrade à minha instalação eléctrica para colocar uma tomada industrial que me permita carregar o elétrico mais rapidamente. Legalmente, devo fazer algum tipo de atualização ao projeto elétrico para contemplar esta alteração? Tenho receio que, em caso de incêndio, o seguro se esquive de responsabilidades se tiver alguma margem neste aspeto


    Qual a potencia que vai contratar? Tenho ideia que até 10,35kw não precisa de projteto. Eu coloquei uma tomada monofásica de 32A com cabo de 6mm para o VE só o fiz quase com a casa pronta.
  12.  # 193

    Tenho 6,9 contratados. Queria carregar a 6, não necessito de mais
  13.  # 194

    Colocado por: surfaratendenciaTenho 6,9 contratados. Queria carregar a 6, não necessito de mais
    E, tem box ou carregador portátil que permita carregar a 6kW? Ou o VE que tem permite selecionar? E os restantes ~1kW chega para o resto da casa?
  14.  # 195

    Colocado por: surfaratendenciaTenho 6,9 contratados. Queria carregar a 6, não necessito de mais


    Então não precisas sequer de projeto de eletricidade, basta fazeres a instalação que precisares.
  15.  # 196

    Colocado por: mafgodE, tem box ou carregador portátil que permita carregar a 6kW? Ou o VE que tem permite selecionar? E os restantes ~1kW chega para o resto da casa?


    A ideia é comprar um carregador que me permita defini-lo, e carregar o veículo à noite (o meu consumo residual é de 0,25-0,4).



    Colocado por: Dav82

    Então não precisas sequer de projeto de eletricidade, basta fazeres a instalação que precisares.


    Mesmo que tenha de instalar uma tomada diferente, não preciso de atualizar o projeto de eletricidade?
  16.  # 197

    Colocado por: surfaratendenciaMesmo que tenha de instalar uma tomada diferente, não preciso de atualizar o projeto de eletricidade?


    Nem sei porque tens projeto de eletricidade...
  17.  # 198

    Se tiver conhecimentos de eletricidade, é colcoar um disjuntor no quadro elétrico dedicado à nova tomada, passar um cabo desde aí à tomada de 6mm^2 de secção, e montar a tomada CEE32.
    Se não tiver, contratar um eletricista.
    Mas pretende mesmo caregar acima de 16A?
    Qula é o carro e quantos kms faz em média por dia?
  18.  # 199

    Colocado por: Dav82

    Nem sei porque tens projeto de eletricidade...

    Talvez o nome seja outro, ou talvez não tenha 😁 quando a casa foi construída, a instalação eletrica teve de ser inspeccionada (presumo que contra um projeto). A minha preocupação é que, caso exista um incidente, verifiquem a instalação e detectem que não está igual ao projeto de construção.



    Colocado por: mafgodSe tiver conhecimentos de eletricidade, é colcoar um disjuntor no quadro elétrico dedicado à nova tomada, passar um cabo desde aí à tomada de 6mm^2 de secção, e montar a tomada CEE32.
    Se não tiver, contratar um eletricista.
    Mas pretende mesmo caregar acima de 16A?
    Qula é o carro e quantos kms faz em média por dia?


    A informação que tinha é que não convém carregar numa tomada eletrica convencional a mais de 10A (e que a tomada está, de qualquer forma, limitada a 2900w). 10A será bastante limitativo. É para um Q4. Em principio não fará mais de 20-30 quilómetros por dia, mas existirão dias em que fará 100-200, e poderá ser necessário fazer 2-3 dias em sequência.
    • mafgod
    • 17 setembro 2021 editado

     # 200

    Ok, então vou-lhe dar uma solução bem mais barata:
    - numa das tomadas da garagem, tira o espelho e substitua por uma tomada CEE16A (~10€ ou menos)
    - se a instalação estiver como deve de ser, terá fio de 2,5mm^2 o que permite carregar a 16A, e o circuito está protegido por um disjuntor de 16A (ou 20A)
    - arranje um carregador portátil que permita carregar até 16A ( ~150€)
    - carregar a 16A, no horário de vazio, semanal, são 7h o que a 230x16x7=25,76kW
    - Os cerca de 25kW que carrega permitem andar entre 130 a uns 170km, bem mais do que precisa diariamente (para aproveitar o vazio)

    Simples e barato. :-)
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