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  1.  # 101

    Colocado por: lpetingaAcho que o maior problema do AMI é os 45 km/h

    É uma imposição para poder ser considerado um quadriciclo e não um automóvel. O Twizzy também tinha 2 versões, a mais "baixa" tinha exactamente a mesma velocidade máxima e pelo mesmo motivo ;-)

    A ideia é poderem ser conduzidos efectivamente nos grandes centros e sem ser necessária carta B. Ou para substituir papa-reformas, que até são mais caros que o Ami.
    Se atingisse os 80km/h já obrigava a carta de condução "normal" e mais de 18 anos.

    É um micro carro com um mercado alvo bastante bem definido na minha opinião. Decididamente não é para a maioria de nós que procura um "automóvel".
  2.  # 102

    Colocado por: Bruno.AlvesA ideia é poderem ser conduzidos efectivamente nos grandes centros e sem ser necessária carta B. Ou para substituir papa-reformas, que até são mais caros que o Ami.
    Se atingisse os 80km/h já obrigava a carta de condução "normal" e mais de 18 anos.

    É um micro carro com um mercado alvo bastante bem definido na minha opinião. Decididamente não é para a maioria de nós que procura um "automóvel".
    Diria antes que o alvo não será as cidades/grandes centros mas antes será a substituição dos mata-velhos/papa-reformas por algo mais prático/barato e a possibilidade de estudantes com mais de 16 anos em vez de irem de 50 ou num papa-reformas vão de VE (vejo isto na minha zona, Mafra por exemplo).
  3.  # 103

    Se for como nas bicicletas ou trotinetas, o mais certo é dar uns 60 ou mais e ser facilmente reprogramável.
  4.  # 104

    Para mim servia perfeitamente, faço no dia a dia 5km,que é a distância de ir e vir para o comboio, de vez em quando um desvio para o pão ou um compra de última hora. Acho apenas que é muito caro, para o que é.
  5.  # 105

    Caro?!? Tira 3.000€ do incentivo... nem que fosse para aproveitar as baterias lol

    Agora, feio sim ;-)
    Pode ser que ao vivo não seja tão feio.
  6.  # 106

    Isso como quadriciclo tem direito a incentivo? De 3000€?
  7.  # 107

    Boa pergunta.... na volta entra no bolo das bicicletas... onde o apoio é menor...
  8.  # 108

    Colocado por: mafgodCaro?!? Tira 3.000€ do incentivo...


    Não sei se terá direito, não sei se ainda há verba.
    O incentivo não é universal, não se pode fazer contas como sendo um dado adquirido.
  9.  # 109

    para mim nao servia esse quadriciclo em lisboa deve ser bonito a circular na calcada , para alem de ser esteticamente obsoleto nao cumpre o mínimo de conforto parece o carrinho dos putos nos centros comerciais , para alem de que e caro para aquilo que e realmente.

    Uns acrílicos para fechar um motor e uma bateria e fica igual a essa coisa
  10.  # 110

    Colocado por: Reduto25para alem de ser esteticamente obsoleto


    Sempre a estética...
  11.  # 111

    Colocado por: rjmsilva

    Sempre a estética...


    Existe limites para tudo para mim nem é o mais importante mas existe mínimos
  12.  # 112

    É um utilitário, para cumprir uma função muito especifica, não é pra ir para a noite impressionar as babes.
  13.  # 113

    Boas
    Comprei um híbrido e preciso de algum aconselhamento sobre o carregamento em casa.
    O veículo, Audi, vem de origem com um carregador que suporta como potência de carregamento máximo 7,4 kw, mas traz dois cabos para ligação à tomada: um trifásico, 5 pinos industrial (?), 16A e um normal monofásico para as tomadas de casa. Acontece que para se atingir a velocidade de carregamento a 7,4 kw, a marca diz que, numa utilização doméstica, apenas com o cabo trifásico se consegue tal coisa. Ligando à ficha monofásica a vel. fica reduzida a 8A, portanto 1,7 kw +-.
    A minha instalação eléctrica é trifásica mas a entrada da EDP (Galp como fornecedor) é monofásica, 6,9 kva, 30A, porque devido a uma incorreta distribuição das fases (que o electricista nunca conseguiu resolver) mandei alterar para evitar os recorrentes disparos do quadro.
    Estou perante duas opções: mudar para trifásico, novamente, correndo o risco de o eletricista (diferente do que fez a instalação) também não conseguir equilibrar a coisa ou manter o monofásico metendo tomadas industriais (Schuko?) de 32A e, neste caso, comprar uma wallbox (o que vai sair caro).
    Há alguma outra opção que eu não esteja a considerar por desconhecimento, tanto do carregamento do carro como de instalações eléctricas?
    Grato antecipadamente pelas vossa sugestões.
    • espt
    • 7 setembro 2021

     # 114

    Tem a certeza que esse carregador, em mono, só faz 8A? Não conheço o carregador, estou só a questionar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel P.
  14.  # 115

    Esse hibrido tem quanto de bateria?
    Em 7h de vazio a 10A, carrega 16kW, duvido que a bateria seja superior.
    Portanto, carregar a 10A deverá chegar e sobrar para uma utilização diária.
    E a 8A, em 7h carrega quae 13kW....

    Diz que o cabo doméstico para ligar ás tomadas de casa, só carrega a 8A, não terá aí um botão para aumentar a velocidade para 10A?
    Pode sempre comprar um por uns 150€ que lhe permite ir até aos 16A.

    O cabo trifásico que diz, é mesmo trifásico?
    Não seráo cabo para carregar nos postos públicos?
    Tem 7 pinos, confirme.
    E se for, deverá de ser quase de certeza monofásico.

    Resumindo, mantenha-se em mnofásico e se pretender carregar mais rápido, aposte num carregador doméstico que lhe permita até 16A.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel P.
  15.  # 116

    Se for um EVSE doméstico igual ao do e-tron, tem a tomada normal e um adaptador para trifásico até 3x16A (logo 11kW).

    Com esse evse não vai ser possível mais de 16A. Se quiser maior potência, terá de adquirir um EVSE aftermarket que permita essa corrente. E naturalmente preparar a ligação correcta ao quadro, com secção correspondente.
    Agora é estranho na tomada normal só conseguir 8A. Isso não sei porque acontece. O próprio evse não terá um botão tipo "High"/"Low" que permita escolher mais de uma potência?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel P.
  16.  # 117

    As pessoas que falam da adesão aos EVs quando a gasolina estiver a 3€/L, e que este cenário dentro de 5 anos não é impossível...

    Das duas uma, ou não fazem ideia do que escrevem, estão desassociados da realidade da sociedade ou são masoquistas.


    Gasolina a 3€ colapsava a economia e pronto, podem ficar em casa e nem precisam de EV nem ICE nem bicicleta.

    Como é que o pessoal que ganha o salário mínimo ou pouco mais vai para as fábricas e os seus postos de trabalho, nos concelhos mais industrializados do país, como Braga, Maia, etc, em que os transportes públicos não são solução para franjas enormes da população?

    Tanta gente aqui fala com um rei-na-barriga descomunal, obviamente sem noção da realidade do Português médio, e mesmo do que vive abaixo disso, e do quanto a nossa estabilidade depende que essas pessoas tenham acesso a coisas.

    Antes de virem aqui com sonhos de sociedades totalmente electrificadas e "verdes", pensem como é que o empregado fabril, a senhora da limpeza, o cantoneiro, e as suas famílias se vão deslocar em Freixo de Espada à Cinta.
    E não como é que o gestor de um departamento de IT numa multinacional em Lisboa consegue que a empresa o deixe carregar nas 2x/semana que vai ao escritório...

    E para os outros, que respondem a estas parvoíces, a insinuar que a electricidade vai disparar, e os apoios acabar (é certo que um dia vão reduzir!), e muitas vezes o fazem mais por tendência de arauto da desgraça do que propriamente para apontar que existem positivos e negativos dos dois lados, se calhar seria bom pensar o porquê de participar num tópico específico.

    Como amante de automóveis, os EV, deixam-me, acima de tudo, frustrado. Acho que têm muito que andar, e não sei se serão mesmo a resposta para o que queremos, mesmo com cada vez mais gente convencida disso todos os dias.
  17.  # 118

    Ja eu fixo frustrado com o marketing agressivo na venda dos VE como limpeza do planeta.
    As marcas começam a anunciar o fim dos motores de combustao dentro de 10 a 15 anos.
    Os consumidores ficam confusos na decisao de comprar carro nesta altura.
    Nas grandes cidades começam a limitar a entrada de carros mais velhos.
    É demasiada informacao e complexa para o consumidor desinformado que nao acompanha o mercado e a evolução.
    Está acontecer com os carros o que aconteceu com as casas. Compre agora que é mais barato e há apoios. Amanhã logo se vê.

    P.s. também eu acho que a evolução nao passará apenas pelos VE. Acho que deviam apostar na reducao dos consumos dos carros a gasolina e acabar com o diesel no mercado dos particulares. Os carros a gasolina vão evoluir como hibridos e plug-in. Basta fazerem carros a gasolina que carreguem o motor electrico em andamento e que este tenha autonomias de 100 a 200kms, que a poluição cai a pique e o consumo de combustiveis fosseis também.
    • smart
    • 8 setembro 2021 editado

     # 119

    Hum..
    Gasolina a 3 euros?
    Eu acredito
    E mais depressa do que se pensa
    Não deixa de ser um bitaite..
    Neste caso o meu
    Acho que vamos entrar numa hiperinflação.
    Nós últimos 2 anos o mundo foi inundado de dinheiro.
    O petróleo já esteve a 150 dólares. E a gasolina estava a 1.65.
    Agora temos o petróleo a 70 dólares e já foi a 1.85...
    Não me admira que puxem o preço da gasolina, para que o povo corra a endividar se a comprar veículos elétricos.
    Depois aparecerá impostos para que o estado não tenha quebra de receitas...
    Os impostos sobre os carros e combustíveis em Portugal, tem um peso que na Europa é muito menor...
    Sabem que o preço da energia elétrica, desde o início do ano, triplicou no produtor.deixem que a erse no fim do ano irá anunciar o impacto nas tarifas ...
    https://www.cmjornal.pt/economia/detalhe/preco-da-eletricidade-triplica-no-ultimo-ano
    O Biden disse que os EUA iam dobrar o vencimento mínimo americano, cuja medida terá impacto em todos os escalões de remuneração e a Europa irá atrás...
    https://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/internacional/2021-01-31-Governo-Biden-propoe-duplicar-salario-minimo-dos-EUA.-Este-nao-e-um-ideal-radical-diz-Bernie-Sanders
    Mas viveremos com menor poder de compra...
    Já viram os mercados financeiros?
    As bolsas quase duplicaram a cotação em relação aos máximos antes do covid, que na altura, já eram destaque por não corresponderem ao real valor econômico.
    Vivemos tempos estranhos...
    Já agora..em breve, será anunciado um novo combustível sintético.. investigação Audi bosh...
    https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2021/03/08/e-fuel-e-melhor-que-carros-electricos-diz-porsche/amp/
    São modas
    Senão o pessoal não gasta nem endivida..
    No final
    Perdemos poder de compra
  18.  # 120

    Galp compra Mobiletric e adiciona 280 pontos de carregamento elétrico à sua rede

    Aquisição vai permitir que rede de pontos de carregamento geridos pela Galp em Portugal duplique até ao final de 2021 para mais de 1.000.

    Daqui a pouco, vai haver mais postos de carga públicos que VEs lol.
    O engraçado é que, quando era á borla, eram menos e stavam sempre ocupados, agora a pagar são bem mais e quase todos vazios.
    Quem está a apostar neste jogo, ou muda de estratégia ou vai perder muito dinheiro....
 
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