Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 761

Compreendo e continuando a responder...o Ioniq valorizou no mercado de usados , de Setembro a Janeiro.

Era possível importar um por 16000 de stand/concessionário, sendo que atualmente é difícil abaixo de 18000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  2.  # 762

Que curioso. Porque terá sido?
    A nova geração aumentou muito o preço? Não pode ter sido só porque os novos são menos eficiente no gasto energético por km... ou pode?
  3.  # 763

Colocado por: pguilhermeNo meu caso, faço sempre projecção com desvalorização de 4 anos

É extremamente volátil. Vou esquecer o ioniq que, pela sua excelência, está acima do valor "normal" de mercado.

Sem dúvida que esta questão emergente da tecnologia faz os VE mais antigos perder valor. Inegável.
    Mas o lixo de um homem é o tesouro de outro. Quem tiver pago há 4 anos 30k€ por um Leaf de 30kWh hoje fica triste por vendê-lo por 12k€. Mas quem não precisa de mais que a autonomia de um 30kWh fica deleitado por comprar um por 12k€.
    É o mercado.

Agora pergunto: um ICE de 30k€,quanto vale passados 4 anos?
  4.  # 764

pguilherme, a teoria diz que mesmo lá fora começou a haver muita procura de usados por falta de carros novos para entrega, sejam eles quais forem.
  5.  # 765

Colocado por: JotaPpguilherme, a teoria diz que mesmo lá fora começou a haver muita procura de usados por falta de carros novos para entrega, sejam eles quais forem.

Sim, claro. Mas isso de forma generalizada e não só referente a um modelo em concreto.

Colocado por: Bruno.AlvesQuem tiver pago há 4 anos 30k€ por um Leaf de 30kWh hoje fica triste por vendê-lo por 12k€. Mas quem não precisa de mais que a autonomia de um 30kWh fica deleitado por comprar um por 12k€.

Concordo.
    A parte mais chata, a meu ver, seria mesmo essa desvalorização de 60% a 4 anos.

Colocado por: Bruno.AlvesAgora pergunto: um ICE de 30k€,quanto vale passados 4 anos?

Na minha pouca experiência, não é incomum uma desvalorização à volta de 30%, de novo até 4 anos de idade.
    Se comprar com 1~2 anos (carros de serviço) e vender após 4, a desvalorização é menor.

A desvalorização acaba por ser o meu custo efectivo, porque o valor residual amortiza o sucessor.
    Há quem faça por mais tempo, e como nos primeiros anos a desvalorização é maior, o custo por unidade de tempo será menor. No entanto, começam a entrar outros custos, tais como reparações, manutenções pesadas, inspeções, consumo mais elevado que modelos actuais, etc.

Com VEs provavelmente irei fazer os mesmos 4 anos... e esperar que não sofra desvalorização de 60% :)
  6.  # 766

Colocado por: pguilhermeCom VEs provavelmente irei fazer os mesmos 4 anos... e esperar que não sofra desvalorização de 60% :)

Mesmo que tenha (e poderá ter dependendo do mercado) é que nesses 4 anos o VE custou zero-mil-zerocentos-e-zerenta-e-zero :-)

Do que acontece atualmente (e daquilo que acompanho) é que a desvalorização de VE "não Leaf" é muito mais reduzida. Estes sofrem muito pelos anos de mercado e pelos episódios de refrigeração das baterias que são conhecidos.
    Em ambos os casos são bons negócios para quem comprar informados: uns valem menos e permitem viagens longas sem preocupações com carregamento rápido, outros é o contrario, melhor ou pior dependendo de quem vende ou compra.

Atualmente... Há tanta oferta que a dificuldade é escolher :-)
  7.  # 767

Colocado por: pguilhermeConcordo.
    A parte mais chata, a meu ver, seria mesmo essa desvalorização de 60% a 4 anos.

Falei daqueles com que passei a lidar mais e a importar e ver preços diariamente...de qualquer forma, tendo mais procura que os outros, tb se deve sentir mais.
  8.  # 768

Colocado por: Bruno.AlvesMesmo que tenha (e poderá ter dependendo do mercado) é que nesses 4 anos o VE custou zero-mil-zerocentos-e-zerenta-e-zero :-)

Oh, batota :P
    Sem a revenda para "amortizar", ainda é pior: o custo é o valor total da aquisição.
    Por ex.: um carro que custe 30k, se aguentar 20 anos (assumindo que o seu valor nessa altura é desprezável) o custo de propriedade são 125€/mês.
    Se desvalorizar 30% em 4 anos e o revender, o custo de propriedade foram 187,5€. É um pouco mais, mas muitas vezes é compensado com as vantagens de se andar com um carro mais recente (menos probabilidade de reparações e consequente tempo e chatice de ficar sem carro, manutenções pesadas, inspecções, consumo, etc).

Nesse caso do Ionic, o consumo do modelo mais recente pelos vistos é pior, o que é pouco usual, mas lá está, é preciso ver caso a caso.

Colocado por: JotaPFalei daqueles com que passei a lidar mais e a importar e ver preços diariamente...de qualquer forma, tendo mais procura que os outros, tb se deve sentir mais.

Sim, claro. Eu tb.
    Provavelmente haverá dados médios com estas métricas, mas os valores que disse foram só da minha (pouca) experiência pessoal.
    Ainda nem tenho grande noção do mercado de usados dos electricos, daí estar a querer auscular opiniões de quem está por dentro do assunto :)
  9.  # 769

Colocado por: pguilhermePor ex.: um carro que custe 30k, se aguentar 20 anos (assumindo que o seu valor nessa altura é desprezável) o custo de propriedade são 125€/mês.
    Se desvalorizar 30% em 4 anos e o revender, o custo de propriedade foram 187,5€.

Mas o que importa é o custo total e se nesse aspecto somar ou subtrair combustivel, impostos e manutenção, imagine que afinal o EV lhe ficou em 100€/mês...
    Não será uma ciência exata mas o primeiro passo além das contas óbvias, é escolher o carro adequado.
  10.  # 770

Colocado por: pguilhermeNesse caso do Ionic, o consumo do modelo mais recente pelos vistos é pior, o que é pouco usual, mas lá está, é preciso ver caso a caso.

É muito maior e mais "SUV". Há relatos de médias interessantes para o tamanho, mesmo assim. Mas não há milagres, o formato é maior e menos aerodinâmico, mete-se em AE e lá vão os consumos.

Em relação aos valores de custo de propriedade, é verdade mas eu nunca fiz essas contas em carro nenhum que tive, honestamente. Falha minha provavelmente, mas na realidade nunca fiz.
    Sempre comprei carros usados, com tão poucos km quanto possível e que naquele momento a minha carteira pudesse suportar.
    Quando comprei o Leaf fiz as contas todas em relação ao que gastava normalmente num Clio comercial de 2003 e quanto me tinha custado há coisa de 2 anos uma carrinha Kia diesel. Com base na poupança, quanto tempo demoraria a cobrir a diferença de custo do Leaf para a carrinha.
    E repara, o Leaf (à excepção da autonomia) era muito mais carro, muito mais confortável, muito mais equipado que a Kia ou o Clio. Mas não entrei com essa "valorização" para a comparação.
  11.  # 771

Colocado por: JotaPMas o que importa é o custo total e se nesse aspecto somar ou subtrair combustivel, impostos e manutenção, imagine que afinal o EV lhe ficou em 100€/mês...

Aos custos, só se soma.
    Se fosse um bem produtivo (um Uber, por exemplo), poderia calcular a rentabilidade, mas não é o caso.
    O automóvel é um gasto e quando se fala em economizar, significa apenas tentar reduzir-se as perdas, seja a pagar menos combustível, menos imposto, etc. Por mais barata que seja a electricidade, tem um custo que se soma (não se subtrai), o mesmo para as manutenções, peças de desgaste, etc.

Um VE pode é sair muito mais barato do que um ICE. Não duvido e espero que assim seja!
    Mesmo entre VEs é como diz, a escolha adequada é fundamental.

Outro aspecto que me parece muito interessante é poder estacionar em Lisboa sem pagar parquímetro. Para muitas pessoas, só este aspecto pode traduzir-se numa poupança muito grande! (Aqui, o custo de estacionamento seria somado no caso do ICE)
    Concordam com este comentário: IronManSousa
  12.  # 772

Querem poupar, ficar bem servidos e cuidar do ambiente?

Comprem um usado, o que não falta são bons usados por menos de 15.000 euros capazes de fazer facilmente mais 10/15 anos e 200/250 mil km.
    Basta focar na utilidade e deixar a vaidade de lado.

VE para quem não pode carregar em casa (ou tomada alheia) é para esquecer.
  13.  # 773

Colocado por: Bruno.AlvesÉ muito maior e mais "SUV". Há relatos de médias interessantes para o tamanho, mesmo assim. Mas não há milagres, o formato é maior e menos aerodinâmico, mete-se em AE e lá vão os consumos.

Em relação aos valores de custo de propriedade, é verdade mas eu nunca fiz essas contas em carro nenhum que tive, honestamente. Falha minha provavelmente, mas na realidade nunca fiz.
    Sempre comprei carros usados, com tão poucos km quanto possível e que naquele momento a minha carteira pudesse suportar.
    Quando comprei o Leaf fiz as contas todas em relação ao que gastava normalmente num Clio comercial de 2003 e quanto me tinha custado há coisa de 2 anos uma carrinha Kia diesel. Com base na poupança, quanto tempo demoraria a cobrir a diferença de custo do Leaf para a carrinha.
    E repara, o Leaf (à excepção da autonomia) era muito mais carro, muito mais confortável, muito mais equipado que a Kia ou o Clio. Mas não entrei com essa "valorização" para a comparação.

Ah estou a ver. Gasta mais, mas tb é maior. Então entram na equação outras valências (espaço, conforto, whatever).

Tb gosto de usados com 1 ou 2 anos e poucos km, especialmente os de serviço.
    Não tenho problemas em sacrificar a personalização da configuração, em prol de reduzir aquela desvalorização inicial, que é a pior, sem aumentar muito o risco de problemas/avarias/desgaste.

Os cálculos de custo de propriedade, juntamente com os custos de operação, directos e indirectos, são informações vitais para poder determinar o caminho mais favorável, que acaba por ser uma ponderação entre vantagens económicas, financeiras e de conforto.

O custo de propriedade é importante quanto se equaciona a rotatividade (necessidade continua de trocar de carro de quando a quando).
    Caso contrário, pode fazer-se só o cálculo ao retorno do que se poupa em custos de operação face ao custo de aquisição. O tal exemplo: "é mais caro, mas passado compensa passados X anos e tenciono mante-lo por mais Y anos"
    Uma desvalorização grande não tem impacto neste cálculo. Mas terá um impacto grande no momento que tiver de trocar.
  14.  # 774

Colocado por: pguilhermeO automóvel é um gasto e quando se fala em economizar, significa apenas tentar reduzir-se as perdas, seja a pagar menos combustível, menos imposto, etc. Por mais barata que seja a electricidade, tem um custo que se soma (não se subtrai), o mesmo para as manutenções, peças de desgaste, etc.

Então mas o pessoal diz que os VE se pagam a eles próprios...
  15.  # 775

Colocado por: rjmsilvaEntão mas o pessoal diz que os VE se pagam a eles próprios...

Diria que isso se aplica numa perspectiva de comparar um carro ICE versus um VE mais caro. Mas para quem procura carros usados, é mesmo uma questão de gosto pessoal e de o adaptar ao que pretende.

"Pagar por eles próprios" é eu ter tido dois Ioniqs em casa, a conta da luz aumentou 5 a 8 euros e a seguir voltar a andar com o diesel e com o gasolinas e já terem ido 60euros à viola... e a minha semana é de 6 dias de trabalho...
  16.  # 776

E porque não ficou com o VE?
  17.  # 777

Colocado por: JotaPDiria que isso se aplica numa perspectiva de comparar um carro ICE versus um VE mais caro

Isto.
    Quando se diz que um VE compensa, é porque, apesar de mais caro, faz poupar muito no combustível e afins.
    Passados alguns km compensa. Quantos km são precisos é que varia.

No meu caso nem posso fazer essas contas, pois não faço muitos km.
    Tb tenho de comprar um carro para deixar na Madeira, mas ainda não pensei bem nisso. Lá o combustível tb é mais barato, mas com um elétrico nunca será preciso carregar fora de casa nem será preciso grande autonomia.
  18.  # 778

Colocado por: pguilhermeapesar de mais caro,

Comparando com o quê? O mesmo modelo ou segmento mas ICE?

Colocado por: pguilhermeTb tenho de comprar um carro para deixar na Madeira

O meu primeiro Ioniq meti no barco para lá.
  19.  # 779

Colocado por: rjmsilvaE porque não ficou com o VE?

Já lhe respondi a isso neste mesmo tópico. Em breve já cá tenho mais dois.
  20.  # 780

Colocado por: JotaP

Já lhe respondi a isso neste mesmo tópico. Em breve já cá tenho mais dois.

Em breve está com a AT à perna.

0.2565 seg. NEW