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    • DuarteM
    • 10 fevereiro 2022 editado

     # 801

    Colocado por: pkasa
    E como somos " ricos " desativamos a unica e pequena central de carvão. Fortes parvos somos em aceitar tudo o que nos impõem.
    É notório o que acabei de escrever, o ps ganhou com maioria absoluta!!!!!!!!
    Mostra o retrógrado que somos
    Concordam com este comentário:DuarteM


    Com o PS nada é um problema, nem a divida publica, nem os impostos, nem o preço dos combustíveis, etc...
    Só é problema o que passa no jornalixo, e já se sabe que no jornalixo so passa o que o PS quer.

    E mais, quem ainda não consegue ver que a retórica das "alterações climáticas" tem como principal objectivo servir de desculpa para cobrança de impostos tem sérios problemas cognitivos.
  1.  # 802

    não falem no PS que isto começa já a descambar
  2.  # 803

    Colocado por: pkasa
    E como somos " ricos " desativamos a unica e pequena central de carvão. Fortes parvos somos em aceitar tudo o que nos impõem.
    Mostra o retrógrado que somos
    Concordam com este comentário:DuarteM


    Por favor, antes de propagarem essa lenga-lenga leiam um bocadinho. Calha bem que recentemente até publicaram um artigo bem feito e esclarecedor a respeito dos mitos em volta do encerramento das centrais a carvão: https://expresso.pt/economia/energia-a-seca-o-fim-do-carvao-e-o-sistema-eletrico-em-10-perguntas-e-respostas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Bruno.Alves, IronManSousa
  3.  # 804

    Colocado por: ruicarlov

    Por favor, antes de propagarem essa lenga-lenga leiam um bocadinho. Calha bem que recentemente até publicaram um artigo bem feito e esclarecedor a respeito dos mitos em volta do encerramento das centrais a carvão:https://expresso.pt/economia/energia-a-seca-o-fim-do-carvao-e-o-sistema-eletrico-em-10-perguntas-e-respostas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod,Bruno.Alves,IronManSousa


    A conclusão, no final e bem feitas as contas, até pode ser essa, mas a metodologia usada deixa muito a desejar. Não se pode meter tudo no mesmo saco e tirar conclusões com base nas médias, o sector electrico é muito mais complexo que isso.

    "Estes números mostram, portanto, que de 2020 para 2021 houve menos 1.437 GWh de produção a carvão em Portugal"

    Para começar claro que a produção de carvão em 2021 foi menor que em 2020, pudera, fecharam as centrais, Sines fechou logo em Janeiro. Dizer que produziram menos 1.437 GWh porque eram menos competitivas é pouco sério.

    E há mais uma série de factos que nem vale a pena estar aqui a rebater. Uma coisa pelo menos reconhecem, neste momento a margem de segurança (capacidade de satisfazer um pico de consumo) não está assegurada e só por aí já se poderia considerar irresponsavel terem antecipado o fecho das centrais.
    Concordam com este comentário: pkasa
    • ibyt
    • 11 fevereiro 2022

     # 805

    Com o aumento da capacidade instalada das renováveis não temos neste momento grandes alternativas ao uso de centrais de gás natural de ciclo combinado.

    Na rede eléctrica o consumo instantâneo tem que ser igual à produção instantânea mas a produção das renováveis é demasiado inconstante. Desta forma as restantes centrais têm que responder rapidamente às mudanças, sendo que as centrais a carvão não são suficientemente rápidas a variar a sua produção.

    Isto faz com que as centrais a carvão só possam ser usadas para produção de potência constante. Só que as centrais a carvão emitem o dobro do CO2 do que uma central a gás natural para a mesma potência. E o custo das emissões de CO2 está muito elevado!

    As centrais a carvão em Portugal ficam muito caras sempre que existem alternativas. No entanto mesmo que nada produzam, por estarem permanentemente disponíveis, têm que ser pagas.

    Claro que entretanto o preço do gás natural subiu, o que torna a situação actual mais complicada.

    O governo apostou que o encerramento iria compensar financeiramente e os riscos seriam mínimos. Espero que tenham razão, mas a coisa não me parece bem encaminhada.

    (Ao que parece, o optimismo atacou todo o sector energético, ou o encerramento da refinaria de Matosinhos não aconteceria. Se por qualquer motivo, a refinaria de Sines tiver problemas já sabemos o que acontecerá ao preço dos combustíveis.)
  4.  # 806

    Colocado por: ibytO governo apostou que o encerramento iria compensar financeiramente e os riscos seriam mínimos.


    É a chamada "fézada", metodo de decisão pouco recomendável quando está em causa a politica energética do país.

    Colocado por: ibyt(Ao que parece, o optimismo atacou todo o sector energético, ou o encerramento da refinaria de Matosinhos não aconteceria. Se por qualquer motivo, a refinaria de Sines tiver problemas já sabemos o que acontecerá ao preço dos combustíveis.)


    Importa-se, claro! Nunca se pensa em termos de redundancia.
  5.  # 807

    Colocado por: ibytCom o aumento da capacidade instalada das renováveis não temos neste momento grandes alternativas ao uso de centrais de gás natural de ciclo combinado.

    Na rede eléctrica o consumo instantâneo tem que ser igual à produção instantânea mas a produção das renováveis é demasiado inconstante. Desta forma as restantes centrais têm que responder rapidamente às mudanças, sendo que as centrais a carvão não são suficientemente rápidas a variar a sua produção.

    Isto faz com que as centrais a carvão só possam ser usadas para produção de potência constante. Só que as centrais a carvão emitem o dobro do CO2 do que uma central a gás natural para a mesma potência. E o custo das emissões de CO2 está muito elevado!

    As centrais a carvão em Portugal ficam muito caras sempre que existem alternativas. No entanto mesmo que nada produzam, por estarem permanentemente disponíveis, têm que ser pagas.

    Claro que entretanto o preço do gás natural subiu, o que torna a situação actual mais complicada.

    O governo apostou que o encerramento iria compensar financeiramente e os riscos seriam mínimos. Espero que tenham razão, mas a coisa não me parece bem encaminhada.

    (Ao que parece, o optimismo atacou todo o sector energético, ou o encerramento da refinaria de Matosinhos não aconteceria. Se por qualquer motivo, a refinaria de Sines tiver problemas já sabemos o que acontecerá ao preço dos combustíveis.)



    curiosamente desde que fecharam as centrais a rede elétrica tem andado mais instável, tanto na minha terra como na fabrica em que trabalho. se é disto não sei mas quando vier o relatório logo se vê.
  6.  # 808

    Redes instáveis é isso mesmo, situações nas redes, não na produção.
  7.  # 809

    "Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina?"
    https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/carregar-carro-eletrico-na-rede-publica-fica-mais-caro-do-que-encher-deposito-de-gasolina
  8.  # 810

  9.  # 811

    Número um dos motores a diesel transita para elétricos
    Número um mundial na produção de motores a diesel, a fábrica do grupo resultante da fusão da PSA Peugeot-Citroën e da Fiat-Chrysler, está a acelerar a transição para os motores elétricos.

    Uma resposta natural ao mercado, quando se observa que, em dezembro de 2021, se venderam mais viaturas elétricas do que a diesel na Europa.
  10.  # 812

    Apertam regras para os PHEV, que correm o risco de desaparecer

    Estudos confirmam que há muitos clientes dos PHEV, especialmente os que adquirem os veículos maiores e mais onerosos, que raramente recarregam a bateria, abrindo assim mão das vantagens desta tecnologia. Como se isto não bastasse, a forma como são calculados os consumos e emissões deste tipo de veículos em WLTP é anormalmente favorável, partindo por exemplo do princípio que o veículo inicia sempre o percurso com a bateria carregada e a média aos 100 km é sempre referente aos primeiros 100 km, e não aos segundos, terceiros…
  11.  # 813

  12.  # 814

    No site da Dacia tem um simulador de autonomia da bateria com velocidade vs temperatura ambiente, e fiquei chocado com a autonomia em condicoes extremas.
    P.e. a 90kms/h com temperatura de 35° aquilo nao faz mais de 120kms. A 5° tambem nao faz 110 kms.
    A 110kms/hora com temperatura ambiente de 5° faz 80kms e a 35° faz 88kms.
    18k para ir ao supermercado ou andar a 50kms/h, mais vale pagar um taxi.
  13.  # 815

    Colocado por: SirruperNo site da Dacia tem um simulador de autonomia da bateria com velocidade vs temperatura ambiente, e fiquei chocado com a autonomia em condicoes extremas.
    P.e. a 90kms/h com temperatura de 35° aquilo nao faz mais de 120kms. A 5° tambem nao faz 110 kms.
    A 110kms/hora com temperatura ambiente de 5° faz 80kms e a 35° faz 88kms.
    18k para ir ao supermercado ou andar a 50kms/h, mais vale pagar um taxi.

    Welcome... à "evolução"...
    Já o tinha dito mais atrás. Paz de espírito e o modelo (pilhas recarregáveis) não se adequa a grande parte das realidades do Mundo.
  14.  # 816

    Mais de 50% da população portuguesa faz menos KMs que a autonomia desse carro em qualquer altura.
    A única permissa a meu ver é ter sitio para carregar em casa. Sem isso, um VE fica curto.

    Pelo tipo de argumentos de quem se farta de falar mal de um VE nota-se perfeitamente que nunca foi dono de um.


    Colocado por: gil.alves
    Welcome... à "evolução"...
    Já o tinha dito mais atrás. Paz de espírito e o modelo (pilhas recarregáveis) não se adequa a grande parte das realidades do Mundo.
    Concordam com este comentário: mafgod
  15.  # 817

    @Sirruper, o melhor é fazer um test drive.... ou então ver reviews... como esta:
    Dacia SPRING, Mountain test, *** RANGE Uphill ***, have taken it to a SKI resort.

    A saber, partida com 515km:
    SOC=85%
    T=7ºC
    Média atual de 18,6kWh/100km (bem alta)
    GOM=161km

    Fim da Subida, quase sempre a subir, chegou com 528,2km (~13km feitos)
    SOC=74% (perdeu 11%)
    T=2ºC
    Média subida 19,2kWh/100km
    AC ligado
    GOM=132km (subiu 13km e "perdeu" 29km)

    RESET aos contadores
    GOM=167km
    Média 12,0kWh/100km

    Na descida, há este video
    DACIA SPRING ***MYTH BUSTED*** REGENERATIVE CHARGING, Electric vehicle practical recovery. :/ review

    A saber, partida com 528,2km:
    SOC=73%
    T=3ºC
    Média atual de 12,0 kWH/100km (fez reset)
    GOM=167km

    Fim da Descida, chegou com 541km (~13km feitos)
    SOC=72% (perdeu 1%)
    T=6ºC
    Média descida 2,3kWh/100km
    AC ligado
    GOM=182km (desceu 13km e "ganhou" 15km)

    Ou seja, com baixas temperaturas (entre 2 e 6ºC) e em topologia desfavorável, com o AC ligado.... fez 26km e gastou 13%.
    Ou seja, extrapolando, faria nestas condições reais ~200km :-)
    Estranho, ou não, em descida pouco regenerou, provavelmente devido ás baixas temperaturas, normal nos VEs.

    As marcas dos automóveis realmente são boas a publicitar médias baixas nos ICEs e autonomias baixas nos VEs :-)

    Para quem está interessado no Dacia Spring, este Youtuber tem mais vídeos interessantes!
  16.  # 818

    Colocado por: ricardoantunesPelo tipo de argumentos de quem se farta de falar mal de um VE nota-se perfeitamente que nunca foi dono de um.

    Ricardo, não sou dono nem serei enquanto puder.
    Mas... Já andei e ando regularmente com eléctricos. Portanto... Não. Não falo "de cór".
    Sem stress são discussões e diferentes opiniões. Não levo a mal ninguém.
  17.  # 819

    Já vi uma boa parte dos videos do Dacia Spring... :) Não me preocupa a autonomia a 5 ou a 35 graus... encomendado em 24/11, data prevista de chegada maio ou junho. Lá para julho ou agosto testo-o com 35 graus.
    Eu quero-o para fazer percurso de 80 kms todos os dias da semana, por facilidade no pára arranca e a médio prazo carregá-lo com paineis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  18.  # 820

    Andar não é o mesmo que ter um. Não dá para ter a noção de sair todo os dias com o "deposito" atestado.
    As opiniões sem serem fundamentadas são só "Axismos" e quando diz que "modelo (pilhas recarregáveis) não se adequa a grande parte das realidades do Mundo" é bastante falacioso.. Não precisa de acreditar, basta saber ler os números oficiais.

    Colocado por: gil.alves
    Ricardo, não sou dono nem serei enquanto puder.
    Mas... Já andei e ando regularmente com eléctricos. Portanto... Não. Não falo "de cór".
    Sem stress são discussões e diferentes opiniões. Não levo a mal ninguém.
 
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