Colocado por: pkasa
E como somos " ricos " desativamos a unica e pequena central de carvão. Fortes parvos somos em aceitar tudo o que nos impõem.
É notório o que acabei de escrever, o ps ganhou com maioria absoluta!!!!!!!!
Mostra o retrógrado que somos
Colocado por: pkasa
E como somos " ricos " desativamos a unica e pequena central de carvão. Fortes parvos somos em aceitar tudo o que nos impõem.
Mostra o retrógrado que somos
Colocado por: ruicarlov
Por favor, antes de propagarem essa lenga-lenga leiam um bocadinho. Calha bem que recentemente até publicaram um artigo bem feito e esclarecedor a respeito dos mitos em volta do encerramento das centrais a carvão:https://expresso.pt/economia/energia-a-seca-o-fim-do-carvao-e-o-sistema-eletrico-em-10-perguntas-e-respostas/
Colocado por: ibytO governo apostou que o encerramento iria compensar financeiramente e os riscos seriam mínimos.
Colocado por: ibyt(Ao que parece, o optimismo atacou todo o sector energético, ou o encerramento da refinaria de Matosinhos não aconteceria. Se por qualquer motivo, a refinaria de Sines tiver problemas já sabemos o que acontecerá ao preço dos combustíveis.)
Colocado por: ibytCom o aumento da capacidade instalada das renováveis não temos neste momento grandes alternativas ao uso de centrais de gás natural de ciclo combinado.
Na rede eléctrica o consumo instantâneo tem que ser igual à produção instantânea mas a produção das renováveis é demasiado inconstante. Desta forma as restantes centrais têm que responder rapidamente às mudanças, sendo que as centrais a carvão não são suficientemente rápidas a variar a sua produção.
Isto faz com que as centrais a carvão só possam ser usadas para produção de potência constante. Só que as centrais a carvão emitem o dobro do CO2 do que uma central a gás natural para a mesma potência. E o custo das emissões de CO2 está muito elevado!
As centrais a carvão em Portugal ficam muito caras sempre que existem alternativas. No entanto mesmo que nada produzam, por estarem permanentemente disponíveis, têm que ser pagas.
Claro que entretanto o preço do gás natural subiu, o que torna a situação actual mais complicada.
O governo apostou que o encerramento iria compensar financeiramente e os riscos seriam mínimos. Espero que tenham razão, mas a coisa não me parece bem encaminhada.
(Ao que parece, o optimismo atacou todo o sector energético, ou o encerramento da refinaria de Matosinhos não aconteceria. Se por qualquer motivo, a refinaria de Sines tiver problemas já sabemos o que acontecerá ao preço dos combustíveis.)
Número um mundial na produção de motores a diesel, a fábrica do grupo resultante da fusão da PSA Peugeot-Citroën e da Fiat-Chrysler, está a acelerar a transição para os motores elétricos.
Uma resposta natural ao mercado, quando se observa que, em dezembro de 2021, se venderam mais viaturas elétricas do que a diesel na Europa.
Estudos confirmam que há muitos clientes dos PHEV, especialmente os que adquirem os veículos maiores e mais onerosos, que raramente recarregam a bateria, abrindo assim mão das vantagens desta tecnologia. Como se isto não bastasse, a forma como são calculados os consumos e emissões deste tipo de veículos em WLTP é anormalmente favorável, partindo por exemplo do princípio que o veículo inicia sempre o percurso com a bateria carregada e a média aos 100 km é sempre referente aos primeiros 100 km, e não aos segundos, terceiros…
Colocado por: SirruperNo site da Dacia tem um simulador de autonomia da bateria com velocidade vs temperatura ambiente, e fiquei chocado com a autonomia em condicoes extremas.
P.e. a 90kms/h com temperatura de 35° aquilo nao faz mais de 120kms. A 5° tambem nao faz 110 kms.
A 110kms/hora com temperatura ambiente de 5° faz 80kms e a 35° faz 88kms.
18k para ir ao supermercado ou andar a 50kms/h, mais vale pagar um taxi.
Colocado por: gil.alves
Welcome... à "evolução"...
Já o tinha dito mais atrás. Paz de espírito e o modelo (pilhas recarregáveis) não se adequa a grande parte das realidades do Mundo.
Colocado por: ricardoantunesPelo tipo de argumentos de quem se farta de falar mal de um VE nota-se perfeitamente que nunca foi dono de um.
Colocado por: gil.alves
Ricardo, não sou dono nem serei enquanto puder.
Mas... Já andei e ando regularmente com eléctricos. Portanto... Não. Não falo "de cór".
Sem stress são discussões e diferentes opiniões. Não levo a mal ninguém.