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  1.  # 841

    Colocado por: taunusPara os negacionistas deste futuro só me resta dizer que no final do século XIX, o rei alemão Wilhelm II também disse que seria provisória a substituição do cavalo pelo motor nas carruagens.

    Sim. A aversão à mudança faz parte do nosso ser. É normal e compreensível do ponto de vista evolucional/biológico.
    Concordam com este comentário: mafgod
  2.  # 842

    Colocado por: pguilhermeIsso é um argumento pouco reflectido.
    Guilherme percebe que é na brincadeira.

    Quanto à logica de todos mudarem antes claro que sim. Mas os estados em vez de "obrigar" os produtores automóveis a Go Green até não sei quando, porque é que não o fazem onde de facto é mais fácil começar e traria mais benefícios? Transito os ligeiros também no proceso.

    Na Europa ainda por cima... que é dos continentes com menos carros...

    P.S. - Não me entendam mal. Não nego a evolução longe disso (é o meu trabalho na minha area até) apenas o modelo e o "forcing" atacar o/os problema/s pelo lado errado...
    Concordam com este comentário: pguilherme, Dom
  3.  # 843

    •  
      Dom
    • 16 fevereiro 2022

     # 844

    Se aplicarem isso nos ginásios, ainda melhor eheh
  4.  # 845

    Nisso concordo completamente.
    Por vezes tenta-se tapar o sol com uma peneira, como é o caso da electrificação automóvel.
    Se o hype, for acerca do ponto de vista ecológico, também estou de acordo. Embora a poluição local nas cidades possa ser muito aliviada com a passagem para eléctricos.

    Mais do que o que se poupa nos combustíveis, os eléctricos têm aspectos porreiros, tal como estar sempre "atestado", silencioso, menos sujo, menos manutenções, muito binário instantâneo, vertente tecnologia/internet e assim.

    E, apesar de saber que não é o mais correcto ignorar um pouco o factor ambiental, mesmo tratando-se de apenas meia dúzia de carros, para mim as vantagens fiscais são o factor que mais peso tem.

    Isto falando apenas de deslocação de A a B, porque se falarmos de condução de prazer, tudo isto desaparece e fica a ciclística, a dinâmica, a distribuição de peso, o som maravilhoso, o feeling preciso na direcção, o cabelo ao vento e até o cheirinho da gasolina :)
    Concordam com este comentário: gil.alves
  5.  # 846

    Colocado por: pguilhermePor vezes tenta-se tapar o sol com uma peneira, como é o caso da electrificação automóvel.
    Temos de ir beber um copo Guilherme! :D

    Abr.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  6.  # 847

  7.  # 848

    Interessante…
    Source
    Quanta “Europa” está aqui…
    Em quais mesmo é “real” a electrificação da frota de transportes?…
    • mafgod
    • 16 fevereiro 2022 editado

     # 849

    Se o zé povinho ainda tem reticências e averção na compra de um VE, quanto mais não terão as empresas de transpote.
    Contudo e apesar dos receios, há quem aposte já cá em Portugal:
    Os novos autocarros elétricos começaram hoje a circular na carreira 706, entre Santa Apolónia e o Cais do Sodré.
    Mais cinco autocarros 100% elétricos da STCP já circulam na carreira da mobilidade do futuro
    OS ELÉTRICOS QUE SÃO AUTOCARROS
    Barraqueiro põe elétrico da Caetano Bus à prova em 3.000 km no Grande Porto

    Se em cerca de 10 anos de mobilidade elétrica já temos isto, imagina o que não teremos daqui a 10 anos.
    Não esquecer que os motores de combustão interna estão entre nós há mais de 100 anos!!
  8.  # 850

    Como já disse nesta discussão assim como outros foristas dissemos, para discutir a mobilidade elétrica/o ser verde/meio ambiente criem outras discussões e deixem esta para explicar as vantagens e desvantagens de ter um VE.
  9.  # 851

    James May reacts to your comments about his Tesla Model S!
    When James May bought a new Tesla Model S, the internet had some good things, but mostly lots of bad things to say about his new vehicle choice. While on his lunch break from filming, he decided to take a look at the comments section of his Tesla reveal video to see what the audience had come up with.
  10.  # 852

    Colocado por: mafgodexplicar as vantagens e desvantagens de ter um VE.
    Fair enough.

    Vantagem.
    Mais barato a carregar.
    Mais barata manutenção (até ver…) e começarem a fazer subscrições quase para se ligar o carro…
    Emissões no sentido de combustão.
    Gizmos com fartura (para quem gostar…)
    Silencioso.


    Desvantagens.
    Modelo de carregamento/estrutura sem sustentabilidade.
    Muito caros inicialmente.
    Qualidade de materiais aquém… especialmente para o preço.
    Longevidade da bateria degrada-se…soluçōes(?)caras normalmente.
    Autonomia… discutível.
    Necessitam de condução muito regrada (para manter autonomia)
    Susceptível a condiçōes climatéricas e urologia de terrenos (autonomia).
    Viagens longas (férias por exemplo) requerem (algum) “planeamento”. Falta de paz de espírito.
    Ficar sem bateria pode ser…. problemático… (reboque)
    Peso elevado dos carros pode vir a ser problemático para parques e estradas.
    Requer mão de obra especializada/marca em caso de avaria. Não é qualquer oficina que consegue trabalhar no carro.
    Em caso de incêndio é de (bastante) mais difícil extinção.
    Não querendo entrar neste campo muito mas falta-lhe, claro está, a alma de prazer de condução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  11.  # 853

    Silencio funcionamento, subir a serra de Sintra em barulhentos tuk tuks... se fossem eléctricos não faziam barulho. Shuttles para percursos frequentes, em eventos. Memos poluição spnora e carbónica.
    Concordam com este comentário: gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  12.  # 854

    Colocado por: mafgodSe em cerca de 10 anos de mobilidade elétrica já temos isto, imagina o que não teremos daqui a 10 anos.
    Não esquecer que os motores de combustão interna estão entre nós há mais de 100 anos!!

    Isto!
    E se os VEs seguirem +- a lei de Moore...

    Colocado por: Bruno.AlvesUm kg de gasolina tem ~~10-12kWh. Uma bateria tem *NA MELHOR DAS HIPÓTESES* coisa de 0,25kWh/kg. São muitas ordens de grandeza abaixo. É o que é, irão aparecer baterias mais densas sim senhor, mas NUNCA vão ficar 48x melhores.

    Desses 10 ou 12 kWh, no máx teórico derivado do ciclo de carnot, só 33% serão aproveitados em energia cinética.

    De qualquer forma, escrevo só para discordar veementemente da ideia que as baterias nunca irão ficar 48x melhores. Claro que vão. Muito mais até. É apenas uma questão de tempo e desconfio que seja mais cedo do que imaginamos agora.
  13.  # 855

    Colocado por: gil.alvesNecessitam de condução regrada (para manter autonomia)
    Susceptível a condiçōes climatéricas e urologia de terrenos (autonomia).

    Isto também é verdade para os de combustão. Consoante a estrada e o pé direito, facilmente se reduz a autonomia para 1/4 do que se consegue a 90km/h a direito.

    A vantagem de estar sempre carregado e não ter preocupações em ter que ir abastecer, é muito cómoda. Mas a meu ver, um VE só faz sentido quando se pode ter carregador, pelo menos em casa. Ter de depender de postos deve ser uma logística e preocupação muito chata.

    Quanto ao resto, está na mouche.
    O stress que provoca no pavimento devido ao peso é um aspecto pouco referido, sem dúvida.
    A origem da electricidade tb é um ponto sensível.

    PS: autocorrect top :)
    • JotaP
    • 16 fevereiro 2022

     # 856

    Colocado por: rjmsilvaQualquer VE dá para as necessidades de mais de 90% da população, é o argumento que se lê por aqui.

    Depois vemos que os amantes de VE trocam de carro mais vezes do que eu troco de telemóvel.

    Se serve porque andam sempre a tocar?


    A maior parte penso que quer sempre ter um Tesla..e quem tem possibilidades de pagar por um, acredito que por receio do desconhecido, faça o teste comprando algo mais em conta.

    Outros compram um VE mais limitado para segundo carro e acabam por começar a encostar o ICE, pelo que percebem que aquele que tinha configuração de 2º, afinal podia bem assumir o papel de 1º carro...mas tem menos autonomia, tem menos espaço ou não tem carregamento rápido e siga a troca...

    No meu caso troquei por carros iguais...foi por vender e querer voltar a ter.
    Concordam com este comentário: mafgod
  14.  # 857

    Colocado por: JotaPOutros compram um VE mais limitado para segundo carro e acabam por começar a encostar o ICE, pelo que percebem que aquele que tinha configuração de 2º, afinal podia bem assumir o papel de 1º carro...mas tem menos autonomia, tem menos espaço ou não tem carregamento rápido e siga a troca...

    É tudo isto. Eu comprei o Leaf para a mulher fazer o percurso pendular para o trabalho. Foi-se a ver e fez 26kkm num ano. O ICE que ainda havia fez 4kkm nesse ano.
    Entretanto tive hipótese de ficar só com um carro em casa e claro, veio um VE de maior autonomia. Podia ter ficado com o ICE, mas como (quase - descobri aqui o primeiro caso) toda a gente, depois do VE não há volta atrás.

    Conheço quem troque de carro - a combustão - muito mais vezes que eu, mas o que é que isso interessa? Desde que não me peçam dinheiro...
    Concordam com este comentário: mafgod
  15.  # 858

    É a minha primeira participação neste (já muito longo) tópico dos VE.

    Pondero trocar de viatura este ano e a hipótese de um VE é real! Seria tipo um 2.º carro da casa, um ligeiro, para as voltas pela cidade e em pequenos trajectos (menos de 80Km/dia). Tenho garagem individual com possibilidade de carregamento (não tenho ainda wallbox).
    As minhas questões para as quais gostaria de ouvir as vossas opiniões, para um orçamento que não exceda os €25/30.000,00:
    1. Novo ou usado (semi-novo)?
    2. Marca e modelo adequado?
    3. Onde comprar e qual marca/modelo da wallbox?
    4. Opção de tarifário e potência da casa (neste momento tenho simples, 6,9Kvw)?
    5. Cuidados ou procedimentos a ter num VE?
    6. Custo da manutenção agendada (revisão) comparativamente com veiculo a combustão?
    7. Como proceder após os anos de garantia ou utilização das baterias? Custo de substituição?

    Obrigado.
  16.  # 859

    1 - Novo ou usado.
    Depende dos gostos. Eu só compro novos... há quem só compre usados.
    2- Marca e modelo
    Eu escolhi o Spring, mais de 6 meses de espera, é o mais barato que há.
    O Tesla Model 3 é dos que tem mais autonomia... e dá muito prazer a conduzir.
    Há umas 20 alternativas...
    3 - Walbox.
    Não vou meter walbox e sim uma tomada na garagem, contratei a empresa Chargeguru, ainda não tenho o processo finalizado.
    4 - Tarifário
    Tenho 3,45 no apartamento, vou alterar para 6,9
    5, e 6, não sei
    7 - Vi um video no youtube que mostra um site onde a bateria do Dacia spring está à venda por cerca de 8 mil... vale o que vale.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARAS79
    •  
      Dom
    • 17 fevereiro 2022

     # 860

    Eu diria que o custo de manutenção é ridiculamente inferior ao de um ICE por não ter de trocar óleo, filtros e afins.
    Deve ficar-se apenas por consumíveis tipo discos e pastilhas e líquido de refrigeração do pack de baterias caso o tenha.
    Mas alguém que possua um VE há algum tempo saberá indicar isso ao pormenor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kiliam, ARAS79
 
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