Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: DR1982Quantos kms faz o de 28kw a 120/130?

Não tenho bem presente, mas os carros são realmente poupados nos 110km/h ou abaixo disso.
  2. Colocado por: DR1982Quantos kms faz o de 28kw a 120/130?

A 130 e mais só fiz em percursos controlados.
    Tudo depende do tempo e relevo, mas em tempo quente a 110km/h faz praticamente 200km de cheio a vazio. Mas com algum conforto é considerar 180.
  3. 200km a 110km/h é um bocado otimista demais para alguns percursos. Por exemplo para Lisboa-Coimbra faço geralmente a 100km/h e chego lá normalmente com aviso de bateria fraca. Não se me sentia confortável a arriscar ir a 110. No entanto já fiz distância semelhante entre Tarifa e Sevilha e aí pude ir em média a 110.
  4. Tenho acompanhado o tópico com interesse e fico convencido que carro elétrico ainda não é opção válida para mim. Já disseram que em termos de autonomia terá sido atingido o máximo possível, ou pelo menos o equilíbrio sensato, (porque baterias maiores precisam de tempos de carga maiores, compreende-se) e também informaram que há modelos com capacidades muito diferentes, mas ainda não parece ser viável ir ao Algarve sem paragens e sem rezar aos santinhos para não haver muita gente a fazer o mesmo. Eu sou dos que gosto de atravessar a 25 de abril com os garotos já meio a dormir, a mulher adormecer ali por Palmela e depois acordá-los todos pouco antes de Guia para verem o Zoomarine da estrada.

Do que consigo ver de momento, os combustíveis sustentáveis são o futuro, com a F1 a dar já o mote.
    Concordam com este comentário: smart
  5. O que são combustíveis sustentáveis?
  6. Colocado por: Casa da Hortacombustíveis sustentáveis

Os combustíveis são tão sustentáveis como o gás é uma energia renovável /verde como a EU decidiu há pouco tempo.
  7. Colocado por: JotaPO que são combustíveis sustentáveis?

https://www.formula1.com/en/latest/article.formula-1-on-course-to-deliver-100-sustainable-fuels-for-2026.1szcnS0ehW3I0HJeelwPam.html

By 2030, it's anticipated there will be close to two billion cars on the road, with only 8% of those pure Battery Electric Vehicles (BEVS). That means other solutions are needed to slash carbon emissions.

As part of F1’s plans to be Net Zero Carbon by 2030, the sport is pioneering a ‘drop-in’ 100% sustainable fuel that can not only be used in F1 cars from 2026 but crucially can be utilised by most road cars across the world.

F1’s Chief Technical Officer Pat Symonds is heading up the team focused on creating this revolutionary fuel and has spent months deep in research to create the best quality product for 2026.
  8. Combustíveis fósseis ou sustentáveis => ir à bomba e sujeitar aos preços praticados/impostos, maior complexidade, mais peças para manutenção/reparação

BEV => possibilidade de carregar em casa a preços controlados e no limite a custo zero (painéis solares), menor complexidade, menos peças para manutenção/reparação

Sobre o BEV não ser para todos, sim é um fato.
    Mas para muitos é uma questão de não opção e não de servir.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, IronManSousa
  9. Colocado por: mafgodMas para muitos é uma questão de não opção e não de servir.

Totalmente de acordo. Para mim é não opção pelas viagens grandes e porque vivo num 4º andar de um prédio numa cidade. Imagino que não seja impedimento para muitos, mas não vejo na minha rotina cabimento para carregar um carro elétrico.
  10. Colocado por: Casa da Horta
    Totalmente de acordo. Para mim é não opção pelas viagens grandes e porque vivo num 4º andar de um prédio numa cidade. Imagino que não seja impedimento para muitos, mas não vejo na minha rotina cabimento para carregar um carro elétrico.

Sem experimentar não sabe. É apenas uma axismo.
    Mas se não têm sitio para carregar em casa, um VE não é solução para si ainda.
    Concordam com este comentário: Dom
  11. Qualquer dia lançam uma powerbank para podermos carregar o carro, tal como acontece com os telemóveis.
    Aliás creio que já li algo sobre isso não há muito tempo.

Para quem faz 500/600Km numa viagem, um VE pode ainda não ser solução, mas acredito que num futuro próximo isso deixe de ser problema.
    O problema poderá ser a dificuldade de aquisição de um VE. Infelizmente ainda não é para a carteira de todos.
  12. Eu comecei recentemente a utilizar um veículo eletrico. Tanto eu como a minha esposa não queremos outra coisa. Só pegamos no 2o carro que é um "fumarento" se tiver mesmo de ser.

Mas lá está, depende do estilo de vida de cada um. Vivo numa moradia e trabalhamos num raio de até 60kms. 250kms de autonomia são mais que suficientes para o nosso dia a dia.

Fazer transporte de mercadorias e comprar uma mota ou dizer que as motas não prestam não faz muito sentido. Tudo depende do uso que se lhe quer dar.
  13. Colocado por: bluthunder82Qualquer dia lançam uma powerbank para podermos carregar o carro, tal como acontece com os telemóveis.
    Aliás creio que já li algo sobre isso não há muito tempo.

Para quem faz 500/600Km numa viagem, um VE pode ainda não ser solução, mas acredito que num futuro próximo isso deixe de ser problema.
    O problema poderá ser a dificuldade de aquisição de um VE. Infelizmente ainda não é para a carteira de todos.

E porque não um sistema de baterias tipo cassete? Troca-se a(s) descarregada(s) por uma(s) carregada(s).
  14. Colocado por: Vítor Magalhães

E porque não um sistema de baterias tipo cassete? Troca-se a(s) descarregada(s) por uma(s) carregada(s).

É uma boa ideia que já anda a ser estudada há tempos. Para as viaturas ligeiras parece complicado mas para camiões e carrinhas de carga é provável que venha a ser uma boa opção.
  15. Sim, isso é uma tema já falado, mas se a ideia for de trocar a bateria por outra num posto de abastecimento em que podemos ter ajuda não vejo problema, agora se a ideia for levar a bateria para casa e trocar por outra não estou a ver facilidade disso, pelo menos para já tendo em conta a dimensão e peso da bateria de um carro.

Já existe motos em que a bateria sai e é transportado numa especie de trolly.
    Para quem não conhece veja o video no minuto 6:30
    https://youtu.be/sgeA212Oy-I

O peso da bateria são 40KG( neste caso)
  16. Eu referia-me a trocar a bateria apenas no posto de abastecimento/carregamento, obviamente podemos continuar a carregar em casa ou noutro sitio qualquer.
    Na minha opinião a evolução dos EV no sentido de terem a autonomia que satisfaça a todos, e sabendo as limitações já faladas num par de posts atrás, passará pela oferta de baterias mais baratas e também que permitam a tal troca rápida e modular.
    O principio seria de em vez de colocar o combustível liquido(gasóleo, gasolina, GPL, etc...) no veículo colocava-se o combustível sólido (bateria) na mesma fração de tempo ou inferior.
  17. Já há EVs com boa autonomia, o Kia EV6 (https://kia.pt/modelos/kia-ev6/) com bateria de 77kWh tem autonomia *até* 740km. Mesmo que em AE fizesse metade, sempre eram 370km, já é mt bom. Claro que o preço também é a condizer :) Mas suponho que com o passar do tempo os preços baixem, como tem acontecido até agora.

De qualquer modo, para uso na cidade o ideal seria sempre ter transportes públicos em condições :)
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  18. Sobre autonomias e tal... é ver videos no youtube....
    Por exemplo:
    Kia E-Niro 64kWh: prova de AUTONOMIA em Auto-estrada
    Ou seguir o Bjørn Nyland onde faz imensos testes e até desafios de 1000km!
  19. Colocado por: Casa da HortaEu sou dos que gosto de atravessar a 25 de abril com os garotos já meio a dormir, a mulher adormecer ali por Palmela e depois acordá-los todos pouco antes de Guia para verem o Zoomarine da estrada.

Se é essa a sua dificuldade de escolha (já vi que não é, a dificuldade de carregar convenientemente em casa é que é), lamento mas é uma falácia.
    O erro não é ter de parar 15min nessa viagem, o erro é pensar que tem de fazer a viagem de enfiada com toda a gente a dormir no carro. Pode fazê-lo, mas é errado. Por 1-2 viagens por ano que lhe podem obrigar (ou não, depende) a parar uns minutos, é isso que condiciona a escolha?

Sobre essas viagens, tenho um exemplo engraçado na família.
    Em 2016 comprei um Leaf de 24kWh. A minha irmã e o meu cunhado (entre muitas outras pessoas lol) moeram-me a cabeça, que não fazia sentido comprar um carro daquela autonomia, era caro, blablabla.
    O meu cunhado também é/era assim: saem de casa (muito acima de Lisboa), ao fim da rua vai tudo a dormir e 3h depois estava em Albufeira. Teve alguns carros de boa cilindrada e os limites de velocidade não se aplicam... Radares? Tenho o waze!
    Anos passaram e neste momento têm 2 VE em casa. Um deles é um utilitário que faz pouco mais de 100km. Este ano vão num Leaf de 40kWh para o sul de Espanha. É que já nem é Portugal, vão para Espanha!
    De cada vez que lhe falo em quanto me moeram a cabeça pela compra do Leaf já entenderam "Epa pois, mas eram 300€ de gasóleo por menos de 1/4 em electricidade agora...". Já não anda a 200km/h, já não conduz 3h de enfiada. E continuam a viver, apenas com mais dinheiro no bolso ao fim do mês.

Como é óbvio essas ideias sobre os limites de autonomia, as viagens grandes, etc, fazem sentido. Mas só até se experimentar que a realidade pode ser outra, e que afinal não custa assim tanto tempo a mais 2x por ano.

Agora, sem carregar em casa as contas são outras. Isso é inegável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
    • smart
    • 20 agosto 2022 editado
    Hum..
    Todas as soluções são bem vindas
    Podem e deverão coexistir.
    Ou será que no prazo de meia dúzia de anos alguem pensa que frota mundial a combustão seria abatida ?
    E onde está a capacidade instalada para produzir energia eléctrica com recurso a gás e nuclear, uma vez que os carregamentos são sobretudo durante a noite, os países pela Europa não tem um horário muito distinto e aproxima se uma longa crise energética, e nao tarda nem água há para produzir energia ou a pouca que há, torna o processo mais oneroso...
    Já para não falar que não existem recursos para produzir unidades suficiente s de baterias para a substituição da frota automóvel.....
    https://www.razaoautomovel.com/2022/04/combustiveis-sinteticos-gasolina-gasoleo-precos

0.8159 seg. NEW