Iniciar sessão ou registar-se
    • Jome
    • 29 novembro 2021 editado
    Colocado por: luixmod

a função do salário mínimo é isso, fazer o mínimo possível e ter um salário "justo"... se voce não se esforça mais é porque não quer...
    a inflação e os custo de um trabalhador para um empresa é que causaram essa estagnação do salário dos bons trabalhadores... não foi o patrão que deixou de pagar mais, ficou difícil pagar mais porque o estado mete a mão e leva quanto quer... se calhar se voce trabalha-se algumas horas extras ia sentir na pele essa injustiça que é o estado a levar mais de metade do seu esforço!!

Claramente não sabe qual a função / definição de Sml.
  1. Colocado por: Jome
    Claramente não sabe qual a função / definição de SLM.

então explica lá... estou curioso para ler a sua resposta...
    • Jome
    Colocado por: J.Fernandes
    Elucide-nos lá sobre o que é isso da função de um SMN.
    Da função não faço ideia, mas das consequências sei.

Porque que acha que nos países desenvolvidos apenas uma pequena parte da pop activa recebe o salário mínimo?
  2. Colocado por: Jome
    Porque que acha que nos países desenvolvidos apenas uma pequena parte da pop activa recebe o salário mínimo?

então nós não somos um país desenvolvido? cada vez estou mais confuso

comesse outra vez mas do inicio!
    • Jome

então explica lá... estou curioso para ler a sua resposta...

https://www.ilo.org/global/topics/wages/minimum-wages/definition/WCMS_439072/lang--en/index.htm
    Boa leitura.

então nós não somos um país desenvolvido? cada vez estou mais confuso

comesse outra vez mas do inicio!

Portugal? Desenvolvido? Se comparar com países Áfricanos por exemplo...
  3. Colocado por: JomePorque que acha que nos países desenvolvidos até uma pequena parte da pop activa recebe o salário mínimo?

Há países em que 1% ou 2% ganha o SMN e outros países desenvolvidos onde nem sequer há SMN, e no entanto não é por isso que não são países cuja população tem dos rendimentos dos mais altos do mundo.
    • Jome
    • 29 novembro 2021
    Há países em que 1% ou 2% ganha o SMN e outros países desenvolvidos onde nem sequer há SMN, e no entanto não é por isso que não são países cuja população tem dos rendimentos dos mais altos do mundo.

Exacto, porque o SMN não é suposto ser a regra. Os países que não têm SMN têm sindicatos das diversas áreas que definem o valor mínimo por hora a pagar. (caía o Carmo e a Trindade se em PT fosse o sindicato a definir o valor mínimo a pagar por hora)
  4. Um SMN tão alto como o nosso - sim não me enganei, mesmo alto - consegue duas proezas:
    - Ter um desemprego das classes mais novas e menos qualificadas muito superior ao resto da população, porque impõe um entrave à contratação de gente que está a começar (650€/mês líquidos, são mais de 1000€/mês que a empresa tem de desembolsar);
    - Pressiona em baixa o aumento de todos os outros salários.
  5. Colocado por: Jomeestá a chegar o fim do ano, é ver a correria que vai ser a comprar carros novos para a empresa (para ter deduções) em vez de investirem em maquinaria e/ou formação.

Se não sabe como é que são tributados os automóveis ligeiros de passageiros comprados pelas empresa, mais vale estar calado, evitava dizer disparates.
    • Jome
    • 29 novembro 2021
    Colocado por: J.FernandesUm SMN tão alto como o nosso - sim não me enganei, mesmo alto - consegue duas proezas:
    - Ter um desemprego das classes mais novas e menos qualificadas muito superior ao resto da população, porque impõe um entrave à contratação de gente que está a começar (650€/mês líquidos, são mais de 1000€/mês que a empresa tem de desembolsar);
    - Pressiona em baixa o aumento de todos os outros salários.

Mas isso alguma vez não foi assim? Mesmo quando o SMN era (muito) mais baixo? Nunca iremos sair da cepa torta, seja o SMN baixo ou alto.
    • Jome
    Colocado por: Pickaxe
    Se não sabe como é que são tributados os automóveis ligeiros de passageiros comprados pelas empresa, mais vale estar calado, evitava dizer disparates.

Quem é que falou em ligeiro de passageiros?
    E quem é que falou na tributação do automóvel em si?
    Alguma humildade não lhe ficava mal.
  6. Colocado por: JomeQuem é que falou em ligeiro e passageiros?

Não é preciso ser muito inteligente para perceber que era disso que estava a falar.
  7. Colocado por: JomeExacto, porque o SMN não é suposto ser a regra. Os países que não têm SMN têm sindicatos das diversas áreas que definem o valor mínimo por hora a pagar. (caía o Carmo e a Trindade se em PT fosse o sindicato a definir o valor mínimo a pagar por hora)

Nada disso. Mesmo onde há SMN nos países mais desenvolvidos, 98% ou 99% ganha acima do valor mínimo hora. E quem decide esse salário maior que o que pedem os sindicatos? O mercado e uma economia próspera, duas coisas que são cada vez mais miragens para os portugueses.
  8. Colocado por: JomeMesmo quando o SMN era (muito) mais baixo?

Não. Isso começa a acontecer à medida que o SMN vai subindo em relação ao salário médio.
    • Jome
    Nada disso. Mesmo onde há SMN nos países mais desenvolvidos, 98% ou 99% ganha acima do valor mínimo hora. E quem decide esse salário maior que o que pedem os sindicatos? O mercado e uma economia próspera, duas coisas que são cada vez mais miragens para os portugueses.

Estamos de acordo.

Não. Isso começa a acontecer à medida que o SMN vai subindo em relação ao salário médio.

Basta ir ver os últimos 15 em PT, valor do SMN e quantidade de pessoas desempregadas.
  9. Colocado por: Jome
    https://www.ilo.org/global/topics/wages/minimum-wages/definition/WCMS_439072/lang--en/index.htm
    Boa leitura.

Portugal? Desenvolvido? Se comparar com países Áfricanos por exemplo...

você confunde se todo, e depois manda os outros ler coisas que nem você sabe explicar...
    um pais desenvolvido não engloba só empresas!! e sim somos um país desenvolvido governado por incompetentes que o povo, burro, continua a meter lá!
    você parece me um Sr que no outro dia vi no facebook, vota constantemente no PS e acredita que a culpa dele ter uma reforma miserável continua a ser do Passos!! :D :D :D hahahaha como costumo dizer a incompetência não tem limites..
    • Jome
    • 29 novembro 2021
    Colocado por: Pickaxe
    Não é preciso ser muito inteligente para perceber que era disso que estava a falar.

Lá sabe em que categoria se coloca, não era nada disso que estava a falar, é mesmo de empresas que (muito) lucro no final do ano que preferem renovar a frota para redizerem o montante a taxar, daí eu ter referido que na maioria dos casos era muito mais bem empregue em maquinaria, formação, etc.
    Tal como referi, humildade não lhe ficava mal em vez de partir para a confrontação desnecessária.
    • Jome

você confunde se todo, e depois manda os outros ler coisas que nem você sabe explicar...
    um pais desenvolvido não engloba só empresas!! e sim somos um país desenvolvido governado por incompetentes que o povo, burro, continua a meter lá!
    você parece me um Sr que no outro dia vi no facebook, vota constantemente no PS e acredita que a culpa dele ter uma reforma miserável continua a ser do Passos!! :D :D :D hahahaha como costumo dizer a incompetência não tem limites..

Parabéns por viver num país 'desenvolvido' então,agora entendo os seus comentários.
  10. Colocado por: JomeConcordo que baixar o IRS seria uma boa medida, agora achar que baixar IRC ia traduzir em aumento para o funcionário é o mesmo que achar que baixar o IVA vai fazer os produtos ficarem mais baratos.

Que democrático eh... Você vê menos IRC = Mercedes novo para o patrão. Se trabalha numa multinacional deverá saber... é com alguma folga que se compra o "trator" que o HAL referia há bocado... é com maior folga que se podem permitir pagar melhor aos funcionários, ou baixar o preço PVP do que produz, levando assim a um aumento de produção, mais postos de trabalho, etc etc... Mas isso parece que não interessa nada. O ordenado tem é que chegar ao final do mês...

Sobre o IVA, para o consumidor pode terminar sendo igual sim. Mais sobra para o restaurante. Mais um elemento a ajudar à melhoria dos salários dos empregados por exemplo, ou das condições de trabalho.

Colocado por: JomeEu acho? Está enganado, eu ajco que o salário mínimo deve garantir que quem o recebe consiga ter uma vida condigna.

Independentemente do trabalho feito...

Colocado por: JomeNo geral estou de acordo, não estou de acordo é deixar ao critério do empregador qual seria o mínimo a pagar.
    O que estou em total desacordo é aumentar o SLM e a seguir ir dar uma mama às empresas para compensar.

Realmente, consigo é só pedir, são só direitos.
    Lembre-se que o Estado não dá nada, pode é cobrar menos, aliviar a corda.
    Se o faz ao trabalhador, porque não o pode fazer à empresa?
    • Jome
    Colocado por: N Miguel OliveiraQue democrático eh... Você vê menos IRC = Mercedes novo para o patrão. Se trabalha numa multinacional deverá saber... é com alguma folga que se compra o "trator" que o HAL referia há bocado... é com maior folga que se podem permitir pagar melhor aos funcionários, ou baixar o preço PVP do que produz, levando assim a um aumento de produção, mais postos de trabalho, etc etc... Mas isso parece que não interessa nada. O ordenado tem é que chegar ao final do mês...

Infelizmente é a realidade (generalizando). Eu próprio passei por isso mas não gosto de personalizar algo tão geral a questão salarial de um país.

Colocado por: N Miguel OliveiraSobre o IVA, para o consumidor pode terminar sendo igual sim. Mais sobra para o restaurante. Mais um elemento a ajudar à melhoria dos salários dos empregados por exemplo, ou das condições de trabalho.

E porque não o Mercedes?

Colocado por: N Miguel OliveiraIndependentemente do trabalho feito...

Como assim independente do trabalho feito? Se o trabalho feito não for o esperado, porta da rua serventia da casa.
    Nem entendo este argumento...

Colocado por: N Miguel OliveiraLembre-se que o Estado não dá nada, pode é cobrar menos, aliviar a corda.

Não sei se está a par da notícia, será mesmo dar.

Colocado por: N Miguel OliveiraSe o faz ao trabalhador, porque não o pode fazer à empresa?

Não está a perceber, o estado vai compensar a subida do SMN às empresas.
    Estou um pouco confuso, tão depressa diz que há demasiado estado mas concorda quando é para distribuir ajudas e apoios? Ou seja, menos estado mas só até precisar dele...

0.1206 seg. NEW