Colocado por: luixmod
a função do salário mínimo é isso, fazer o mínimo possível e ter um salário "justo"... se voce não se esforça mais é porque não quer...
a inflação e os custo de um trabalhador para um empresa é que causaram essa estagnação do salário dos bons trabalhadores... não foi o patrão que deixou de pagar mais, ficou difícil pagar mais porque o estado mete a mão e leva quanto quer... se calhar se voce trabalha-se algumas horas extras ia sentir na pele essa injustiça que é o estado a levar mais de metade do seu esforço!!
Colocado por: Jome
Claramente não sabe qual a função / definição de SLM.
Colocado por: J.Fernandes
Elucide-nos lá sobre o que é isso da função de um SMN.
Da função não faço ideia, mas das consequências sei.
Porque que acha que nos países desenvolvidos apenas uma pequena parte da pop activa recebe o salário mínimo?
então explica lá... estou curioso para ler a sua resposta...
então nós não somos um país desenvolvido? cada vez estou mais confuso
comesse outra vez mas do inicio!
Colocado por: JomePorque que acha que nos países desenvolvidos até uma pequena parte da pop activa recebe o salário mínimo?
Há países em que 1% ou 2% ganha o SMN e outros países desenvolvidos onde nem sequer há SMN, e no entanto não é por isso que não são países cuja população tem dos rendimentos dos mais altos do mundo.
Colocado por: Jomeestá a chegar o fim do ano, é ver a correria que vai ser a comprar carros novos para a empresa (para ter deduções) em vez de investirem em maquinaria e/ou formação.
Colocado por: J.FernandesUm SMN tão alto como o nosso - sim não me enganei, mesmo alto - consegue duas proezas:
- Ter um desemprego das classes mais novas e menos qualificadas muito superior ao resto da população, porque impõe um entrave à contratação de gente que está a começar (650€/mês líquidos, são mais de 1000€/mês que a empresa tem de desembolsar);
- Pressiona em baixa o aumento de todos os outros salários.
Colocado por: Pickaxe
Se não sabe como é que são tributados os automóveis ligeiros de passageiros comprados pelas empresa, mais vale estar calado, evitava dizer disparates.
Colocado por: JomeQuem é que falou em ligeiro e passageiros?
Colocado por: JomeExacto, porque o SMN não é suposto ser a regra. Os países que não têm SMN têm sindicatos das diversas áreas que definem o valor mínimo por hora a pagar. (caía o Carmo e a Trindade se em PT fosse o sindicato a definir o valor mínimo a pagar por hora)
Colocado por: JomeMesmo quando o SMN era (muito) mais baixo?
Nada disso. Mesmo onde há SMN nos países mais desenvolvidos, 98% ou 99% ganha acima do valor mínimo hora. E quem decide esse salário maior que o que pedem os sindicatos? O mercado e uma economia próspera, duas coisas que são cada vez mais miragens para os portugueses.
Não. Isso começa a acontecer à medida que o SMN vai subindo em relação ao salário médio.
https://www.ilo.org/global/topics/wages/minimum-wages/definition/WCMS_439072/lang--en/index.htm
Boa leitura.
Portugal? Desenvolvido? Se comparar com países Áfricanos por exemplo...
Colocado por: Pickaxe
Não é preciso ser muito inteligente para perceber que era disso que estava a falar.
você confunde se todo, e depois manda os outros ler coisas que nem você sabe explicar...
um pais desenvolvido não engloba só empresas!! e sim somos um país desenvolvido governado por incompetentes que o povo, burro, continua a meter lá!
você parece me um Sr que no outro dia vi no facebook, vota constantemente no PS e acredita que a culpa dele ter uma reforma miserável continua a ser do Passos!! :D :D :D hahahaha como costumo dizer a incompetência não tem limites..
Colocado por: JomeConcordo que baixar o IRS seria uma boa medida, agora achar que baixar IRC ia traduzir em aumento para o funcionário é o mesmo que achar que baixar o IVA vai fazer os produtos ficarem mais baratos.
Colocado por: JomeEu acho? Está enganado, eu ajco que o salário mínimo deve garantir que quem o recebe consiga ter uma vida condigna.
Colocado por: JomeNo geral estou de acordo, não estou de acordo é deixar ao critério do empregador qual seria o mínimo a pagar.
O que estou em total desacordo é aumentar o SLM e a seguir ir dar uma mama às empresas para compensar.
Colocado por: N Miguel OliveiraQue democrático eh... Você vê menos IRC = Mercedes novo para o patrão. Se trabalha numa multinacional deverá saber... é com alguma folga que se compra o "trator" que o HAL referia há bocado... é com maior folga que se podem permitir pagar melhor aos funcionários, ou baixar o preço PVP do que produz, levando assim a um aumento de produção, mais postos de trabalho, etc etc... Mas isso parece que não interessa nada. O ordenado tem é que chegar ao final do mês...
Colocado por: N Miguel OliveiraSobre o IVA, para o consumidor pode terminar sendo igual sim. Mais sobra para o restaurante. Mais um elemento a ajudar à melhoria dos salários dos empregados por exemplo, ou das condições de trabalho.
Colocado por: N Miguel OliveiraIndependentemente do trabalho feito...
Colocado por: N Miguel OliveiraLembre-se que o Estado não dá nada, pode é cobrar menos, aliviar a corda.
Colocado por: N Miguel OliveiraSe o faz ao trabalhador, porque não o pode fazer à empresa?