Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: JoelM

    para quem não percebe nada é tudo muito fácil.


    Deve ser por isso que você dá palpites em tudo o que é assunto.
  2.  # 2

    Os australianos devem ser uns retardados:

    https://www.yourhome.gov.au/house-designs
  3.  # 3

    Esta discussão parece-me um bocado estéril, é que grande parte dos clientes de projetos já recebe uma chapa 5 com alguns retoques de pormenor...
  4.  # 4

    Colocado por: JoelMque grande parte é essa? tem numeros?

    Números de 2019: 92,983467%
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  5.  # 5

    Colocado por: rjmsilvaVocê insiste. Não haveria ajustes nem adaptações. É a Zara das casas e não o alfaiate


    E como lhe faz se sobra 1m de casa para o terreno que tem, imprime a 95%? Passa do M para o S?
  6.  # 6

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    E como lhe faz se sobra 1m de casa para o terreno que tem, imprime a 95%? Passa do M para o S?


    Vai à terceira gaveta e puxa do projecto "chapa 6"
  7.  # 7

    Colocado por: J.FernandesEsta discussão parece-me um bocado estéril, é que grande parte dos clientes de projetos já recebe uma chapa 5 com alguns retoques de pormenor...


    A questão é mesmo essa, em vez de andar a ser "enganado" pelos arquitetos, assume um projecto de gaveta e poupa uns cobres valentes.
  8.  # 8

    Qual é o problema de haver projectos predefinidos nas câmaras?

    Só usava quem queria, não são obrigatórios, mas como seria tirar trabalho a uma classe burguesa que maior parte cobra por assinatura sem nada fazer isso é mau.

    Simplesmente os bons arq. e eng. Continuariam a ter trabalho, os fracos que nada fazem e pouco sabem teriam mais dificuldades.
  9.  # 9

    Colocado por: rsvaluminioQual é o problema de haver projectos predefinidos nas câmaras?

    Só usava quem queria,


    E quem paga esses brilhantes protótipos?
    Quem é o responsável? A CM? É você?
    O estado é um mãos-largas...

    Já tem os loteamentos para as repetições, e até essas são bastante condicionadas...
  10.  # 10

    Colocado por: JoelM

    concordo, alias, acho que deviamos voltar ao que era dantes, casa pessoa construia casa como queria, não há ca mar++++ de projectos, nem de licenças, empreiteiros ou instaladores certificados, isso afinal é tudo gente que só quer levar dinheiro aos DO, cada um que quisesse fazia a sua própria construção como bem entender. Andar a enxer os bolsos deste pessoal das obras? qualquer pessoa consegue fazer isso...

    até digo mais, não sei porque que não podemos requisitar os funcionários da CM para virem ajudar a construir, tanta gente lá encostada, de certeza fazia melhor trabalho que a maioria do pessoal que anda por aí a instalar janelas sem saber o que anda a fazer, aquilo mete agua por todo o lado.


    E você não sabe comentar sem distorcer o que está a ser dito?

    Alguém defendeu algo parecido ao que escreveu aí?
    Concordam com este comentário: nunos7
  11.  # 11

    Colocado por: N Miguel OliveiraE quem paga esses brilhantes protótipos?
    Quem é o responsável? A CM? É você?


    As CM não têm arquitectos e engenheiros?
  12.  # 12

    Colocado por: enf.magalhaesO português acha sempre que só ele trabalha no duro , que os outros não fazem nada .
    O enfermeiro algum dia trabalhou numa Câmara Municipal? Vá lá só Fazer uma semaninha que percebe logo de onde vem a fama da função pública.
  13.  # 13

    A situação que o rmjsilva propõe já acontece de qualquer maneira, a diferença é que esses projectos em vez de estarem na câmara estão na gaveta de engenheiros civis, desenhadores e alguns arquitetos. Logo mal por mal, era preferível os gabinetes de arquitetura terem assumidamente projectos chapa 5 facilmente adaptaveis para aqueles clientes que tendo pouco dinheiro tambem querem construir a sua casa onde possam ter algum conforto. Diria eu que um projecto assumidamente nessas condições, seria sempre melhor que um projecto de engenheiro que limita amparar a papel químico o boneco que o DO lhe dá, ou a entregar um desenho desenvolvido há 10 anos atrás ( provavelmente por outro dono de Obra).

    A adaptação destes projetos daria sempre trabalho como é óbvio, mas sendo os arquitetos pessoas altamente criativas de certeza que conseguem arranjar projectos com esta versatilidade. isto até vos interessaria para acabar de vez com os projectos de não arquitetos, se bem que nestes ultimos também, colegas vossos a facturar umas centenas de euros por cada assinatura.
  14.  # 14

    Colocado por: HAL_9000O enfermeiro algum dia trabalhou numa Câmara Municipal? Vá lá só Fazer uma semaninha que percebe logo de onde vem a fama da função pública.

    Você também não trabalha para o estado ?
    Logo não tem patrão ... E por consequência anda lá apenas para tomar café e ler o jornal!
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  15.  # 15

    Colocado por: rjmsilvaAs CM não têm arquitectos e engenheiros?


    E pelos seus serviços, entre outras coisas, paga uma taxa, ou não?
    Como iria querer que lhe fizessem o projecto de borla?
  16.  # 16

    Colocado por: enf.magalhaesVocê também não trabalha para o estado ?
    Trabalho, e nem me controlam o horário veja lá bem, não querem saber se eu apareço ou não. Sinceramente, não querem mesmo. Mas existe uma diferença, eu fui contratado para desenvolver um trabalho específico, com Deadlines definidas e índices de produtividade mensuráveis. Logo para a instituição que me contratou, eu posso trabalhar uma hora por dia, ou as 24 horas, o que lhe interessa é que as deadlines sejam cumpridas, caso contrário, vou para a rua e vem outra pessoa.

    Como já pude referir várias vezes, a área em que o enfermeiro trabalha, a saúde não sofre do estigma da Função pública, até porque que remédio têm vos se não trabalhar com a quantidade de doentes que têm. O problema que já me deparei no SNS é volta e meia existirem umas cunhas, mas pronto. Agora também não me diga é que o estigma com a FP não tem razão de ser. Eu trabalho com funcionários públicos que passam o dia no YouTube e Facebook, desprovidos de funções, ou com funções atribuídas que lhes ocupam 1 a 2 horas diárias. A minha esposa trabalhou numa câmara e, vindo ela de uma consultora, o ritmo Relaxado que encontrou na câmara simplesmente exasperava-a.

    Sou algo revoltado com a dualidade de condições dadas aos trabalhadores do nosso país, porque as considero injustas. Não quero de todo que a FP perca as condições que tem, simplesmente gostaria que o estado por um mandato que fosse investisse a sério na melhoria das condições dos privados de modo a acabar com a exploração que vejo fazerem Por exemplo aos meus pais e irmãos.

    De qualquer modo não me respondeu. Conhece o dia a dia de uma CM?
    Concordam com este comentário: Nostradamus, N Miguel Oliveira, nhenriques
  17.  # 17

    Os arquitectos "chapa 5" cabularam nessa parte da ética e deontologia.

    Os arquitectos "assinadores" dos desenhadores também se baldaram nessa parte.
  18.  # 18

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    E pelos seus serviços, entre outras coisas, paga uma taxa, ou não?
    Como iria querer que lhe fizessem o projecto de borla?


    Realmente seria uma revolução, um cidadão ter um serviço grátis feito por alguém que tem o seu vencimento pago pelos seus impostos. Impensável.
  19.  # 19

    Colocado por: JoelM

    O vencimento é pago, entre outras fontes de receita, as taxas... É assim tão complicado de entender?


    Não é difícil de entender. Mas isso é uma opção meramente política. A validade da ideia não poderia estar dependente da questão de onde vem o dinheiro para pagar o vencimento dos técnicos da CM.
  20.  # 20

    O vencimento de um arquitecto numa CM são 1200€ brutos. Se a CM cobrasse uma taxa de 200€ por cada processo destes, com meia dúzia tinha o vencimento dele pago.
 
0.3991 seg. NEW