Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: NTORION
    Não é verdade. Tenho ai nalgum tópico a prova disso, que deixando o espaçamento indicado (n me lembro se 20 ou 25cm), em 3 meses está fechada.
    As ervas apanhei algumas, mas nada de especial, pulverizar deixar secar bem, mexer o terreno esperar uns 15 dias para as sementes restantes voltarem a nascer, voltar a mexer e plantar em simultâneo.

Também ouvi isso da empresa que aplicou....so que comigo, não funcionou no timing esperado, nem sem perder 3 dias (sozinho) nisto

dts

Não enchi um inteiro, mas pouco faltou em 181m2
  2.  # 2

Em que altura foram plantadas?

Eu plantei em meados de abril, e as plantas até eram bem pequenas. Em 2 meses já estava bem composto e em 3 meses estava praticamente fechado, pontualmente tinha algumas falhas que mal se notavam. Claro que passado 6 meses tinha outra densidade/altura.
  3.  # 3

Senão estou enganado foi no Inverno passado.
    Mas dada a diferença em diferentes zonas do relvado, atribuo (as ervas daninhas) à exposição a ventos de terrenos baldios à volta (3 lados). Frente e traseira tinham muito mais, do que a lateral que estava mais protegida.
  4.  # 4

Já agora, nesta área que refiro, a terra é muito má.. dura.. era um monte..
    Alguma coisa que possa fazer pra melhorar a terra, sem ser descarregar 2 tratores de terra preta?

Por exemplo colocar uma camada de 3/4cm de areia ajuda ao crescimento da graminha ou piora..
  5.  # 5

Se a terra for argilosa, pode e deve incorporar areia, ajudará na drenagem e tornara o solo mais leve. Deve despedregrar antes.
    em termos de adubação ( materia vegetal), pode misturar nesse solo, na camada mobilizada, estrume de ovelha.
    Depois é ancinhar e nivelar. Plantar a grama.

O adubo a utilizar é o "azul". Deve usar com rega. Não o faça ao sol.
  6.  # 6

Obrigado Pedro,

A terra não me parece argilosa ..é terra de monte.. muito seca.. não sei classificar.

O que é certo é que a graminha que plantei noutra zona do jardim, com a mesma terra, está agora (plantei em outrubro penso, e só em maio reapareceu) a espalhar-se em força.. parece que cresce de dia pra dia..

Nesta zona, Já tirei todas as ervas.. agora vou começar a solta-la com a enxada e depois passar o ancinho..

Queria algum adubo (tipo isto
    https://www.leroymerlin.pt/produtos/substrato-fertilizante-siro-relva-45l-15869700.html?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=pmax-shopping-ao_jardim_heroes_ao_google&utm_content=1p&utm_term=&placement=&gad_source=1&gad_campaignid=22417235693&gbraid=0AAAAAoLk9FWb9JDQHc-BScu-bJTzm269q&gclid=Cj0KCQjwm93DBhD_ARIsADR_DjG6a-LuaGcPfvSJ3RctPDspAxQpZCp32jrTlullfUf4Gcs-KUKMTlsaAsOtEALw_wcB

Tenho facilidade em arranjar de cavalo, mas acho que ia cheirar muito..
  7.  # 7

Hoje tive a tratar das "bordas" do relvado e das pedras que já estavam cobertas pela grama.

Tenho uma roçadora de fio baratucha da parkside, mas passa a vida a partir fio (foi bobine e meia hoje), tenho de desmontar, puxar encaixar, com sorte consigo usar 2min sem voltar a repetir.

O que usam para cortar grama contra muros e lancis (betão e granito), que aguente e não estrague?
    • HFSF
    • 18 julho 2025

# 8

Tem de meter muito fio de uma vez que fica enrolado dentro da bobine.
  8.  # 9

Colocado por: ALCLCFHoje tive a tratar das "bordas" do relvado e das pedras que já estavam cobertas pela grama.

Tenho uma roçadora de fio baratucha da parkside, mas passa a vida a partir fio (foi bobine e meia hoje), tenho de desmontar, puxar encaixar, com sorte consigo usar 2min sem voltar a repetir.

O que usam para cortar grama contra muros e lancis (betão e granito), que aguente e não estrague?

Tem de ativamente puxar mais fio antes que ele parta, seja à mão seja com o mecanismo automático que muitas roçadoras têm (bater com a parte de baixo da bobine). Se esperar que o fio parta para fazer isso, vai andar sempre a parar para abrir a bobine e puxar o fio à mão.
  9.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasSe a terra for argilosa, pode e deve incorporar areia, ajudará na drenagem e tornara o solo mais leve. Deve despedregrar antes.
    em termos de adubação ( materia vegetal), pode misturar nesse solo, na camada mobilizada, estrume de ovelha.
    Depois é ancinhar e nivelar. Plantar a grama.

O adubo a utilizar é o "azul". Deve usar com rega. Não o faça ao sol.

Que areia sugere para este efeito?
  10.  # 11

Colocado por: Nortenho

Tem de ativamente puxar mais fio antes que ele parta, seja à mão seja com o mecanismo automático que muitas roçadoras têm (bater com a parte de baixo da bobine). Se esperar que o fio parta para fazer isso, vai andar sempre a parar para abrir a bobine e puxar o fio à mão.

Tem um botão debaixo da bobine para desenrolar e uso, mas o fio não parte fora da bobine, parte lá dentro, trilhado talvez, porque quando puxo (mesmo sem necessidade) ele já vem lá de dentro com um corte.
  11.  # 12

Pode estar mal enrolado. Tem de ser as duas pontas na mesma direção.
    Qual é a roçadora? Eu tenho a pro (preta) a bateria, tb andei um bocado chateado com ela, PQ o fio n desenrolava bem, até que percebi q a cabeça era diferente e tem 1 buraco para um passar de 1 lado ao outro, o que n acontece nas outras que tenho a gasolina.

Se for aquela verde pequenina n vale nada, dá para iniciar os miúdos à roçadora.
  12.  # 13

é essa mesmo, a verde pequena por fio. Aquilo senão partisse o fio, dava bem conta do recado.
    • hangas
    • 18 julho 2025 editado

# 14

Colocado por: ALCLCFé essa mesmo, a verde pequena por fio. Aquilo senão partisse o fio, dava bem conta do recado.

Eu desisti da bobine.. funcionou bem as primeiras vezes. Era daquelas de bater no chão para auto-alimentar o fio.
    Acabei por comprar uma cabeça fixa onde posso meter 1 ou 2 fios (cruzados) pre-cortados e do diametro que precisar. 2mm para aparar bordas dos relvados, ou mesmo 4mm para roçar mato.
    • ALCLCF
    • 18 julho 2025 editado

# 15

não sei a diferença entre os dois sistemas. Que modelo é? Para comparar.

É um sistema destes? https://www.youtube.com/watch?v=IqlPuoWeV4M&t=87s
    • hangas
    • 18 julho 2025 editado

# 16

Colocado por: ALCLCFnão sei a diferença entre os dois sistemas. Que modelo é? Para comparar.

A minha é uma Einhel, e trazia para alem do disco uma bobine semelhante.
    Mas com o tempo começou a partir o fio lá dentro, e tinha que estar sempre abrir aquilo.

Depois comprei uma cabeça universal, deste genero.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ALCLCF
      Screenshot 2025-07-18 at 11.50.31.png
      Screenshot 2025-07-18 at 11.47.26.png
  13.  # 17

Colocado por: NTORIONPode estar mal enrolado. Tem de ser as duas pontas na mesma direção.
    Qual é a roçadora? Eu tenho a pro (preta) a bateria, tb andei um bocado chateado com ela, PQ o fio n desenrolava bem, até que percebi q a cabeça era diferente e tem 1 buraco para um passar de 1 lado ao outro, o que n acontece nas outras que tenho a gasolina.

Se for aquela verde pequenina n vale nada, dá para iniciar os miúdos à roçadora.

NTORION, está a falar das máquinas da Parkside?
  14.  # 18

Colocado por: NortenhoQue areia sugere para este efeito?

Qq uma sem ser amarela...
  15.  # 19

Colocado por: Pedro Barradas

Qq uma sem ser amarela...

Ok, então areia branca. Mas e relativamente ao calibre (ou o que se usa para designar o "grão")?
  16.  # 20

Colocado por: bluthunder82

NTORION, está a falar das máquinas da Parkside?

Sim

0.3134 seg. NEW