Colocado por: Mb2023situaçõesquais situações e a fazer o quê? somente AQS ou somente aquecimento ou ambos?
Colocado por: jorgealvesquais situações e a fazer o quê? somente AQS ou somente aquecimento ou ambos?
ligada com radiadores, com convetores, como ventilo-convectores ou piso radiante?
Colocado por: callinasPor aqui que já andamos com -3 às noites, tem feito AQS+climatização 35 kWh, com três períodos de AQS. Estamos a falar de dias frios onde durante o dia nem chega a fazer sol para aquecer a casa e o ambiente.
Colocado por: rjmpiresEu tenho um Shelly EM, com uma pinça meço o geral e com a outra a bomba de calor.
A minha bomba de calor é de 14kW se bem me recordo, e tenho um depósito de inércia de 100l, PRH.
Tenho a casa a 22°C
Colocado por: RcrdPrnt
Pois, esse shelly EM eu tenho no geral e na produção fotovoltaica...
Hum....ou coloco um shelly 1pm na produção e mudo a pinça para o fio da BC...se calhar é o mais económico e seguro....a minha BC sei que vai aos 3300w no pico, mas depois ainda tem 2 bombas de circulação...e aí pode ser arriscado o 1 PM muito no limite e depois o tempo seguido da passagem de corrente pode aquecer muito
Colocado por: callinasPor aqui que já andamos com -3 às noites, tem feito AQS+climatização 35 kWh, com três períodos de AQS. Estamos a falar de dias frios onde durante o dia nem chega a fazer sol para aquecer a casa e o ambiente.
Colocado por: LX_2509
35 kwh?? Desculpem a minha ignorância a este nível, mas então, 35kwh, com um custo de 0,3€/kwh, gasta-se 10,5€ por dia, 315€ por mês, só para bomba de calor??? Eu sei que nem sempre os consumos são de 35kwh, mas também temos que somar o resto dos equipamentos... dá uma rica fatura de eletricidade...
Colocado por: rjmpires
Este ano vi marcar -4°C no termómetro do carro, é o mais baixo que tenho memória por aqui, a vantagem é que a amplitude térmica é grande e mesmo com apenas 12-13 graus durante o dia como a casa tem boa exposição solar ganho bem mais que esses 12-13 graus.
Sinceramente até estranhei o consumo não ter disparado mais, provavelmente terá que ver com o facto de praticamente não ter havido vento.
Colocado por: Bruno.AlvesQuem é que paga 0,3€/kWh? Eu pago 0,18 já com IVA...
E sim, este mês devo passar os 200€ de electricidade seguramente. O dia que mais consumi na BC foi até agora 44,2kWh, a média deste mês (janeiro) deve andar pelos 30kWh (talvez até menos, teria de ir ao emoncms ver o consumo total do mês). Por isso 162€ só para a BC.
Em comparação, a lenha antes gastaria talvez 2m^3 (um pouco menos seguramente), logo ~~100€ de lenha e só tinha a casa quente "meia dúzia de horas" por dia.