Colocado por: N Miguel OliveiraNão sei que desculpas se dá em Portugal para mitigar a construção em altura...
Colocado por: buraburamonoas casas são consumíveis?
Colocado por: ricardo.rodriguesUmaanálisesólida.
Economista Vera Gouveia Barros analisa mercado residencial em Portugal e as medidas do Governo para a habitação
Colocado por: J.Fernandes
Não, mas por várias razões demográficas e sociais, a procura por habitações tem crescido nos últimos anos nos centros urbanos.
Olhar apenas para o número de habitantes do país não nos diz muito, até porque este número não tem variado muito nas últimas décadas, tem até diminuído.
É preciso olhar para as migrações internas, com muita a gente a deixar as aldeias e fixar-se nas cidades, inclusive nas capitais de distrito do interior, isto é, casas de sobra nas aldeias e maior procura nas cidades. Depois, o número de pessoas por agregado familiar tem vindo sempre a diminuir, por várias razões: menos filhos, mais divórcios, mais famílias monoparentais. Resultado: mesma população (aproximadamente), mas agregados familiares mais pequenos, logo maior necessidade de habitações. Podemos ainda acrescentar os imigrantes que nos últimos ano têm chegado ao país.
Colocado por: AMG1Contudo, há uma questão que e aqui mencionada, que também me parece importante, que é a lotação das habitações existentes. Gostei da ideia de que a fiscalidade podia ajudar a racionalizar mais o parque existente.
Colocado por: ricardo.rodriguess casas de primeira habitação, propriedade do habitante, deviam estar isentas de IMI.
Todas as restantes, deviam ter o IMI agravado na proporção necessária a que a receita para os municípios fosse neutra, prevendo uma redução para casas arrendadas, também para primeira habitação do arrendatário.
Colocado por: J.FernandesNuma lista de 100 medidas para aumentar o número de habitações, eu colocaria essa de autorizar prédios com mais altura em número 101, porque na verdade acredito que a mais-valia que isso traria seria pouco mais que zero.
Colocado por: N Miguel Oliveiracomeça logo a ferver o sangue comunista contra o grande capital... vá se lá perceber isto. Ui, então se fôr estrangeiro...
Colocado por: Carvaio PS aponta aos senhorios – e aos “privados” em geral, e ao capitalismo, e à “especulação imobiliária”
Colocado por: N Miguel OliveiraAté aos que se endividaram demasiado ou fizeram mal as contas, vem o Estado deitar a mão.Antes que ache que falo em causa própria, nenhuma das medidas anunciadas vai representar um cêntimo de ganho para mim. Mas,
Colocado por: HAL_9000Se até os bancos
Colocado por: HAL_9000Como queria que o cidadão comum conseguisse prever o impacto de uma inflação superior a 8% combinada com a subida mais rápida das taxas de juro de que há memória?
Colocado por: N Miguel OliveiraNão sei. Não quero saber. Nem quero pagar por isso. É tão simples quanto isso.Mas vai pagar na mesma de uma maneira ou de outra. Você e eu (eu também pago é os meus juros além dos impostos).
Colocado por: HAL_9000Ao menos assim, era reposta a justiça (renda vs CH, e <2011 vs >2011) e a ajuda vinha dos impostos pagos por casa um de nós.
E dado o lucros record dos bancos,