Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Encontrei hoje referência a este sistema num site de uma companhia de que tenho boa impressão só dos contactos que tive com eles (Raiz Verde) e googlando vim parar aqui:

    https://forumdacasa.com/discussion/259/aquecimento-central-piso-radiante-ou-radiadores-na-parede/?Focus=28312#Comment_28312

    O site da Raiz Verde tem uma versão PT e uma verso EN, e a versão EN é mais completa:

    http://www.raizverde.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=127&Itemid=93

    Esta frase, omissa na versão PT, despertou-me a curiosidade:

    "Termionize is a new generation of heating technology, developed as part of the Russian space programme and manufactured in Switzerland."

    Palavra puxa palavra, o meu marido encontrou a versão russa na internet:

    http://www.elektroteplo.com.ua/index.php?option=com_content&task=view&id=72&Itemid=109

    Agora só me falta descobrir os suíços, enquanto o meu marido pesquisa as patentes...
    • lobito
    • 31 janeiro 2010 editado

     # 2

    E aqui está a história dos produtos russos:

    http://www.galaneuro.ru/produkt1.htm

    e as especificações:

    http://www.galaneuro.ru/galan21_1.htm
    • lobito
    • 31 janeiro 2010 editado

     # 3

    Da Raiz Verde dizem-me que acabaram de fazer um estudo do desempenho de uma casa em Valença do Minho, 220m2, bem isolada, com vidros duplos;mantêm a temperatura todo o ano a 21°C; gasto de electricidade real por mês (com aquecimento e AQS), 206€. Antes da instalação, 163€/mês + 1600€/ano de gás para o aquecimento e AQS.

    Dizem também que é de concepção suíça, fabricado na Sérvia.

    Ah, esqueci-me de acrescentar, com ajuda de painéis solares. Presumo que dantes não tinham. Perguntei que espécie de sistema têm, piso radiante ou radiadores, mas ainda não tive resposta.
    • eu
    • 31 janeiro 2010 editado

     # 4

    Meus amigos, o Termionize é uma burla energética.

    Quem tiver dúvidas, que peça o certificado a provar a eficiência da máquina (tal como existe nas bombas de calor).

    As respostas dos "vendedores" devem ser interessantes... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: enf.magalhaes
  2.  # 5

    Vou perguntar :-)
  3.  # 6

    Eu já vi este sistema na Tectónika e apresentavam os resultados. Até tenho um folheto do representante em Portugal. Tinham lá um aparelho a funcionar e parece-me que tinham um indicador de carga, que demonstrava o que anunciavam que era um rendimento de até 4X o de uma resistência electrica. mas na altura estava com pressa e nem me debrucei muito sobre o assunto, porque tinha idealizada uma outra alternativa. Nessa altura pareceu-me impossível uma coisa tão simples ter aquele ganho e adiei a investigação para quando fosse mais divulgado porque nestas coisas sou como S. Tomé (ver para querer). Mas pelo menos, dão 5 anos de garantia.
    Posteriormente também me foi proposto pela Raiz Verde, como apoio ao meu sistema. Por enquanto ainda não comprei porque a obra atrasou-se e já não dará para experimentar neste Inverno, mas quando tiver disponibilidade vou investigar directamente e se for verdade o que anunciam poderá ser uma hipotese. Informo que sou cliente da Raiz Verde e até este momento tenho as melhores impressões desta firma, do módo como têm cumprido o combinado. No entanto também podem ser enganados.
    Cumprimentos
    José Borges
    • eu
    • 1 fevereiro 2010

     # 7

    Modéstia à parte, tenho alguns conhecimento científicos de termodinâmica, e à luz da física que conheço esse sistema Termionize só pode ser uma monumental burla.

    Que aquece, não tenho dúvidas, mas não vejo razões para que o consumo seja inferior ao de uma vulgar resistência eléctrica.
  4.  # 8

    Eu também tenho bons conhecimentos nesse campo e pareceu-me estranho esse fenómeno. Daí eu dizer, que adiava a investigação e "ver para querer"...
    Quem sabe se "alguém descubriu a pólvora" ou "o ovo de Colombo", como se diz na minha terra...
    Tenho uma ideia que o representante ma altura me disse que viu o sistema num desses países frios e o importou.
    cumpts. J.Borges
  5.  # 9

    Exmos senhores
    Sou Pedro Silva, faço parte da firma Raiz Verde e temos interesse comercial no sistema Termionize.
    Envio de seguida todos os dados sobre o estudo feito durante um ano com um termionize 400

    Estudo de caso - Propriedade de 220m2 perto de Paredes de Coura, Minho
    A propriedade em pedra foi renovada e consiste em 220m2 interiores.
    A propriedade tem bons níveis de isolamento e vidro duplo.
    A propriedade tem radiadores para aquecimento bem dimensionados
    A temperatura é mantida constante a 20ºC durante todo o ano.
    Um sistema termionize 400 foi instalado em Novembro de 2008
    Aparelho de aquecimento por ionização de 380/400 Volts, equivale
    a uma caldeira clássica de 27 kW para um consumo real de 5 kWh (15 kWh no arranque).
    Permite aquecer uma superfície de 220 m² (ou 575 m3) num imóvel em conformidade com a
    RT 2005.
    É possível a ligação de vários aparelhos em paralelo. A ligação
    de vários aparelhos em paralelo não requer potência eléctrica
    suplementar.
    Potência de aquecimento de 24 Kcal (~27 kWh)
    Ao mesmo tempo, foi instalado um sistema solar termico de 32 tubos de vácuo a um angulo de 30º para maximizar a eficiência no verão.
    O sistema Termionize e o sistema solar térmico aquecem um acumulador de 300ltrs.
    O cliente usava gás para aquecimento das águas sanitárias e aquecimento central a um custo anual de 1600,00€. Com a instalação do termionize a caldeira a gás foi desactivada.
    Total facturado pela EDP no periodo de 05 Janeiro 2008 a 04 Janeiro 2009: 1.814,33€

    Após a instalação do Termionize:
    Total facturado pela EDP no periodo de 05 Janeiro 2009 a 04 Janeiro 2010: 2.637,29€
    (usando os mesmos preços de 2008/2009)
    Assim, a energia adicional para aquecimento central e das águas sanitárias é: 822,96€ em 2009/2010
    Oferecendo ao cliente um ganho anual de aproximadamente 800,00€
    Calculando o valor de custo anual do sistema Termionize conseguimos um valor aproximado de 3,74€ por m2 por ano.

    Tem havido muita discussão negativa sobre este sistema, pelo facto, este estudo de 12 meses foi efectuado, podendo inclusivé facultar os números da EDP conforme detalhes acima descritos.
    Compreendemos o cuidado das pessoas com as novas tecnologias, também nós fomos (e somos) cautelosos, mas verificamos que os valores conseguidos com este estudo são bastante interessantes.
    Não se trata de uma solução milagrosa, mas demonstra boa eficiencia quando comparados com outras soluções para aquecimento.

    Cumptos a todos
    Pedro Silva
    • eu
    • 2 fevereiro 2010

     # 10

    Colocado por: Pedro Alex Silvaequivale
    a uma caldeira clássica de 27 kW para um consumo real de 5 kWh (15 kWh no arranque).


    Tem forma de comprovar isto? O aparelho tem algum certificado de eficiência energética passado por uma entidade independente credível?

    Colocado por: Pedro Alex SilvaAo mesmo tempo, foi instalado um sistema solar termico de 32 tubos de vácuo a um angulo de 30º para maximizar a eficiência no verão.


    Será que a redução dos custos não foi obtida à custa dos painéis solares?

    Eu acredito na vossa boa fé, mas, ao introduzirem os painéis solares na vossa experiência, distorcem os resultados.
  6.  # 11

    ... pois também me interrogo, para quê a introdução dos colectores de tubo de vácuo (32 unidades!!!)
    • lobito
    • 2 fevereiro 2010 editado

     # 12

    Colocado por: eu
    Será que a redução dos custos não foi obtida à custa dos painéis solares?

    Eu acredito na vossa boa fé, mas, ao introduzirem os painéis solares na vossa experiência, distorcem os resultados.


    Essa foi a minha primeira pergunta. Mas pelos cálculos que fiz ontem, houve uma diminuição de 1/3 (em euros) em relação ao sistema anterior. É o desempenho normal dos painéis solares? (Estou a perguntar, não faço a mais pequena ideia)
    • eu
    • 2 fevereiro 2010 editado

     # 13

    Colocado por: lobitoEssa foi a minha primeira pergunta. Mas pelos cálculos que fiz ontem, houve uma diminuição de 1/3 (em euros) em relação ao sistema anterior. É o desempenho normal dos painéis solares? (Estou a perguntar, não faço a mais pequena ideia)


    Não há uma resposta generalista a essa questão, pois depende de muitos factores.

    Enquanto não me mostrarem um certificado emitido por uma entidade credível, parto do princípio que este sistema é uma monumental burla energética, pois não vejo qualquer fundamento científico para a alegada eficiência do aparelho.
  7.  # 14

    Colocado por: eu
    Colocado por: lobitoEssa foi a minha primeira pergunta. Mas pelos cálculos que fiz ontem, houve uma diminuição de 1/3 (em euros) em relação ao sistema anterior. É o desempenho normal dos painéis solares? (Estou a perguntar, não faço a mais pequena ideia)


    Não há uma resposta generalista a essa questão, pois depende de muitos factores.

    Enquanto não me mostrarem um certificado emitido por uma entidade credível, parto do princípio que este sistema é uma monumental burla energética, pois não vejo qualquer fundamento científico para a alegada eficiência do aparelho.


    Bom, eu por acaso dou (ou tento dar!) pelo menos tanta atenção aos dados empíricos como aos fundamentos teóricos porque a ciência é feita de observações empíricas para as quais não se encontra explicação ;-)

    Mas se um painel solar e uma resistência eléctrica reduzem o consumo de um terço em relação a uma caldeira a gás, é um dado interessante por si só.
    • eu
    • 2 fevereiro 2010

     # 15

    Colocado por: lobito
    Mas se um painel solar e uma resistência eléctrica reduzem o consumo de um terço em relação a uma caldeira a gás, é um dado interessante por si só.


    Se está maravilhado com a redução, digo-lhe que não é nada de especial. Aqueles mesmos painéis solares com uma boa bomba de calor são perfeitamente capazes de reduzir a factura para um quarto do valor! (redução de 75%).
  8.  # 16

    Colocado por: eu
    Colocado por: lobito
    Mas se um painel solar e uma resistência eléctrica reduzem o consumo de um terço em relação a uma caldeira a gás, é um dado interessante por si só.


    Se está maravilhado com a redução, digo-lhe que não é nada de especial. Aqueles mesmos painéis solares com uma boa bomba de calor são perfeitamente capazes de reduzir a facturapara um quarto do valor! (redução de 75%).


    Foi precisamente isso que eu perguntei há bocado. ;-)

    Teoricamente, pelo menos, uma boa bomba de calor sozinha deveria poder fazer essa redução (em relação a electricidade) mesmo sem ajuda de painéis solares (por outro lado, duvido que uma bomba de calor custe o mesmo preço). Já agora, eu, não sei se reparou mas já está a discutir o desempenho do sistema como se não fosse uma burla energética :-)

    (Repare, eu não sei nada do assunto, para os meus conhecimentos de termodinâmica, que são nulos, o desempenho de uma Ochsner parece mágica. Não estou a defender este sistema, estou só curiosa embora reconheça que a forma como é apresentada nos sites que li dá bastante mau aspecto).
    • eu
    • 2 fevereiro 2010

     # 17

    Colocado por: lobitoJá agora, eu, não sei se reparou mas já está a discutir o desempenho do sistemacomo se não fosseuma burla energética :-)

    Essa agora... como chegou a essa conclusão? Eu continuo a considerar o termionize uma burla energética!
  9.  # 18

    Colocado por: Pedro Alex Silvaequivale a uma caldeira clássica de 27 kW para um consumo real de 5 kWh

    Um COP de 5,4! Extraordinário!
    E andam os fabricantes das bombas de calor ar-água a esfolarem-se todos para ultrapassarem o COP 4 e poucos, quando há tecnologia (qual? como?) que facilmente dá um COP de 5,4...
    Tão bom e tão desconhecido... Porque será?
    Enfim.
  10.  # 19

    Caso estejam interessados, poderão solicitar por email á Raiz Verde os certificados do Termionize e dados técnicos relevantes.

    Cumprimentos
    • eu
    • 2 fevereiro 2010

     # 20

    Coloque-os aqui neste tópico, por favor. É possível anexar ficheiros.
 
0.0254 seg. NEW