Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Colocado por: Belhinhom grande erro da agricultura moderna é a rega gota a gota em árvores de fruto.
    Qual é a maneira correcta e regar? Tendo em conta que vivo à distânica.

Agradecemos sugestões
  2.  # 422

Colocado por: BelhinhoUm grande erro da agricultura moderna é a rega gota a gota em árvores de fruto.

Há milhares de hectares de olival no Alentejo com rega gota a gota, plantados recentemente. Não acredito que tenha sido e que continuem a cometer um grande erro! A não ser que diga que a azeitona não é um fruto :-P

Tenho tido pessegueiros a dar fruta maravilhosa regados com gotejador de 8 l/h, 10 a 20 min por dia dependendo do calor. Mas concordo com o principio de não regar exclusivamente junto ao tronco, para "incentivar" a árvore a estender as raízes à procura da água.
  3.  # 423

Colocado por: primavera

Como é que vai agarrar os tomateiros?
    Estou a a fazer a minha 1ª horta, já coloquei alfaces, cougetes, tomate cherry e coração de boi

Vou usar canas das que vulgarmente se usam nos foguetes. Aqui na zona é como erva daninha (que o é). Tenho é que as cortar o quanto antes para secarem, senão ganham raíz...
  4.  # 424

Colocado por: Casa da HortaHá milhares de hectares de olival no Alentejo com rega gota a gota, plantados recentemente. Não acredito que tenha sido e que continuem a cometer um grande erro!

Até nas vinhas já o fazem. E nos amendoais. Mas comparar os extensivos olivais do Alentejo à nossa horta é incorrecto.

E porquê é feito? Porque é uma forma de garantir uma produção constante todos os anos, ano após ano.

As minhas oliveirinhas centenárias produzem 2 em 2 anos, outras vezes todos os anos; este ano por acaso não tive azeitona, mas no ano passado foram 300L. Eu permito-me de o fazer, mas os grandes produtores não podem ter esta lotaria da natureza. Afinal de contas é o ganha pão deles.

Essas oliveiras do Alentejo daqui a 15-20 anos são arrancadas e renovadas. Como se fossem porcas parideiras. Tudo é feito em prol do rendimento, rendimento e rendimento. No final, o resultado final, é um azeite que parece óleo fula.
  5.  # 425

Colocado por: Casa da Horta
    Há milhares de hectares de olival no Alentejo com rega gota a gota, plantados recentemente. Não acredito que tenha sido e que continuem a cometer um grande erro! A não ser que diga que a azeitona não é um fruto :-P

Tenho tido pessegueiros a dar fruta maravilhosa regados com gotejador de 8 l/h, 10 a 20 min por dia dependendo do calor. Mas concordo com o principio de não regar exclusivamente junto ao tronco, para "incentivar" a árvore a estender as raízes à procura da água.
    Quando o conceito e objetivo é comercial, acredito que seja a forma de rega mais eficiente em termos financeiros.
    Não me parece que seja o interesse dos foristas.
  6.  # 426

Colocado por: BelhinhoNão me parece que seja o interesse dos foristas.

Colocado por: HAL_9000Qual é a maneira correcta e regar? Tendo em conta que vivo à distânica.

Agradecemos sugestões

Qual seria a sua sugestão para quem não está todos os dias no terreno e tem de deixar a rega programada? Como o caso do Hal e o meu...
  7.  # 427

Colocado por: Casa da HortaQual seria a sua sugestão para quem não está todos os dias no terreno e tem de deixar a rega programada? Como o caso do Hal e o meu...

Casa, cada árvore é um ser único e cada terreno tb é um habitat único... Terreno de areia, com árvores deste ano regaria 2 a 3x por semana... Árvores com 2 anos ou mais apenas 1x por semana, citrinos secalhar mais tempo ou mais quantidade de água... Mas é quase avaliar árvore a árvore, tendo todas misturadas e em linha não é fácil diferenciar a rega, pelo que ao início poderá ser difícil corrigir essas situações.

Agora, o Belinho tem razão no que diz, uma raiz forte e extensa vai ter uma árvore muito mais saudável e resistente a pragas, secas...
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  8.  # 428

Qual seria a sua sugestão para quem não está todos os dias no terreno e tem de deixar a rega programada? Como o caso do Hal e o meu...
    Pagar a um vizinho do terreno...:-) O que eu referi é uma generalidade. Obviamente, cada qual adaptará ás suas necessidades. Eu no vosso lugar, estudaria a hipótese de ligação remota, tipo shelly. Na impossibilidade, claro que tomaria a mesma opção que vocês.
  9.  # 429

Colocado por: Casa da HortaComo o caso do Hal e o meu...

Rega as árvores ao fim de semana quando visitam o terreno.. como fazem tantas outras pessoas que não tem gota a gota.

Nenhuma árvore morre se estiver 1 ou 2 semanas sem ser regada. Um ligeiro stress hídrico ajuda a criar "fruta de carácter"
    Concordam com este comentário: Belhinho
  10.  # 430

Colocado por: NTORION
    Casa, cada árvore é um ser único e cada terreno tb é um habitat único... Terreno de areia, com árvores deste ano regaria 2 a 3x por semana... Árvores com 2 anos ou mais apenas 1x por semana, citrinos secalhar mais tempo ou mais quantidade de água... Mas é quase avaliar árvore a árvore, tendo todas misturadas e em linha não é fácil diferenciar a rega, pelo que ao início poderá ser difícil corrigir essas situações.

Agora, o Belinho tem razão no que diz, uma raiz forte e extensa vai ter uma árvore muito mais saudável e resistente a pragas, secas...
    Concordam com este comentário:Casa da Horta

Tudo certo NT, tudo certo. Só não acho que seja um erro regar com gota a gota as árvores... Mas pronto, hoje não foi um grande dia! O O'Sullivan foi afastado do campeonato do mundo 🤪
  11.  # 431

Colocado por: Nostradamus

Rega as árvores ao fim de semana quando visitam o terreno.. como fazem tantas outras pessoas que não tem gota a gota.

Nenhuma árvore morre se estiver 1 ou 2 semanas sem ser regada. Um ligeiro stress hídrico ajuda a criar "fruta de carácter"
    Concordam com este comentário:Belhinho

Depende de muitos fatores, mas uma árvore nova no meu terreno e no pico do verão, não aguenta 2 semanas sem água. Falo por experiência, infelizmente!
  12.  # 432

Colocado por: Casa da HortaSó não acho que seja um erro regar com gota a gota as árvores

Eu rego gota a gota...

Aldi, a partir de sábado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
      Screenshot_2023-04-26-22-04-41-898_com.android.chrome.jpg
  13.  # 433

Eu rego gota a gota...

Aldi, a partir de sábado
      Screenshot_2023-04-26-22-04-41-898_com.android.chrome.jpg

Muito bom preço para as características anunciadas.
    Eu ando encantado com estes. Ainda não tenho anos de experiência com eles mas prometem. Tenho-os para exterior.
      2034519.jpeg
  14.  # 434

Muito bom preço para as características anunciadas.
    Eu ando encantado com estes. Ainda não tenho anos de experiência com eles mas prometem. Tenho-os para exterior.
      2034519.jpeg

Mas esse tem 1 saída ou duas? O do Aldi tem 2.

Tenho da Geolia muito idêntico a esse da Jardibric, muito intuitivo e fácil de programar, até já ensinei o pequeno caso seja necessário... a diferença é que n tem o botão de chuva (nem sei se tem a função), mas tem 1 botão L/R para definir a saída.
  15.  # 435

Colocado por: NostradamusTenho uma colega de trabalho que diz que conserva cenouras caseiras em caixas com areia, e que aguenta vários meses. Pensei que houvesse algum método parecido para o alho francês.

Completamente fora de questão encher o congelador com alho francês.

Não sei se as nespereiras geram sementes com características idênticas ao progenitor.

Macieiras, pereiras, e abacateiros, etc, nem vale a pena guardar a semente, porque nasce tudo rafeiro..

Tenho 1 saco zip, parto em rodelas finas e vou enchendo não ocupa muito espaço.

quanto às nespereiras, no quintal da minha avó nasciam sempre muitas debaixo da "mãe", era só arrancar e plantar em local definitivo, e foram plantadas muitas para amigos e família e sempre produziram idêntico, as variações (e tenho várias) acho que se devem mais ao tipo de terreno e sol/sombra, aliás todas têm um ciclo produtivo ligeiramente desfasado o que até dá jeito.

Já agora deixo a foto de 3 que tenho:
    Cima esquerda, árvore comprada, frutificação precoce fins de março, formato oval, cor interior laranja e muito doces.
    Cima direita, nascida de caroço, frutificação fins de abril, formato redondo, cor interior amarelo claro, ligeiramente acidas, adocicam mais no fim da colheita (o exemplo da foto é mais pequeno que o normal).
    Baixo centro, semeada de caroço da cima esquerda, saiu um misto, formato oval, cor interior amarelo claro, ligeiramente acidas, adocicam mais no fim da colheita... a minha suposição é que houve polonização cruzada entre as duas árvores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
      Screenshot_2023-04-27-10-16-42-200_com.miui.gallery.jpg
  16.  # 436

Mas esse tem 1 saída ou duas? O do Aldi tem 2.

Tenho da Geolia muito idêntico a esse da Jardibric, muito intuitivo e fácil de programar, até já ensinei o pequeno caso seja necessário... a diferença é que n tem o botão de chuva (nem sei se tem a função), mas tem 1 botão L/R para definir a saída.

Só uma saída mas é de propósito. Estão espalhados ao longo do terreno nas várias torneiras. Regam apenas um setor. Mas o que mais gosto neles é a simplicidade, serem digitais e terem uma tampa para proteger o mostrador do sol.
    O que é o botão de chuva? (aprende-se tanto aqui...) :-)
    Concordam com este comentário: NTORION
  17.  # 437

O que é aquele botão com um chapéu? Normalmente é um delay ou para juntar 1 sensor de chuva/humidade?
  18.  # 438

Colocado por: NTORIONO que é aquele botão com um chapéu? Normalmente é um delay ou para juntar 1 sensor de chuva/humidade?

Boa pergunta! Ainda não tive tempo de ver o manual. Foi meter pilhas e siga. Como entendi logo o que precisava nem reparei bem naquele outro botão do chapéu! Mas deve ser qualquer coisa que não preciso... No fds já vejo.

Sensor de chuva comprei há uns anos o da geolia e foram 19 euros deitados fora (agora está a 23, salvo erro). Fiz vários testes e não me convenceu!
  19.  # 439

Colocado por: NTORIONO que é aquele botão com um chapéu?

É como dizias o botão delay. Nunca usei essa função, se não quiser que regue simplesmente desligo-o.
    IMG20230427133311
    https://imgbb.com/' >upload pic
  20.  # 440

Alguém conhece este site de compras da vevor?

0.2807 seg. NEW