Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bem, caros amigos: após muito tempo da minha última participação neste tópico, é com grande orgulho que tenho novidades: no Domingo fui à feira cá da zona (Espinheira) e comprei 4 árvores: limoeiro, lima, laranja e uma figueira (pingo de mel). E durante a tarde fui visitado por amigos que me trouxeram um pé de loureiro!

Hoje já foram para o sítio, com o precioso trabalho do meu pai:

Aqui a figueira, no topo do terreno:

E mais abaixo, perto da casa uns tomateiros que já tinha comprado numa feira há algum tempo e em linha o limoeiro, laranjeira e (mais próximo da piscina) a lima:

E, finalmente: o loureiro e uma nogueira que está a nascer naturalmente no terreno (perto de onde já existia uma!):

Um grande obrigado ao Casa da Horta pelas dicas como posicionar as árvores! :)

Por um lado talvez fosse mais sensato esperar até ao Outono para as meter na terra mas por outro, precisava de me incutir "alguma pressa" e começar por algum lado. Assim já vou ter que pensar no sistema de rega e já tenho algumas árvores no sítio. O primeiro passo está dado, já não tenho de pensar e re-pensar eternamente sobre por onde começar. Além disso, o senhor que vendeu as árvores (as 4 saíram a 26€, parece-me bem em conta!) disse que logo que tenham água, se aguentam bem. É de Carregal do Sal e pareceu-me ser de confiança!

Agora, sobre a rega... (vou continuar num outro post para não ser tão extenso).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  2.  # 2

Continuando, sobre a rega...

Em primeiro lugar: tenho poço (a 65 metros) que aparenta ter muita água (embora ferrosa). Infelizmente a pressão não é imensa e creio que vou ter de fazer uma ou várias das seguintes coisas:
    - Colocar depósitos no topo do terreno para regar por gravidade (sugestão do Casa da Horta, uma vez mais!);
    - Colocar uma bomba a pressurizar esse circuito (quer no topo, quer no fundo do terreno). Passo a explicar:

Primeiro, uma foto tirada de baixo:

Se eu tivesse pressão da água cá em baixo, acho que faria os circuitos de rega do seguinte modo:

Onde:
    - As linhas azuis iam regar árvores com necessidades de rega semelhantes;
    - Cada X representa uma electroválvula para cada um dos circuitos de rega de árvores;
    - A linha vermelha representa a ligação da origem da água aos circuitos individuais.

O problema é que não tenho pressão e colocando um depósito no topo do terreno, teria já que colocar tubagem que poderá ficar por utilizar por muito tempo (já para não falar da trabalheira de enterrar tudo). Cada traço azul deve ter entre 50 a 75 metros e isto fica caro rapidamente.

Como fariam? Para já, só me estou a preocupar com as árvores. Quando fizer uma horta mais "permanente", ficará tudo mais localizado e mais fácil de resolver. Idem aspas para a zona de relva :)

Obrigado desde já!
  3.  # 3

Obrigado pela partilha e parabéns pelos primeiros passos. Acho que 26 euros por essas 4 árvores é um excelente preço. Por aqui os citrinos andam todos nos 10 euros e a passar.

Não percebi uma coisa. O poço está onde? A 65 metros quer dizer que está no topo do terreno? Se sim, tem lá electricidade?
    Outra coisa que não percebi. Fala em pouca pressão. É pouca pressão com a bomba que tem ou não tem nenhuma? A pressão não é problema desde que tenha água suficiente. Tem é de adequar o bomba.

Não vou insistir na rega por gravidade, um dia chegará lá por si ;-) Mas a máquina que fez o desterro da piscina abre e fecha uma vala com 1 metro de profundidade em menos de duas horas... Metia logo 2 ou 3 tubos e ficava trabalho feito para o resto da vida.

Estou sempre a repetir a mesma sugestão. Para as árvores, por agora, era tubo de 16 ao longo desse muro com uma derivação para cada árvore. Nem precisa de o enterrar. Até derivava com tubo de 4 mm com adaptação própria ao de 16 (cuidado com as uniões ranhosas, ficam com fuga. Aqui vale a pena investir nos adaptadores bons). Se decidir diga que explico melhor. No final do tubo um gotejador regulável. Nada mais fácil, rápido, eficaz e barato!
  4.  # 4

Ah, a ser com bomba, nunca colocaria as linhas de rega no sentido que tem essas azuis. Seria sempre na perpendicular para evitar esse declive tão pronunciado. A minha experiência é toda em terrenos planos e só conheço os gotejadores auto-compensantes de ouvir falar (nunca precisei), mas parece-me demasiada diferença para que, mesmo estes, funcionem bem.
  5.  # 5

Muito obrigado! Tenho de comprar muito mais árvores porque o terreno precisa de muita sombra (e como já disse, a fruta está bem cara!).

O poço tem 65 metros de profundidade e está encostado à casa (onde a linha vermelha faz um ângulo recto). Água ele tem (saíram de lá 50 mil litros de água para a piscina) mas a bomba talvez não tenha sido a mais adequada. Contudo, os fundos disponíveis ditaram a escolha (e a verdade é que os meus pais têm uma igual, com igual profundidade e o caudal é muito diferente). Talvez seja uns filtros que tenho em linha ou mesmo a mangueira mas não creio que faça assim tanta diferença. Para já, terei de viver com isto.

Portanto... Vamos à rega por gravidade! A minha dúvida é se não será melhor ter na mesma uma bomba a pressurizar o circuito.

Na verdade para passar os tubos, posso prende-los ao muro (pelo menos, para levar a água até ao topo do terreno). O desnível é de cerca de 7 metros e agora fiquei preocupado com a questão de regular a saída para as árvores nesta linha... Será que devo testar os tais gotejadores auto-compensantes para analisar uma solução "vertical"? Isto porque o que estava planeado para já era manter árvores semelhantes numa linha "vertical" e não horizontal como refere. Será que sem bomba funcionaria melhor?

Para já e ao longo do muro, vou colocar tubo com um grande diâmetro (para não perder caudal até ao topo). Para as árvores, tubo como refere parece-me muito bem! Mas basta depois tubo de 4mm para cada árvore? Se puder elaborar um pouco mais, agradeço imenso!
  6.  # 6

Citrinos nesta altura, rega abundante todos os dias.
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  7.  # 7

As árvores podem ficar alinhadas na mesma. A questão das necessidades de água por espécie pode resolver facilmente com gotejadores reguláveis. De qq maneira se avançar para rega por gravidade o ideal até é linha vertical. Na horizontal seria se fosse para ter uma bomba na parte de baixo a alimentar o circuito.

Ter uma bomba a criar pressão não é assunto que domine, mas é fácil entender o objetivo e parece boa ideia em caso de necessidade.

Cuidado com o diâmetro do tubo que leva ao topo. Pode perder toda a pressão, e se diz que já é pouca... se souber o débito e pressão de saída da bomba pode ajudar a decidir.

Sim, o tubo de 4 mm é suficiente mas aqui também conta a pressão. Com bomba forte é uma coisa, por gravidade é outra. Há quem goste de fazer um aro com tubo 16 à volta do tronco e colocar 1 ou 2 gotejadores. Pessoalmente não gosto mas depende de si. Eu prefiro o tubo 16 (derivado com T do tubo do muro) com tampão no fim e o gotejador ligado nele. Isto para a solução provisória das árvores perto do muro. Se tiver uma linha na vertical que passe junto ao tronco é mais óbvio.

Depois aqui há também o experimentar. Há muita variável e, a não ser que tenha o mesmo equipamento, nada garante que uma solução funcione no seu terreno como no meu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  8.  # 8

Contribuir aqui com umas fotos tambem.

Pusemos estes oleandros e ciprestes há quase dois anos, a zona é ventosa e ainda se partiu um ou outro mas já estao a ficar bonitos. A ideia foi de tapar um bocado a vista para a estrada e reduzir um pouco o barulho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta, NTORION
      WhatsApp Image 2023-07-28 at 11.10.11 (1).jpeg
      WhatsApp Image 2023-07-28 at 11.10.11 (2).jpeg
  9.  # 9

O "negócio" prospera. As encomendas são cada vez maiores e todos repetem a cada semana. Lá no trabalho anda tudo encantado com o meu cherry (mais que uma pessoa disse serem os melhores que já comeu 😎).

Agora até aquela batata miúda que costuma acabar no compostor vou vender. A 90 cts o kg, para assar no forno.

Estou contente com a ideia e mais ficava se alguém fizesse o mesmo... 😉
      Screenshot_2023-08-11-16-20-11-27_6012fa4d4ddec268fc5c7112cbb265e7.jpg
  10.  # 10

Colocado por: Casa da HortaO "negócio" prospera. As encomendas são cada vez maiores e todos repetem a cada semana. Lá no trabalho anda tudo encantado com o meu cherry (mais que uma pessoa disse serem os melhores que já comeu 😎).

Agora até aquela batata miúda que costuma acabar no compostor vou vender. A 90 cts o kg, para assar no forno.

Estou contente com a ideia e mais ficava se alguém fizesse o mesmo... 😉
      Screenshot_2023-08-11-16-20-11-27_6012fa4d4ddec268fc5c7112cbb265e7.jpg

Sugestao, já pensou em fazer uma caixa por semana do que tiver disponivel? Por exemplo, eles pagam sempre sei-lá 5 ou dez euros e recebem o que estiver maduro e pronto essa semana.

Esta aqui é mais negocio mas a ideia é a mesma https://www.abelandcole.co.uk/
    •  
      NTORION
    • 11 agosto 2023 editado

# 11

Colocado por: Casa da Hortaanda tudo encantado com o meu cherry

Não tem nada a ver com o de compra. Quem nunca provou o caseiro então...
    Concordam com este comentário: rjmpires, Casa da Horta
  11.  # 12

Colocado por: Casa da HortaLá no trabalho anda tudo encantado com o meu cherry (mais que uma pessoa disse serem os melhores que já comeu 😎).

Também ia dizer o mesmo, estão habituados a comer tomates com sabor a água.. eheh.
    Colocado por: NTORION
    Não tem nada a ver com o de compra. Quem nunca provou o caseiro então...
    Concordam com este comentário:rjmpires
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  12.  # 13

Tá-se bem!
    IMG20230811204245
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  13.  # 14

Colocado por: dp_oliv

Sugestao, já pensou em fazer uma caixa por semana do que tiver disponivel? Por exemplo, eles pagam sempre sei-lá 5 ou dez euros e recebem o que estiver maduro e pronto essa semana.

Esta aqui é mais negocio mas a ideia é a mesmahttps://www.abelandcole.co.uk/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Foi ums ideia que deram de início, mas a variedade é tão pouca que prefiro assim. Digo o que tenho e quem tem interesse pede a quantidade que quer 😉
  14.  # 15

Bem de manhã foi praia e à tarde uma limpeza de jardim e começar a ensaiar a gota a gota. Ainda fui comprar umas peças ao LM e toca a encaixar.

Como falta limpar a hortinha ainda não espalhei as fitas.

Ver se amanhã limpo e ensaio a coisa.

Em teste as conexões na torneira deixam passar água devido à pressão (não tirei foto). Aquelas tretas amarelas são de evitar mas era o que tinha por casa. Ver se substituo.

Também acabei por não colocar outro fim de tubo no distribuidor (tem lá uma rolha🤣🤣) porque ia ficar sem uma torneira e não sei se me vai fazer falta. Confio quando eu esteja por casa porque posso ir vendo mas com programador pode saltar e perder a água que corra naquele momento. Tenho que ir vendo se a pressão a afecta.

Da água que corre acham que é suficiente? Ou por outro lado demais e sempre tenho que por redutor de pressão, lembrando que é uma torneira de 15 que alimenta tubo de 40 que por sua vez distribui 7 fitas.
      compressed_1691863584775.jpg
      compressed_1691863584109.jpg
      compressed_1691863583516.jpg
  15.  # 16

Mais uma.
      compressed_1691863582393.jpg
  16.  # 17

Parece-me ser bastante água! Quanto tempo por dia está ligado?

Também andei a meter uma instalação muito provisória de rega cá em casa. A ver se hoje ou amanhã cá venho deixar fotos!
  17.  # 18

Em começo, ainda não houve estreia. Vou acabar hoje, depois da limpeza do quintal e ver quanto tempo precisa para ficar a terra com aspecto de húmida.

Com mangueira e contas à marceneiro, gasto cerca de 80/100 litros com mangueira.

Ver se reduzo a quantidade.
  18.  # 19

Colocado por: DacepaDa água que corre acham que é suficiente?

Suficiente é difícil dizer, vai depender dos metros de fita que colocar. Agora pressão demais parece não ter, não precisa redutor.

Sei que aproveitou tubo e isso é sempre bom, mas ter uma mangueira de 15 a ligar a tubo de 40 (ainda por cima com fugas na conexão) é perder caudal e pressão. Se notar que chega pouca água ao final da fita, troque o que tem em 40 por 16 mm. Nem 10 euros deve gastar e vai ver a diferença 😉
  19.  # 20

Bem, montagem feita.

Do que dizer:
    Primeiro; não sei se gosto de ver os tubos no quintal. Tira me o gozo de ver o "verde" manchado de plástico. Verdade é que não preparei o que está plantado e não está ao correr, linhas direitas. Tive que fazer umas curvas e as fitas não foram bem feitas para isso. Como instaladas depois das plantas já cá estarem plantadas vêem-se ainda mais.
    Segundo; tenho medo que ligações se desprendam e faça sair a água havendo percas enormes durante os 20 minutos que tenho o programador ligado.

Do material; acabei por retirar o bocado com a rolha e coloquei uma terminação para evitar fugas. Perdi uma torneira mas ganhei paz de espírito e pressão.
    Nas fitas fiz as próprias terminações per conselho do Horta. Todos aguentam.
    As fitas foram as que havia por casa e como tal existem ali alguns furos, fita cola da 3M resolveu dois ou 3 pontos críticos que faziam o gota a gota ser um pequeno aspersor.

A pressão, Mais que suficiente. Enche todas as 6 fitas e estão ali alguns metros, penso que pouco mais de 50. A torneira está a um terço e assim há um consenso entre não haver saída de água em jacto ou não sair água.

Por agora que estou por casa e até final de Verão vou deixar. Em dias que não se está sou capaz de ficar a pensar mas este ano arrisco. Para o ano logo se vê.

De produtividade, está a funcionar embora tenha havido umas inundações que depois se resolveram.

Amanhã é no automático 20 minutos a cada 12 horas.
    Logo se vê se está bom, é pouco ou demais.
      compressed_1691961980895.jpg
      compressed_1691961983139.jpg
      compressed_1691961982495.jpg

0.3793 seg. NEW