Iniciar sessão ou registar-se
    • tauga
    • 3 fevereiro 2010 editado

     # 1

    boa tarde

    Estou neste momento com um processo de compra de uma moradia para remodelar. O processo já estava todo encaminhado estando apenas á espera da marcação de escritura. De forma a acelarar todo o processo e obras que queremos fazer solicitamos a imobiliaria a planta da casa. Qual não foi a nossa surpresa quando nos deparamos com uma planta desatualizada. Passo a explicar : foram aumentadas 2 divisões a casa (habitação de decada de 90 julgo eu) e na planta que consta na camara essas divisões não existem assim como uma janela que consta na planta e na habitação já não existe. Na imobiliaria dizem que como é uma construção antiga não era obrigatório fazer essas alterações. Segundo uma informação prestada por uma pessoa de uma outra camara esta situação não é legal. Será que alguem me pode esclarecer o que realmente é necessário fazer para que tudo esteja dentro da lei e mais tarde não venha a ter problemas com fiscalizações???e que custos é que poderei ter? Não é ilegal venderem uma casa assim?

    muito obrigada e precisava de ajuda com urgencia uma vez que estou a sentir q a imobiliaria nos quer enganar
    com os melhores cumprimentos
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2010

     # 2

    Colocado por: taugaforam aumentadas 2 divisões a casa

    Para cima ou para os lados?

    De qualquer forma, pelos vistos fizeram uma ampliação não licenciada que, se a Câmara quiser terá que ser demolida ou licenciada.
    Há por aqui um caso parecido que lhe dá mais ou menos as respostas de que precisa: comprar casa com garagem ilegal.
    Nesse caso a garagem, pelo que alguém escreveu, até é mais fácil de legalizar.
  1.  # 3

    Para cima ou para os lados?



    O aumento foi feito para o lado esquerdo da casa.Dentro do terreno que lhe pertence.vou dar uma vista de olhos como sugeriu para ver se assim fico um pouco mais esclarecida.

    mais uma vez obrigada
  2.  # 4

    se ficar com a casa vai ter de legalizar essas partes que não estão na planta, ou então demolir, aliás eles não podem vender algo dizendo que existe x e existe x+y, são falsos testemunhos.
    em todo o caso da sua parte teria sempre custos ou na demolição ou na legalização, exprima isso à imobiliária.
  3.  # 5

    Bom dia

    Ao fim de muito custo a imobiliária finalmente assumiu que a casa não estava legal nesse sentido. Contudo não querem fazer nada nem assumem quaisquer custos que futuramente venha mos a ter uma vez que não iríamos aguardar que fosse tratado pela proprietária pois poderia levar imenso tempo como sabemos.
    Apenas nos dizem que já efectuaram muitas vendas como este caso e que nunca tiveram problemas e que não é da competência deles saber se a casa está legalizada na câmara ou não. Para além de tudo isto continuam a afirmar que como as alterações foram feitas antes de 1990 que não era obrigatório informar a câmara.
    Ainda tiveram a lata de nos chamar chantagistas e complicados que estávamos a colocar problemas onde não existem só para descermos o preço da casa.
    Realmente neste país faz se o que se quer e não tem que prestar contas a ninguém.
    •  
      FD
    • 4 fevereiro 2010

     # 6

    Colocado por: taugae que não é da competência deles saber se a casa está legalizada na câmara ou não

    Está boa essa...

    Tantas contra-ordenações:
    Empresa de mediação imobiliária não se certificou da correspondência das características do imóvel objecto do contrato de mediação com as fornecidas pelos interessados
    Empresa de mediação imobiliária de mediação não se certificou da existência de ónus e/ ou encargos sobre o imóvel, objecto do contrato de mediação imobiliária
    Empresa de mediação imobiliária não obteve informação junto de quem o contratou, sobre características, composição, preço e condições de pagamento do bem objecto do negócio
    Empresa de mediação imobiliária não forneceu informação de forma clara, sobre características, composição, preço e condições de pagamento do bem objecto do negócio
    Empresa de mediação imobiliária não propôs com exactidão e clareza o negócio, objecto de mediação, induzindo em erro os interessados
    Empresa de mediação imobiliária não comunicou aos interessados facto que punha em causa o negócio visado
    http://www.inci.pt/Portugues/inspeccao/Paginas/ListadasContraOrdenacoesImobiliario.aspx

    Uma queixa era bem feita que é para não se armarem aos cucos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
    • 1348
    • 4 fevereiro 2010

     # 7

    Pelo menos nestas situações a REMAX, pelo menos a que eu conheço, esclarece tudo. E faz questão de quando vende, vender tudo tratado.
  4.  # 8

    tauga

    pergunte-lhes se consegue escriturar a casa e obter o emprestimo bancário nessas condições??
  5.  # 9

    concordo com o FD, se quiser muito a casa negocie e depois faça queixa logo a seguir a ter a escritura, merecem isso e muito mais se foi essa a atitude que tiveram consigo.

    Colocado por: taugatudo isto continuam a afirmar que como as alterações foram feitas antes de 1990 que não era obrigatório informar a câmara.

    esta é mesmo boa
  6.  # 10

    Reclamar ao INCI não resulta, porque em Novembro de 2009 enviei-lhes uma reclamação contra uma imobiliaria, com que tratei de comprar um imóvel, e até hoje, Fevereiro de 2010, e mesmo depois de lhes ter enviado a documentação solicitada, permanecem em silêncio, sem responder aos meus pedidos de informação.
    • naar
    • 8 fevereiro 2010

     # 11

    Colocado por: 1348Pelo menos nestas situações a REMAX, pelo menos a que eu conheço, esclarece tudo. E faz questão de quando vende, vender tudo tratado.


    Concordo!

    Não sei qual das Remax vc. conhece mas a minha, a Remax Latina, aquando da assinatura do contrato foram-me solicitadas plantas, licença de habitação e só depois da angariadora ter recolhido a certidão da C. R. Predial é que teve autorização para colocar o anúncio na Net.
  7.  # 12

    tauga
    Colocado por: FD
    Colocado por: taugae que não é da competência deles saber se a casa está legalizada na câmara ou não

    Está boa essa...
    Tantas contra-ordenações:
    (...)http://www.inci.pt/Portugues/inspeccao/Paginas/ListadasContraOrdenacoesImobiliario.aspx
    Uma queixa era bem feita que é para não se armarem aos cucos.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fernando Gabriel

    Concordo com o FD,

    Esta situação devia ser denunciada ao INCI (mesmo que levem um ano a tomar uma decisão, confio que a tomarão).

    Para mim, e desculpem a violência da comparação, deixar uma empresa dessas andar por aí impune é como deixar um violador de crianças à solta.

    A situação é tão ilegal que nenhum banco aceitaria financiar tal aquisição.
  8.  # 13

    Colocado por: 1348Pelo menos nestas situações a REMAX, pelo menos a que eu conheço, esclarece tudo. E faz questão de quando vende, vender tudo tratado.


    Chavetejo, com quem tratei, também.

    É preciso fazer queixa, para acabar com este tipo de chico-espertice e distinguir os que trabalham bem dos que trabalham mal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1348
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2010

     # 14

    Veja este caso: https://forumdacasa.com/discussion/9314/obras-antigas-na-estrutura-interior-da-casa-sem-licenca/

    Compra a casa e tem que pagar a multa pelas obras ilegalmente feitas.
  9.  # 15

    Colocado por: taugaboa tarde

    Estou neste momento com um processo de compra de uma moradia para remodelar. O processo já estava todo encaminhado estando apenas á espera da marcação de escritura. De forma a acelarar todo o processo e obras que queremos fazer solicitamos a imobiliaria a planta da casa. Qual não foi a nossa surpresa quando nos deparamos com uma planta desatualizada. Passo a explicar : foram aumentadas 2 divisões a casa (habitação de decada de 90 julgo eu) e na planta que consta na camara essas divisões não existem assim como uma janela que consta na planta e na habitação já não existe. Na imobiliaria dizem que como é uma construção antiga não era obrigatório fazer essas alterações. Segundo uma informação prestada por uma pessoa de uma outra camara esta situação não é legal. Será que alguem me pode esclarecer o que realmente é necessário fazer para que tudo esteja dentro da lei e mais tarde não venha a ter problemas com fiscalizações???e que custos é que poderei ter? Não é ilegal venderem uma casa assim?

    muito obrigada e precisava de ajuda com urgencia uma vez que estou a sentir q a imobiliaria nos quer enganar
    com os melhores cumprimentos
    Discordam deste comentário:ejidogreen


    Do ponto de vista do Banco não há qualquer problema com o assunto e passo a explicar o porquê. Se vai pedir empréstimo ao banco, vai com certeza pagar o serviço de um avaliador que vai à casa fotografar, medir e avaliar a casa. Vai ter acesso ao processo camarário e vai avaliar o que lá estiver construído.
    Concordam com este comentário: M.H.
 
0.0181 seg. NEW