Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Estou a construir moradia. Vamos entrar na fase de colocar capoto. No projeto de especialidades tem capoto de 40mm, bloco térmico, lá de rocha de 50 e gesso cartonado duplo.
    O empreiteiro disse-me que podemos poupar optando por colocar capoto de 100, e pelo interior abdicamos da lã de rocha e colamos uma uma placa de gesso cartonado.
    Alguém com experiência me pode dizer se é uma boa opção, ou devemos seguir à risca o que tá nas especialidades?
  2.  # 2

Tem de ver isso com os seus tecnicos, para cumprir com as certificações térmicas e ainda a questão da acústica e ainda a compatibilização com a estrutura e a espessura total das paredes, caixilhos, etc..

Mas sim, eu não vejo vantagem alguma em ter isolamento duplo por dentro e por fora. Não sei qual a região do pais. mas eu prefiro ter uma habitação com inércia forte... Ou seja com o isolamento todo pelo exterior.

Discuta a solução do empreiteiro.
    PS: eu faria o ETICS, com La de rocha 100mm. e por dentro não utilizaria gesso cartonado, mas antes um belo estuque.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, Vítor Magalhães, Sasapo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulosousa89
  3.  # 3

Colocado por: Paulosousa89Alguém com experiência me pode dizer se é uma boa opção
    é.
  4.  # 4

E no caso de optar pelo gesso cartonado no interior, sem colocar lá de rocha, uma placa de gesso será suficiente, ou devemos colocar duas?
  5.  # 5

A lá de rocha custa 2€/m2.

Moro num apartamento todo em pladur desde 2007 e estou a fazer uma casa individual.

Não abdico do pladur de placa dupla nem da lá de rocha na casa nova.
  6.  # 6

Colocado por: Paulosousa89E no caso de optar pelo gesso cartonado no interior,
    mais importante que isso é falar com os técnicos para ver o que é que altera com a nova solução. certamente vai mexer com a posição de pilares e vigas...
  7.  # 7

Colocado por: antonylemosmais importante que isso é falar com os técnicos para ver o que é que altera com a nova solução. certamente vai mexer com a posição de pilares e vigas...

Os pilares e vigas estão feitos.
    Vamos na fase de colocar o capoto.
  8.  # 8

Colocado por: Paulosousa89Vamos na fase de colocar o capoto
    e está agora a pensar alterar a espessura do revestimento de 4cm para 10? isso altera a implantação... espero que nao venha a ter problemas com afastamentos
  9.  # 9

Colocado por: antonylemose está agora a pensar alterar a espessura do revestimento de 4cm para 10? isso altera a implantação... espero que nao venha a ter problemas com afastamentos

Poderemos colocar de 8... Será suficiente sem isolamento pelo interior?
  10.  # 10

Colocado por: Paulosousa89Poderemos colocar de 8... Será suficiente sem isolamento pelo interior?

Até 6cm pelo exterior poderá ser suficiente.

Vai depender do resto da localização e do projecto, nomeadamente da exposição solar dos vãos, proteção, assim como o seu tamanho.

O importante é abdicar desse isolamento pelo interior que lhe vai tirar performance térmica, independentemente da espessura utilizada no isolamento exterior. Siga também a recomendação do Pedro Barradas, e opte por estuque ou algo semelhante ao invés do gesso cartonado.
  11.  # 11

Se tem previsto 40+50, faz capoto com 100mm e pronto nao pense mais nisso
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  12.  # 12

Colocado por: Paulosousa89Poderemos colocar de 8... Será suficiente sem isolamento pelo interior?

Tem de perguntar ao projectista da térmica. Ainda não disse a localização da obra. Cada região tem os seus requisitos.
    a composição total da parede é que conta, não é somente o isolamento térmico.
    8cm, pode chegar, ou não, depende
  13.  # 13

Colocado por: Paulosousa89E no caso de optar pelo gesso cartonado no interior, sem colocar lá de rocha, uma placa de gesso será suficiente, ou devemos colocar duas?

Optando pelo ETICS apenas eu faria o gesso projetado diretamente à alvenaria, ter 1 ou 2 placas, nas paredes perimetrais, é um desperdício de dinheiro na minha opinião. Já as divisórias interiores é outra coisa.
    • VCG
    • 26 maio 2023

# 14

Pedro Barrdas, sou de Braga e conheço algumas casas (familiares) nos quais acompanhei a construção (por curiosidade). Nessas construções, de forma geral:
    ETICs EPS 10cm+ Tijolo termico-24cm ou bloco termico-25cm + gesso projetado. Ambas têm confornto térmico agradavel de inverno (obviamnete com aquecimento central a auxiliar), no verão a que tem melhor conforto termico é a tijolo termico, mas isso também é relativo se nas vivencias as pessoas estiverem com janelas/portadas aberta.

A minha dúvida é: se em vez de gesso projecto, se optar por colar placas de gesso cartonado nas paredes exteriores, continuamos com essa inercia termica? prós e contras.

Desde já obrigado
    Concordam com este comentário: Nuno.Almeida
  14.  # 15

Colocado por: Paulosousa89No projeto de especialidades tem capoto de 40mm, bloco térmico, lá de rocha de 50 e gesso cartonado duplo.

esta solucao faz pouco sentido.
  15.  # 16

Colocado por: Pedro Barradas
    Tem de perguntar ao projectista da térmica. Ainda não disse a localização da obra. Cada região tem os seus requisitos.
    a composição total da parede é que conta, não é somente o isolamento térmico.
    8cm, pode chegar, ou não, depende
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulosousa89

A moradia é em Valença - Viana do castelo.
    A composição total seguindo o conselho do empreiteiro, seria então 80 ou 100mm de capoto(esferovite), bloco térmico (não tenho a certeza se é 20 ou 25), e uma placa de gesso cartonado.
  16.  # 17

Colocado por: Sasapo

esta solucao faz pouco sentido.

Pois, mas é o que tá no projeto térmico.
    Na sua opinião mudando o capoto para 80 ou 100, com bloco térmico, e abdicando da lã de rocha e colocando apenas uma placa de Pladur, ficaríamos prejudicados?
    Desde já obrigado
  17.  # 18

Colocado por: DR1982Se tem previsto 40+50, faz capoto com 100mm e pronto nao pense mais nisso

80 de capoto, na sua opinião seria suficiente?
  18.  # 19

penso que o maior problema entre 60. 80 ou 100mm de ETICS é mesmo a alteração da área de implantação e construção e dos possíveis problemas que pode vir a ter com afastamentos.

quanto ao isolamento adequado.. já lhe foi dito, pergunte aos seus técnicos para fazerem o cálculo e orientá-lo
  19.  # 20

Colocado por: Nostradamus

Até 6cm pelo exterior poderá ser suficiente.

Vai depender do resto da localização e do projecto, nomeadamente da exposição solar dos vãos, proteção, assim como o seu tamanho.

O importante é abdicar desse isolamento pelo interior que lhe vai tirar performance térmica, independentemente da espessura utilizada no isolamento exterior. Siga também a recomendação do Pedro Barradas, e opte por estuque ou algo semelhante ao invés do gesso cartonado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulosousa89

Faz-me confusão o isolamento pelo interior alterar a performance térmica. Se é assim, porque colocaram também isolamento pelo interior o projeto térmico? Já nem sei se me devo aconselhar junto de quem fez as especialidades...

0.0219 seg. NEW