Colocado por: diouf_matos
Só mostra que quem pede o que precisa se vai lixar com varias avaliações.
Colocado por: carlota74Mas ninguém lhe diz para pedir várias vistorias. Desde que tenha capital para avançar é fazê-lo o mais que conseguir.
O que lhe estão a dizer é que a percentagem que é libertada é coincidente com a percentagem de trabalho feito vs o capital pedido de empréstimo. E olhe que bate certinho. Os bancos não dormem.
Se fizer 85% da sua obra e pedir vistoria será essa a percentagem a ser atribuída e libertada , mas do valor de empréstimo pedido. Esqueça os outros valores...
Colocado por: diouf_matosO que escrevi, foi o que me transmitiram no Banco e ainda na semana passada falei com eles, sobre isto.
Isto de falar em percentagens induz em erro, talvez...
10% apenas no final, quando tiver a Licença de Utilização/Habitação (nao sei o nome)
Os restantes 90% do emprestimo, não é necessário ter 90% da obra concluida, é necessário ter o montante correspondente em obra.
Exemplo, emprestimo de 165.000€, ora 16.500€ apenas quando já houver Licença, significa que para poder solicitar os 148.500€ ao Banco, preciso que numa avaliação que façam durante a obra, considerem que já la estao investidos esses euros.
No meu caso, espero chama-los para a avaliação, quando já tiverem em obra 200.000€, desta forma só faço uma avaliação.
O que voce sugere é que se a minha obra estiver orçamentada em 400.000€, quando lá ja estiverem 200.000€ investidos, eu só poderia receber do banco 74.250€... se eu decidisse construir mais caro, porque quero material melhor, estaria a prejudicar o meu emprestimo, nao vejo qualquer sentido nisso... e nao foi isso que me foi explicado.
Se for como diz o user LX_2509, devia ter dado ao Banco o orçamento mais barato e não o mais caro 😅
Colocado por: BrunoAmaral54
Bom dia a todos os intervenientes deste post, no entanto aqui o carrissimo deverá estar um pouco que confuso com a informação que lhe foi dada, por vezes interpretamos a informação como pretendemos que ela seja, só que na prática não irá funcionar assim...
No acto do emprestimo no mesmo dia em que é assinada a escritura do emprestimo construção perante a entidade bancária é libertada uma 1ª tranche no valor de 10% do valor do emprestimo, sendo que num emprestimo de 100mil€ o valor liberado inicialmente é de 10mil€, cada avaliação terá um custo a rondar os 140/180€ durante a fase de construção, sendo que quantas menos vezes se chamar melhor (como será obvio), no entanto imaginemos que tenho toda a estrutura da casa de alvenaria concluida e já com divisórias feitas, telhado cortado e aplicado, mais drenos e casa aterrada. Ao chamarmos o avaliador para fazer a avaliação, não é o mesmo que avalia o montante que lá está investido em €€€€, o mesmo fará a avaliação conforme o caderno de encargos anexo ao projeto do emprestimo, sendo que este irá determinar qual o percentual a libertar para o que está aplicado em obra ! Isto traduz-se em que neste emprestimo o avaliador diz que o total da obra encontra-se em 45% e sendo que já me foi liberado 10% (10mil€) a tranche que me irá ser debitada na conta será de 35mil€ e não 80mil€ porque o carissimo diz que já tem lá esse valor em material!!!
Existe muita confusão na interpretação das informações, temos uma tendencia humana a ouvir aquilo que queremos ouvir, e muitas vezes as pessoas retraem-se com vergonha de questionar novamente a informação que foi dada pois não entenderam verdadeiramente o que foi dito ou transcrito.
Colocado por: carlota74Diouf não fui eu que dei esse exemplo.
Eu pedi o que preciso , nem mais nem menos. Se pedirmos mais vai ter mais despesas a pagar porque o valor envolvido paga mais imposto de selo e os seguros serão igualmente mais caros. Fazendo as continhas não poupa , gasta mais.
Colocado por: carlota74A CGD já não empresta nada no dia da escritura. Tem sempre que iniciar com capitais próprios. E a tranche final são 5% libertados após a emissão da licença de utilização.
Colocado por: BrunoAmaral54
Aqui haverá sempre pequenas diferenças entre bancos, genericamente falando por norma, é libertada uma tranche de 10% na maioria dos bancos em crédito construção.
Colocado por: carlota74Esse link é o da folha usada pelos avaliadores e vai ser sobre essa que são feitos os cálculos. Pode pedir ao seu gestor de conta o relatório de avaliação. E de cada vez que tiver vistoria pede de novo para poder ir seguindo a percentagem de obra concluída.