Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: diouf_matos
    Só mostra que quem pede o que precisa se vai lixar com varias avaliações.


    Ah? Quem pede o que precisa, recebe o que pede.. não percebo a parte das avaliações..

    Se pediu menos é sinal que tem mais CP’s logo pode gerir as avaliações de outra forma..
  2.  # 42

    Bragas julgo que não será assim tã dificil.

    Dou lhe um exemplo:
    Eu podia pedir 215k para a construção, mas decidi pedir apenas 165k porque me chegava.
    Sendo que os 165k correspondem a metade do valor de construção, ou seja 50%.

    Quando eu chegar a 50% da construção e solicitar dinheiro ao banco, irei receber 82.500k se tivesse pedido o maximo que podia, receberia 107.500.

    Acho que vou precisar do mesmo numero de avaliações nas duas situações?
    Será isto assim tão dificil de entender?
    Sendo que a diferença no final, seria ficar com Capital de lado (Exemplo 2), ou não usar todo o capital que o Banco me disponibiliza, ou seja no 2º Exemplo, chegava ao final a pagar a mesma prestação que no Exemplo 1, mas teria tido menos Despesa em Avaliações durante a construção.

    No entanto ja sei que a culpa é do DO de obra, porque não se informou convenientemente 😅
  3.  # 43

    Mas ninguém lhe diz para pedir várias vistorias. Desde que tenha capital para avançar é fazê-lo o mais que conseguir.
    O que lhe estão a dizer é que a percentagem que é libertada é coincidente com a percentagem de trabalho feito vs o capital pedido de empréstimo. E olhe que bate certinho. Os bancos não dormem.
    Se fizer 85% da sua obra e pedir vistoria será essa a percentagem a ser atribuída e libertada , mas do valor de empréstimo pedido. Esqueça os outros valores...
  4.  # 44

    Colocado por: carlota74Mas ninguém lhe diz para pedir várias vistorias. Desde que tenha capital para avançar é fazê-lo o mais que conseguir.
    O que lhe estão a dizer é que a percentagem que é libertada é coincidente com a percentagem de trabalho feito vs o capital pedido de empréstimo. E olhe que bate certinho. Os bancos não dormem.
    Se fizer 85% da sua obra e pedir vistoria será essa a percentagem a ser atribuída e libertada , mas do valor de empréstimo pedido. Esqueça os outros valores...



    Se voce pede o que precisa, não vai conseguir fazer o que diz.
    A Alexandra pinheiro foi inteligente e por isso só precisou de 1 avaliação, porque pediu de emprestimo mais do que precisava.
    O caso dela é o exemplo perfeito do que estou a transmitir.
  5.  # 45

    Colocado por: diouf_matosO que escrevi, foi o que me transmitiram no Banco e ainda na semana passada falei com eles, sobre isto.
    Isto de falar em percentagens induz em erro, talvez...
    10% apenas no final, quando tiver a Licença de Utilização/Habitação (nao sei o nome)
    Os restantes 90% do emprestimo, não é necessário ter 90% da obra concluida, é necessário ter o montante correspondente em obra.
    Exemplo, emprestimo de 165.000€, ora 16.500€ apenas quando já houver Licença, significa que para poder solicitar os 148.500€ ao Banco, preciso que numa avaliação que façam durante a obra, considerem que já la estao investidos esses euros.
    No meu caso, espero chama-los para a avaliação, quando já tiverem em obra 200.000€, desta forma só faço uma avaliação.
    O que voce sugere é que se a minha obra estiver orçamentada em 400.000€, quando lá ja estiverem 200.000€ investidos, eu só poderia receber do banco 74.250€... se eu decidisse construir mais caro, porque quero material melhor, estaria a prejudicar o meu emprestimo, nao vejo qualquer sentido nisso... e nao foi isso que me foi explicado.
    Se for como diz o user LX_2509, devia ter dado ao Banco o orçamento mais barato e não o mais caro 😅


    Bom dia a todos os intervenientes deste post, no entanto aqui o carrissimo deverá estar um pouco que confuso com a informação que lhe foi dada, por vezes interpretamos a informação como pretendemos que ela seja, só que na prática não irá funcionar assim...
    No acto do emprestimo no mesmo dia em que é assinada a escritura do emprestimo construção perante a entidade bancária é libertada uma 1ª tranche no valor de 10% do valor do emprestimo, sendo que num emprestimo de 100mil€ o valor liberado inicialmente é de 10mil€, cada avaliação terá um custo a rondar os 140/180€ durante a fase de construção, sendo que quantas menos vezes se chamar melhor (como será obvio), no entanto imaginemos que tenho toda a estrutura da casa de alvenaria concluida e já com divisórias feitas, telhado cortado e aplicado, mais drenos e casa aterrada. Ao chamarmos o avaliador para fazer a avaliação, não é o mesmo que avalia o montante que lá está investido em €€€€, o mesmo fará a avaliação conforme o caderno de encargos anexo ao projeto do emprestimo, sendo que este irá determinar qual o percentual a libertar para o que está aplicado em obra ! Isto traduz-se em que neste emprestimo o avaliador diz que o total da obra encontra-se em 45% e sendo que já me foi liberado 10% (10mil€) a tranche que me irá ser debitada na conta será de 35mil€ e não 80mil€ porque o carissimo diz que já tem lá esse valor em material!!!

    Existe muita confusão na interpretação das informações, temos uma tendencia humana a ouvir aquilo que queremos ouvir, e muitas vezes as pessoas retraem-se com vergonha de questionar novamente a informação que foi dada pois não entenderam verdadeiramente o que foi dito ou transcrito.
  6.  # 46

    Diouf não fui eu que dei esse exemplo.
    Eu pedi o que preciso , nem mais nem menos. Se pedirmos mais vai ter mais despesas a pagar porque o valor envolvido paga mais imposto de selo e os seguros serão igualmente mais caros. Fazendo as continhas não poupa , gasta mais.
  7.  # 47

    A CGD já não empresta nada no dia da escritura. Tem sempre que iniciar com capitais próprios. E a tranche final são 5% libertados após a emissão da licença de utilização.
  8.  # 48

    Colocado por: BrunoAmaral54

    Bom dia a todos os intervenientes deste post, no entanto aqui o carrissimo deverá estar um pouco que confuso com a informação que lhe foi dada, por vezes interpretamos a informação como pretendemos que ela seja, só que na prática não irá funcionar assim...
    No acto do emprestimo no mesmo dia em que é assinada a escritura do emprestimo construção perante a entidade bancária é libertada uma 1ª tranche no valor de 10% do valor do emprestimo, sendo que num emprestimo de 100mil€ o valor liberado inicialmente é de 10mil€, cada avaliação terá um custo a rondar os 140/180€ durante a fase de construção, sendo que quantas menos vezes se chamar melhor (como será obvio), no entanto imaginemos que tenho toda a estrutura da casa de alvenaria concluida e já com divisórias feitas, telhado cortado e aplicado, mais drenos e casa aterrada. Ao chamarmos o avaliador para fazer a avaliação, não é o mesmo que avalia o montante que lá está investido em €€€€, o mesmo fará a avaliação conforme o caderno de encargos anexo ao projeto do emprestimo, sendo que este irá determinar qual o percentual a libertar para o que está aplicado em obra ! Isto traduz-se em que neste emprestimo o avaliador diz que o total da obra encontra-se em 45% e sendo que já me foi liberado 10% (10mil€) a tranche que me irá ser debitada na conta será de 35mil€ e não 80mil€ porque o carissimo diz que já tem lá esse valor em material!!!

    Existe muita confusão na interpretação das informações, temos uma tendencia humana a ouvir aquilo que queremos ouvir, e muitas vezes as pessoas retraem-se com vergonha de questionar novamente a informação que foi dada pois não entenderam verdadeiramente o que foi dito ou transcrito.


    Percebo, mas o que diz não corresponde à realidade.
    Fiz o emprestimo em Fevereiro, estamos em Junho e ainda nao recebi qualquer tranche, pois ainda não necessitei.
    O homem pode ter se explicado mal, eu posso ter entendido mal...
  9.  # 49

    Colocado por: carlota74Diouf não fui eu que dei esse exemplo.
    Eu pedi o que preciso , nem mais nem menos. Se pedirmos mais vai ter mais despesas a pagar porque o valor envolvido paga mais imposto de selo e os seguros serão igualmente mais caros. Fazendo as continhas não poupa , gasta mais.


    Sim, foi a alexandrapinheiro eu editei o comentario.

    Quanto às despesas que referiu, talvez não compense, não me lembrei dessa parte da equação
  10.  # 50

    Colocado por: carlota74A CGD já não empresta nada no dia da escritura. Tem sempre que iniciar com capitais próprios. E a tranche final são 5% libertados após a emissão da licença de utilização.

    Aqui haverá sempre pequenas diferenças entre bancos, genericamente falando por norma, é libertada uma tranche de 10% na maioria dos bancos em crédito construção.
  11.  # 51

    Colocado por: BrunoAmaral54
    Aqui haverá sempre pequenas diferenças entre bancos, genericamente falando por norma, é libertada uma tranche de 10% na maioria dos bancos em crédito construção.


    O BPI liberta 60% do valor do terreno para iniciar. Senão precisar logo só pede o dinheiro quando precisar e aí é que comeca a pagar os juros. Mesmo quando se pede vistoria e libertam x valor não é necessário pedir logo o dinheiro todo pode se ir pedido a libertação faseada com as nossas necessidades. E quando se entrega os documentos finais( licença de utilização e moradia registada na caderneta) libertam 5000€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diouf_matos
  12.  # 52

    Será que alguém pode ceder cadernos de encargos/folhas de cálculo? Enviaram por aqui um link mas achei um pouco confuso.
    Obrigada
  13.  # 53

    Esse link é o da folha usada pelos avaliadores e vai ser sobre essa que são feitos os cálculos. Pode pedir ao seu gestor de conta o relatório de avaliação. E de cada vez que tiver vistoria pede de novo para poder ir seguindo a percentagem de obra concluída.
  14.  # 54

    Colocado por: carlota74Esse link é o da folha usada pelos avaliadores e vai ser sobre essa que são feitos os cálculos. Pode pedir ao seu gestor de conta o relatório de avaliação. E de cada vez que tiver vistoria pede de novo para poder ir seguindo a percentagem de obra concluída.

    Antes de mais obrigada pela resposta. Essa folha é sempre igual de banco para banco ou adapta-se ao projeto?
  15.  # 55

    Penso q seja igual entre bancos. Pois a maior parte dos avaliadores são externos , não pertencem à entidade bancária.
  16.  # 56

    Carlota, está enganada. Só paga seguro e impostos sobre o valor que é libertado. Eu nunca paguei nada relativo ao dinheiro que não utilizei. Não ganha nem perde por pedir a mais. Esse excedente só lhe traz despesas se o utilizar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diouf_matos
  17.  # 57

    Não estou nada enganada.
    Tenho crédito há seis meses sem utilização e pago mensalmente seguro de vida. Paguei seguro de obra. Existem muitas nuances nos créditos á habitação. Uma delas é fazer seguros fora...
  18.  # 58

    Eu pedi a mais porque não gosto de surpresas e como sabia que só acarretava despesas se o utilizasse, decidi pedir a mais. Por acaso não precisei, mas se precisasse estava lá.
  19.  # 59

    Claro que sim , caso apenas dependa de empréstimo bancário.
  20.  # 60

    Olhe, o seguro é função do capital que está do seu lado e o seguro da casa só se começa a pagar depois de ter a licença de habitação. Como já tinha dito, obrigaram-me a aceitar 5000 euros iniciais. Pagava uma quantia de cerca de 10 euros por mês de seguro de vida. Quando libertaram a primeira e única tranche o seguro foi atualizado para o capital em dívida. E quem tem crédito habitação sabe que quando faz abatimentos o seguro de vida baixa porque o capital em dívida também baixou. O multirriscos habitação, esse sim, é que depende do valor do imóvel. Isso eu sei porque sou eu que faço os seguros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trap3d
 
0.0290 seg. NEW