Colocado por: HAL_9000Para mim não é preciso nada. O fórum para mim é meramente um passatempo, já cá ando há alguns anos e tenho a minha opinião bem formada relativamente ao seu user :).
HAL_9000 se faz favor, não por mim, mas pela referência.
Colocado por: HAL_9000Nunca foi isso que me viu aqui defender. Deve entrar quem cumprir os critérios para tal. Tão simples quanto isso. Eu defendo é que devem existir mais vagas, e não vagas para quem tem os conhecimentos certos.
Colocado por: HAL_9000
"O Bastonário da Ordem do Médicos manifestou hoje apoio aos médicos “tarefeiros”, que considerou terem sido utilizados, nos últimos anos, de forma abusiva pelas unidades locais de saúde, afirmando que ninguém gosta de trabalhar a recibo verde em Portugal."
E no entanto muitos despediram-se do SNS onde estavam no quadro, para ir trabalhar a recibos para o SNS.
Colocado por: Sandra_ccNa prática são mais 30 vagasilegitimas de acordo com o regulamento vigente. Não é dificil percebr a diferença entre vagas legitimas e vagas ielegitimas.
Colocado por: Sandra_ccPreferiam certamente trabalhar com contrato, mas pelo valores/hora dos recibos verdes.Penso que toda a gente queria "sol na eira e chuva no nabal".
Colocado por: HAL_9000ilegitimas de acordo com o regulamento vigente. Não é dificil percebr a diferença entre vagas legitimas e vagas ielegitimas.
Não estou a avaliar a capacidade dessas pessoas para um dia exercerem medicina. Mas penso que não agrada a ninguém que o primeiro passo para tal já configure por si só uma "habilidade". A sociedade precisa de médicos competentes, não de médicos habilidosos.
Colocado por: Sandra_ccJá aqui o disse:
- investigue-se os sócios de empresas que celebram contratos de fornecimento/venda/aluguer de instrumentos médicos, nomeadamente cirúrgicos, a hospitais do SNS.
Colocado por: TyrandeNa minha humilde opinião (vale o que vale), o problema do SNS é muito maior que o próprio SNS. É um problema enraizado nomodus operandisda Função Pública em Portugal e na própria cultura portuguesa.
Pra mim não deveria ser permitido que a saúde fosse privatizada da forma como está a ser. Ponto
Saúde é um tema de interessa público. Logo todo e qualquer hospital deveria ser do Estado. Ponto
Não sendo possível:
Não existe incentivo nenhum a um médico (onde se leia médico, leia-se praticamente qualquer outro profissional com ensino superior que presta serviço na FP) para tratar mais pacientes. Se tratar 2 ou se tratar 10 num dia de trabalho recebe o mesmo. O sistema de avaliação não reflete, infelizmente, o empenho e dedicação de forma a diferenciar quem veste a camisola e quem não veste. E obviamente há a questão que a tabela salarial da FP é um tabu enorme, onde em muitos casos a valor remunerado na FP em comparação a um profissional privado fica muito aquém do praticado pelo mercado.
Leia-se, se um médico pode ganhar 5k no privado a trabalhar o mesmo número de horas que trabalha no SNS (onde estava a ganhar 2k), onde é que estava o incentivo a ficar no SNS?
Logo viram-se para o privado, onde ganham pelo número de doentes que tratam.
A solução, nesse tema, para mim, passaria por:
a) aproximar os salários correspondentes ao praticado no setor privado
ou
b) bónus de desempenho por trabalho efetuado. Ex: número mínimo de pacientes atendidos para ter o salário base: 10 por dia
se atender 15 por dia, recebe + y
se atender 20 por dia, recebe + z
Se calhar assim o pessoal conseguia equilibrar um pouco a balança.
Mas, pra mim, nem assim o problema no SNS iria se resolver.
Não é comportável não temos um sistema "base" de atendimento de casos menos graves. Uma pessoa liga pra Saúde 24 e praticamente todos as situações são reencaminhadas para o Hospital mais perto.
Há gente a ir para as Urgências com sintomas de gripe, pelo amor da Santa! Ou com um cortezito num dedo, pra levar 2 pontos.
Rídiculo.
Se houvessem clínicas de atendimento primário funcionais, onde estes casos mais corriqueiros não entupissem os Hospitais, se calhar não tínhamos períodos de 10 hrs de espera para uma pulseira amarela nos Hospitais (aconteceu com a minha mãe há 3 semanas atrás).
Outra: temos um problema cultural de abandono de pessoal idoso. É incrível um país Europeu, que se diz de "Primeiro Mundo", não tem praticamente nenhuma legislação que apoie cuidados com Ascendentes.
Tem dinheiro para pagar um lar, ótimo.
Não tem, azar.
O que acontece é que muita gente "despeja" os velhotes nos Hospitais porque não têm como lhes dar condições.
Vão a um Hospital no Natal e Passagem de Ano. É só velhotes "despejados.
E não é apenas nesses períodos!
Ainda neste último episódio onde estive com a minha Mãe 10hrs nas urgências, apanhamos um casal de velhotes que estão em situação de sem abrigo. Qual é a "tática de sobrevivências" deles?
Vão a um Hospital, inventam um mal estar para serem admitidos e ficam ali à espera. Entretanto servem-lhe comida e bebida enquanto aguardam. Espetácular, mais um dia que passaram no quentinho e tiveram comida.
No dia seguinte pegam no carro e vão pra outro Hospital e repetem o mesmo.
Colocado por: Sandra_ccQuer dizer...uma parte de mim até adora o SNS tal e qual está!
Colocado por: Sandra_cc
Ganhar ao kilo no SNS?
Um opera um glioblastoma.
Ao mesmo tempo outro opera 10 joanetes.
Ganha mais o ortopedista a operar joanetes?
Colocado por: ClioII
Nem todos os kilos custam o mesmo. O kilo de couve, de ouro ou do bife da vazia custam valores bem diferentes.
Ouvi dizer que até há um mecanismo de classificação no SNS do preço por quilo para diferentes actos...
Colocado por: Sandra_cc
Que SE reflita em pagamento para o médico há em SIGIC.
Mas em bloco de rotina, ou de urgência, tanto faz 10 joanetes como um glioblastoma.
Ficamos ainda por saber como seria pago um colega na sala de emergência, que tivesse um doente em paragem.
Enquanto outro atende 6 doentes pulseira amarela nesse mesmo tempo.
Colocado por: ClioII
Mas é isso que a Tyrande propôs, se percebi bem.
Sé é para mudar (e acho que todos concordamos que alguma coisa tem para mudar) então que se reflita o empenho dos profissionais no desempenho do profissional.
Como avaliar o empenho/dureza do profissional é outra questão. O que eu apontei é que, em determinados cenários, isso já é feito.
Portanto, não será impossível estender a outros cenários.
Colocado por: TyrandeSe calhar assim o pessoal conseguia equilibrar um pouco a balança.