Colocado por: euObrigar as pessoas a fazer o que não querem não me parece muito democrático.
É preciso usar cenouras e não chicotes.
Colocado por: Tyrande
Os militares então não vivem em democracia.
Porque é literalmente isso que acontece. Queres ir pro privado, se não tiver dado o tempo à casa, paga.
Não gostas da vida que estás a ter na tropa, queres ir embora? Não há problema. Paga e podes ir.
Eu gostaria de saber se acham justo aplicar esta mentalidade a apenas uma parte da sociedade. Se estourasse uma guerra e morressem uns quantos porque os pilotos da FAP migraram todos pra ir trabalhar pro Dubai, seria um escândalo. Impensável. Chulos.
Mas não é escândalo morrerem uns quantos porque os médicos emigram todos pra pastos mais fartos.
A Sandra acha que é justo apenas porque não é FP.
Se calhar todos os médicos deviam ser. Porque já disse lá atrás e volto a repetir: saúde é um assunto de interesse público. Não devia ser um negócio privado.
Colocado por: Sandra_ccJá fui FP.
Colocado por: Malaico_EVNão dá para ir buscar médicos á china? Tem tanda gente e devem ganhar pouco.
Nisso acredito plenamente, e de que maneira. Só desconfio de já não ser!
Colocado por: N Miguel Oliveirahttps://www.publico.pt/2025/12/04/sociedade/entrevista/mentalidade-medicos-evoluir-enfermeiros-assumam-funcoes-sns-privado-2156854
“A mentalidade dos médicos tem de evoluir” para que enfermeiros assumam mais funções no SNS e no privado
Colocado por: Sandra_cc
Felizmente você não manda nada.
Cheira a ditadura militar.
Já fui FP. Já há alguns anos que não sou.
Na medicina ser FP ou não ser. É bem melhor não ser!
Sistemas, organizações, ou naçöes, a que restam apenas criar proibições, restringir pessoas a obrigações, regras e muros... são projectos decadentes e condenados.
Colocado por: TyrandePois, felizmente eu não mando, porque acabava com esta palhaçada de ter pessoas que fizeram um juramento de ajudar os doentes se negarem a atender quem não tem $$$$$ no bolso.
Acabava com esta palhaçada de só quem tem dinheiro (correção: muito dinheiro) é que tem direito a um acompanhamento e tratamento médico.
Acabava com esta palhaçada de uma classe de profissionais que pra ganhar num dia a mesma quantia que algumas pessoas levam anos a ganhar a por um país refém da sua ganância.
Colocado por: Malaico_EVHá muito tempo que defento isso, mas a os médicos são hábeis em manter a sua classe "endeusada". O "tome isto e se não melhorar daqui a uma semana volte cá..." tem de ser bem protegido.
Colocado por: N Miguel Oliveira"Isso é do stress."
Colocado por: Tyrande
Pois, felizmente eu não mando, porque acabava com esta palhaçada de ter pessoas que fizeram um juramento de ajudar os doentes se negarem a atender quem não tem $$$$$ no bolso.
Acabava com esta palhaçada de só quem tem dinheiro (correção: muito dinheiro) é que tem direito a um acompanhamento e tratamento médico.
Acabava com esta palhaçada de uma classe de profissionais que pra ganhar num dia a mesma quantia que algumas pessoas levam anos a ganhar a por um país refém da sua ganância.
Colocado por: TyrandePorque é literalmente isso que acontece. Queres ir pro privado, se não tiver dado o tempo à casa, paga.
Colocado por: TyrandePorque é literalmente isso que acontece. Queres ir pro privado, se não tiver dado o tempo à casa, paga. Não gostas da vida que estás a ter na tropa, queres ir embora? Não há problema. Paga e podes ir.
Colocado por: eu
Foi o que disseram vários médicos a um familiar meu.
Afinal, era um tumor no cérebro. No meio de tantos incompetentes, lá houve um que levou o caso a sério.
Colocado por: ivreis
Se não teve qualquer compensação remuneratória durante o seu período de formação universitário nem um custo de formação especifico para tal, porque raio teria de compensar o Estado pela sua saída para o privado? Por favor elabore porque está mal informada.
Isso só se aplica a quem tenha tirado um curso superior através da via militar porque nesses casos, em vez de terem pago propinas, tiraram o curso e já estavam a receber ordenados na Faculdade. A situação não é exclusiva dos pilotos da FAP. Os médicos da FA / Exercito / Marinha se quiserem sair tb têm de pagar...
Em relação à situação especifica dos pilotos da FAP que tanto gostam de comparar... os pilotos da FAP só se formam voando em aviões que custaram milhões e existem especificamente para formação e queimando muitos litros de combustível em voo obrigatório que têm de fazer durante a sua formação. O custo da formação é especifico daquele treino e caso não houvesse cadetes da FAP não se tinha gasto. Para além disso, em certas áreas como nos jatos têm estágios no estrangeiro de largos meses, integralmente pagos pelo Estado.
Bem diferente de um hospital que tem alunos da faculdade de Medicina. O hospital continuaria a existir e a funcionar e a ter os mesmos gastos quer tivesse os alunos ou não. Os médicos responsáveis pelos estágios não são pagos por isso, sabia?
No dia em que houver um hospital montado apenas para formação e que só funcione exclusivamente para tal, então aí sim eu serei a favor de esses alunos, mais tarde, terem de compensar o Estado caso abandonem o SNS. Mas vou esperar sentado, ok?