Colocado por: eu
Foi o que disseram vários médicos a um familiar meu.
Afinal, era um tumor no cérebro. No meio de tantos incompetentes, lá houve um que levou o caso a sério.
Colocado por: ivreis
Se não teve qualquer compensação remuneratória durante o seu período de formação universitário nem um custo de formação especifico para tal, porque raio teria de compensar o Estado pela sua saída para o privado? Por favor elabore porque está mal informada.
Isso só se aplica a quem tenha tirado um curso superior através da via militar porque nesses casos, em vez de terem pago propinas, tiraram o curso e já estavam a receber ordenados na Faculdade. A situação não é exclusiva dos pilotos da FAP. Os médicos da FA / Exercito / Marinha se quiserem sair tb têm de pagar...
Em relação à situação especifica dos pilotos da FAP que tanto gostam de comparar... os pilotos da FAP só se formam voando em aviões que custaram milhões e existem especificamente para formação e queimando muitos litros de combustível em voo obrigatório que têm de fazer durante a sua formação. O custo da formação é especifico daquele treino e caso não houvesse cadetes da FAP não se tinha gasto. Para além disso, em certas áreas como nos jatos têm estágios no estrangeiro de largos meses, integralmente pagos pelo Estado.
Bem diferente de um hospital que tem alunos da faculdade de Medicina. O hospital continuaria a existir e a funcionar e a ter os mesmos gastos quer tivesse os alunos ou não. Os médicos responsáveis pelos estágios não são pagos por isso, sabia?
No dia em que houver um hospital montado apenas para formação e que só funcione exclusivamente para tal, então aí sim eu serei a favor de esses alunos, mais tarde, terem de compensar o Estado caso abandonem o SNS. Mas vou esperar sentado, ok?
Colocado por: Tyrande
Quem tem de se informar melhor são vocês.
Qualquer militar paga para sair do Quadro. Quer tenha curso superior ou não. Não são só os pilotos. Nem os médicos militares.
Quer se agarrar ao facto de recebermos remuneração enquanto estamos em curso? Não há problema. Vá ver quanto o pessoal ganha enquanto está em curso e faça as contas.
O agregado do valor a pagar para sair não equivale ao valor da remuneração que auferiu enquanto estava em curso.
Eu não tenho curso superior e tinha de pagar uma indemnização de quase 80k se quisesse ter saido logo depois de concluir a formação.
O meu curso durou 2 anos. Acha que em 2 anos auferi 80k? É quem nem metade foi.
Já vi médicos a pagar indemnizações com números na ordem dos 6 digitos. Mais uma vez, esses valores não foram calculados com base no vencimento deles durante a formação.
Vocês não querem apenas ganhar bem. Vocês já ganham bem, se comparados com o resto da sociedade. Vocês querem ser ricos.
E quanto mais cedo, melhor.
Colocado por: Sandra_ccO número continua a crescer!
https://observador.pt/2025/12/04/ha-mais-14-mil-pessoas-sem-medico-de-familia-atribuido-dados-de-novembro-demonstram-novo-agravamento/
Colocado por: Malaico_EV
Há mais de 12 anos que não tenho médico de familia. Sinceramente ainda não senti falta de um.
Há mais de 12 anos que não tenho médico de familia. Sinceramente ainda não senti falta de um.
Colocado por: carlosj39Atenção que se precisar de ir a uma urgência e ligar para o SNS 24, se não tiver médico de família a coisa complica.se e muito. Nem lhe atendem a chamada, como aconteceu recentemente com uma empregada minha. É assim que estamos!
Colocado por: carlosj39Supostamente passou a ser obrigatório ligar antes para o sns24, antes de ir a uma urgência num hospital publico
Como? E se me dirigir directamente a um hospital? Mandam-me para casa e ligar para o SNS24?
Colocado por: Sandra_ccDe que tipo de tumor estamos a falar?
Colocado por: carlosj39como deu a subentender que faria peixerada e das
grandes
Colocado por: euOs outros médicos desvalorizaram as queixas, e mandavam bocas generalistas do tipo "é do stress", "tem que relaxar", "tire uns dias de férias". Enfim, andou nisto durante meses.
Colocado por: Malaico_EVFoi no SNS? Se fosse no privato quase de certeza que mandavam logo fazer um TAC.
Colocado por: euOs médicos que falharam o diagnóstico foram do SNS e também do privado.
Colocado por: euUm dos problemas que eu, como leigo, vejo nos erros de diagnóstico é o preconceito e a generalização.
Se 95% dos pacientes com um determinado conjunto de sintomas tem um determinado quadro clínico, é humano passar a generalizar e atalhar, mas os restantes 5% podem ser casos diferentes. E muitos Médicos esquecem-se disso.
Mas repito, eu não sou Médico, isto é a visão de quem está de fora.
Colocado por: eu
Não sei o termo técnico, mas o médico que o descobriu fez um diagnóstico correto porque ouviu com atenção a pessoa e todos os sintomas relatados. Mandou fazer exames específicos para o que desconfiava, e pimba: acertou em cheio.
Os outros médicos desvalorizaram as queixas, e mandavam bocas generalistas do tipo "é do stress", "tem que relaxar", "tire uns dias de férias". Enfim, andou nisto durante meses.
Foram extremamente incompetentes, pois um dos sintomas eram alterações visuais muito estranhas, que só podiam ser explicadas por algo no cérebro a pressionar o nervo ótico, como o médico que descobriu o tumor suspeitou.